Governador Beto Richa vai aumentar tarifa da Copel em 13,44%

Richa vai aumentar tarifa da energia em 13,44%.

Richa vai aumentar tarifa da energia em 13,44%.

O governador Beto Richa (PSDB), outra vez, vai aumentar a tarifa da Copel (Companhia Paranaense de Energia) em 13,44%. O reajuste desagrada os consumidores paranaenses, mas agrada muito os acionistas privados da empresa de energia.

Em 2012, sob a gestão do tucano, a Copel aumentou para 35% a distribuição de dividendos a acionistas privados, que era de 25%, ou seja, os acionistas passaram a receber 10 % a mais na distribuição de lucro.

A informação do novo aumento é da Agência Brasil:

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (20) reajuste da tarifa da distribuidora Copel, que atende 4,1 milhões de unidades consumidoras em 393 municípios do Paraná. O aumento para consumidores residenciais de baixa tensão chegará a 13,44% e entrará em vigor a partir do dia 24.

De acordo com a agência, o reajuste levou em conta fatores como variação do IGP-M (àndice Geral de Preços – Mercado), índice previsto nos contratos de concessão para mensurar a inflação no período; aumento do custo dos Encargos de Serviços do Sistema; e gastos da distribuidora para compra de energia !“ entre eles, o custo extra decorrente do acionamento das termelétricas.

54 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. as vez as pesoas mal informada critica a presidente Dilma e aqui no paraná o aumento da taixa de energia eletrica é do PT?

  2. NÃO FAZ DOIS MES QUE BAIXARAM A LUZ, E AGORA VAI ALMENTAR!! QUE CARA DE PAU EM SEU BETO RICHA, QUE VEZ AJUDAR O POVO NÃO!! NA MINHA CASA NÃO VOTAMOS MAIS EM VC!!

  3. separatista vamor unir e luta contra essa iscorria de corrupto chega lembra oque aconteceu na frança e no estado unido por causa de muito imposto vai te guerra movimento vão nace morre se preciso pelo nosso filho chega de robalheira samo do sul gorvenado de meia tigela vc e seu patido fudido vai se fude o parana é de gente trabalhadora chega de imposto vai te guerra nesse pais de norte a sul pode copa ou carnavau o pau vai come seu viado de merda capitalista banqueiro

  4. BRICADEIRA CARA VC ESTA FUDIDO TBM SE FIZER ISSO VC NUNCA MAIS SERA ELEGIDO,E NAO VAI ROUBAR MAIS DE NINGUEM POR QUE PRA MIM NEM UM DE VCS PRESTAM. NOS TEMOS CARA DE PALHAÇO MESMO DEVE SER ISSO

  5. tá na hora , principalmente os jovens de criar um partido, pra quando for época de eleições ir no radio e televisão fazer um chamado, pedindo para o povo não votar em politico nenhum.Só assim poderíamos mudar a historia desse país chamado Brasil. Jovens idealista pense nisso..

  6. BEM DIZIA MEU PAI ,QUEM É ESSE CARETINHA

  7. Por que você não sita que o aumento foi determinado pela Dilma???

  8. Será que foi vontade própria que o GOVERNO DO PARANÁ BETO RICHA resolveu recuar. Porque governador que sua excelência só agora percebeu que não ha essa necessidade! Isso tem nome. Força do povo

  9. O povo faz manifestações, reclama de tudo, mas na hora de votar vai lá e faz merda!!! Eu nunca votei neste otário ladrão e vou continuar não votando jamais. Acha que pode nos enganar com uma miséria de 0,10 centavos?? Só pq a educação no Brasil é uma droga não quer dizer q somos burros entendeu? Curta bem seu “reinado” temporário Beto, pq ano que vem vc vai estar fora!!

    #FORABETORICHA

    prefiro votar em branco, mas em você nunca mais!!!

