No Paraná, manifestantes nem aí com Dilma ou PEC 37

Manifestantes paranaenses, a exemplo do país, saíram à s ruas com bandeiras locais; protestos passaram longe de Dilma ou contra a PEC 37, como queria a Globo.

Manifestantes paranaenses, a exemplo do país, saíram à s ruas com bandeiras locais; protestos passaram longe de Dilma ou contra a PEC 37, como queria a Globo.

Aos poucos, chegam a este blog relatos sobre as manifestações ocorridas em todas as regiões do Paraná. As reivindicações são bastante difusas. As bandeiras em cada município, a meu ver, foram justas, pertinentes e são factíveis.

Começo um giro pelo Norte Pioneiro, região de Cornélio Procópio, a 398 km de Curitiba. Segundo Odair Matias, em seu blog, os procopenses foram à s ruas contra a compra de nova sede para a Câmara Municipal de Vereadores por R$ 1,7 milhão.

Ainda de acordo com o blogueiro Odair Matias, em Santa Mariana, a 12 km de Cornélio Procópio, também houve protesto. A reivindicação dos jovens, junto com professores e funcionários públicos, era em relação à  prefeitura do município. A mesma coisa ocorreu em São Sebastião da Amoreira, a 41 km de Cornélio, e em Santo Antônio da Platina, onde cerca de duas mil pessoas se reuniram em frente à  Igreja Matriz e seguiram em passeata até a prefeitura.

Em Ponta Grossa, região dos Campos Gerais, a 110 km de Curitiba, o alvo dos manifestantes foi o prefeito Marcelo Rangel (MD). Segundo o Blog do Johnny, cortejo, caixões e música fúnebre fizeram parte de um enterro simbólico do prefeito na tarde de domingo (24)!. A bronca dos pontagrossenses tem a ver com promessas de campanha não cumpridas nas áreas da saúde, transporte e transparência.

Em Matinhos, Litoral paranaense, na semana passada, os moradores foram à s ruas para reivindicar por causas locais, como saúde, educação, segurança pública, além de outras pautas como: maior agilidade na execução das obras de responsabilidade da prefeitura da cidade. As informações são de Jonatan Trintin.

No sábado 22, em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, também houve protesto. Cerca de 2 mil pessoas se concentraram na Praça Getúlio Vargas, informa a Folha de Campo Largo. Os motivos que levaram os campo-larguenses à s ruas foram como no resto do país: difusos, várias reivindicações, nenhuma pauta ou alvo específico.

Em Pinhais, também na região metropolitana de Curitiba, este blog mostrou ontem que fracassou o movimento da Globo contra a PEC 37.

Como o leitor pode perceber, diferente como a velha mídia quis fazer crer, os manifestantes ficaram nem aí com Dilma ou com a PEC 37 !“ bandeira dos barões da imprensa nacional.

20 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. acertando o comentario : eu digo o transporte de cargas. nada de transporte coletivo urbano. que não tá no meu comentario.das do dia 26,06 2013 as 09 e 35 horas.

  2. Uma coisa que está ,segundo a minha opinião. O direito das pessoas de ir e vir está sedo quebrado uma clausula lei.porque quando houve greve de motoristas ,muitas vezes o ministerio publico paranaense comentou: que o direito de ir e vir não podia ser violado,poque agora pode prender motorista de caminhão nas estradas e tá tudo bem?será que a balança da justiça brasileira não obedece as normas do inmetro? sentido figurado. Mas os motoristas não teem culpas para serem seqüestrados nas estradas ,embora um seqüestro brando.E a lei anti seqüestro porque não funciona? eu acho que as autorridades são convivente com isso,não posso incluir a policia nese comentario, porque a policia faz o trabalho que de cuidar e mantr a ordem.a policia aparece nesses confritos cmo uma atuação certa na hora certa. vamos ver quando isso acabar ,na hora de lamber as feridas ,pode sair alguma coisa bôa! O transporte brasileiro não faz parte de jogatina da politica ,e nem politicagem da procuradoria do ministerio publico federal.

