Richa suspende reajuste de 13,44% na tarifa da Copel

Governador Beto Richa. Foto: Ricardo Almeida/SECS.

Governador Beto Richa. Foto: Ricardo Almeida/SECS.

O governador Beto Richa (PSDB), em Londrina, anunciou há pouco a suspensão do aumento de 13,44% na tarifa de energia da Copel.

Este blog havia mostrado no início desta tarde que a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta quinta-feira (20) reajuste da tarifa da distribuidora Copel, que atende 4,1 milhões de unidades consumidoras em 393 municípios do Paraná.

O aumento para consumidores residenciais de baixa tensão chegaria a 13,44% e entraria em vigor a partir do dia 24. O comércio e outras atividades seriam tungados em 14,42% e a indústria em 14,86%.

37 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O que se faz necessário entender antes de mais nada, é que este aumento foi dado pela ANEEL, e ele é justo, pois a Copel precisou desembolsar muito dinheiro pra atender aos preços mais altos da energia das térmicas que foram ligadas para suprir a falta de energia.

    Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa! Meu povo, não adianta sair protestando por tudo quanto é redução de tarifa, como neste caso, pela não autorização por parte do governo, do reajuste da tarifa da Copel. Isto poderá decretar a falência da empresa, a qual SOBREVIVE disso, dos reajustes autorizados pela ANEEL. Se a agência autorizou, é por que entende que a empresa depende disso para se manter em pé.

    Vamos ser objetivos no sentido de buscar ações que efetivamente tragam melhorias estruturais para o país, com reflexos para todo o sempre, e não com reivindicações pontuais que podem aniquilar com uma empresa e só ficam tampando o Sol com a peneira.

    • Inclusive teve uma grande queda em suas ações, não entendo bem isso, o governador recuou pelo momento atual(politicagem), lá na frente vem a bomba, assim como vai vir, os das reduções da passagem.

  2. COVARDE, COVARDE, COVARDE, TOMA.
    Votei nesse covarde.
    2014 JAZ.

  3. E daí Esmael!

    Antes de fazer qualquer comentário com relação a administração do Estado, use um pouco do seu juízo se tiver!

    ” ….. O governador Beto Richa disse agora há pouco em Londrina que vai pedir para que a Copel não atenda a pedidos da Aneel e mantenha a tarifa da conta de luz. Richa disse que o reajuste de 14,6% reflete os equívocos da política de energia do governo federal. “Desde 2008, Brasília passou a desestimular a construção de hidrelétricas com reservatórios e optou por térmicas, que além de serem mais poluentes, são mais caras”, afirma Richa …..”

    A BATATA ESTÁ ASSANDO PARA OS SEUS CHEGADOS DE BRASÍLIA!

    • Concordo Esmael, veremos o país cair na mão da direita e passaremos por inverno nuclear aonde a nova classe média vai ser colocada no devido lugar, pobre é pobre e deve se comportar como tal, essa classe se assanhou por muito tempo, agora deve voltar ao seu lugar devido, quando a nós melhor o limbo do que a perseguição, senhores de esquerda se agarrem pois o bicho vai pegar como nunca pegou na história do nosso país, eu vou pro Canadá ou Russia, ja estou me ajeitando e vc???

  4. Esse Sergio deve ter problema,(beto não votei em você mas em 2014 votarei)ha vai se cata fora toda ESSA CORJA,ACORDA HOMEM POLITICO É TUDO IGUAL.

  5. BETO NÃO VOTEI EM VC MAS VOTAREI EM 2014 ,,, FORA PT

  6. O fiofo do rapais deve estar bem apertado… TÁ q ñ passa uma agulha de medo dos pedágios!!E vai dar oq falar… E não sera surpresa CASO OS DEPUTADOS ESTADUAIS DESENGAVETAREM A CPI DOS PEDÁGIOS!!

  7. Qual é mesmo a verba orçamentária desse narcisista e medíocre governo??? Mais de meio milhão para massagear o EGO do “belo”.

    Disso ele não abre mão… e hoje teve pacote de bondades para prefeituras do norte… cooptação de prefeiturinhas…

    Chega 2014!!!!

  8. Ficou com medo Betinho?…
    Só não vai inventar de quebrar a COPEL e depois vender ela…

    • Verdade, amigo. O aumento iria atrapalhar o sucateamento da Copel Distribuição em busca da privatização da mesma. Perguntem pra qualquer copeliano a situação aqui dentro…

  9. Concordo plenamente com o JUCA. BOA BETO, VOCÊ È O CARA.

  10. É só questão de poeira abaixar para anunciar o aumento, pois seria haraquiri politico o anúncio neste momento.

