“PMDB nacional vai cozinhar Requião até 2014”, avalia Murilo Hidalgo

Murilo Hidalgo, da Paraná Pesquisas, acredita que a direção nacional do PMDB vai "lavar as mãos" acerca das dissoluções dos diretórios municipais do Paraná até junho de 2014; De acordo com o pesquisador, a candidatura do senador Requião pode tirar do segundo turno tanto Gleisi quanto Richa.

Murilo Hidalgo, da Paraná Pesquisas, acredita que a direção nacional do PMDB vai “lavar as mãos” acerca das dissoluções dos diretórios municipais do Paraná até junho de 2014; De acordo com o pesquisador, a candidatura do senador Requião pode tirar do segundo turno tanto Gleisi quanto Richa.

O presidente da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, em entrevista ao repórter Guilherme Voitch, do jornal Gazeta do Povo, fez previsão perigosa acerca da manutenção da candidatura do senador Roberto Requião ao governo do Paraná em 2014.

Segundo Hidalgo, a última cartada contra a candidatura do senador foi representada pela dissolução do diretório municipal de Curitiba presidido por ele.

A direção nacional do partido vai cozinhar o PMDB em fogo brando até metade do ano que vem, perto da definição das candidaturas!, prevê Murilo Hidalgo, que ainda emenda: “é improvável que o PMDB nacional intervenha na disputa caseira”.

Ainda de acordo com o presidente da Paraná Pesquisas, até lá [em junho de 2014] a candidatura de Requião pode servir de fiel da balança em uma disputa entre o governador Beto Richa (PSDB) e a ministra Gleisi Hoffmann.

Depende da evolução das pesquisas. De repente, a ala mais ligada ao governo federal pode querer a candidatura dele [Requião] para forçar um segundo turno com o governador. Por outro lado, a candidatura pode ameaçar a própria ida da Gleisi ao segundo turno. Embora esteja atrás nas sondagens eleitorais de momento, Requião tem peso para deixar um dos dois de fora do segundo turno!, diz Hidalgo.

Para ele, essa indefinição torna possível ao PMDB dialogar com todos os atores políticos, sem tomar partido antes do necessário.

O cientista político e professor da Uninter Doacir Quadros tem visão semelhante. Para ele, a dissolução dos diretórios municipais está longe de significar um ponto de ruptura para o PMDB no estado.

Um partido com as características do PMDB sempre expõe suas divisões perto do ano eleitoral. à‰ o que está acontecendo agora. à‰ uma queda de braço. O grupo que tiver mais chance de chegar ao poder deve sair vencedor!, afirma.

29 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. ESSES TUCANOS JÁ PROVARAM E BEM PROVADO QUE NÃO VALEM NADA, NOSSA ÚNICA CHANCE AQUI EM PONTA GROSSA E EM TODO O PARANÁ É A VOLTA DO REQUIÃO, ESTE NÃO FICA COM A BUNDA PLANTADA EM CURITIBA.

  2. TOMARA QUE O REQUIÃO OU A GLEISI TIREM O BETO, ESSE PESSOAL QUE ESTÁ AÍ REPRESENTA GRUPOS FINANCEIROS, NÃO REPRESENTAM O POVO PARANAENSE, UMA PROVA DISSO É A EMPREITEIRA DE GRECA GANHANDO LICITAÇÕES PELO PARANÁ A FORA. A COPEL QUE NA ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR DEU 560 MILHÕES DE LUCRO, HOJE ESTÁ DANDO PREJUÍZO, TUDO EM FAVOR DE ACIONISTAS E GRUPOS POLÍTICOS, PARA ELES A COPEL NÃO TEM FUNÇÃO SOCIAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESTADO, ELA SÓ SERVE PARA MEIA DÚZIA TIRAR PROVEITO.

  3. ROBERTO REQUIAO ,ESTE SIM MATA COBRAS E MOSTRA O QUE JA FES E O QUE PODERA FASER.O RESTO SAO APENAS DISPUTAS ELEITORAIS.SO PARA LEMBRAR O ENTAO GOVERNO REQUIAO NA SUA EPOCA TEVE NO SEO COMANDO MAIS DE MIL OBRAS EN ANDAMENTO ,ISTO E SO PARA LEMBRAS OS QUE VAO DISPUTAR COM REQUIAO.ASSIS BOLSONI BITURUNA PARANA.

  4. Faltou o Murilo analisar o comportamento da Bancada Estadual do PMDB. Os caras tinham o Vice na Chapa do Osmar , e hoje, tanto PMDB quanto PDT (que tinha o Candidato a Governador) , estão na Base do Beto. Esses caras pensam mais em si do que no Partido ou no pobre eleitor. Pelo que sei, estes Deputados é que mandam no Partido e, na hora da onça beber água, a única coisa que avaliarão, será em qual aliança podem garantir a reeleição. Façam suas apostas !

