Dilma sobre proibição à  aeronave de Evo Moraes na Europa: “Constrangimento atinge toda América Latina”

do Brasil 247

"O governo brasileiro expressa sua indignação e repúdio ao constrangimento imposto ao presidente Evo Morales por alguns países europeus, que impediram o sobrevoo do avião presidencial boliviano por seu espaço aéreo, depois de haver autorizado seu trânsito", diz a presidente Dilma Rousseff em nota; "O constrangimento ao presidente Morales atinge não só à  Bolívia, mas a toda América Latina", critica Dilma; Itamaraty vinha recebendo críticas pelo silêncio diante do caso ao longo de todo o dia.

“O governo brasileiro expressa sua indignação e repúdio ao constrangimento imposto ao presidente Evo Morales por alguns países europeus, que impediram o sobrevoo do avião presidencial boliviano por seu espaço aéreo, depois de haver autorizado seu trânsito”, diz a presidente Dilma Rousseff em nota; “O constrangimento ao presidente Morales atinge não só à  Bolívia, mas a toda América Latina”, critica Dilma; Itamaraty vinha recebendo críticas pelo silêncio diante do caso ao longo de todo o dia.

A presidente Dilma Rousseff emitiu nota nesta quarta-feira para expressou “repúdio e indignação” diante do constrangimento imposto ao presidente da Bolívia, Evo Morales, cujo avião foi impedido de sobrevor o território de alguns países europeus. Países domo Portugal, França e Itália impuseram a proibição diante da suspeita de que a aeronave levava o ex-agente da CIA Edward Snowden.

Segundo a nota, o constrangimento não atinge somente a Bolívia, mas a toda América Latina, comprometendo o diálogo entre os continentes e possíveis negociações entre eles. Dilma ainda afirma que encaminhará iniciativas em todas as instâncias multilaterais para que situações como essa nunca se repita.

A demora para o Brasil se posicionar sobre o assunto vinha rendendo críticas ao Itamaraty, como a feita pelo jornalista Breno Altman (leia).

Leia a íntegra da nota de Dilma:

O governo brasileiro expressa sua indignação e repúdio ao constrangimento imposto ao presidente Evo Morales por alguns países europeus, que impediram o sobrevoo do avião presidencial boliviano por seu espaço aéreo, depois de haver autorizado seu trânsito.

O noticiado pretexto dessa atitude inaceitável !“ a suposta presença de Edward Snowden no avião do Presidente !“, além de fantasiosa, é grave desrespeito ao Direito e à s práticas internacionais e à s normas civilizadas de convivência entre as nações. Acarretou, o que é mais grave, risco de vida para o dirigente boliviano e seus colaboradores.

Causa surpresa e espanto que a postura de certos governos europeus tenha sido adotada ao mesmo momento em que alguns desses mesmos governos denunciavam a espionagem de seus funcionários por parte dos Estados Unidos, chegando a afirmar que essas ações comprometiam um futuro acordo comercial entre este país e a União Europeia.

O constrangimento ao presidente Morales atinge não só à  Bolívia, mas a toda América Latina. Compromete o diálogo entre os dois continentes e possíveis negociações entre eles. Exige pronta explicação e correspondentes escusas por parte dos países envolvidos nesta provocação.

O governo brasileiro expressa sua mais ampla solidariedade ao presidente Evo Morales e encaminhará iniciativas em todas instâncias multilaterais, especialmente em nosso continente, para que situações como essa nunca mais se repitam.

Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil

22 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O Avião: Se pararmos para fazer juizo, não existe um Estado Nacional com a bunda limpa. É assim para a Bolivia, pros EUA, Brasil, Portugal… Regra geral penso que toda vez que dizemos “com este pode” porque é um sacana, dizemos na verdade “comigo também pode” porque um dia posso ser considerado assim. Certo a Dilma em defender a América Latina. Falou como Estadista. Disse que o quintal tem dono. Que não pode com a Bolivia e nem com o Brasil amanhã porque é errado. Se deixar barato, os paises sulamericanos vão ter que viver igual a avestruz com a cabeça enterrada. Se deixar, vamos ser 3º mundo pra sempre e aplaudindo o Silvestreestalonge que disse: “Você pode explodir o país inteiro e eles ainda dizem para você, ‘obrigado e tome aqui um macaco para você levar para casa”. Faz me rir. E. S.: Este sujeito que abriu jogo e está sendo cassado como um animal, abandonou a vida, família, país, etc, deveria ganhar uma medalha. Se ninguem fazer nada, vai amargar prisão perpétua senão a morte. É Justo? Qual sua real motivação? O que ganhou com Isto? O seu crime se chama Altruísmo.

  2. Só mesmo para um monte de Brasileiro capacho para compactuar com a atitude desses europeus F.D.P, vocês adoram quando tem um presidente que baixa as calças para essa corja, tem gente que se sente feliz puxando o saco atitude já esta no DNA, Parabéns Roberto N falou tudo, e até que enfim o salafrário deu a cara.

