Pedetistas também pressionam Fruet pela revogação do aumento na tarifa

Birra de Fruet, que protege a "caixa-preta" na Urbs, não tem apoio nem de seu partido; Nivaldo Orlandi, membro da direção municipal do PDT, vai além da revogação do amento ao pedir "tarifa zero" no transporte coletivo de Curitiba; PT também se sente constrangido pela defesa tácita que o aliado faz das empresas concessionárias e pelos ouvidos moucos do prefeito à s vozes que ecoam nas ruas.

Birra de Fruet, que protege a “caixa-preta” na Urbs, não tem apoio nem de seu partido; Nivaldo Orlandi, membro da direção municipal do PDT, vai além da revogação do amento ao pedir “tarifa zero” no transporte coletivo de Curitiba; PT também se sente constrangido pela defesa tácita que o aliado faz das empresas concessionárias e pelos ouvidos moucos do prefeito à s vozes que ecoam nas ruas.

Militantes e dirigentes do PDT, partido do prefeito Gustavo Fruet, aos poucos, começam vir a público se manifestar favoravelmente pela revogação do aumento da tarifa de ônibus em Curitiba !“ seguindo os passos dos munícipios de São Paulo e Rio de Janeiro.

Nivaldo Orlandi, membro da direção municipal do PDT, além de fazer com os manifestantes que exigem nas ruas a volta da tarifa a R$ 2,60 e domingueira a R$ 1, propõe agenda mais radical ainda: a implantação da tarifa zero! na capital paranaense.

Não é só o PDT que destoa de Fruet nesta luta. O PT, sócio majoritário na sua campanha vitoriosa, em 2012, também se sente desconfortável com a recusa de revogar o aumento.

Como se vê, o prefeito Gustavo Fruet não é mais unanimidade nem em seu próprio partido !“ aliás, agremiação da qual é presidente licenciado.

A seguir, a íntegra da mensagem de Nivaldo Orlandi enviada ao blog:

(Proposta para o Debate) TARIFA ZERO

MEIO AMBIENTE AGRADECE!!¦ Mundo está sendo entulhado com automóveis nas ruas. Dióxido de Carbono, enxofre, chumbo, fumaça, estão poluindo nosso ar, causando doenças dos pulmões, tosse, câncer!¦

AQUECIMENTO GLOBAL é outra conseqà¼ência pelas toneladas de fumacê esparramadas em nossas cabeças. Mundo está passando pelas MAIORES SECAS, intercaladas pelas MAIORES INUNDAà‡à•ES.

DESERTOS estão aumentando, provocando DESLOCAà‡à•ES e IMIGRAà‡à•ES FORà‡ADAS das populações trabalhadoras. Urge CUIDAR DE NOSSO PLANETA TERRA.

RENDA para os USUàRIOS DE à”NIBUS!!¦ TARIFA ZERO significa Ganho de Renda para os Usuários de ônibus.

USUàRIOS DE à”NIBUS pagam R$ 52,oo de Impostos CONTRA R$ 26,oo dos RICOS E ABONADOS a cada R$ 100,oo que conseguem ganhar, segundo informes de auditoria cidadã.
Que o Poder Público, crie mecanismos para COBRAR a Tarifa de ônibus, dos que sonegam, ou pouco impostos pagam.

Ex-Prefeita ERUNDINA propôs TARIFA ZERO nos anos 90.

Redução de tarifa é medida paliativa.

Que o nosso prefeito do PDT tome as seguintes medidas imediatas:

– reduza de imediato, tarifas, ao que já era;
– abra a caixa preta da URBS, como reiteradamente prometido;
– Constitua GRUPO DE TRABALHO, visando estudos de financiamento para TARIFA ZERO;

NIVALDO ORLANDI, Membro da Comissão do PDT Municipal, sobre estudos de saídas para a BOMBA RELà“GIO das tarifas de ônibus de Curitiba/PR.

36 Comentários

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  1. Manifestações são sempre bem vindas e precisamos participar. No caso do momento é preciso que as bandeiras do movimento sejam mais interessantes para o Brasil. Vejam por exemplo uma bandeira extraordinária que inclusive garante o futuro do país e do nosso povo: 100% dos ROYALTIES do petróleo pré-sal para a EDUCAÇÃO. Levantem essa bandeira

  2. O povo tem que ver que o psol quiz aparecer nas passeatas em sao paulo…..

  3. o fruet e mais psdb que geraldo alkimi…fernande henrique falou uma coisa .que o aprtido que pensar de tirar vantangem nessa maifestação ja perdeu….o psol apareceu nos protesto em são paulo..querendo tirar uma casquinha mas saiu descascado!

  4. Fruet vc tem razão, mas BAIXE ESSA PORRA DE TARIFA.

    Não fique dando MORAL pro Beto Richa que está pintando de bom moço quando na verdade nós sabemos que ele e seu grupo político (Taniguchi, Ducci e ele mesmo quando prefeito) é que faliram o sistema de transporte urbano de Curitiba e da própria região metropolitano.

    Baixando a tarifa vc está perdendo uma batalha, mas não a Guerra.

    Por falar em Guerra, nunca é demais seguir os belos ensinamentos do mestre Sun Tzu “A arte da guerra”:

    “… E depois, quando você tiver com suas forças desgastadas, com suas provisões insuficientes, com suas tropas desmoralizadas e com seus recursos exauridos, os governantes vizinhos tirarão proveito desta situação e obterão vantagens para atacá-lo. E você, neste caso, mesmo contando com os mais ilustres e sábios conselheiros não conseguirá garantir um bom resultado na batalha…”

    Acorda e reaja FRUET não perca a guerra pro Beto Richa… baixe já a tarifa!!!

  5. Pensador ! vc é nais um covarde que se esconde atráz de um apelido,o seja lá o quer for, seja homem cara, se identifique faça sua critica, a denuncia o seja lá o que for, pois foi uma proposta do companheiro Orlandi, a esse cara que hoje governa, a nossa Curitiba, eleito infelizmente pelo PDT, e que até agora não mostrou para que veio, aumentou a passagem precipitadamente, e agora não tem coragem ne interesse em baixar, por essas atitudes e por outras, e que vai ser prefeito de um só mandato, e volto a falar nãos seja covarde , postando comentários aqui no anonimato, se identifique, vc deve ser mais um de certos companheiros de partido que tiveram sua indicação, para ocupar cargos, e viraram puxa saco, coisa de vadio como vc, que defendem o prefeito atacando companheiros.

  6. Primeiramente não sou simpatizante do Fruet e nem seu eleitor, mas fazendo uma analise na questão do transporte tenho que levar em consideração em que a regiao metropolitana esta interligado a um sistema no seu todo, ou seja, com uma unica tarifa se desloca a varias regioes intermunicipais. Então certamente não existindo esta integração a passagem em Curitiba seria menor e seria unicamente competencia do nosso prefeito sua manutenção. Depois temos o já mencionado ai em outros comentarios os contratos firmados em administração anterior. Quanto as licitações feitas anteriormente para o transporte, certamente foram licitaçoes abertas aos interessados neste segmento e há de se acreditar que aqueles que participaram e não obtiveram exito, certamente foram assistidos por seus jurídicos conhecedores de lei em licitaçoes. E penso eu que dificilmente uma nova empresa poderia vir a ganhar de uma empresa já existente neste segmento devido ela ja possuir toda uma estrutura para este fim. Agora imaginar que o Fruet não faz esta redução por capricho aos empresarios deste setor é no minimo ser leviano.

  7. AQUI EM WENCESLAU BRAZ NÓS TEMOS O TRANSPORTE GRATUITO DESDE O PRIMEIRO MANDATO DO PREFEITO TAIDINHO JÁ SÃO 4 ANOS E 6 MESES E VAI CONTINUAR ATÉ O FIM DO MANDATO
    OK ATÉ +
    FIQUE COM DEUS
    CHAFIK