    • >> prefiro votar em branco, mas em você nunca mais
      >> prefiro votar em branco
      >> votar em branco

      Ao menos, vote nulo …

  10. Ano que vem a gente baixa o salário dele, vamos derrubar esse playboy.

  11. O “Betinho” confirmou e desmentiu (ele mesmo) sobre a tarifa da Copel subir hoje acho que umas 3 vezes!!! Palavras de funcionários da Copel! Na verdade essa alta na tarifa já tinha sido aprovada pela ANEEL há muito tempo, só que a mesma só autorizou esse mês mas devido as manifestações no Brasil todo “ele” ficou com o c… na mão e mandou os assessores de imprensa dele desmentir! Mas não se enganem! Ele só vai deixar a poeira baixar e dá-lhe aumento!!! Tá tentando privativar a Copel, vender pra empresários estrangeiros, já foi até a China fazer proposta então o quanto ele puder tirar de grana antes de sair vai fazer!!!

  12. Tá ai a prova do trabalho que todos que votaram nesse governador queriam! Governador eleito pelo povão, mas que governa pela Elite! Parabéns.

  13. Marcela – A Dilma agora manda também na Copel ???? Ué não tem governo no Paraná, e o salario deles é pra que então.

  14. el autorizou mas que solicitou o aumento o et?
    faz favor né cego.
    mas como o demagogo richa se borra de medo de perder o ano q vem ja cancelou o aumento, mas espere, grave essa e me cobre depois daqui alguns meses depois da poeira abaixar ele aumenta denovo dae toma papudo

  15. esse governador ta trabalhando sem preguiça no norte do paraná e no interir com asfalto e tudo mais porque ele sabe que na capital ele não ta bem e quem deu a vitoria pra ele na ultima eleição foi o norte do paraná.

    • Que adianta comprar asfalto com dinheiro do povo pra entregar pra uma concessionária que ninguém gosta e que abusa nos preços?
      Me envergonho de ser maringaense na época das eleições.

    • com pedagio e ipva e muita multa assim esse gorvenador de meia tigela vagabundo guerra separratista ja

  16. Odiaria ter que defender o Richa, mas não é bem assim. Todas as distribuidoras passam periodicamente pela revisão tarifária. Como neste ano o nível dos reservatórios estava baixo, foram ligadas termelétricas, que são mais caras, para garantir a segurança do sistema. Por uma decisão do TJ, o custo destas usinas será rateado entre os consumidores (a princípio, a ideia era para cobrar de consumidores livres, que não usam a energia do chamado cativo, mas compram no mercado livre).

  17. É, e os abestados amestrados foram na onda da primeira nota do Esmael.
    Dona Dilma veio à tevê meses atrás e anunciou com pompa e circunstância, desconto na tarifa – que nada mais era que compensação por4 aumentos dados em setembro e novembro/2012. Agora, a Aneel vem autorizar aumento. Mais uma palhaçada lulodilmista.

  18. Privatização já.

    • ENDOIDOU?! Qual a vantagem de privatizar algo que não tem competição?
      É por causa de escória com mentalidade pequena tipo a sua que temos esses pedágios abusivos!

  19. Mas a dilma nao mandou baixar a luz.. Pq vai aumentar de novo… Absurdo

  20. Bem ao contrário, o governador é que disse que não vai aumentar!!

  21. kkkkkk e agora faladores??

  22. Que governados mais FDP.

  23. Quem aumentou foi a DILMA, Beto ñ vai aumentar!!

  24. Você tá passando informação errada. A Aneel autorizou o aumento mas a COPEL não subir a tarifa. Li agora no face do governador.

  25. Má fé do Blogueiro, quem autorizou foi o governo do PT, pra sabotar richa como sempre. Não vai ter aumento nenhum.

  26. ja MANDOU a COPEL cancelar…..

