Dilma paga para apanhar da velha mídia. Mulher de malandro ou falta de estratégia de comunicação?

A presidenta Dilma pagou, no ano passado, R$ 1,2 bilhão para apanhar da velha mídia; jornal Gazeta do Povo, do Paraná, é exemplo de como age a mídia golpista no país; a petista apanha por que gosta ou por que não tem plano estratégico para a comunicação?
A presidenta Dilma pagou, no ano passado, R$ 1,2 bilhão para apanhar da velha mídia; jornal Gazeta do Povo, do Paraná, é exemplo de como age a mídia golpista no país; a petista apanha por que gosta ou por que não tem plano estratégico para a comunicação?
O jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, no Paraná, macaqueou notícia despachada pelas agências de notícias que compõem o Partido da Imprensa Golpista (PiG). Diz reportagem do jornalão paranaense: “Com 44% de rejeição no eleitorado, Dilma corre risco de não reeleger”.

Em tese, até prova em contrário, todo político corre risco de não ser reeleito. A dúvida quanto ao sucesso nas urnas, em 2014, não atinge somente a presidenta da República. Começa pelo vereador do mais longínquo município do país.

Em 2005, sob o intenso fogo do mensalão, a imprensa jurava que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava abatido. Que não seria reeleito. Apostou errado. O petista venceu o tucano Geraldo Alckmin. Fez 58 milhões de votos.

Lula, mesmo não sendo mais presidente, continua apanhando da velha mídia igual cachorro sem dono. Dilma, mesmo pagando caro, tem apanhado todo santo dia. Parece até mulher de malandro. Ou seria falta de Norte político, ausência de uma estratégia de comunicação?

Só no ano passado, estima-se que rádios, jornais e televisões receberam do governo federal cerca de R$ 1,2 bilhão em propaganda. Nesse quinhão também está o grupo RPC, do qual fazem parte a Gazeta do Povo e a emissora de TV afiliada à  Rede Globo.

A meu ver, os últimos eventos políticos foram pedagógicos e deles pode-se extrair ensinamentos e apontar ações imediatas ao governo federal: 1- organizar e fortalecer sua própria imprensa; 2- deixar de encher as burras da velha mídia golpista; e 3- reabrir o debate da regulação da mídia no país.

Economia

Veja abaixo a distribuição da verba publicitária por veículo de comunicação:

tabela_midia2012

Deixe um comentário