Queda de Gugu prenuncia terremoto na TV aberta e consolidação da Era Digital na Mídia

via Brasil 247

Jornalista Paulo Nogueira afirma que a primeira a ser massacrada pela internet foi a mídia impressa, e "agora é a vez da tevê"; "A lógica é a mesma, e o roteiro também", escreve em post no blog Diário do Centro do Mundo.

Jornalista Paulo Nogueira afirma que a primeira a ser massacrada pela internet foi a mídia impressa, e “agora é a vez da tevê”; “A lógica é a mesma, e o roteiro também”, escreve em post no blog Diário do Centro do Mundo.

A saída de Gugu é um marco na consolidação da Era Digital na Mídia

Por Paulo Nogueira, do Diário do Centro do Mundo

A saída de Gugu da Record é um marco no mundo da mídia, menos por ele e mais pelas circunstâncias.

O que está dito, ali, é que a Era Digital, depois do massacre da mídia impressa, vai avançar ferozmente sobre a televisão.

A lógica é a mesma, e o roteiro também.

A internet reduz a audiência da tevê e, com isso, deixa insustentáveis os patamares de receitas publicitárias com os quais as emissoras se habituaram.

Lembre. Se a mídia impressa tinha outra fonte de receita !“ os assinantes !“ a tevê aberta depende da publicidade.

E o crescimento avassalador da internet levou num primeiro momento os anunciantes a deslocar seus investimentos da mídia impressa para o universo digital.

Concluída essa transição, a próxima vítima do deslocamento das verbas é a tevê. Não há BV, não há nada capaz de convencer anunciantes a colocar dinheiro em programas de tevê que ninguém mais vê.

[BV significa ‘Bonificação de Volume’: é “pagamento de um bônus à s agências, proporcional ao investimento total feito pelos seus clientes em um determinado veículo. Em outras palavras, quanto mais publicidade destinada a um veículo, maior é o BV recebido].

Alguns anos atrás, a queda da tiragem dos jornais e das revistas prenunciavam o desastre publicitário. Agora, é o colapso generalizado das audiências de televisão.

Parece que as audiências de 60%, 70% da Globo pertencem a uma passado remoto. Quase todos os campeões de Ibope da emissora são uma fração do que foram.

Repare quantas vezes você lê que uma novela teve o pior Ibope da história, ou que o Faustão desceu ao abismo da audiência lado a lado com o Fantástico e outras marcas que vão sumindo das conversas e se tornando anacronismos na Era Digital..

Recentemente, vimos o esforço da Globo para promover o novo programa de humor. O resultado do empenho se traduziu numa medíocre audiência de 12%, e que aponta para baixo.

Num artigo publicado na última edição da revista americana GQ, o jornalista e escritor Michael Wolff prestou um tributo a um ‘mundo morto’ em sua Nova York !“ aquele em que a capa da Time era esperada com ansiedade, e em que os figurões da mídia tradicional eram reverenciados.

“Acabou”, lamentou ele. Ninguém mais na cidade conhece os jornalistas que causavam sensação. Quanto à  Time, a empresa proprietária tentou se desfazer dela, mas não encontrou comprador.

Uma visita ao imperial prédio da revista mostrou a Wolff que a redação estava com aparência desoladora. Ele notou, melancólico, até a sujeira provocada por restos de fast food.

O sentimento de fim dos dias de que fala Wolff é facilmente percebido também no Brasil.

Quem ainda lê revista, quem ainda assina jornal !” quem reserva a noite de domingo para ver o Fantástico?

As demissões que se estão sendo feitas nas empresas de mídia apenas refletem esse cenário.

Não se trata de enxugar para se curar. Trata-se, isso sim, de enxugar para adiar a morte.

à‰ dentro desse quadro fúnebre que se deve entender a saída de Gugu da Record.

Não cabe, nele, um salário de 3 milhões de reais, fora as despesas de produção. Onde a audiência para convencer os anunciantes a comparecer, onde o dinheiro para honrar a folha de pagamentos?

Onde a esperança de qualquer melhora no futuro?

A desintegração do mundo da mídia tal como o conhecemos vai ser um processo longo, sangrento, sofrido.

Com o tempo, as coisas vão se ajustar digitalmente. O jornalismo não está morrendo, por exemplo, ao contrário do que alguns dizem: está migrando de plataforma, apenas.

Mas até que a nova ordem se estabeleça, no espaço de alguns anos transientes que serão turbulentos para os velhos protagonistas, muito drama ocorrerá sob nossos olhos.

34 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Um dos piores programa da globo chama-se (BBB) para o bom entendedor deveria se chamar CABARÉ AMBULANTE. É muita putaria e ninguem toma as providências.

