No final das contas, protestos mais aliviaram do que prejudicaram Dilma

Nenhuma força ou político emergiu do asfalto, durante as manifestações, que poderiam colocar em risco o mandato da presidenta Dilma; pelo contrário, sobrou sabugada! para todos os políticos, imprensa, etc.; apresentador Silvio Santos acredita que protesto sobre é sobre nada!; Richa e Requião também cravam sua impressão; o primeiro diz que a presidenta quer dividir o ônus da crise com os governadores e o segundo afirma que as vaias recebidas pela petista, em um estádio, também é para todos os políticos; todos eles têm razão.

Nenhuma força ou político emergiu do asfalto, durante as manifestações, que poderiam colocar em risco o mandato da presidenta Dilma; pelo contrário, sobrou sabugada! para todos os políticos, imprensa, etc.; apresentador Silvio Santos acredita que protesto sobre é sobre nada!; Richa e Requião também cravam sua impressão; o primeiro diz que a presidenta quer dividir o ônus da crise com os governadores e o segundo afirma que as vaias recebidas pela petista, em um estádio, também é para todos os políticos; todos eles têm razão.

A “blitzkrieg” da velha mídia em cima da economia pode ter surtido mais efeitos concretos — e danosos – à  imagem da presidenta Dilma Rousseff que os violentes protestos de rua. Dois institutos de pesquisa — Datafolha e CNT — identificaram queda de 8% na popularidade da petista diante das “incertezas” vendidas pelos veículos de comunicação, nas quais não entrarei no mérito agora.

Se o leitor perceber, o pau que bateu em Chico também bateu em Francisco. Ou seja, Dilma levou algumas caneladas, mas governadores, prefeitos, enfim, os políticos, os partidos de todos os matizes ideológicos, também apanharam em público durante as passeatas iniciadas por causa do aumento no preço das passagens de ônibus e da repressão policial em São Paulo.

Mesmo com a campanha da mídia para atingir a imagem da presidenta — sim, os barões da mídia querem eleger o senador tucano Aécio Neves (MG) presidente da República em 2014 — não houve força política no asfalto apto a catalisar todo esse “descontentamento”.

Dois políticos paranaenses, diametralmente opostos, e a seu modo, sintetizaram o momento político. Primeiro o senador Roberto Requião (PMDB), ao comentar as vaias recebidas por Dilma na abertura da Copa das Confederações: Aos políticos que se encantaram com as vaias de Dilma eu digo: esta vaia foi para nós, todos nós. Considerem-se vaiados!. Depois da tempestade, foi a vez do governador Beto Richa (PSDB) falar sobre: “Estou vendo que a presidente só está querendo dividir o ônus da crise com os governadores”. Os dois têm razão, eu diria.

Recordo observação do apresentador Silvio Santos, dono do SBT, na coluna da jornalista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo, sobre as manifestações que sacudiram o país nos últimos dias: “Ah, mas o protesto é sobre tudo. Então não é sobre nada!.

Tem razão o homem do Baú da Felicidade e da Porta da Esperança. Até a Globo introjetou suas bandeiras, como as contra a aprovação da PEC 37 e as obras da Copa do Mundo. Regionalmente, então, outras reivindicações foram inseridas nos protestos. No Paraná, por exemplo, teve pedido de CPI dos Pedágios; ponte Matinhos-Guaratuba; supersalário do prefeito em Guarapuava, etc.

Nenhum partido ou presidenciável capitalizou a energia das ruas; nenhum líder de massas — seja sindical ou de ONG — conseguiu projetar-se como comandante supremo das ruas; essa energia toda foi dissipada, ninguém conseguiu mover o moinho da mudança.

O movimento que saiu à s ruas não era revolucionário no sentido sociológico, pois para almejar o poder precisa-se dos partidos; também não se almejava destituir a presidenta porque, como ensina Silvio, “protesto sobre tudo é sobre nada”.

Se as manifestações não eram políticas e não tinham o objetivo de lutar pelo poder, dentro da institucionalidade, então elas terminarão como começaram. Nada de consequência, além de alguns avanços pontuais aqui e ali — o que deve ser muito comemorado.

Agora o que me chama a atenção é que os violentos protestos tiraram a tensão de cima da economia, onde machucava bastante Dilma, e veio para o campo obscuridade; creio que houve um perde-perde no meio político, digo, dentro da institucionalidade.

