Perdeu, Barbosa: Congresso promulga criação de novos TRFs; assista ao vídeo

O Congresso Nacional, presidido pelo deputado André Vargas (PT-PR), promulgou nesta quinta-feira (6) a criação de quatro novos tribunais regionais federais (TRFs). A sessão solene da Câmara e do Senado, nesta manhã, mostrou que a sociedade civil está mobilizada pela causa.

Vargas, em seu discurso, pediu para que as forças vivas permaneçam mobilizadas visando fazer valer a vontade do Congresso Nacional. Sem citar nomes, o petista exigiu que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, respeite o parlamento. Na prática, Barbosa perdeu essa. Se isolou.

O senador Sérgio Souza, na qualidade de coordenador da frente pela criação dos TRFs, apelou à  sensibilidade dos órgãos ligados à  questão jurídica para agilizar a Justiça no país.

Depois promulgada a Emenda Constitucional n!º 73/2013, estipulou-se seis meses para a instalação dos tribunais no Paraná, Minas Gerais, Bahia e Amazonas.

Ouça trecho do discurso de Sérgio Souza:

Ouça trecho do discurso de André Vargas:

13 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Esse congresso imundo está na contramão da vontade popular. Diante das manifestações que estão ocorrendo em todo o Brasil, quero ver quem é que vai ficar isolado.

  2. Me deu a impressão que não era o vargas promulgando a emenda.mas o velho ulissys ,um corajoso deputado.parabens aos deputados ,que motram quem governa essanação.o judiciario é um fiscal da lei.o governo executa como a lei manda o governo trabalhar ,na administração publica.camorote foi usado hoje .para ver onde está o governo do brasil.o barbosa curtiu esse choque de democracia.

  3. Parabéns ao Dep. Vargas e ao Sen. Sergio!

    Desenvoltos, obstinados, fizeram mais pelo Paraná que o tucano Alvaro Dias, com décadas de mandatos sucessivos.

    Enquanto Alvaro lê a Veja em voz alta todas as segundas-feiras para os Senadores do Pará e vai ao Paraguai prestigiar golpes de estado, é bom saber que uma nova geração de políticos faz algo de útil por este tão desprestigiado Estado da Federação.

    A iniquidade de Alvaro contrasta com a produtividade de Sergio Souza!

    Em poucos meses de atuação, Sergio já tem um portfólio bem mais avantajado que Alvaro, em 40 anos de Brasília.

  4. Não foi o Joaquim Babão que ganhou ou perdeu, foi o povão que LEVOU MAIS UMA NA CABEÇA! Tribunal e Justiça no Brasil são duas palavras que passam longe do povo. Tribunal é apenas um local para os rábulas extorquírem honorários, para os concurseiros arrumarem um cabide de emprego no funcionalismo público e para as magistradas irem duas vezes por semana, no intervalo das compras.
    Ou seja, mais uma jeito da classe média mamar nas tetas do Estado. Só isto!!!!!! Ou, mais um poço sem fundo para os recursos públicos e o povão? Continua distante dos tribunais e do acesso à justiça! Triste país o Brazil!!!!!!!!!

  5. Alguém viu o senador tucano golpista do Paraguai por ali??

  6. Enquanto isso em Brasilia, o Governo Dilma, ao invés de investir na educação no Brasil…. Ela ( Dilma ) financiará melhoria de ensino superior na África!!!!!!!!!!! E o povo brasileiro e nossa Educação que se FODA!!!!

    http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2013/06/1290566-brasil-financiara-melhoria-de-ensino-superior-na-africa.shtml

    • Onde está o seu senador do PSDB sr Fala Sério? Ninguém viu o teu senador apoiar a vinda do TRF para o Paraná, aposto que se fosse algo contra o governo federal ele era o primeiro a se manifestar, tentando abrir alguma CPI, só pra isso que ele serve.

    • O investimento da educação do Brasil eu não sei.
      Só sei que o dinheiro da educação do PARANÁ foi para o C.U. do governo do estado…

  7. A Pergunta que ja fiz persiste. Quem manda no Brasil? Lula ou Dilma??? Segundo o Lula no Peru… ele manda na Dilma.

    Em discurso a empresários peruanos e a alguns patrocinadores de suas viagens ao exterior, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contou que pressionou a sucessora Dilma Rousseff a aprimorar o funcionamento de uma ponte entre o Peru e o Brasil.

    “Já liguei para a presidenta Dilma hoje [ontem] de manhã. Já liguei. E disse para ela da ponte [que cruza o rio Acre, inaugurada em 2006]; disse para ela da falta de fiscal. Ela disse: “˜Pode deixar que eu vou chamar o pessoal para resolver isso”™”, disse.

  8. Barbosa Perdeu?? Será?? Vamos ver quando serão instalados, os Custos disso e resultados efetivos, depois disso ai sim Sr. Esmael, poderemos dizer.. ” Perdeu, Barbosa”, antes disso…. é cedo!!

    • Você tem uma argumentação tão tosca que não vale a pena discutir. O fato é que o TRF do PR é mais do que necessário.
      Metade dos processos do TRF de Porto Alegre são de procedência do PR, o processo do Banestado permaneceu durante 5 anos naquele tribunal, o que possibilitou a prescrição de vários crimes!
      Muita gente fez falcatrua e ficou livre pela inoperância do TRF da 4ª Região!
      O TRF do Paraná é a garantia que o cidadão terá de acesso a justiça federal de 2ª instância!
      Parabéns André Vargas!

      • É tosca?? Eu to me referindo ao titulo da materia, Só saberemos se o Joaquim Barbosa Perdeu, quando apresentarem os Custos de Implantação, Quando iniciarão as atividades e apresentarem resultados efetivos e eficazes. Não sou Contra, Sou contra tentarem ridicularizarem o Joaquim Barbosa desta forma. Então Por favor LEIA antes de vir criticar. Se o Joaquim Barbosa tivesse Inocentado a Turma do Mensalão…Seria tratado como Heroi. Seu Idiota

        • Uiiii! Que meda do comissionado! Medo de perder o cargo?
          Mais um que acredita que os 4 TRF’s custarão 8 bilhões porque o tio Joca disse.
          Joaquim Barbosa não tem estatura para o cargo que ocupa. Creio que foi o maior erro da história do STF esse homem ter sido escolhido para esse posto.
          No Brasil existem vários juristas com mais saber jurídico do que ele.
          Várias inconsistências estão aparecendo do julgamento do mensalão, e pela postura indigna do STF, neste caso, arrisca o Brasil ter sua imagem arranhada de maneira indelével na OEA, fato que já está em curso!