Candidaturas de Plauto e Camargo ao TC são aceitas

Via Folha de Londrina

Após análise de pedidos de impugnação, restaram 40 dos 45 candidatos à  presidência do Tribunal; eleição deve ocorrer a partir de segunda-feira.

Após análise de pedidos de impugnação, restaram 40 dos 45 candidatos à  presidência do Tribunal; eleição deve ocorrer a partir de segunda-feira.

Os três pedidos de impugnação apresentados contra a candidatura de Fábio Camargo (PTB) ao Tribunal de Contas (TC) do Estado foram arquivados pela comissão que analisou os documentos. Presidido pelo deputado estadual Elio Rusch (DEM), o colegiado acatou os argumentos do parlamentar, acusado de não possuir “idoneidade moral” e “reputação ilibada”. “Ficou demonstrado perante o colegiado, após a defesa e a apresentação de mais certidões, a descaracterização das queixas feitas pelos impugnantes”, confirmou Rusch.

As impugnações questionavam o registro de Camargo na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), citavam processo movido por ex-funcionária do deputado contra ele e um procedimento aberto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para apurar a suposta influência de seu pai, Clayton Camargo, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, sobre o processo de escolha para o TC.

Em nota oficial, Fábio Camargo diz que “apesar da falta de economia em esforços dos impugnantes de provarem o contrário, não existe qualquer razão que desabone a minha moral, minha reputação ou qualquer outro requisito necessário ao cargo”. Nos bastidores, dizia-se que Plauto Miró (DEM) também teria a candidatura questionada, pois não apresentou diploma de curso superior para atestar o “notório saber” exigido dos interessados na vaga do Tribunal de Contas. Antes disso ocorrer, Rusch disse à  imprensa que decisões anteriores dispensavam diploma universitário para os conselheiros.

Com as impugnações analisadas, ontem foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa (AL), Valdir Rossoni (PSDB), uma relação com os 40 nomes aptos a disputarem a vaga. Dos 45 iniciais, três desistiram e dois não apresentaram todos os documentos. Agora cabe a Rossoni marcar uma sessão especial, destinada exclusivamente à  eleição do novo conselheiro, na qual votam os 54 deputados estaduais. Isso vai acontecer depois de segunda-feira, quando 12 candidatos defenderão seus nomes durante a sessão plenária.

43 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. ESSA PLAUTO MERECE,POIS PUXOU O SACO DO BETO E ROSSONI ATE SER
    TRAIDO.VC MERECE SEU BABA OVO.

  2. O Fabio Camargo já mostrou competência em todos os cargos que já ocupou. Merece vencer

  3. Fabio Camargo, um nome de peso para substituir o Hermas Brandão.

  4. Rumo ao Tribunal de Contas Fabio Camargo!!

  5. Sempre é assim, quando a vitória se aproxima surgem então os boatos que tem a função de macular a honra de alguém.

  6. O Fabio Camargo reúne muitas melhorias para os bairros de Curitiba e região metropolitana.

  7. Tão jovem o Fabio Camargo já foi vereador, prefeito interino, deputado, presidiu CPIs. Isso mostra que ele é bem capacitado para ser conselheiro do TC-PR.

  8. O nome do favorito é Fabio Camargo.

  9. Não desista Fabio Camargo, a vitória tá próxima!!

  10. A RPC tentou derrubar o Fabio, a família Simão, enfim, veio porrada de tudo que é lado, mas o Fabio continuou firme e forte em sua caminhada.

  11. O Fabio Camargo já provou que é o mais preparado.

  12. O Fabio Camargo só tem méritos favoráveis a ele como por exemplo sua longa atuação como advogado, um grande trabalho por Curitiba e cidades do Paraná como deputado. Isso sem contar a CPI das Falências que foi tão importante e eficaz que até rendeu um livro que revelou grandes irregularidades quanto a administração da família Simão, portanto, o Fabio é o nome mais preparado para assumir a vaga do TC.

  13. A RPC não sabe mais o que fazer. Estão desesperados, pois sabem que o Fabio Camargo tem provas das irregularidades deste grupo.

  14. O Fabio Camargo apresentou todas as certidões comprovando que pode concorrer a vaga sim e tem tudo para ser eleito ao TC.

