Paranaenses organizam marcha pela CPI do Pedágio, a mãe de todas as CPIs

Diversas entidades e partidos políticos planejam um marcha, em agosto, para pressionar a instalação da CPI do Pedágio na Assembleia; a mãe de todas as CPIs tem o apoio da poderosa Fiep, que também defende a instalação do "Pedagiômetro" nas praças de arrecadação; Luersen e Cheida travam novo embate, que poderá desengavetar a investigação, isto é, se houver pressão popular.
Diversas entidades e partidos políticos planejam um marcha, em agosto, para pressionar a instalação da CPI do Pedágio na Assembleia; a mãe de todas as CPIs tem o apoio da poderosa Fiep, que também defende a instalação do “Pedagiômetro” nas praças de arrecadação; Luersen e Cheida travam novo embate, que poderá desengavetar a investigação, isto é, se houver pressão popular.
à‰ cada vez mais insustentável a proteção, pelos deputados estaduais, de um dos negócios mais obscuros da história recente do Paraná: a concessão das rodovias que cortam o estado para a exploração do pedágio. Até agora, parodiando o texto bíblico, está sendo mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que a Assembleia Legislativa permitir a abertura de uma CPI para investigar preços da tarifa, obras não realizadas, enfim, se os contratos estão sendo cumpridos pelas empresas concessionadas.

Ontem à  tarde, na Assembleia, antevendo que receberá apoio das ruas em breve, o deputado estadual Nelson Luersen (PDT) subiu à  tribuna para questionar a retirada da assinatura do deputado licenciado Luiz Eduardo Cheida (PMDB), atual secretário de Estado do Meio Ambiente, que possibilitou o arquivamento da comissão de investigação.

O pedetista acredita que houve uma ilegalidade na dupla função do colega peemedebista, pois, argumentou, “se o deputado não tinha cadeira, não tinha como retirar. A resposta da mesa tem que ser por escrito, daí vamos avaliar as próximas medidas”, disse Luersen, adiantando que formulará uma questão de ordem à  mesa executiva da Casa.

Vinte e quatro deputados apoiaram a abertura da investigação em outubro de 2012, mas sete desistiram na semana passada. Para prosperar uma CPI na Assembleia são necessárias 18 assinaturas. Se a de Cheida for mantida, como quer Luersen, a CPI do Pedágio finalmente poderá ser instalada.

Desta vez, o deputado Nelson Luersen não está falando sozinho. A poderosa Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) anunciou, recentemente, que apoiará com força máxima! a abertura de uma CPI do Pedágio porque os preços cobrados no estado são escorchantes! e diminui a competitividade dos produtos nativos.

Além do apoio institucional da Fiep, o blog teve informação de que várias entidades do mundo produtivo, partidos políticos, sindicatos, entidades estudantis, igrejas, dentre outras organizações, se movimentam para realizar na segunda quinzena de agosto !“ o mês do cachorro louco !“ uma megamarcha em Curitiba. Esses manifestantes, embalados pela onda de protestos no país, só virão à  capital paranaense para exigir uma coisa dos deputados estudais: CPI do Pedágio já, a mãe de todas as CPIs!.

Economia

Semana passada, em Londrina, ao ser cobrado, o governador Beto Richa (PSDB) disse que não vê necessidade em investigar o pedágio no Paraná. A declaração do tucano trouxe à  tona, novamente, a desconfiança de que as pedagiadoras estariam operando nos poderes públicos como se fossem agências mafiosas! com bancada própria na Assembleia Legislativa do Paraná.

Deixe um comentário