  3. Mais a imprensa da capital tratou de fazer o seu papel e mirar os protestos como se fosse somente culpa da Dilmula ou da Copa.

  4. Companheiros, aqui nesse blog dia 25/06/2013, vou reforçar minha opinião visionária..rsrsrs. “Daqui pra frente tudo vai ser diferente, você vai ter que aprender a trabalhar”….. mas voltando ao foco. Cada vez mais a sociedade vai estar cobrando nos municípios paranaense, das autoridades, a aplicação dos recursos, conforme sua necessidade e especificidade. Prefeitos e vereadores vão ter que acompanhar essa mudança. Eu diria que sem querer, vamos ter que partir para a municipalização. Terão que brigar pelas reformas, fiscal, tributária além de outras. É no município que as coisas acontecem, é lá que o bicho pega. Viver de emendas parlamentares, é o mesmo que viver de migalhas de pão. Daqui a três, quatro anos voltamos a conversar. Adeus sistema Imperial.

  5. Esmael, aqui em Cambé, vizinha de Londrina, que tem a maior prefeitura do estado administrada pelo PSDB, o prefeito João Pavinato (PSDB) fechou literalmente as portas da prefeitura e de varias secretarias que ficam próximas ao local da manifestação que coincide serem próximos ao terminal de onibus (improvisado) na segunda feira (24/06) por causa dos protestos de manifestantes contra a tarifa e a falta de um terminal de onibus urbano que foi prometido e até agora não cumprido pelo prefeito e também pela não realização da licitação do transporte coletivo, sendo que a empresa TIL de transportes vem atuando sem autorização de concessão ha muitos anos (5 dos quais nas gestões de Pavinato). O prefeito, alegou receio de danos ao patrimonio e com antecedencia anunciou o fechamento da prefeitura, o que causou ainda mais indignação aos manifestantes, que se sentiram xingados de vandalos, demonstrando total impossibilidade de dialogo da parte do prefeito. Agora os manifestantes querem saber se o prejuizo com o “feriado” promulgado pelo prefeito vai ser ou não devolvido aos cofres publicos.

  6. Aqui em Guarapuava tinha sim cartazes repudiando a PEC 37, tudo bem que falem mal da presidanta, mas falar mal do nosso Prefeito que esta fazendo das tripas e corações para concertas as cacas de oito anos é demais.

    • O coitado do pia de merda!! O ex prefeiro de guarapuava, é o pai do assassino no transito CARLI FILHO?? Se for, é aliado do BETO RIXA Q É parceiro do pia de merda, tudo farinha do mesmo saco!

  7. Esmael, o Paraná não, apenas 4 fotos tiradas com o intuito de desqualificar o protesto. Falta as fotos dos demais 395 municipios, aí sim você pode falar em PARANÁ. Mais um iludido com a Dilma e o PT.

  8. Em Prudentópolis as manifestação de domingo começou na praça principal, seguiu para a prefeitura e acabou em frente a casa do prefeito, revindicando promessas feitas na campanha,o mesmo teve que chamar a policia com medo dos manifestantes.
    http://intervalodanoticias.blogspot.com.br/2013/06/manifestacao-em-prudentopolis-foi.html

  9. Ao menos são reivindicações concretas, possíveis e dirigidas aos que devem resolvê-las.

    • Reivindicar generalidades do tipo mais verbas para educação, por exemplo, É O MESMO QUE NADA! Nenhum destes aborrescentes tem a menor ideia, por exemplo, que foi o partido da psdb-anticorrupção que barrou a proposta do PT de 100% dos royalties do petróleo para a educação. São uns desinformados e manipulados. Você acha que algum deles sabe disto? Claro que não, ISTO NÃO PASSA NA GLOBO NEM NA VEJA!!!!!
      São a favor disto e a favor daquilo, contra isto e e aquilo. Meu amigo, ISTO NÃO TEM NADA DE CONCRETO. É um discurso vazio de uma juventude totalmente alienada, que de repente resolve protestar. Com a cabeça cheia de propaganda da Veja e Globo estão contra os políticos e a favor de Salvadores das Pátria no estilo Collor.