  15. Ja é uma tradição dos deputados ser conselheiros. os deputados tem direito e devem ocupar. o tribunal de contas é politico sim, claro que e vai continuar sendo. pode entrar a té o capeta la que não muda nada…..poruqe advogado, se a esperiencia do advogado e ser o contraponto da justiça.não dá certo. colocar o ministerio publico, ai eles ganham mais uma mamata conta os desafetos….se tem politica nos trubunais ,poruqe o tc não pode ter politica?devemos preocupar com o nosso salario ,e as 40 horas semais, sem redução se salario. nos perdemos tempo com coisinhas.vejam os trabalhadores que usam o transporte publico,pagam o mesmo valor de descontado no olerite, que quando a passagem era 2,85 reais.os patrões agradecem .porque eles pagam quase 100% do valor da passagem. os patrões ganharam 0,30 rais amais por dia.a passeata foi boa para os patrões.o big ,o condor , o paladium, e as outra empresas grandes ,querem que voceis façam outra passeata ,para baixar a passagem , legal ,isso é ter dó do patrão. coitadinho dos patrões ,ficaram mais ricos.e voceis pagam o mesmo valor..

  16. Do jeito que a coisa vai os representantes do povo vão chegar a uma solução salomônica, cria-se mais uma vaga no TC, aí agradam-se gregos e troianos. Nesta disputa toda quem está perdendo é aquele pessoal dono do jornal, eles estão bufando de raiva.

  17. Fica essa babacada de comunista a criticar essa assembleia legislativa, que segundo o Rossoni é a melhor e mais transparente do Brasil, que abre a oportunidade para uma eleição democrática para conselheiro do nobre TC paranaense, com 40 candidatos devidamente sabatinado pela ALEP, cuja votação democrática e transparente dará o seguinte resultado, segundo projeção do grande lider do governo ADEMAR TRAIANO, OS TRINTA E OITO FIGURANTES, obterão 1 voto cada, menos o comunista Rubens Hering que terá zero, o nobre deputado Plauto Miro terá 8 votos, e nessa peleja disputadíssima, o Fabio Camergo será eleito com apenas 9 votos, e o TC SERÁ BRINDADO COM O MELHOR CONSELHEIRO DE TODOS OS TEMPOS.

  18. O processo foi democrático. Os 40 candidatos puderam se pronunciar e apresentar suas propostas. Assim como visitar os gabinetes e apartar a mão de cada deputado. Como é um jogo, vence quem tem mais condições de argumentar. Fabio Camargo ganha por mínima diferença de Plauto Miró.

    • Quem tem mais condições?
      Os deputados não tem condições nenhuma de integrar o TCE-PR!
      Fábio Camargo vai ganhar porque o processo não é democrático, se fosse ninguém conheceria o vencedor antes mesmo das inscrições!

  19. E o comissionado Fala Sério será que quer que va o Plauto ou Fábio? Ou ele vai com quem o patrão dele ordenar?

  20. Essa assembleia é um nojo só, já estão coordenando a CPI do pedágio pra que o relatório final minta e que saia a favor das concessionárias e faz tempo que estão tramando a eleição de um desses dois deputados no TC.

  21. Fabio faz 34 votos. Plauto leva uns 19. Um nulo. Tarso Viola menos dez votos por ser um chato. Aquele candidato de diploma leva um outro diploma de honra ao mérito e o professor Daniel ganha um cargo no PT pra aumentar os vencimentos.

    • Espero que vc esteja de brincadeira, pois se o seu prognóstico se confirmar, a Assembléia Legislativa se auto-desmoraliza, dá um tiro no próprio pé, perde a credibilidade que já está no fundo do poço, em tempo de revoltas e manifestações isto é muito perigoso.

  22. OLha vai dar Fabio Camargo….mas tem grandes chantagem para cima dos Deputados. Muitos deles, tem processo em tramitação, tipo compra de votos, prestação de contas suspensas, fantasmas…. enfim… é pura Chantagem… A ironia é que TODAS as manifestações, NENHUMA foi para cima do Tribunal de Justiça… um verdadeiro a…
    Mario

  23. Engraçado que o levante contra politico no TC surgiu de dois cidadãos que tem interesse explicito na vaga. Antes nem fomentavam o protesto de dez!!! Ganha um voto do Veneri que acertar os líderes deste movimento de inocentes úteis!!!

    • Flávia,
      o Tribunal de Contas faz de conta que investiga as contas, pois políticos investigando políticos só pode dar em corrupção. As manifestações populares pedindo ética que espalharam-se por todo Brasil trouxe esperança que daqui para frente esta triste realidade de corrupção generalizada poderia mudar. Entretanto, nada vai mudar se as raposas cuidarem do galinheiro, ladrão investigando ladrão só pode dar em corrupção!