  27. kkkkkkkkkkkkkkk, chupa tucanalhas do DEMO e agora, que argumentos vocês vão usar? O que ele deu de desconto no ICMS do diesel do transporte vai ser “n” vezes compensado pelo aumento da conta da luz, kkkkkkkkkkkkkkk, o que ele da com uma mão, com a outra ele tira, kkkkkkkkkkkkkk, eles do governo estadual não vão perder em nada, esse é o pior governador da história do Paraná como muitos leitores do blog já disseram, foi ele, governador de Minas e o “picole de xuxu” de São Paulo contra a redução da conta da energia elétrica do gov. federal e na ocasião, depois de arrependido, mandou telefonar nas residências dizendo que era dele o feito e agora será que vai ligar na casas avisando que a conta de energia da Copel vai subir? Com a conta da água da Sanepar foram 3 aumentos concedidos nos 3 anos de mandato dele, um aumento na conta da água em cada ano.

  28. Esmael, vale lembrar que o percentual de aumento para os dividendos dos acionistas da Copel foi de 40%. Se eu fosse acionista da Copel e tivesse direito a dividendos pelo meu lote de ação, com uma canetada do Governador e de seus lacaios da Copel eu teria um aumento significativo de 40%. Soma-se a isso o tarifaço do Detran/PR, a tentativa frustrada de meter a mão nos depósitos judiciais, a tentativa frustrada de implantar o Tudo Aqui, a outra frustração tucana de pegar dinheiro e meter na CU – não é sotaque turco e sim a tentativa de criar a Conta Única. Esse governo além de reacionário e incompetente está totalmente perdido no campo jurídico, para alegria da oposição que vai ter munição de sobra para alveja-lo nas eleições do ano que vem.

  29. Sanguessugas…..trabalhamos para encher os bolsos desse bando!!!!!….

  30. Isso é culpa do governo do PT que não sabe administrar nada, usou termelétricas pra não dar apagão, dai onera os estados.

  31. Este governador não volta mais, por sua própria incompetência.

  32. É um governo descompromissado com o povo que o elegeu e muito burro, pois vem mais protestos por ai o que vai deixar mais desgastada a imagem do governador!

  33. Alguém sabe me informar quais são os 6 municípios paranaenses que não são atendidos pela Copel?!?

  34. Enquanto a Dilma abaixa a tarifa da eletricidade, esse Playboy de M… , mentiroso, incompetente, vem e sobe 13%, cara se adeus esse palácio o ano que vem canalha!

  35. Tucaníssimo!

    Fala sério!

  36. depois que a galera quebra o palácio ele acha ruim.

  37. e ai povão o que valeu p nos a esmola que esse governador de meia tigela deu n redução da tarifa que ele fez questão ce sair se vangloriano do feito e agora vai ferrar o povo com o almento da luz que pilantragem so os cidadão paranaense que não tem amor proprio que votara para esse pyboi voces estão satisfeito economizaram cinco mizero real do oibus e vão pagar o triplo na luz

    • Pra redução dos 0,10 centavos trofeu gloria e confetes para o aumento da copel todos quietinhos
      onde esta o traiano????????? fala agora babaca!!!
      Como benedito disse o bebeto deu esmola pra se fazer de bonzinho e carca um aumentaço de luz as escondidas.
      mas ano que vem #FORABETORICHA

      • Ah beto, vai ligar pra nos falando desse aumentaço agora??? como vc fez quando a Dilma abaixou a luz dizendo que era VC que fez???????????

    • ele ta louco chega de imposto aqui de maringa e campo mouão junto com vcs coritibanos junto pra que der vier nessa robalheira ele não é ninguem vamos luta contra isso tambem

  38. Parabens Beto richa o Governador dos 0,10 centavos carcando no povo
    Não acredito em nenhuma atitude desse cara

    • além da redução da tarifa em Curitiba e da do pedágio ou até o fim do pedágio, os protestos se voltarão contra esse absurdo aumento da energia fornecida pela COPEL?