André Vargas anuncia novas vagas de medicina no Paraná e importação de médicos cubanos

Deputado André Vargas confirma importação de médicos cubanos e latinos pelo governo federal e anuncia abertura de novas vagas de medicina nos municípios paranaenses de Umuarama, Foz do Iguaçu, Guarapuava e Curitiba.

Deputado André Vargas confirma importação de médicos cubanos e latinos pelo governo federal e anuncia abertura de novas vagas de medicina nos municípios paranaenses de Umuarama, Foz do Iguaçu, Guarapuava e Curitiba.

O deputado federal André Vargas (PT-PR), vice-presidente da Câmara, em contato com este blog, nesta segunda-feira (8), informou que o governo federal vai autorizar 11.447 vagas na graduação de medicina em todo o país.

Segundo Vargas, novas vagas para a formação de médicos serão ofertadas nos municípios paranaenses de Foz do Iguaçu, Umuarama, Guarapuava e Curitiba.

De acordo com o petista, a presidenta Dilma Rousseff deverá editar uma Medida Provisória prevendo a ampliação e a mesma deverá ser regulamentada pelo Conselho Nacional de Educação, num prazo de 180 dias.

André Vargas também confirmou a decisão do governo federal de importar médicos de Cuba e de outros países latinos.

O curso de medicina passará de seis para 8 anos a partir de 2015.

Concluído o curso de seis anos, o estudante passará para um segundo ciclo, de dois anos, onde terá de atuar em serviços públicos de saúde. A exigência do segundo ciclo será universal: tanto para estudantes de instituições da rede pública quanto privada de ensino.

15 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Esse aí tem que explicar aos paranaenses 3 coisas:

    1) que destino ele deu a CPI dos pedagios quando era dep. Estadual

    2) Ele foi publicamente a favor da PEC37 depois votou contra com medo da porrada que iria levar da opiniao publica

    3) Ele disse que todo politico faz caixa 2..o que subentende se que ele faz sem o menor pudor.

  2. Esta é só para aqueles que tem boa memoria, lembram-se do que o ex-desgovernador que, hoje é senador fez logo que assumiu pela segunda vez o governo? Se não lembram vou refrescar-lhes a memoria, com a devida vênia, ele fechou a faculdade de Medicina de Ponta Grossa. E espalhou pelo Interior os estudantes daquela escola. Hoje Ponta Grossa conta novamente com uma faculdade de Medicina. O perigo de abrir escolas de Medicina Brasil afora é a formação dos alunos, não queremos que depois de 6 anos, e milhões de reais gastos, tenhamos péssimos profissionais. A demagogia é péssima conselheira.

  3. As manifestações populares estão encurralando os políticos, que nunca se preocuparam com a vontade popular, porém, eu não apoio de jeito nenhum as manifestações e passeatas encabeçadas pelos médicos criticando a importação de médicos estrangeiros, pois tenho consciência que a população sofre por falta de profissionais na área. Muitas pessoas alegam que o problema é falta estrutura, concordo, porém, um problema não elimina o outro: falta médicos e estrutura. Infelizmente a corrupção não permite o desenvolvimento da estrutura necessário para um bom atendimento médico para população. Essas manifestações não passam de corporativismo, é muito fácil se sentir a vontade, pois os médicos ganham bem e escolhem onde querem trabalhar, afinal falta profissionais e não existe concorrência. Outro problema que observo é o preconceito em relação aos médicos cubanos. Entretanto, eles estão atuando em vários países com muita competência e prestígio, atuam como médicos sem fronteiras e não se importam de ir para o interior, estão atendendo em países europeus onde exige-se acima de tudo competência e profissionalismo. Portanto, que venham os médicos cubanos, espanhóis e portugueses a população brasileira agradece!!!!

  4. Esse 171 devia explicar o seguinte:

    O governo federal destinou diretamente R$ 63 milhões para a reforma de 24 estádios que serão candidatos a receber treinos de seleções para a Copa-2014. Esse valor foi obtido em levantamento em dados oficiais da União e contraria o discurso da presidente Dilma Rousseff de que não houve dinheiro do orçamento federal para arenas do Mundial.
    Essa PresiAnta, pensa que o Povo é Burro!! Vai ver ano que vem. FORA PT

    • Quanta bobagem tucaninho!!!
      Você por acaso sabia que o $$$$ foi disponibilizado pelo BNDS em forma de empréstimo? Que os recursos não são responsabilidade da União? E que alguém assumiu a dívida? Vou lhe fazer uma pergunta: você sabe quem assumiu essa dívida aqui no Paraná?
      Eu sei!!!!!

    • Cuidado pra não morder a língua…

  5. sinixxxtro!!

  6. SERÁ QUE ÊLE SABE QUE ROUBARAM PASTA DO ASSESSOR WELLINTON COSTA, ASSESSOR DO SEU PRESIDENTE HENRIQUE ALVES, COM 100.000,00 MIL REAIS, É ISSO MESMO CEM MIL REAIS EM NOTAS REAIS, E PELO QUE FALAM JÁ ESTAVA NO CARRO À 3 DIAS.
    DEPUTADO DEPOIS DA PEC 37 , VOCÊ FOI MAL, E O ÁLVARO DIAS VAI TE DAR UMA LAVADA, NEM SE METE, VAI FICAR FEIO…APROVEITE BEM ESSE MANDATO POIS VOCÊ FAZ PARTE DAS NEGOCIAÇÕES, (MESA ).

    • E, você fLAVIO lUIZ sabe que o Senador Álvaro Dias é conhecido atualmente como o senador dos 16 MILHÕES, pois foi CONDENADO PELA JUSTIÇA por não ter pago pensão a uma filha fruto de relacionamento extraconjugal com uma funcionária pública. A ação judicial pediu a anulação da venda de cinco casas em Brasília avaliadas em R$ 16 milhões ““ patrimônio relativamente alto para alguém que vive apenas da atividade política. É Esse indivíduo que vai dar uma lavada na conquista da vaga do senado paranaense? uma
      pessoa que foi condenado pela própria filha!

      • Marcelo fofoqueiro, leito da TI TI TI ou da revista Contigo.
        Dá pra notar que você certamente deve ser um dos apadrinhados do Andre Vargas. O seu partido o PT apoiou o Renan Calheiros que usou dinheiro publico para pagar pensão da “filha da gestante” para presidente do Senado. Se o Alvaro Dias tem esse problema com a justiça, é foro privado, particular, de familia e não tem dinheiro publico envolvido. É típico jogo do PT, ser pedra quando bem lhe faz bem. André Vargas vai levar uma lavada de Alvaro Dias nas urnas, queira você ou não. Sandor Mendes

        • Não sou simpatizante de nenhum partido, não sou nem sequer eleitor de Andre Vargas, quanto mais apadrinhado, nunca votei nesse sujeito nem vou votar, se alguém está defendendo plítico corrupto aqui não sou eu, é você. Quando uma pessoa não consegue justificar o patrimônio deixa de ser foro privado.

  7. Esmael avisa ao nobre Deputado que em Umuarama não tem curso de Medicina, como ele vai conseguir as ditas vagas ?

    • Possivelmente, as vagas serão oferecidas pelo campus Sede da Universidade Paranaense (Unipar), que já possui cursos superiores na área de saúde (Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Biomedicina) e há 15 anos vem se mobiliza para abrir o curso do Medicina.