Se não tinha partido, não tinha sindicato, não tinha liderança, a quem interessava toda essa confusão? Preparava-se um golpe de Estado? Não duvido de nada.

35 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Manifesto Geral das Insatisfações

    Aos 21 dias do mês de junho do ano de 2013, a população brasileira, em exercício das liberdades constitucionais;
    considerando que o poder emana do povo;
    considerando que a República Federativa do Brasil é um Estado Democrático de Direito e objetiva a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, a erradicação da pobreza e da marginalização;
    considerando a pujança da economia brasileira e os incontáveis predicativos do território nacional;
    considerando a precária situação do sistema público de saúde que, por diversas vezes, constitui realidade atentatória à dignidade da pessoa humana;
    considerando a extensa e pesada carga tributária em vigor, reconhecidamente alta quando comparada com a de outros Estados Nacionais;
    considerando a realidade da máquina pública em todas as esferas do governo, as condições de prestação dos serviços públicos, bem como o histórico de corrupção que assola o país;
    considerando a repressão indiscriminada praticada pela polícia e a inércia das autoridades para impedir o avanço dos abusos;
    considerando o oportunismo da minoria que usa o movimento para cometer atos ilegais e tem desviado o foco das atenções;
    faz público este documento escrito para expor a legítima vontade do povo, em termos gerais, sem prejuízo de outros manifestos futuros, mais específicos e regionalizados. Eis o que se quer:
     A livre manifestação do pensamento, em atos pacíficos e apartidários, sem opressão policial. A segurança deve ser prioridade, no entanto, em nenhuma hipótese será admitida a tentativa de silenciar o povo pelo uso da força. Não é aceita a violência, tanto a perpetrada pela população quanto a pela polícia. A postura deve ser de abertura de um canal de diálogo.
     A reestruturação do ensino, mediante investimento maciço no nível fundamental e progressivo nos níveis médio e superior. O número de vagas deve ser ampliado até atender as necessidades imediatas da população. A educação básica, composta pelos níveis fundamental e médio, deve resgatar as pessoas que não tiveram adequado aprendizado e, para isso, será ofertada com qualidade e em turnos que permitam o acesso a todos. A longo prazo, importa robustecer os cursos técnicos e fomentar a pesquisa nos diversos níveis.
     A devida atenção à saúde, com a melhoria do sistema público e a intensificação de políticas públicas no setor. A preferência ao planejamento preventivo, sem prescindir a oferta regular de tratamento curativo aos enfermos. Os leitos hospitalares, instalados em locais próprios, devem ser em número suficiente.
     A disponibilização de transporte público satisfatório e a baixo custo. A maior parcela da população brasileira usa diariamente o referido serviço, seja para as atividades regulares de trabalho e educação, seja para participação em atividades culturais, esportivas e sociais. A redução do preço da passagem é o primeiro passo para o alcance de outros tantos direitos sociais.
     A redução gradual dos impostos. O excesso tributário sem o efetivo retorno através de políticas públicas e serviços públicos adequados é insustentável. O preço dos bens de consumo e a concretização de direitos patrimoniais são extremamente onerados pela incidência de impostos.
     A desburocratização da prática administrativa, com sistemas facilitados nos serviços e maior celeridade na prestação. Garantia de transparência nos atos dos três poderes. Divulgação, incentivo e abertura de programas ou métodos de participação popular nos destinos do país, mediante o exercício da cidadania.
     O combate ostensivo à corrupção. A preservação dos poderes institucionais do Ministério Público. A prioridade na tramitação dos processos que tenham por objeto casos de corrupção e, quando houver condenação, a realização de medidas que garantam o fiel cumprimento da decisão em tempo hábil.
     A aplicação correta das verbas públicas, sem desvios ou superfaturamento, e a redução das verbas destinadas ao custeio dos agentes políticos. A moralidade na gestão pública é primordial para a consecução dos objetivos nacionais, para a evolução econômica e social e para a consolidação das diretrizes acima apontadas.

  2. Taa chegando a horaaaaaa (8)

    hasta la vista dilma

  3. Não quer admitir que o povo esta acordando para o descaso desse Governo CorruPTo e imoral.

    • Se alguem de Guarapuava (terra de lobos e de gatos) tem moral para falar de corrupção.
      Vou enumerar: De Carli, Silvestre, Burko, Leão, e muitos outros mais que passaram pela vossa e querida terrinha e tiraram até o sangue dos pobres guarapuavanos. Acho que vc. é o guri deles

  4. Desculpa Esmael… sei que imparcialidade nao é o forte no seu blog, mas essa ai vc se superou… será que vai ter uma gratificação do gov federal pra vc?