  5. NO GOVERNO BETO RICHA A ULTIMA PALAVRA É SUA.

    SIM SENHORES ROSSONI,TRAIANO E CURY.

    HOMEM DE PERSONALIDADE É OUTRA COISA.

  6. O PR nao merece mais o Requiao!
    Renovaçao já…

  7. Não adianta, em 2014 é Beto Richa de novo com a força do povo e em 2018 é Alvaro Dias Governador, Sciarra vice e Flavio Arns e Joel Malucelli Senadores.

    • Só se for aí em Guarapuava!
      Corra o restante do Paraná, e verá o que o povo pensa do Beto Play…
      Melhor do que ele, qualquer um.
      O Betinho Play não sabe o que é governar, não sabe o que é política, não conhece o Paraná…ele é o Marido da Fernanda Richa, só isso. A D. Fernanda deve ficar de cara com o Betinho Play quando ele vem a Londrina correr de ferrari…

      Fique com o Betinho pra vocês. Sugiro que ele seja candidato a Prefeito aí em Guarapuava mesmo.

      • Caro Pitaqueiro
        Esse Denis é um baba ovo dos Silvestri em Guarapuava, em 6 meses de mandato, o prefeito de Guarapuava bateu todos os recordes, com 6 meses apenas já está queimado com o povo, com apenas 9 dias de mandato, mandou pra câmara um projeto de lei aumentando em 110% os salarios dele e 80% dos seus secretários municipais, esse prefeito de Guarapuava é aliado do Beto Richa, vão ter a resposta nas urnas em 2014, pelo total descaso que estão tendo com Guarapuava, o Beto Richa em Guarapuava já perdeu em 2010 p/ o Osmar Dias e ano que vem vai levar outra borduada nas urnas.

        • Não, por que o nosso querido Prefeito vai entrar de cabeça na campanha do nosso honrado Governador.

  8. É PACABAAAAA

    O ROSSONI NO SEU FACEBOOK FEZ UMA ENQUETE COM A SEGUINTE PERGUNTA.
    VC VOTARIA NO PT NAS PROXIMAS ELEIÇOES?
    O DEPUTADON JIMO CUPIM TEM MEMORIA CURTA E NAM LEMBRA QUE NAS ELEIÇOES PASSADAS APOIOU O PT DE UNIAO DA VITORIA COM AJUDA DO BETO.
    COMO DISSE O REQUIAO:
    VOU USARA AS IMAGENS E OS DISCURSOS DE APOIO AO PT NAS ELEIÇOES DE GOVERNADOR’

  9. O Maria Louca????mais quatro anos de descaso e retrocesso ninguém merece, minha familia toda vai votar 45 e na falta de opção, voto na Gleisi que ajudou e muito os Deputados cezar silvestri e Cesar Silvestri Filho.

  10. o pmdb tendo um tmer da vida como presidente, pode esperar tudo. O temer se fosse paranaense sentaria no colo do richa…

  11. Uma coisa é certa, Requião é uma pessoa que mesmo com seus posicionamentos contundentes, sabe o que fala e sempre governou bem… tem peso sim para aqueles que acham que não… está na corrida…

  12. Zé Andrade. Doje em diante, sou inSensato.

  13. Enquanto eles cozinham, as mãos dos paranaenses de bom senso estão coçando, de vontade teclar o número do Requião na urna!

  14. Requião Tetra Governador vem ai.

  15. OLA MEU AMIGO ESMAEL

    SE SAIR OS TRES CANDIDATOS .

    1- REQUIAO TIRA DO SEGUNDO TURNO O BETO NOS PROGRAMAS DE TELEVISAO E DEBATES.

    2- INFELIZMENTE A GLEISE NAO É PAREO PARA O REQUIAO.

    3- INFELIZMENTE TEREMOS NOVAMENTE REQUIAO PARA GOVERNADOR.

    É UMA TRISTE CONSTATAÇAO,MAS É A REALIDADE.

    ESSA É UMA OPINIAO DE QUEM É BETO RICHA.

    • Emerson, não seja tão trágico, nosso governador ainda pode mostrar para que veio, esperemos então, Requião não é tão ruim como fala, e quanto a dona Gleise é um ponto? então… vamos acompanhando as ações de todos e nos debates que as coisas vão determinar quem será nosso futuro governador…. abs

  16. SAÍDA PARA O REQUIÃO SE LIVRAR DO PMDB BABA OVO.

    Fidelidade partidária
    virou letra morta
    Domingo, 9 de Junho de 2013 ““ 12:46 hs. Deixe um comentário.
    Ilimar Franco, O Globo

    O TSE liquidou com a lei da fidelidade partidária. Desde 2007, o tribunal recebeu 51 casos de deputados federais e três de senadores que mudaram de partido. Das 51 ações, 39 delas foram arquivadas, beneficiando o parlamentar infiel. No caso dos senadores, todos saíram ganhando, mantendo seus mandatos.