  11. O Louco, mas quem deu ou orientou o aumento foi a Aneel, da Dilma… kakakakaka… a Dilma disse que ia baixar a cesta básica e a energia e mandou aumentar…kakakakak

  12. “A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta quinta-feira (20) reajuste da tarifa da distribuidora Copel”.

    Então a Dilma dá com uma mão e tira com a outra?

    Depois não querem o povo nas ruas!

    • A Dilma deu com uma mão e o Beto Richa esta tirando com as duas, seja justo SR Jose de Andrade, ninguém e trouxa aqui não!

  13. Começou a Caganeira dos políticos!!!! Mês que vem vai pagar aumento para os funcionários públicos e vai mandar embora metade dos comissionados!!!!

  14. Estes governantes só sabem governar aumentando impostos e tarifas. Tem que reduzir a corrupção, melhor aproveitamento do dinheiro público, redução de salários de políticos e redução do número de políticos. Quantos 10% são desviados nas licitações? Temos que ter um gestor no governo e nas prefeituras que entende de administração e sejam honestos. E se não forem honestos que vão para a cadeia.

  15. A poeira não “vai baixar” mais Paulo Ernesto.

  16. Ué, o governador deveria mesmo autorizar o reajuste e esperar que a Anel viesse explicar que aquilo que dona Dilma disse em rede de tevê quando proclamou o desconto na fatura da energia, foi uma ilusão de ótica coletiva.

  17. Que soco na boca dos petralhas, ficam aí fazendo piadinha nos comentários porque viram que vai sobrar pro C.U DO PT.. KKKK BOA RICHA

    • o C.U é do Beto, tanto que foi patenteado e o Brasil todo já o conhece, o Senador Requião que o diga. agora que o dinheiro do Povão que esta depositado no Judiciário não entrou no C.U. do Beto, isso não entrou kkkkkkkkkkkkk

    • Pelo visto você não sabe interpretar os fatos meu caro: as duas manifestações passaram em frente à Prefeitura e foram direto para o Palácio Iguaçu porque esses manifestantes, apesar de supostamente não levantarem bandeiras partidárias, não são bobos e sabem que o Beto está metido até o pescoço com o empresariado do transporte coletivo de Curitiba e de todo o Estado. Uma coisa é enganar eleitores ignorantes com as mentiras de choque de gestão, estado de respeito, com gastos exorbitantes para promoção pessoal, mas enganar jovens manifestantes de classe média que não dependem do transporte coletivo é bem diferente.

  18. quem tem C.U. tem medo, ou melhor o C.U. dele não foi aprovado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  19. Eles tiveram uma visita inesperada essa semana no Palácio Iguaçu, viram que o bicho é feio e recuaram.

  20. KKKKKK!!! Este Playbeto é um Maquiavel da política kkkkk!!! Acha que a população não vai perceber, encantados que estão com as manifestações de rua dos aborrescentes!!
    Vamos ver se a juventude tucana vai às ruas gritar contra este aumento!!!!
    Duvido, corvo não come corvo!!!

    • Maquiavel? Ele é o anti-maquiavel, se ele leu O Príncipe, leu e não entendeu e, se entendeu alguma coisa do livro, não está conseguindo colocar em pratica: o príncipe é um grande livro, um clássico da Ciência Política, que dá muitas lições de como conquistar o poder e se manter no poder. Esse playboy que se diz governador soube conquistar o poder e está prestes a ser catapultado para bem longe da política paranaense.

  21. Mas esperem a poeira baixar pra ver se eles numa canetada não vão dar esse reajuste mais tarde? Esperem pra ver.

  22. Ficou com medo dos protestos.

  23. Quem tem, tem medo!

    • Sempre à frente do PDT/PT, o governo do Estado dando aula pra a Prefeitura de Curitiba…

      Não havia manifesto nenhum quando o o subsídio do transporte público de Curitiba e a redução da tarifa da RMC foi dada…

      Enquanto a grande massa da população exige por estas reduções, baderneiros politizados eleitoreiramente ficam tomando porrada da polícia, pois é a única forma de protesto que seus diminutos cérebros conseguem produzir…

      #OGIGANTEACORDOU