  5. Esmael.

    A reunião promovida ontem pelas suas “chefes” foi uma das maiores “cagadas” (desculpe meus alunos) e mostra a falta administrativa e conhecimento do país!

    Descolar mais de 50 pessoas entre governadores e prefeitos para propor aquilo é muita sacanagem mesmo!

    As suas chefes nem aguentaram o rojão dos juristas do país a noite! rsrsrsrs

    Te aconselho Esmael: Desative seu blog. A coisa tá ficando muito feia para a PTzada e vc não terá mais como defender!

    As contas da PTzada com a população só cresce!

    Acorda!

    • Professor estamos falando acredito que de igual para igual, se voce tem Doutorado é claro. quais juristas voce esta falando, dos do psdb ou aqueles baba ovo do dem. porque claro que a dívida interna está grande , porque transferimos bom pouco da divida externa pela interna, assim não ficamos refém do FMI como eram antigamemnte a tropa de elite que voce representa.

    • Estes governantes tem mesmo que ir ao chamado da Chefe, principalmente o Betinho, pois se não fosse o esforço do governo federal o que o Betinho iria inaugurar no Paraná???????????????

      • Caro Carrasco não vamos perder o nosso tempo falando deste tal professor.
        Tenho a certeza de que ele não é professor de p* nenhuma.
        Se tivesse o mínimo de conhecimento de economia eu até poderia ler os seus comentários, mas o vivente não sabe nem pra que lado sopra o vento

  6. A INDICAÇÃO DO FELIZARDO PARA APROVAR AS CONTAS DOS POLITICOS, nesse momento , vai ser um verdadeiro R O S C O N E, com TV SINAL JOGANDO A IMAGEM PARA TODO O ESTADO, E A GAZETA DO POVO , abordando e sendo uma
    pedra no sapato dos TTROIAnos, E A FALA DO TRAIANO ONTEM SOBRE AS MANIFESTAÇÕES, uma perola de fala para o pessoal do sudoeste, que nunca foram a escola, ou é desiformado.

  7. Bem vindo bando de recruta, vem nos ensinar politica aqui seus bosta, aonde vocês estavam á quinze dias atrás, vão se foder seus merda.

  8. Presidenta joga toda sua incompetência Governamental no colo dos Governos Estaduais e dos Prefeitos do Brasil.
    O povo deve voltar às ruas e pedir mais seriedade por parte da presidenta?
    Na minha humilde opinião (SIM).
    Que desta vez o povo exija da presidenta o que ela deve fazer para melhorar a qualidade nos serviços públicos em todo o Brasil.
    Sem vandalismo e com objetivo claro por toda população Brasileira.

    • Então o Beto Richa é competente o distinto!!!!!!!!
      Ou é competente para se manter ilezo com tantas maracutaias.

  9. Gostei da análise, porém acho que erra ao afirmar que a Globo é contra as obras nos estádios. A rede é uma das maiores entusiastas da Copa, e se você acompanhar o seu site de esportes, como o Globoesporte.com, e seus programas esportivos tanto na TV aberta, quanto na fechada (através do Sportv), terá uma percepção nítida disso. Desafio você a encontrar qualquer crítica, ou denuncia a Copa nesses meios que falei.
    Porém acredito sim que no intuito de desestabilizar a Dilma a globo tenha sim incentivado os protestos anti-copa, apeasar de ser uma das maiores interessadas na Copa.
    Já na ESPN chovem todos os dias programas com denuncias, e criticas à copa. E no inicio dos protestos tiveram programas quase inteiramente dedicados a eles, mostrando a violência da polícia, incentivando o povo ir a rua.

    Apesar de tudo acho que a copa é um tema que merece protestos, principalmente devido Às remoções forçadas e desumanas, em nome da especulação imobiliária. Deixo um link com um artigo interessante sobre o fato. http://outraspalavras.net/outrasmidias/?p=12702

  10. tem razao……….. deve ter aliviado sim …. O INTESTINO DELA deve ter ficado bemmmmmmm ALIVIADO

  11. A PEC 37 introduz um parágrafo ao artigo 144 da CF deixando expresso que a investigação em delito penal é exclusiva da polícia judiciária (civil e federal).

