“Prefeito Gustavo Fruet deixa estátua fugir em Curitiba”

No Centro Cívico, há quem diga que o prefeito Gustavo Fruet tenha deixado a estátua "fugir"; mas também há aqueles que acreditam que a obra tenha "fugido" de manifestantes que sacudiram a área na semana passada; na foto, a rotatória com a estátua e agora sem (Antônio Nascimento !“ Banda B).

No Centro Cívico, há quem diga que o prefeito Gustavo Fruet tenha deixado a estátua “fugir”; mas também há aqueles que acreditam que abra tenha “fugido” de manifestantes que sacudiram a área na semana passada; na foto, a rotatória com a estátua e agora sem (Antônio Nascimento !“ Banda B).

Eu jurava que as tartarugas é que precisam de cuidado especial para que não fujam de seus donos. Mas, em Curitiba, uma estátua de tigre “fugiu” do prefeito Gustavo Fruet (PDT). Está é uma das versões para o sumiço da obra do artista paranaense João Turin, obra intitulada Luar do Sertão, que sempre “vigiava” a rotatória da Avenida Cândido Abreu, quase que em frente à  Prefeitura de Curitiba. Acho que o tigre fugiu com medo das manifestações!, também brinca um taxista. Leia a reportagem de Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento, do portal da Banda B, para descobrir o real paradeiro da “estátua fujona”:

Sumiço de estátua de tigre na rotatória do Centro Cívico intriga curitibanos

Onde está a estátua do tigre feita pelo artista paranaense João Turin, obra intitulada Luar do Sertão, que sempre “vigiava” a rotatória da Avenida Cândido Abreu, quase que em frente à  Prefeitura de Curitiba? Esta pergunta intriga os curitibanos e alguns ouvintes já ligaram à  Banda B, na manhã desta quarta-feira (26), para saber o que aconteceu. A reportagem foi atrás da resposta e descobriu.

Para acalmar aos mais preocupados e acabar com o mistério, a Prefeitura de Curitiba informou que a obra foi retirada pela Fundação Cultural para uma restauração já programada, em uma parceria com uma empresa terceirizada. Sem saber disto, quando a reportagem da Banda B foi ao local conferir o sumiço da estátua, o povo já tinha os culpados e as deduções.

Acho que o tigre fugiu com medo das manifestações!, brincou um taxista. Deve ter sido a atitude de algum vândalo durante os protestos!, destacou um gari que trabalha quase que diariamente na região.

O que ficou evidenciado pela reportagem é que muitos sequer sabiam da presença da estátua. Eu te confesso que nunca tinha percebido que havia um tigre ali. Agora que a gente percebe que tem um lugar vazio. Tomara que não tenham roubado!, destacou uma funcionária pública, sem saber que na verdade a estátua estava recebendo um “banho de loja”.

Não há previsão de quando a estátua estará pronta depois da revitalização por parte da Fundação Cultural. Enquanto isto, haverá um vazio na rotatória da Cândido de Abreu, que nada tem haver com as últimas manifestações pelas ruas da capital paranaense.

Para saber

Artista paraense, João Turin, nascido em Morretes, em 1878, sempre teve como característica principal as esculturas de tigres. Além do Luar do Sertão, na Cândido de Abreu, há também o Tigre Esmagando a Cobra, na Av. Manoel Ribas, em frente à  Secretária Municipal do Meio Ambiente.

11 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Que absurdo esta manifestaçao do ” trabalhador”…. o seu nivel culural recomenda-lhe a se engajar nas passeatas e reclamar da curtura deste Estado…..

    • Que trabalhador nada … deve ser um dos famosos classe média baixa curitibana, um poço de preconceitos e ideias preconcebidas, doutrinados nas velhas ideologias da UDN.
      Sabe aqueles velhotes marrentos, com ternos ensebados, que infestam o centro de Curitiba, discutindo tudo na boca maldita e não resolvendo nada? Deve ser um deles.

      • Velhote é você que vive falando em UDN, um negócio que ninguém nem sabe mais o que foi…
        Cultura é bacana no lugar certo, não em um cruzamento da cidade enfumaçado e cheio de buzina…

        Sem viaduto Curitiba é inabitável..

  2. Esmael e demais já sei quem deu o devido encaminhamento a referida estátua!
    Foram o casal de tartarugas que estavam na prefeitura que tinham seu ninho no gabinete do prefeito que fugiram e casaram! Onde de uma nasceu outra e devido a necessidade pensaram e arquitetaram um plano para furtar esta estátua de bronze cuja a mesma será derretida e vendida no mercado negro de metais reciclados em Curitiba!

  3. não vai demorar para a gente ver as estátuas da mulher pelada e do homem pelado saírem passeando com
    o tigre na coleira pela rua xv.

  4. Quanto ser´que custa uma estátua de rua dessas… Devia vender o bronze e utilizar o dinheiro na construção de viadutos, assim com menos engarrafamento chegamos mais cedo em casa e ficamos mais tempo com a família da gente…

    • Por favor, depredar o patrimônio histórico para construir viadutos? Vc bebeu? Nem vou discutir sobre arte com você … “trabalhador” (sic) … Mas de onde vc tirou a idéia de que o problema do trânsito em Curitiba vai se resolvido com viaduto? Você leu isto onde? Qual foi o arquiteto ou engenheiro civil que propôs isto?????

      • São meus olhos que veêm os semáforos abrirem e os carros não andarem, porque a rua está trancada, então se tivesse viaduto passaríamos por cima e não ficaríamos parado…
        Eu quero uma viaduto em cada esquina da cidade… Porto Alegre e São Paulo são tem muito mais que aqui.. Imagine posso voltar para casa em 15 minutos, mas a tarde e levo 1h20m…
        Sem viaduto é impossível morar em Curitiba…

  5. A estátua fugiu antes que o prefeito acabe com ela como fez com o Mãe Curitibana,com o Criança quer Futuro, e o CREAS Cristo Rei e outros que já fechou mas não oficializou ainda. Né dona Márcia?

    • Wilson Fisk
      Deixa eu acrescentar, COMUNIDADE ESCOLA, foi outro projeto importante que até agora nem abriu os olhos ainda, creio que já foi sepultado.

      • Maurício, oComunidade Escola não existe mais. Inclusive a equipe foi desmembrada. A ordem é acabarcom tudo.