FHC sugere ‘autocrítica’ à  petista após citar Camões

Via O Estado de S. Paulo

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou ontem que a presidente Dilma Rousseff deveria fazer uma “autocrítica” após comparar a oposição ao Velho do Restelo, personagem pessimista de Luís de C imões que aparece em Os Lusíadas. “Acho que (os velhos do Restelo) são os que olham para trás. Ela devia fazer uma autocrítica”, disse o tucano, em evento no instituto que leva seu nome.

Dilma fez a comparação com o personagem anteontem, ao contra-atacar críticas que consideram o governo “leniente” com a inflação. Ontem, FHC fez coro à s declarações do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à  política econômica atual.

“Tem que fazer (críticas) mesmo. Quem sofre é a população”, afirmou FHC. Para o ex-presidente, embora tenha atingido o ieto da meta de 6,5% no mês passado, a inflação não está fora de controle e poderia ser administrada com “relativa facilidade”.

“Tem que ser uma combinação da política monetária, com a taxa de juros, com uma política fiscal. Tem que ser uma combinação das duas”, afirmou Fernando Henrique, Para isso, segundo o tucano, bastaria vontade política. “Esse governo não parece ter essa decisão. Talvez seja obrigado pelas circunstâncias.”

Embora tenha reconhecido que “houve muita coisa em que o Brasil avançou” nos dez anos de governo petista, FHC afirmou que, nesse período, “a cultura política, o clientelismo, a corrupção pioraram”.

Ao ser questionado sobre a queda da avaliação da presidente Dilma Rousseff, FHC disse ser bem possível que a eleição de 2014 tenha duas votações. “à‰ provável que sim, desde que haja três ou quatro candidatos. Aí a probabilidade é grande.”

Economia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *