Em Curitiba, 50 mil prometem participar do protesto nesta quinta

Com ou sem chuva, juventude promete colorir o Centro de Curitiba, nesta quinta, pela revogação do aumento da tarifa de ônibus; SP e Rio já cancelaram reajuste, agora só falta Curitiba. (Fotos: Daniel Castellano/Gazeta do Povo e reprodução/Facebook).

Com ou sem chuva, juventude promete colorir o Centro de Curitiba, nesta quinta, pela revogação do aumento da tarifa de ônibus; SP e Rio já cancelaram reajuste, agora só falta Curitiba. (Fotos: Daniel Castellano/Gazeta do Povo e reprodução/Facebook).

“Ninguém é de açúcar”, dizem os manifestantes, diante da previsão de que esta quinta-feira 20 poderá ser chuvosa. Logo mais, a partir das 18 horas, na Boca Maldita, Centro de Curitiba, cerca de 50 mil pessoas confirmaram presença, pelo Facebook, no novo protesto pela redução na tarifa de ônibus.

Revogar o aumento na tarifa de ônibus de Curitiba, eis a tarefa dos milhares de manifestantes que voltarão à s ruas hoje. Não se trata mais de reduzir o preço da passagem, mas de revogar o aumento.

São Paulo e Rio conseguiram anular o reajuste, por que a capital paranaense também não conseguiria?

Em Brasília (DF), o governador Agnelo Queiroz (PT), abriu conversas com os movimentos sociais para uma pauta mais avançada ainda: tarifa zero no transporte. Impossível? Claro que não! Mas antes é preciso sepultar essa relação promíscua existente entre poder público e empresas de transporte coletivo, que, até agora, mantiveram intactos seus privilégios.

Os protestos que sacudem as estruturas políticas do país nem fizeram cócegas nessas concessionárias que a meu ver estão a fazer hora-extra nas tetas no erário. Serviço essencial tem que ser de operação pública, não privada.

Bom protesto para todos nós!

24 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Ora Senhores, juizes, promotores estao nas ruas protestando? Precisamos nos unir contrata estes sangue-sugas que deveriam tambem defender o trabalhador. E ao contrario nada fazem, apenas aproveitam seus altos salarios. Um maldito matou ontem um inocente, atropelando com um carro importado, cade os Merdas que compoem os DIREITOS HUMANOS? Se fosse um trabalhador que matasse um bandido para se defender, os Merdas estariam lado a lado com a familia do marginal. Entrem neste link, precisamos divulgar este video e erguer esta bandeira, video de homem honrado, policial digno de um excelente salario.

    http://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/policial-%C3%A9-afastado-posto-ap%C3%B3s-se-recusar-avan%C3%A7ar-005930233.html

  2. Enquanto isso, indiferentes a tudo e a todos, os políticos passeiam pelos corredores do Congresso, fartando-se de caviar regado a champanhe, já que o povão se contenta com mortadela e guaraná.
    http://www.youtube.com/watch?v=aeB1ES2_rsg

    • Não precisa forçar a barra também meu caro. Não vamos baixar o nível do debate. Vamos discutir idéias e deixar de legitimar a demagogia imposta por essa nossa mídia reacionária e manipuladora. A ninguém mais interessa tanto o nosso atraso, nossa falta de educação, nossa absurda concentração de renda do que a Rede Globo e aos políticos que se elegem com o seu apoio.
      Quando a Rede Globo fala em volta da inflação e em crescimento econômico aquém das projeções das agências de risco internacionais, ela se esquece de um pequeno detalhe: para a maioria dos brasileiros crescimento econômico sem distribuição de renda e nada dá no mesmo – quem passa fome, está desempregado, não tem plano de saúde e os filhos estudam nas nossas “exemplares escolas públicas”, tanto faz o Brasil crescer 2% ou 20% ao ano se esta riqueza não tiver mobilidade, ficar nas mãos de 0,5% da população – o que ninguém enxerga é que o Brasil, depois da crise de 2008 e da crise na Europa,só não está pior porque os programas sociais dinamizam a economia formal e informal e aquece a economia com o consumo interno.

  3. Acho que chegou a hora do empresariado do setor de transporte público também reduzir seus ganhos, nada de tapar um buraco abrindo outro. Reduzir o lucro dos empresários isso sim, ou será que preferem esperar que comecem a incendiar onibus para cair na real. Não estou aqui fazendo apologia a violencia, sou radicalmente contra todo e qualquer tipo de violência, mas eles que deem sua cota de sacrificio para o bem de todos que se utilizam do transporte público.