    Os procuradores não podem investigar delito penal. Eventualmente poderão investigar delito administrativo (sindicância, etc) interno da procuradoria.

    A rede Globo, o PIG e o PSDB vem fazendo a cabeça de quem nada sabe sobre o assunto para arquivar a PEC 37.

    Arquivar a PEC 37 é bom para a rede Globo, o PIG e o PSDB que não têm controle sobre as polícias civil e federal.

    Mas a rede Globo, o PIG e o PSDB tem controle sobre os procuradores.

    Então este engavetam crimes de interesse da rede Globo, PIG e PSDB que fica à espera da prescrição (Ex. o engavetador geral da república à época de FHC).

    Esta é a razão da rede Globo, o PIG e o PSDB terem interesse em arquivar a PEC 37.

    Sem a PEC 37 os procuradores estão livres para continuar investigando delito penal e proteger a rede Globo, o PIG e o PSDB engavetando tudo que for contra eles.

    Exemplo: vejam os casos Daniel Dantas, do Mensalão do PSDB, privataria tucana: a polícia investigou e enquadrou os bandidos, os procuradores engavetaram tudo e seu crimes estão à espera da prescrição.

    Pior ainda, indicado pela rede Globo, PIG e PSDB os procuradores investigam para ferrar esses quem eles querem (ex: Erenice Guerra acusada pela Veja, investigada pela procuradoria e absolvida anos depois pelo STF.)

    Por essa e por outras que os constituintes de 1988 não permitiram que os procuradores investigassem delito penal. Já sabiam dessa treta dos bacanas!

    Falar que a Receita Federal não pode mais investigar, etc, é balela. Delito administrativo todos os órgãos podem investigar em suas repartições. Se resultar em delito penal passa-se o caso para a Policia.

    Lutar para arquivar a PEC 37 é lutar pela impunidade que interessa à rede Globo, o PIG e o PSDB.

  12. Continue se danando…

  13. Então,nós temos tantos assuntos para protestar,aqui na nossa roubada terrinha o PARANÃ.
    Olider do governo na assembleia o indefecado Traiano,se entregou com todas as letras que tinha um filho recem desmamado ganhando 25 mil por mes,e mais seis parentes com esse nome até bucólico,TRAI ANO,TAMBEM LEVANDO AI ENTRE DEZ PAUS OU MAIS CADA UM.
    O nosso presidente da assembléias o defecavel Rossone,tambem tinha piloto,motorista e sabe Deus o que mais,tudo na conta do erário.
    Ai vem mais uns 38 para interar os quarenta,e se juntar ao ali baba,(nome arabe né)para continuar saqueando.
    E dai,cade os promotores,cade a cadeia para os delituosos,estão ai exercendo seu mandato,ricos,uns sem ter uma granja ou um salão de manicure,morando em mansões de condominios fechados,com o misero salario da assembleia.
    Mas são probos,retiraram as assinatiras da CPI,porque os pedagios longe de qualquer suspeita são baratos,e o povo está contente com as rodovias que mais parecem carreadores.
    Os milhares de mortos nestes 14 anos de pedagio,muitos que passaram pelas cancelas lá no alem agradecem aos deputados.
    Cambada de f d pta,ai que deveriam ir os manifestantes e quebrar u c destes malacos.
    Mas nós que não queremos a PEC 37 vamos investigarrrr,vamos morrerrrr de velhos investigando,vão né.

  14. Quem saiu nas ruas foi a o pessoal do PSDB, só de lamentar as quebradeiras e badernas que fizeram no país, querem um conselho tucanada doente? Desse jeito vocês jamais vão ganhar uma eleição de novo pra presidente, melhor vocês irem pensando em propostas, como é sabido que pra isso a mente de vocês não funciona, então só resta vocês esperarem pela 4ª derrota seguida em 2014, mas torçam pela nossa seleção na copa hein, não fiquem de putaria mais pelo Brasil afora.

  15. Fumo maconha? comeu coco? cheirou cueca? comeu a Mamona do Requião?

    Ta mandando bem no stand up comedy!

    Acorda!