  2. antes de postar qualquer coisa vamos ver se e verdade ou nao… vamso procura saber se o que falam e verdade procurem saber diretamenta da boca do Gugu qual era o salario dele, e quanto ele arrecadava por mes na RECORD. vamos deixar de ser mentirosos…

  3. A midia velha vai acabar, veja e todo lixo dos poderosos!

  4. Prezado Esmael, é sabido que as midias alternativas estão crescendo sim de forma exponencial enquanto a midia tradicional esta capengando , mas ainda são poucas as pessoas que estão se informando realemente via web, infelizmente é a anti-cultura , pedofilos, “trabalhadores que usam os pcs em horario de trabalho que deveriam estar na rua “, pornografias assustadoras, imposição de idéias que contrariam o bom senso e os valores familiares, etc, as coisas estão rapidas sim mas para pior ! Não ha controle nenhum do que se faz na internet, virou um samba de crioulo doido ao bel prazer dos criminosos cibernéticos..

  5. E tome Troll a mando da Sec de Comunicação do Beto, leia-se algum mané da Mídia Televisiva, provavelmente aquele do vitiligo, ou a Bolonhesa, tentando defender seus patroezinhhos…Vai se f….gente! Talvez o próprio filho da massa, pelo erro do a-s-s-e-n-n-t-o…
    Vão se ferrar vagabundos, vai acabar a mordeção, vai se acabar o achaque aos supermercados do tipo “anuncia aqui senão eu encontro uma linguiça com prazo de validade vencido na tua loja”….
    Vagabundos! Merecem ir mesmo para o olho da rua e ficar dependendo de carguinho comissionado secreto!!!! Vão se f…..

  6. Cristão seu comentário é pertinente e esclarecedor.

  7. Mais um grande motivo do porque dessa agonia da tv’s abertas.

    A mais absoluta e abissal baixa qualidade, em especial no chamado “entretenimento”.
    Em minha casa, já não se assiste tv aberta há pelo menos uns, digamos, três anos.
    Tudo o que quero eu acho na internet, e ago que além de entreter, informa e instrui.
    Se hoje as redes nacionais de televisão estão colhendo tal desolação, é porque assim o plantaram há pelo menos uns vinte anos.

  8. Lembrete : o quadro e a quele do consumidor , é correto fazer .mas o departamento comercial da emissora chia depois. e o preço.aquele quadro do paulo gomes ,e do bolsonaro a emissora não vai sustentar.o departamento comercial nãovai grangear dinheiro para tal.embora eu apoio o quadro de defeza do consumidor.escrevo isso para que ninguem entenda mal….

  9. se o governo cortar as verbas publicitarias oara a grande midia ja tiha acabado a muito tempo.se o requião for presidente um dia a grande midia vai agonizar mesmo…claro que a grande midia vai acabar .por não ter mais conteudo.aquela de pegar no pé de supermercados restaurantes empresas ,isso gera um deconforto para o setor comercial da emissora.todos os comerciantes que a tv persegue geralmente eles não vão mais anuncuar.claro eu apoio aquele quadro que a record faz ,e e preciso fazer.mas para o departamento comercial é um desastre.a televisão endoidou mesmo jogam pesado.eu tenho nojo de assistir tv, falam de amazonia ,mas usam almiscar,sapato de couro legitimo. miclofibla de primeira ,falam dos bichos ,mas esquecem do bicho homem ,muitos sem limites.insentivam pessoas ao crime ,so ver as novelas …

  10. Nos últimos anos o povão andou estudando mais e descobriu como o programa desse sujeito é chato e ridículo…Agora só falta as outras redes demitirem os outros chatos, inclusive o Faustão, logo o Sílvio Santo morre e aí teremos paz, os chatos se calarão…

  11. Puta merda

    Agora que eu ia mandar uma carta pro Gugu, pra ganhar uma casa!

  12. O contrato que vale dentro de uma emissora é a audiência, deu audiência fica, não deu, tchau o resto é conversa, com relação ao VALDEMIRO SANTIAGO se ele estivesse podendo tanto assim como o cidadão diz ai, não teria perdido o espaço da CNT para Igreja Universal, isso é bom pesquisar porque perdeu o espaço, porque aluguel de barracões em muitos lugares que funciona igrejas eles não estão pagando, ocorre que tem um monte de gente que caga de medo desse cara.