  8. Fruet, agora que você deve estar mais sozinho, sem o cordão em sua volta, escuta quem votou em você, mesmo que por falta de opção:
    Você conhece a Avenida Candido de Abreu? Conhece o Forum? Você já passou por lá nos últimos meses?
    Você então, deve ter visto o enorme empreendimento imobiliário que está sendo finalizado ali. Viu?
    Você sabe que o metro quadrado daquele empreendimento está sendo vendido por 8 mil reais?
    E você sabe, Fruet, quem é o dono, quem está construindo aquele enorme, gigantesco, faraônico empreendimento? Não sabe?
    Então vou contar a você: é o empresário que domina, através do monopólio, quase todo o transporte coletivo em Curitiba, através de sucessivas e irregulares licitações de concessão pública, aprovadas por prefeitos e vereadores que ele costumeiramente elege, de todos os partidoss, inclusive do PDT e do PT.
    Você acha que quem constrói uma superquadra daquelas, que nenhum outro empresário em Curitiba conseguiu construir e amealhar, precisa de reajuste na tarifa “técnica” que você tanto fala?
    Aliás, você gosta muito de falar em “tarifa técnica”, mas quem você acha que calcula essa tarifa que você chama de “técnica”?
    Você pensa que foi o Gregorio, o “patricinho” que você colocou na URBS, mantendo toda a equipe do Luciano Ducci?
    Não Fruet, o Gregório não manda nada por lá. E quem calcula a tarifa são os “técnicos da URBS” que estão lá há mais de 30 anos, obedecendo fielmente os cálculos que os empresários de ônibus entregam prontos na mão deles, só para assinar e mandar para os prefeitos publicarem…
    Será que só existem aqueles técnicos em Curitiba, no Paraná e no Brasil para calcular planilhas de transporte, Fruet?
    Será que só ali, na URBS, residiria todo o saber, toda a perícia, toda a “técnica”???
    Pára com isso, Fruet.
    Pára de dizer bobagem.
    Você entrou a pouco mais de seis meses, não teria nenhum compromisso em assinar em baixo uma vergonha dessas…
    Quer saber porque a atual planilha é uma vergonha?
    Ora, porque os parâmetros de consumo de combustível, de pneus, de peças, de manutenção são todos forjados, todos fornecidos pelos empresários de ônibus, que usam parâmetros de 30 anos atrás, quando os ônibus eram carroças se comparados a hoje em dia…
    Você não precisa assinar em baixo disso e arcar, pelo resto de sua vida, com a pecha de pau-mandado dos empresários de ônibus.
    Mande fazer uma auditoria séria nessa planilha, contrate por exemplo, a UFPR, que tem um departamento de transportes, um departamento de matemática, e tire essa prova a limpo.
    Além disso, não calcule só a tarifa hoje…isso é até fácil…
    Calcule quanto ela deveria ter valido mas foi inflada, aumentada, nos 50 anos que ficou sendo manipulada pelos empresários de ônibus e pelos mesmos “funcionários da URBS” ( na verdade, prepostos dos empresários de ônibus)…
    Aí, você vai encontrar de onde vem a fortuna, os bilhões em patrimônio que os empresários de ônibus conseguiram acumular não apenas em enormes prédios, casas de luxo, condomínios horizontais, mas em fazendas enormes, usinas elétricas, fábricas, mandatos de vereadores e prefeitos que lhes obedecem como cães de guarda…
    Sé então você poderá dizer se deve manter o aumento que você, afoito, apressado, incomodado já foi lhes dando, já nos primeiros dias de seu mandato que eu, também ajudei a lhe dar.
    E talvez seu procurador jurídico, se realmente for competente e interessado em cumprir sua nobre função, encontrará muitas das várias formas que a Constituição Federal e as leis colocam à disposição dos administradores públicos para reparar, de oficio, erros e inconsistências cometidas pela Administração.
    Dentre elas a devolução voluntária ou compulsória, litigiosa, de dinheiros públicos e da população, arrecadados de forma ilícita.
    Voce fica falando por aí ( e seus puxa sacos também ) que “existe um contrato firmado pelo Beto com os empresários” que deve ser respeitado.
    Mas, contratos podem estar acima da Lei?
    E se o contrato firmado pelo Beto teve sua execução prejudicada por ação dos “técnicos da URBS” que apenas assinaram as planilhas preparadas pelos empresários todos esses anos atrás? Você vai assinar em baixo ? Você vai por sua mão no fogo ( e a nossa junto ) por eles?

    Pare de querer parecer simpático e bonzinho com os empresários de ônibus Fruet. Seu pai não foi.Por isso, perdeu as eleições, mas não foi. Siga o exemplo dele Fruet. Para isso você tem um mandato popular.
    E não para ser “mais cristão do que o Papa”, sem olhar para os pecados que os “sacristãos” à sua volta, cometeram antes do seu mandato.
    Verifique o óbvio Fruet: mande auditar tudo, inclusive os sinais exteriores de riqueza e de aumento de patrimônio dos empresários que você está achando que são coitadinhos e quer que o povão acredite…
    Olhe para o povão e para os empresários Fruet!
    Quem, pelas aparências está ganhando e quem está perdendo?

    • Bem que vc poderia sintetizar esse texto, né? Ninguém lê um comentário desse tamanho. #Ficaadica

      • prezado Esmael

        será que a riqueza e gravidade dos fatos permite uma abordagem sucinta?

      • Eu li o comentario do Ivan e achei muito bom (embora nao sintetizado).

