Candidaturas de Plauto e Camargo ao TC são aceitas

Via Folha de Londrina

Após análise de pedidos de impugnação, restaram 40 dos 45 candidatos à  presidência do Tribunal; eleição deve ocorrer a partir de segunda-feira.
Após análise de pedidos de impugnação, restaram 40 dos 45 candidatos à  presidência do Tribunal; eleição deve ocorrer a partir de segunda-feira.
Os três pedidos de impugnação apresentados contra a candidatura de Fábio Camargo (PTB) ao Tribunal de Contas (TC) do Estado foram arquivados pela comissão que analisou os documentos. Presidido pelo deputado estadual Elio Rusch (DEM), o colegiado acatou os argumentos do parlamentar, acusado de não possuir “idoneidade moral” e “reputação ilibada”. “Ficou demonstrado perante o colegiado, após a defesa e a apresentação de mais certidões, a descaracterização das queixas feitas pelos impugnantes”, confirmou Rusch.

As impugnações questionavam o registro de Camargo na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), citavam processo movido por ex-funcionária do deputado contra ele e um procedimento aberto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para apurar a suposta influência de seu pai, Clayton Camargo, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, sobre o processo de escolha para o TC.

Em nota oficial, Fábio Camargo diz que “apesar da falta de economia em esforços dos impugnantes de provarem o contrário, não existe qualquer razão que desabone a minha moral, minha reputação ou qualquer outro requisito necessário ao cargo”. Nos bastidores, dizia-se que Plauto Miró (DEM) também teria a candidatura questionada, pois não apresentou diploma de curso superior para atestar o “notório saber” exigido dos interessados na vaga do Tribunal de Contas. Antes disso ocorrer, Rusch disse à  imprensa que decisões anteriores dispensavam diploma universitário para os conselheiros.

Com as impugnações analisadas, ontem foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa (AL), Valdir Rossoni (PSDB), uma relação com os 40 nomes aptos a disputarem a vaga. Dos 45 iniciais, três desistiram e dois não apresentaram todos os documentos. Agora cabe a Rossoni marcar uma sessão especial, destinada exclusivamente à  eleição do novo conselheiro, na qual votam os 54 deputados estaduais. Isso vai acontecer depois de segunda-feira, quando 12 candidatos defenderão seus nomes durante a sessão plenária.

Deixe um comentário