    • Prezado Esmael, aqui vai uma nuance as razões do que realmente esta acontecendo nos ultimos dias:
      1 – A Tv Record foi comprada com o sacrificio de milhares de pessoas nos anos 80 com a promessa aos fiéis da Universal que seria para propagar o Evangelho somente, e isto não aconteceu, virou uma empresa de quinta categoria com o objetivo principal de passar a audiencia da globo, com o mesmo lixo de progaramas que todos tem;
      2- Houve então uma migração gigantesca de Cristãos, pela decepção com esta “iurd” e seus lideres para a Igreja Mundial do Poder de Deus, que não pode ser contestada pela Unção que o próprio Deus tirou da iurd e colocou na Mundial através do Apóstolo Valdemiro Santiago;
      3 – Em face disto esta iurd e seus mandados começaram a criar todas as dificuldades inimaginaveis para que a Mundial viesse e fechar / acabar, o jogo sujo, rasteiro e morbido que daria inveja a muitos crimiminosos e politicos de nosso Pais;
      4 – Na CNT a iurd ofereceu pelo espaço o DOBRO DO QUE ESTAVA A MUNDIAL e conseguiu tira-la do ar pesnsando que a Mundial esvaziaria, puro engano esta cada vez mais cheia a cada dia que passa;
      5 – Só que o Deus de Israel diz : “Não toqueis nos meus ungidos ” Salmos 105,15, e agora esta perseguição esta sendo exposta a olhos vistos e estes mentores disto tudo não ficarão sem a Justiça de Deus, pois tiram a oportunidade de muitos serem curados e libertos das drogas ( como um dia eu fui );
      6 -a record ja demitiu todos os artistas de novelas , uns 400 e agora o gugu, e isto é so o começo de sua insolvencia;
      7 – Fica um aviso direto de Deus a todos nós pecadores e principalmente àqueles que perseguem os Cristãos e a Obra de Deus, pois estão perseguindo o próprio Deus : ” Eis que serão envergonhados e confundidos serão todos os que estão indignados contra ti, serão reduzidos a nada, e os que contendem contigo perecerão” Salmos 41.

  13. Esmael não via falar nada dos protestos pra baixar o busão em São Paulo. Pera ai, la o prefeito é do pt.

  14. Não é somente o Cucu que tem que parar devem lhe fazer companhia Sacão, Pânico pornografia liberada e sem conteúdo, Murcha, Grande família que esta totalmente descaracterizada do que era para ser, virou putaria com viados e agora querem inserir também uma viada, virou pornanchada de baixo nível sem contar uma dúzia mais de programas de baixo nível, viva a internet e a tv paga que fazem o meu passa tempo e me livra dessa maldição do baixo nível da tv aberta.

  15. A vilã da história chama-se CNT! Pesquisem na Folha de SP na coluna da Keila Jimenez e entenderão “a guerra das igrejas”!

  16. Este formato de TV esgotou. É sempre a mesma coisa: começo, meio e fim igual novela. Quem já viu um, viu todos… Nem gente mediocre aguenta mais sempre a mesma baboseira. Se a TV tenta o consenso na audiência pra obter os “picos de Ibope” ela nivela por baixo o nível dos programas. Mas é assim que o Brasileiro vive: nivelado por baixo. Antes que me critiquem, olhem as lombadas do nosso transito. Os ‘pardais’. Tentam salvar-nos de alguns insanos desvairados na boléia como? Punindo a todos com atrasos e solavancos. Fui…

  17. vamos ver o gugu no quadro de volta pra minha casa só que dessa vez o silvio santos vai apresentar. o pastor valdemiro tá quebrando a record.

  18. Quie nada, Gugu vai voltar pro Sbt

  19. Foi tarde, este tipo de programa só serve para deixar o povão mais ignorante!

  20. Já deu o que tinha de dar, tv aberta hoje é a mesma há 20 anos, renovação é quase nula.

  21. Que matéria idiota, que texto sem a menor preocupação com a Verdade, O Gugu Saiu, porque a Record, ofereceu Dezenas de Coisas a ele, e cortou tudo que lhe foi prometido, e ainda de quebra considerou Altíssimo o Salario do Apresentador… Acho que antes de postar algo Mentiroso Sr. Esmael, O Sr. deveria dar uma pesquisada. Desta forma irresponsável.. o Sr. se iguala a Tal Velha Midia que tanto condena

    • Esse Fala serio é um babaca mesmo, em sua postagem ele sintetizou o que o Jornalista Paulo Nogueira falou, O Beto deveria qualificar melhor seus comissionados, pois pra falar bem de um governo desse só por dinheiro.

      • apoiadissimo e muito.

      • Se vc é alienado e não busca de iinformar…. Não venha ofender os outros seu IMBECIL. Vá em qualquer site de noticias que o que escrevi está lá, basta você LER…. Ou é Analfabeto. E os que concordaram com esse IDIOTA do TO DANADO, Devem outros imbecis que só acreditam em Boatos e materias postadas sem a profundidade e veracidade da informaçÃo. Bando de Otários

    • Fala Besteira, um babaca de carteirinha !