Governador Beto Richa vai aumentar tarifa da Copel em 13,44%

Richa vai aumentar tarifa da energia em 13,44%.
Richa vai aumentar tarifa da energia em 13,44%.
O governador Beto Richa (PSDB), outra vez, vai aumentar a tarifa da Copel (Companhia Paranaense de Energia) em 13,44%. O reajuste desagrada os consumidores paranaenses, mas agrada muito os acionistas privados da empresa de energia.

Em 2012, sob a gestão do tucano, a Copel aumentou para 35% a distribuição de dividendos a acionistas privados, que era de 25%, ou seja, os acionistas passaram a receber 10 % a mais na distribuição de lucro.

A informação do novo aumento é da Agência Brasil:

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (20) reajuste da tarifa da distribuidora Copel, que atende 4,1 milhões de unidades consumidoras em 393 municípios do Paraná. O aumento para consumidores residenciais de baixa tensão chegará a 13,44% e entrará em vigor a partir do dia 24.

De acordo com a agência, o reajuste levou em conta fatores como variação do IGP-M (àndice Geral de Preços – Mercado), índice previsto nos contratos de concessão para mensurar a inflação no período; aumento do custo dos Encargos de Serviços do Sistema; e gastos da distribuidora para compra de energia !“ entre eles, o custo extra decorrente do acionamento das termelétricas.

Comments are closed.