    • Flavia,
      e como são úteis, graças a essas manifestações e movimentos que os políticos estão encurralados e votando Leis de interesse popular!
      A nova vaga do TCE-PR já tinha dono, mais um deputado como sempre foi, agora, diante da revolta popular, a Assembléia Legislativa pode dar um tiro no próprio pé, pois a população não aceita mais político fazendo de conta que investiga as contas dos próprios políticos, isso sem cotar que o TCE-PR, custa uma verdadeira fortuna $$$$$$$$ aos cofres públicos, paga pelos impostos do povo, dinheiro jogado fora, pois os deputados que sempre ocuparam as vagas do Tribunal de Contas recuperam ao longo da história do TCE uma quantia pífia se comparada com o custo da manutenção deste Tribunal.

  24. NO PARANÁ E PROPRIAMENTE EM CURITIBA INFELIZMENTE O QUE IMPERA SÃO OS COSTUMES E HÁBITOS POLÍTICOS COLONIALISTA E PROVINCIANOS DA ELITE DE EXTREMA DIREITA DESDE 2 SÉCULOS ATRÁS! OU SEJA, SÉCULOS 19 E 20!

    Esmael e demais em Curitiba há um comentário entre os livres pensadores, intelectuais independentes e profissionais liberais de origem humilde que se esforçaram muito para chegarem onde estão que “os cargos e funções na sociedade paranaense com grande poder de mando, de decisão e de influência política, enfim de expressão, já estão direcionados no e para quem é de berço de ouro!” E nesta questão não se discute se a “pessoa de boa família”, tenha mal caráter, péssima personalidade ou esteja envolvida com coisas que não prestam contrariadoras dos reais bons valores que equilibram o ser humano e a sociedade! O que importa é se reproduzirem no poder, indiferente dos meios (geralmente mal explicados), de quanto vai custar ou de quem e de quantos precisam manipular, humilhar, rebaixar enfim destruir!
    Então na sua simplicidade de maneira clara, concisa e direta em homenagem aos que se dizem ter bom nome (Richas, Camargos, Lupions, etc…,) fica para todos a letra da música Burguesia do poeta e cantor já falecido Cazuza:

    “A burguesia fede
    A burguesia quer ficar rica
    Enquanto houver burguesia
    Não vai haver poesia

    A burguesia não tem charme nem é discreta
    Com suas perucas de cabelos de boneca
    A burguesia quer ser sócia do Country
    A burguesia quer ir a New York fazer compras

    Pobre de mim que vim do seio da burguesia
    Sou rico mas não sou mesquinho
    Eu também cheiro mal
    Eu também cheiro mal

    A burguesia tá acabando com a Barra
    Afunda barcos cheios de crianças
    E dormem tranqüilos
    E dormem tranqüilos

    Os guardanapos estão sempre limpos
    As empregadas, uniformizadas
    São caboclos querendo ser ingleses
    São caboclos querendo ser ingleses

    A burguesia fede
    A burguesia quer ficar rica
    Enquanto houver burguesia
    Não vai haver poesia

    A burguesia não repara na dor
    Da vendedora de chicletes
    A burguesia só olha pra si
    A burguesia só olha pra si
    A burguesia é a direita, é a guerra

    A burguesia fede
    A burguesia quer ficar rica
    Enquanto houver burguesia
    Não vai haver poesia

    As pessoas vão ver que estão sendo roubadas
    Vai haver uma revolução
    Ao contrário da de 64
    O Brasil é medroso
    Vamos pegar o dinheiro roubado da burguesia
    Vamos pra rua
    Vamos pra rua
    Vamos pra rua
    Vamos pra rua
    Pra rua, pra rua

    Vamos acabar com a burguesia
    Vamos dinamitar a burguesia
    Vamos pôr a burguesia na cadeia
    Numa fazenda de trabalhos forçados
    Eu sou burguês, mas eu sou artista
    Estou do lado do povo, do povo

    A burguesia fede – fede, fede, fede
    A burguesia quer ficar rica
    Enquanto houver burguesia
    Não vai haver poesia

    Porcos num chiqueiro
    São mais dignos que um burguês
    Mas também existe o bom burguês
    Que vive do seu trabalho honestamente
    Mas este quer construir um país
    E não abandoná-lo com uma pasta de dólares
    O bom burguês é como o operário
    É o médico que cobra menos pra quem não tem
    E se interessa por seu povo
    Em seres humanos vivendo como bichos
    Tentando te enforcar na janela do carro
    No sinal, no sinal
    No sinal, no sinal

    A burguesia fede
    A burguesia quer ficar rica
    Enquanto houver burguesia
    Não vai haver poesia.”