    Estão tramitando no TSE outras 12 ações de deputados, sem prazo para conclusão. Apenas um deputado até hoje teve o mandato cassado pelo tribunal por infidelidade partidária. Foi Walter Brito (PB), que trocou o DEM pelo PRB. A fidelidade virou lei a partir de resposta do TSE à consulta do DEM.

  17. ESTE PMDB PARANAENSE É UMA VERGONHA!!! SERVE APENAS DE BASE DE APOIO AO RICHA. PMDB DE ROMANELLI, DE CURI, PESSUTI E ET CATERVA, SÃO AMOS DE RICHA. TOMARA QUE REQUIÃO FILIE-SE EM OUTRO PARTIDO DE PREFERÊNCIA UM “NOVO” ATÉ 3 DE OUTUBRO PARA NÃO PERDER O MANDATO QUE TUDO QUE ESTE GRUPO QUER, ENTÃO, NO NOVO PARTIDO REQUIÃO PODERÁ DISPUTAR O GOVERNO DO PARANÁ E ESQUECER ESTAS COBRAS QUE ELE CRIOU E DEU DE MAMAR.

  18. É seu comentarista só o Sr. esqueceu de pensar que os atuais deputados estaduais e federais do pmdb vão precisar de um cabeça de chapa em 2014 para sobreviverem politicamente e assim, o Requião vai servir bem como boi de piranha, coisa que ele sempre fez com os outros e desta vez ele vai ser o boi comedor de mamona.

  19. O então Governador do Paraná, do PMDB, Roberto Requião já foi expulso do Partido quando tinha um ano de mandato, por 108 votos a favor da expulsão e 4 votos contra. Acabou ele ficando no Partido até hoje. Com toda a força do Diretório Nacional, não acredito nesta opinião, o Pesquisador Murilo Hidalgo, ele pode ser bom em pesquisas, mas não em conhecimento politico e da história politica, principalmente do Paraná. Olha que foi Orestes Quércia a grande figura do MDB e PMDB nacional, que ele enfrentou e acabou ganhando até o apoio dele.
    Tenho queixas e muito de Requião, não falo com ele por mais de 10 anos, mas ele sabe fazer as “coisas” e ainda se elege aos cargos que disputa.Nisso eu respeito e muito Roberto Requião.

    • Até respeito o seu comentário sobre o Requião Sr. Silvio mais gostaria que comentasse a quantas andam o seu PDT que também pratica os mesmos modos nefastos da política do PMDB e não respeita seus militantes e pode ter certeza de que estão indo para o mesmo buraco.
      Outra pergunta: Como pode vc se dizer um defensor do PDT e ter um filho que está do lado do Beto Richa.
      Isso me cheira a acordo branco sempre, onde oportunistas se espalham e quem ganha vocês ficam sempre no poder, bonito isso né Sr. Silvio.

    • SYLVIO SEBASTIANI
      Sabe o que esta escrevendo, concordo plenamente.

  20. Nisso tudo quem mais perde é o Beto, pois digamos que pro 2º turno vá Beto e Requiao, o pessoal da Gleisi vai tudo votar em peso no Requiao.

  21. Esmael escreva e registre em cartório, O Candidato a Governador do Parana, que vai defenestrar o Parana dos Tucanos , Será Osmar Dias, ou Gustavo Fruet com o apoio do Requião, Alvaro dias e dos petista.

    • Gustava não.

    • TO DANADO sou alinhado aos seus comentários mais hoje tenho que discordar.
      Caro amigo me desculpe, mais se o Gustavo Fruet não se mexer ele não ganha mais nada, passado esses seis meses de administração dos problemas pessoais dele e dos compadres, se tivesse uma eleição hoje ele não se elegeria mais, as pessoas estão muito decepcionadas com as promessas do dia seguinte caso fosse eleito, coisas que até hoje não aconteceu, e já se passou seis meses, esta cometendo o mesmo erros que o Luciano Ducci cometeu, achar que o povo e trouxa e não percebe as enganação e as mentiras, ele se criou brincando de casinha debaixo da mesa de um prefeito de Curitiba que era o pai dele, que se diga muito diferente dele, principalmente na humildade, agora ele pegou gosto pela coisa e esta mantendo tudo aquilo de ruim que prometeu acabar, e acabando com muitas coisas boas que estava ai, tenho conversado com o pessoal de postos de saúde e professores e as previsões não são nada boas.

      A BEM DA VERDADE NÓS ESTAMOS FODIDO COM UM BANDO DE MENTIROSOS DESSES!