  16. Meu caro Esmael, concordo com sua observação, quem saiu á rua para protestar, nunca andaram de Onibus, quem banca o transporte publico são as únicas pessoas que trabalham no BRASIL, a classe emprezarial, via vale transporte, e essas pessoas ficaram em casa vendo as ZELITE brasileiras que mamam nos cofres publico e mais alguns arruaceiros atirando pela culatra, e atingindo em cheio, os maiores financiadores de campanha dos Tucanos, que são as empresas que exploram o serviço, eleitores do PT, SÃO FIEL, E HOJE SÃO BEM MAIS INFORMADOS
    QUE HÁ 10 anos atras, e são a maioria do povo, e hoje graças aos petista estão tomando o lugar das ZELITES, nas universidade, e isso tem doido muito.

  17. Boa Esmael, além de tentar defender o poste que é essa nossa presidanta agora você tena atacar como comediante.
    Continue assim, pelo menos a gente vem aqui para rir um pouco.

  18. Pessoal o negócio é ir dormir….Boa noite, que amanhã o Esmael publique coisas mais interessantes e não puxe tanto o saco…

  19. kakakakaka… Esmael, agora o senhor se superou… kakakakak

    Não atingiu a Dilma, de fato, trucidou ela… kakaka… agora tentando dividir a bronca com os governador… kakak… morro e não vejo tudo…

    A Dilma afundou a era PT…. escreve aí

    • Cuidado dona Janaína, assim vocês ja disseram no passado, la em 2005 quando estorou o mensalão que vocês inventaram, a tucanada inteira dizia que o Lula não se reelegeria e seria cassado e o que deu? Deu que em 2006 foi reeleito. Cuidado Tucanada, assim como vocês não gostam do Brasil, a maior parte dos brasileiros não gosta de vocês e nem querem lembrar os 8 anos sofríveis de FHC. Cuidado, vão queimar a língua em 2014, na hora do vamos ver, o povão não vai votar em vocês, kkkkkkkkkkk, pra nossa alegria, kkkkkkkkkkkkkkk.

    • e realmente não atingiu querida janaína, ela deu uma cartada de mestre realmente o problema do Brasil, não é só dela e sim daquela corja do congresso quwe se chama PSDB E DEM que deixaram uma herança malefica para o Lula e para Dilma, e nunca vivemos com dignidade da forma que estamos vivendo nos últimos anos, hoje o pobre até picanha come, na época do Fernando Henrique só via por ftos de comerciais.

      • Carrasco e Paulo.

        SEM COMENTÁRIOS!

        A herança deixada para Lula e Dilma foi um “mar de rosas” com relação a economia do país. Foi ajeitada pela Turma do PSDB no 8 anos de comando de FHC e a PTzada apenas surfou a onda.

        Só para fechar: não sou eu que digo isto!

        “É A VELHA MIDIA ECONOMICA MUNDIAL” QUEM DIZ!

        Antes de escreverem algo, parem e reflitam!

        • akakkakaaka.. professor de rede estadual, acredito que não seja professor de história nem de matematica, deve ser professor da antiga OSPB, kkakakaka o tucóide, alem de adotar um plano do fmi e chamar de real, quebrou o pais 3 vezes…

        • AH sim Fala Sério – Professor da Rede Estadual que não engana ninguém, uma bela herança do PSDB mesmo, devendo até a zorba pro FMI, risco brasil na época de mais de 1.200 pontos, taxa de juros de 45%, taxa de desemprego de 12%, indústria naval totalmente destruída nos 8 anos de FHC, isso foi o que deixou FHC quando terminou o seu mandato.

        • vai estudar mais um pouco professor, estive na Europa a poucos dias e não é isso que o povo diz, a crise deles é um pouco maior que a nossa, onde que o PSDB fez alguma coisa só se foi para voce.

        • Acho que o mestre não era professor nos anos gloriosos do FHC e Lerner, pois se tivesse sido não teria esquecido os oito anos sem aumento de salário.

        • Você precisa se esconder num pseudônimo pra se manifestar? Está escondendo o quê? Tem vergonha do quê? Meu caro, eu não queria ser seu aluno.
          Porque professor que se preza não se coloca a defender a era FHC e Lerner.
          É professor mesmo ou é CC de algum político? Ou as duas coisas?

    • Aqui no Paraná não precisava de protestos para trucidar o desgovernador Beto:

      Ele se quebrou sozinho e se afundou numa tentativa de reeleição,até amigos meus que sempre votaram nele disseram que ele está sendo uma grande decepção.