  3. Mas os europeus tem ciume da Bolivia ter a maior reserva de litio no mundo.o litio daqui uns 50 anos vai ser a nova maneira de conseguir energia ,nesse tempo a bolivia vai ser mais rica que os paises arabes,fonte nat geo.O litio é um produto mais caro que o petroleo. mas a russia ja tem dois aliados na america latina ,mais cuba. então os americanos querem amedrontar os anti-imperialistas.mas foi uma cartada errada ,eles pensam que evo morales não tem 4 as escondido na manga .os estados unidos perdem prestigio todos os dias .os eurpeus não acreditam mais ,que são amigos. obama vai jogar os estados unidos no buraco. quem não respeita seus amigos vai respeitar quem?

  4. O avião deveria ser derrubado

  5. Fruet Governador!!!!!!

  6. É por estas coisas que a Dilma esta perdendo minha confiança. Não consigo acreditar que nosso pais em crise (povo na rua) e ela em vez de voltar sua atenção para nossos problemas, que são muitos, está preocupada com esse pilantra, encentivador do produto que mata milhares de brasileiros que são maconha, cocaina e craque. E ainda temos que vê umas ameba defendendo a postura da presidente Dilma. Acorda gente, seu filho pode ser a próxima vitima. Isso é assunto pra incobertar a crise e a liberação do avião da FAB, para esse sacana (Presidente da Câmara dos Deputados) Henrique Eduardo Alves, ir com a parentada passear no Rio de Janeiro. Se eu fizer isso com um veículo da prefeitura serei demitido por justa causa. No minimo ele deveria ser afastado da presidência da câmara, você não acha?

  7. apoiada Presidenta, estes europeus e eua, tem de saber que existe pessoas melhores até que eles.

  8. Muito bem presidenta!Confio em você!

  9. Constrangimento é a cara de pau da Dilma. Constrangimento é mais de 22.000 cargos comissionados na esfera federal. Constrangimento é ter o carro, a gasolina, o celular e quase tudo mais caro do mundo. Constrangimento é ter a saúde e a educação do jeito que estão.

  10. No y problema..yo tengo cueca cuela solamente en la aeronave.

  11. Vai ver que eles desconfiaram que o avião estava levando cocaína, um dos principais produtos de exportação deste país…

    Europeu nem gosta de latino americano, aliás ninguém gosta no mundo, porque temos fama de gente desordeira, corrupta, indisciplinada e desonesta… Fruto da imagem construída pelos nossos gestores públicos, que estão entre os mais desonestos do mundo, eles acham que somos iguais aos nossos governantes.. Não somos… ou somos?

  12. Exelemtissma dona Dilma tem que se preocupar com a lissao de casa que ela esqueceu ;ela também esta marginalizado quem movimeta o País que eu AMO.

  13. Falta de médicos nos hospitais, péssimas condições nas escolas, criminalidade tomando conta por falta de policiamento e essa nojenta se preocupa com o avião do indio, ora por favor, a resposta a essa ex-guerrilheira de araque será dada nas urnas.

    • kkkkkkkkkkkkkk, Só porque você quer !
      Se manca mané, e o que você me diz do seu conterrâneo Carli Filho que cometeu um grave acidente aqui em Curitiba ??? Queremos também justiça também !!!

  14. No minimo a aeronave, não se identificou, ao passar pelo espaço aéreo. Não iriam impedir o transito do avião assim de graça, algo de podre está no ar, afinal, porque proibiriam, se ele Morales não é Persona non grata, nestes países europeus???? Historinha mal contada.

    • Fala Sério ou Fala Asneiras? Este é o tipo de gente que cerca o Playbeto? Claro que é! Eu infelizmente já convivi com está canalha no serviço público. Só estão lá e só tem um objetivo: o próprio bolso e para isto vale tudo. Mentirosos, preguiçosos, ignorantes, ladrões e, principalmente, uma ganancia sem fundo e a total falta de Ética.
      Está canalha é a classe média elite do brazil com z. Vocês entendem por que este país é uma merda? É uma merda por causa do lixo humano que aqui habita. O maior exemplo? Os comentários do Fala Sério. Claro, tem ódio de índio, ódio de pobre e ódio de preto. Vá para a Espanha e curta as delícias do neoliberalismo, e, por favor, leve o lixo humano do Playbeto junto!

      • Pessoas como você é um atraso para o Brasil, ignorante, frustado e só vê defeitos nos outros. Pelo seu comentário deve ser um aliado da Bolívia , gostaria saber em quê? Ou é um petista daqueles que acham certo o Lula e Dilma perdoarem dividas do maior produtar de drogas do mundo, enquanto tem pessoas morrendo de fome no nosso pais, principalmente crianças e idosos. Lixo humano é você ROBERTO NADA.

        • Bom seu comentário, racista, preconceituoso e ignorante. Bem a cara da elite canalha portuguesa que f… o brazil com z.
          Aspone do Playbeto só podia ser a cara do Playbeto!