Conspiração Palaciana: Mercadante tramou a queda de Guido Mantega?

do Brasil 247 O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, é apontado nesta edição da revista Veja como pivô de uma intriga para derrubar seu colega da Fazenda; de acordo com a reportagem, ele teria procurado o vice-presidente, Michel Temer, e pedido a ele que levasse críticas sobre a condução da economia à  presidente Dilma; Temer confirma o encontro com Mercadante, mas nega o teor da conversa; Mercadante, por sua vez, também repudia a insinuação; fogo amigo real ou intriga de Veja? O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, é apontado nesta edição da revista Veja como pivô de uma intriga para derrubar seu colega da Fazenda; de acordo com a reportagem, ele teria procurado o vice-presidente, Michel Temer, e pedido a ele que levasse críticas sobre a condução da economia à  presidente Dilma; Temer confirma o encontro com Mercadante, mas nega o teor da conversa; Mercadante, por sua vez, também repudia a insinuação; fogo amigo real ou intriga de Veja?[/caption]Uma reportagem do jornalista Robson Bonin, publicada em Veja deste fim de semana, aponta uma suposta conspiração capitaneada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, com o objetivo de derrubar seu colega da Fazenda, Guido Mantega. De acordo com o texto, Mercadante teria procurado o vice-presidente Michel Temer, do PMDB, e pedido a ele que engrossasse as críticas a Mantega.

Segundo a revista, o “plano maquiavélico” consistia em fazer com que diversos interlocutores levassem a Dilma a mesma mensagem e passassem a desconstruir a imagem do ministro. “A presidente não reage bem quando se sente cobrada. Então, não adianta pressionar. Daqui para a frente, nas conversas com ela, todos deveríamos falar a mesma língua”, teria dito Mercadante. O ministro defendia ainda uma “reformulação total” na economia, pedindo também a saída do secretário do Tesouro, Arno Augustin.

Temer, no entanto, não teria aderido à  conspiração. Pior: repassou o teor da conversa a terceiros, como o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, que teria espalhado a fofoca pelo Congresso.

Procurado pela revista, Temer confirmou o encontro com Mercadante, mas negou que o ministro da Educação tivesse levado a ele qualquer conspiração. “Encontrei o Mercadante para fazer uma análise real das relações do governo com o Congresso e o empresariado”, disse ele.

O ministro Mercadante, por sua vez, negou a trama. “Jamais tratei de mudança na equipe econômica com o vice-presidente Michel Temer ou com qualquer pessoa, em qualquer circunstância. Não é da minha alçada o assunto e não está na pauta do governo”, declarou.

Feitos os desmentidos, restam três possibilidades: (1) existiu o fogo amigo dentro do PT; (2) trata-se de fogo amigo PT-PMDB ou (3) tudo não passa de uma intriga de Veja, e não do governo.

Economia

Comments are closed.