        Sugiro que voce sintetize e poste como um post do blog Esmael, a exemplo de Luis Nassif, que costuma colocar alguns comentarios dos seus leitores…

    • Ivan, eu li todo o seu texto e gostei muito, fiquei sabendo de coisas que não sabia. Parabéns !!!

    • Eu li todo o texto, porque ele é inteligente e reflete a pura realidade sem tirar nem por e recomendo que todos tirem 2 minutos para ler.

      Parabéns Ivan, nada mais do que a pura verdade.

    • Está correto. Fruet tem rabo preso.

  9. Cadê o homem que roncava como leão na CPI do mensalão?

    Rimou ainda!

  10. Será que as empresas de transporte coletivo investiram forte na campanha??? Ô Zé e Ademir, acordem vai!!!

  11. 03 Cidades Tem TARIFA ZERO

    14 de junho de 2013 | 2h 04

    GABRIELA VIEIRA – O Estado de S.Paulo

    A tarifa zero para o transporte coletivo – uma das bandeiras levantadas pelos manifestantes que protestam contra o aumento da passagem em São Paulo – é uma realidade em três cidades do interior do Brasil. Os municípios de Porto Real, no Rio, Ivaiporã, no Paraná, e Agudos, em São Paulo, oferecem a gratuidade do transporte.

    Somadas, as populações das três cidades não ultrapassam 100 mil habitantes, enquanto a capital paulista possui mais de 11,2 milhões de moradores, de acordo com o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da diferença de tamanho, alguns especialistas nas áreas de mobilidade urbana e administração pública acreditam ser possível a aplicação da tarifa zero na capital.

    “A tarifa zero independe do tamanho da cidade. Ela é possível, mas depende do planejamento financeiro de cada município.

    Em uma cidade do tamanho de São Paulo, o planejamento técnico precisa ser muito maior, além de envolver também os governos estadual e federal”, explica Lúcio Gregori, que foi secretário de Transportes durante a gestão de Luiza Erundina (PT), em 1990. Ele foi responsável pelo projeto da tarifa zero para a cidade, que acabou não sendo votado pela Câmara Municipal na época.
    Pelo mundo. Gregori afirma que a gratuidade do transporte coletivo já é uma realidade – e bem-sucedida – em cidades de médio porte em outros países. “Nos Estados Unidos, há 32 cidades com média de 400 mil a 500 mil habitantes que adotam a tarifa zero.”

    Especialistas em mobilidade urbana e administração pública da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) destacam a experiência em diversas cidades de médio porte da Europa, entre elas a capital da Estônia, Talinn.

    Sidney, na Austrália, também oferece linhas de ônibus gratuitas. No Brasil, a cidade de Paulínia, que fica a 118 km de São Paulo e tem mais de 82 mil habitantes, teve tarifa zero até 1990.

    Prós e contras. Quem defende a ideia argumenta que o transporte coletivo gratuito traz ganhos econômicos para a cidade. “Em primeiro lugar, todas as atividades econômicas só são viáveis a partir do momento em que a população consegue acessar seu local de trabalho”, diz Gregori.

    Já o professor Diogenes Costa, especialista em mobilidade urbana da Unicamp, acredita que o tamanho continental do Brasil e a complexidade das vias urbanas impedem a aplicação da tarifa zero em cidades maiores.

    A má qualidade do transporte público já oferecido somada a um aumento significativo da demanda que a ausência de cobrança geraria provocam questionamentos sobre a viabilidade.

  12. Concordo com que disse o Orlandi e em sua homenagem mando essa música: Matador de passarinho! http://www.youtube.com/watch?v=EVkW4_BvKMs

  13. Só resta uma opção para tamanho descaso do Fruet: recebeu $$$ das empresas de ônibus na campanha está amarradinho, amarradinho!!! Abre a planilha FRUET! Seja correto, aja a favor do cidadão que colocou você aí. Você nos representa, é a nossa vontade que deve ser atendida.

  14. Os tubos dos pontos de ônibus não sofrem nenhum tipo de vandalismo, os motorista e cobradores nunca pedem aumento, Curitiba não tem idosos que não pagam as passagens, a população da região metropolitana não paga o mesmo valor de Curitiba e não usa os terminais, os ônibus são respeitados não existe pichação, o preço do diesel esta a anos congelado e mais alguns itens que agora me fogem da memória. Como está tudo uma maravilha pode-se baixar ainda mais o preço da passagem.

    • Quando a Guarda Municipal começar desempenhar o papel dela, o vandalismo acaba, vem para manifestação ADEMIR defender o absurdo do Prefeito.