      • Sim isso é evidente. Foi o que quiz dizer. Ao menos nestas manifestações estão pedindo coisas mais diretas, e para quem pode fazer alguma coisa. Não estão saindo às ruas bradando melhor saúde, melhor educação como qualquer político chinfrim às vésperas de eleição. Sei muito bem que esta faixa etária não é nada crítica, estão somente indo na onda, sou professor e sei bem o nível de preocupação e interesse da molecada.

  10. Acho que a mídia paranaense incluindo esse blog, ainda não perceberam a velocidade das informações e do “Movimento” . PEC, Corrupção, Impostos, saúde, educação, já mostramos a insatisfação. Agora nos municípios , principalmente os menores, vai haver continuidade das cobranças, de forma mobilizada, das especificidades e dos problemas cotidianos. É o preço da politização de um povo através da democratização das informações.

    • Democratização da informação? Onde? É exatamente pelo monopólio das informações que estes alienados baderneiros ficam exigindo coisas absurdas. São uns totais desinformados. Meu deus do céu, cada comentário absurdo aqui. Estas manifestações traduzem bem o nível intelectual da classe média brasileira e dos jovens em geral. Dá pena.! Problemas estruturais, com profundas causas históricas, originados de 500 de ditaduras das oligarquias são resumidos a chavões da velha UDN ou aos temas postos nas fotos acima.
      Pensam através do senso comum. Você sabe o que é senso comum? Já leu Gramsci? Já leu algum livro na vida? Então, vá se informar, leia Celso Furtado, Raymundo Faoro, Sérgio Buarque de Holanda e abra os olhos, ainda há tempo.

      • Roberto, Não adianta guardar os livros na biblioteca depois de lidos como se fossem troféus, e achar que o mundo não precisa do seu conhecimento. Já ouviu falar em “TRANSDICIPLINARIDADE”. Paradigmas causam medo, as vezes nem nos afetam tanto, depois de transpostos.

      • Ah! Algumas sugestões tua já efetuei a leitura. Recomendo para a sua biblioteca: Ponto de Mutação, Fritjof Capra – Casa Grande Senzala , Gilberto Freire – Machado de Assis – Várias obras, recomendo todas. Se precisar mais dicas, posso recomendar em várias áreas: Física quântica, química, biologia, sociologia, psicologia, política, história, é só me pedir.

    • Movimento mula sem cabeça, é como disse i Silvio santos,” é protesto pra tudo é. Entao é protesto pra nada!

  11. No Paraná uma das maiores broncas do povo é com o pedágio dos tucanos, isso sim é uma verdadeira palhaçada com o povo paranaense, uma assembleia legislativa totalmente complacente com as pedagieras, fazem de tudo pra não instalar CPI do pedágio. Tucanalhas ainda tem a maior cara de pau de dizer que são contra a CPI porque “atrapalham as negociações”, humm, que negociações será que são essas?? Aí tem minha gente…

    • Vai vendo o tamanho da manipulação e quem esta na cabeça dela agora, não são aqueles jovens idealista das primeiras passeatas, que tinha um objetivo concreto, tanto é verdade que já tiveram respostas dos governos, as lideranças de hoje não tem nome e usa mascara, as lideranças de hoje são aquelas que nas primeiras manifestações veio nas redes sociais e blogs como esse fazer chacota e ridicularizar os manifestantes chamando eles de Pé de chinelo e favelado, mais ao enxergar a oportunidade de dar o GOLPE tomaram de assalto o comando dos movimentos, filho de políticos e playboyzinhos da sociedade, tanto é verdade que temas como o pedágios e as tarifas do Detran não interessa para eles.