Dilma sugere 5 temas ao Congresso para o plebiscito; TSE pede 70 dias para organizar consulta

Presidenta Dilma Rousseff.

Presidenta Dilma Rousseff.

A presidenta da República, Dilma Rousseff (PT), encaminhou nesta terça-feira (2) mensagem ao Congresso sugerindo cinco temas para o plebiscito sobre a reforma política. Segundo Dilma, o conteúdo sugerido diz respeito ao financiamento de campanha e do padrão eleitoral.

Uma consulta sobre reforma política não pode ser exaustiva, no sentido de que tenha muitas questões. Porque fica muito difícil fazer a consulta. Acho que, basicamente, não é que serão as únicas sugestões, mas diz respeito ao financiamento das campanhas e ao padrão eleitoral, de voto vigente. Se é proporcional, se é distrital, se é misto!, afirmou Dilma.

Ainda nesta tarde, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em resposta à  presidência da República, afirmou que tem condições de realizar a consulta popular em 70 dias.

A presidenta disse esperar que a reforma tenha validade já no próximo pleito, em 2014. Mas lembrou que a definição depende de consulta feita ao Tribunal Superior Eleitoral, que deve definir o prazo necessário para a organização e a realização do plebiscito. Outro fator, segundo Dilma, é o andamento da matéria na Câmara dos Deputados e do Senado Federal, responsáveis por convocar a votação.

Do nosso ponto de vista, seria de todo oportuno. Mas nós não temos como definir isso. Depende do prazo que der o Tribunal Superior Eleitoral e, em função desse prazo, que eu não sei qual será, depende do Senado e da Câmara. (!¦) Eu gostaria muito, para levar em conta toda essa energia que nós vimos nas mobilizações que tivesse efeito sobre a eleição!, explicou.

Veja os temas sugeridos por Dilma para o plebiscito:

1) a forma de financiamento das campanhas eleitorais, de modo a permitir uma avaliação do modelo atual que o povo possa comparar suas vantagens e desvantagens com relação ao financiamento exclusivamente público, que o povo possa fazer comparação semelhante com o modelo misto, em que os candidatos recebem recursos públicos e recursos de fontes privadas, com ou sem restrições;

2) a definição do sistema eleitoral, em que se faça uma opção entre o sistema proporcional como é voto majoritário para a eleição de parlamentares, o voto em lista fechada ou flexível ou então o voto em dois turnos como propõem entidades da sociedade civil;

3) continuidade ou não da existência de suplência nas eleições para o senado;

4) manutenção ou não da existência de coligação partidárias para a eleição de deputados e vereadores;

5) o fim ou não do voto secreto no parlamento.

Com informações do Blog do Planalto e Folha de S. Paulo

20 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. INCOM PT ENCIA INCOM PT ENCIA PRECISA DIZER MAIS ALGUMA COISA PARECE QUE NAO TEM MAIS NADA PARA FAZER MESMO E TAO ASSINANDO O ATESTADO DE INCAPACIDADE TECNICA MESMO. COM A PALAVRA AS “OTORIDADESSSSS”

  2. E o fim do voto obrigatório? E o fim da reeleição? E a alteração na duração dos mandatos?

    Referendo já!!!!!

  3. Fruet Governador…

  4. A presidenta Dilma está no papel de intercessora do povo junto as autoridades, a sua proposta de plebiscito citando alguns pontos que devem constar da possível consulta. Repito isto é apenas uma proposta na qual o povo participa diretamente e esta, foi encaminha para discussão ao congresso nacional e, também ao Superior Tribunal Eleitora é bom que se diga que a palavra final é do congresso nacional, esperamos que satisfaça o anseio das massas enfurecidas.

  5. Bando de tucanos recalcados, pra vocês o povo jamais deve participar das decisões nao é? Por isso que foram derrotados 3 vezes seguidas e não se mancam.

  6. Plebiscito é cortina de fumaça…espuma de chopp…
    Precisamos de uma maquina mais de governo mais austera e comprometida com a qualidade dos serviços públicos…menos impostos…

  7. É mais uma chacota que esse Desgoverno quer fazer com a Populaçao do País. Vai ver nas eleiçoes ano que vem. Pensa que o Povo é Trouxa????

    • Isso mesmo, vamos ver as eleições a começar pelo Paraná, o povo vai varrer vocês do Palácio Iguaçu, capachinho do Betinho.

      • Vcs são tontos mesmo, mudam de assunto. Essa Mulher e o Governo do PT, nao entendeu o que o Povo quer. Bando de Imbecis, Vão levar Pau em 2014. A Gleisi… já dançou, quem manda é o mercadante.

    • Já se recuperou?

      • é o começo do Fim do Governo do PT,dessa senhora burra que não entendeu o que as ruas disseram….
        O PMDB da Câmara Federal fechou questão contra o plebiscito. Há deputados federais do partido que propõem rompimento imediato com o PT de Dilma Rousseff. É a crise política instalada.

  8. Aqui vão cinco temas bem interessantes…..redução da maioridade penal para os treze anos, pena de prisão perpétua, fim da redução de pena, castração quimica e criminalização do uso de drogas.

    • Aqui vai um tema interessante p/ o seu prefeito, baixar o seu salário e começar a trabalhar.

      • Ele já esta trabalhando, tanto que vai pra Alemanha buscar investimentos pra Guarapuava.

        • Ouvi dizer que vão abrir uma fábrica de estrume na região, parece que tem matéria prima farta…

  9. Deveria por também

    Aposentadoria especial ( ) sim ( )não;
    cargos em comissão ( ) sim ( )não;
    aumento da carga tributária somente via plebiscito ( ) sim ( )não;
    fim da imunidade jurídica aos parlamentares ( ) sim ( )não;
    reajuste de salário do legislativo, judiciário e executivo vinculado ao índice do salário mínimo ( ) sim ( )não;

    Tem que cuidar se não vira o BESTEIROL de 1993, daquele plesbicito para definir a forma de governo. O povo nunca entendeu direito o que era aquilo, que vatagens tinha em parlamentarismo, presidencialismo, etc… Ficava aquele Milton Gonçalves falando na TV: “Você não vai mais votar pra presidente”… Ridículo tudo aquilo…
    Que não se repita o mesmo CIRCO daquela época…

    • Gente edstas propostas tem que serem bem esclarecidas a populacao, esta precisa votar todos esses itens, e preciso alertar o povo que as mordomias dos politicos tem de acabar. estas questoes acima tem que serem apreciadas. a turma do DEMO, querem por a maioria contra o plebicito, sem ele nao havera reformas consagradas pelo povo. turma do capeta que deturpa tudo…

  10. Quanta o que será ?
    Brincadeira a presidenta deve ter ouvido os conselhos do ex. pres. do mensalão , o qual deve ter sugerido os conselhos do Hugo Chaves, e o povo como sempre na ilusão de dias melhores.

  11. Com essa pauta do plebiscito, com certeza as manifestações aumentarão… Cade a questão do voto distrital? Voto em lista fechada? O PT tá de brincadeira…