    • Parabéns, de fato tenho que concordar, mas infelismente este é o País podre que vivemos. Já pensou se prevalecesse a verdade ? Como seria será ?

    • E o que dizer dos cargos do poder judiciário direcionados e reservados para os bem nascidos? Muito se fala do privilégio dos cargos políticos que passam de pai para filho, mas ninguém vê e não tem coragem de falar do mesmo esquema no judiciário. Vide o caso do ilibado Joaquim Barbosa, Presidente do STF, que patrocinado pela Globo posou de justiceiro e como prêmio o filho foi contratado pela produção do Caldeirão do Huck.

  25. Engraçado que esqueceram de questionar o conhecimento do Plauto. Nunca pisou em um banco da faculdade. Sem dúvida o candidato com menos condição. Mas política é outro mundo. Aguardar o resultado agora e torcer que os deputados tenha iluminação no dia!!

  26. FABIO CAMARGO NA CABEÇA, EU AVISEI O PLAUTO QUE IRA PERDER, O PODER DE FOGO DO OUTRO ´E MUITO FORTE, TJ, JUNTOS KKKKKKKKKKKK, O PRESIDENTE DA ALEP, TENHO QUE RIR, DECLARA QUE SE FOSSE ELE DESISTIRIA, O CARA PEGOU O OSSO FAZEM 7 MANDATOS E Ñ ENTREGA.KKKKKKKKKKK.

  27. Parece piada: 42 candidatos para dar legitimidade a uma farsa, pelas declarações dos deputados todo MUNDO já conhece o resultado desta farsa (perdão eleição).
    Aposto todo meu $$$$ em Fábio Camargo!!!

    • Dá nojo de ver como esses deputados são venais, se prestam a esse papel ridículo de homologar essa farsa que eles mesmo sabem que ja está acertada a muito tempo. Assim como dá nojo dos puxa sacos que defendem esse caloteiro.

  28. Carta marcada há tempos…

    Aliás, que ridículo o presidente da ALEP fechar a casa por “medo de comunistas”. COMO ELE ESTÁ ADIANTADO NO ATRASO!!!!

  29. Tentaram achar pelo em ovo. Não conseguiram nada. Quem venha o pleito. Só não pode usar a força pra querer impedir os deputados de votarem nos seus pares. O que muitos já pregam!!!!

    • A questão aqui é viver no mundo da lua, e não de procurar pelo em ovo.

    • João,
      político dono de inferninhos espalhados pela cidade e político sem nenhuma qualificação investigando as contas dos próprios políticos só pode dar em corrupção. O povo paranaense não quer mais um deputado no TCE-PR, OS DEPUTADOS NÃO DEVERIAM DESMORALIZAR O LEGISLATIVO PARANAENSE, esta na hora de honrar o voto que receberam e respeitar a ética e a vontade popular.

  30. Mais uma vitória do deputado Fabio Camargo sobre os desespero da família Simão em tentar atacá-lo devido às apurações da CPI das Falências!!!!

  31. Tucanada já tramou as picaretagens deles há tempos, jamais as candidaturas dos dois deputados seria rejeitada, talvez em uma assembleia legislativa que fosse mais séria um pouco.

    • Paulo Ernesto, depois que a RPC á¹”RESTOU ESSE SERVIÇO RELEVANTE a nossa gente, desnudando esses três poderes no estado, tenho um novo conceito de comunismo, tem interesses em comum, se protegem entre se, e ainda tem uns
      abestados que chama os manifestantes contrario de comunista, chamam de corruptos os petistas e jamais olham para suas próprias costas, pois se sentem seguros, aparecem sorridentes nas entrevista á mídia, mais com certeza devem
      perder muitas noites de sono, e muitas vezes até chorando.

      • Paulo Ernesto e to danado, pensavam uma coisa comigo? Deixa um dos deputados ir para o TC, dai abre uma vaga na Assembléia e vocês saem candidatos ou sai um com apoio do outro e da RPC. Vence a eleição e transforma a Assembléia em uma das SETBMARAVILHA do mundo. Mas um aviso tira o Tadeu, ele arruma muito nota fria para receber a verda de representação .