      • No paraíso da impunidade, do réu primário( matou a primeira vez ), no coitadinho do menor que vai fazer 18 anos daqui a três dias e não pode ser preso mesmo tendo assassinado, assaltado, estuprado, ateado fogo nas pessoas, no país onde a imprensa escrita e falada defende vagabundo e critica a policia como se robô fossem, num sistema que permite concessões de até 30 anos quando deveria ser no máximo 4 anos, toda essa energia deveria ser direcionada para assuntos relevantes que são as pragas que consomem o país. Quando o motivo for merecedor terá a minha participação em passeatas e protestos, não faço parte e nem sou massa de manobra.

      • Maurício, quantos guardas municipais seriam necessários para conter os seus atos de vandalismo? Pense. Se você é um cidadão consciente de seus deveres e direitos, você está incluso no grupo dos vândalos? Acredito que não. Então questiono se o papel da guarda é o de “educar” o vândalo??? Foco na discussão, por favor. Se deseja mudanças, meu caro, comece por você mesmo. Não entre no grupo dos que esperam dos outros (até do governo!) a solução dos problemas. Não justifique dizendo que paga impostos e tudo mais. Tá na hora de se perceber o real poder que possuímos: somos donos do nosso destino e reféns de suas consequências.

  15. Existe um contrato com a URBS, firmado no gov. do Beto, está em auditoria, com ajuda do Ministério Público, mas, não se quebra um contrato assim. O Troço é muito mais complexo, Fruet é responsável, o movimento é sério e o resto é politicagem.

    • Que auditoria, que nada….é a desculpa padrão para tudo. Uma análise de uma planilha desta é rápida. O que há é enrolação.

      • Rápida sim, tarifa técnica é 2,99, com subsídios e isenções 2,85, mais que isso tira da saúde ou educação. Ou 2,75 e põe no c. das pessoas que depende da Rede Integrada na região metropolitana.

    • Só em Curitiba que fazem contrato complexo e sério, ou séria Maracutaias a palavra certa, Sâo Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, e outras grandes cidades Brasileiras baixaram a tarifa, sera que os contratos deles eram de brincadeirinha??? a mesma coisa acontece com o pedágio, por isso que eu digo nós temos os piores políticos do Brasil, Os Paranaenses, e em especial os Curitibanos são governados por um Grupo de empresários.

  16. Urubus de plantão, sempre querendo tirar vantagens políticas de situações que merecem reflexão. O prefeito está empenhado em fazer uma administração a favor do povo, esbarra em contratos de gestões anteriores que tornam difíceis e demoradas as revisões, depende da justiça que anda a passo de tartaruga.

    • se os contratos foram assinados há menos de 5 anos, podem ser anulados e se realizar outra licitação em que os vencedores indenizariam, se necessário, os que se mantiveram na operação há tantos anos. resta saber: o Prefeito está disposto a fazer isso?

    • Não depende integralmente da justiça. Existem inúmeros mecanismos para revisão de contratos e até a ruptura dos mesmos. O que há é falta de ação do FRUET, que como todos os outros, só dá discurso. Para começar a demonstrar a boa vontade que você diz existir, deveria abrir as planilhas de custo da tarifa. Não abre porque sabe que daí sim o bicho vai pegar. É igual ao Ducci, ao Requião, ao Beto..é mais do mesmo!

  17. O Fruet é contra o Metrô, os donos de ônibus nem querem ouvir falar em Metrô, o povão tá falando pra baixar a tarifa, o Fruet diz que não baixa as tarifas, os donos de ônibus não querem baixar as tarifas “¦ muita coincidência “¦ sei não essa coincidência! Será a fome com a vontade de comer?! Será que o home tá comprometido com os home?!

  18. como o fruet é teimoso e protecionista das empresas de ônibus e do acionistas da urbs .# baixa fruet
    # cpi na urbs

    • Se o objetivo é defender a caixa preta, justamente ao contrário do que fez, com muita coragem e firmeza o saudoso Maurício, não seria o caso de já renunciar?

  19. ai FRUET,

    não vai ser a solução, mas, comece a vender os espaços publicitários nos ônibus para grandes grupos, não será o suficiente para diminuir a passagem, porem vai ajudar muito na receita final.

    tem que parar com esta forma de utilizar estes espaços somente para campanha publicitarias institucionais.

    pense nisso!!!

    • Isto ajudaria, sem dúvida. Agora, quanto ganham os empresários das empresas de ônibus? Quanto custa o transporte de cada passageiro? Onde estão os dados Sr. FRUET? Desça do palanque e comece a agir.