    • Concordo contigo, se vão deixar de ter lucro que rescindam o contrato porque nenhum empresário é obrigado a trabalhar com prejuízo… Essa história de que a tarifa técnica é de R$ 2,99 é conversa para boi dormir. Francamente Fruet, eu que votei em você, não utilizo transporte coletivo e esperava mudança estou decepcionado e disposto a ir para as ruas para quem sabe te mostrar que o peso do voto de um empresário do transporte coletivo não vale nem 1% a mais do que o peso do voto de um trabalhador que acorda as cinco da manhã para pegar dois ou três ônibus e chegar no trabalho as sete horas.
      Chega de demagogia e pedantismo Fruet, honre a vitória que teve nas urnas e faça por merecer o poder de mudança que os eleitores lhe confiaram.

  4. Fruet, agora que você deve estar mais sozinho, sem o cordão em sua volta, escuta quem votou em você, mesmo que por falta de opção:
    Você conhece a Avenida Candido de Abreu? Conhece o Forum? Você já passou por lá nos últimos meses?
    Você então, deve ter visto o enorme empreendimento imobiliário que está sendo finalizado ali. Viu?
    Você sabe que o metro quadrado daquele empreendimento está sendo vendido por 8 mil reais?
    E você sabe, Fruet, quem é o dono, quem está construindo aquele enorme, gigantesco, faraônico empreendimento? Não sabe?
    Então vou contar a você: é o empresário que domina, através do monopólio, quase todo o transporte coletivo em Curitiba, através de sucessivas e irregulares licitações de concessão pública, aprovadas por prefeitos e vereadores que ele costumeiramente elege, de todos os partidoss, inclusive do PDT e do PT.
    Você acha que quem constrói uma superquadra daquelas, que nenhum outro empresário em Curitiba conseguiu construir e amealhar, precisa de reajuste na tarifa “técnica” que você tanto fala?
    Aliás, você gosta muito de falar em “tarifa técnica”, mas quem você acha que calcula essa tarifa que você chama de “técnica”?
    Você pensa que foi o Gregorio, o “patricinho” que você colocou na URBS, mantendo toda a equipe do Luciano Ducci?
    Não Fruet, o Gregório não manda nada por lá. E quem calcula a tarifa são os “técnicos da URBS” que estão lá há mais de 30 anos, obedecendo fielmente os cálculos que os empresários de ônibus entregam prontos na mão deles, só para assinar e mandar para os prefeitos publicarem…
    Será que só existem aqueles técnicos em Curitiba, no Paraná e no Brasil para calcular planilhas de transporte, Fruet?
    Será que só ali, na URBS, residiria todo o saber, toda a perícia, toda a “técnica”???
    Pára com isso, Fruet.
    Pára de dizer bobagem.
    Você entrou a pouco mais de seis meses, não teria nenhum compromisso em assinar em baixo uma vergonha dessas…
    Quer saber porque a atual planilha é uma vergonha?
    Ora, porque os parâmetros de consumo de combustível, de pneus, de peças, de manutenção são todos forjados, todos fornecidos pelos empresários de ônibus, que usam parâmetros de 30 anos atrás, quando os ônibus eram carroças se comparados a hoje em dia…
    Você não precisa assinar em baixo disso e arcar, pelo resto de sua vida, com a pecha de pau-mandado dos empresários de ônibus.
    Mande fazer uma auditoria séria nessa planilha, contrate por exemplo, a UFPR, que tem um departamento de transportes, um departamento de matemática, e tire essa prova a limpo.
    Além disso, não calcule só a tarifa hoje…isso é até fácil…
    Calcule quanto ela deveria ter valido mas foi inflada, aumentada, nos 50 anos que ficou sendo manipulada pelos empresários de ônibus e pelos mesmos “funcionários da URBS” ( na verdade, prepostos dos empresários de ônibus)…
    Aí, você vai encontrar de onde vem a fortuna, os bilhões em patrimônio que os empresários de ônibus conseguiram acumular não apenas em enormes prédios, casas de luxo, condomínios horizontais, mas em fazendas enormes, usinas elétricas, fábricas, mandatos de vereadores e prefeitos que lhes obedecem como cães de guarda…
    Sé então você poderá dizer se deve manter o aumento que você, afoito, apressado, incomodado já foi lhes dando, já nos primeiros dias de seu mandato que eu, também ajudei a lhe dar.
    E talvez seu procurador jurídico, se realmente for competente e interessado em cumprir sua nobre função, encontrará muitas das várias formas que a Constituição Federal e as leis colocam à disposição dos administradores públicos para reparar, de oficio, erros e inconsistências cometidas pela Administração.
    Dentre elas a devolução voluntária ou compulsória, litigiosa, de dinheiros públicos e da população, arrecadados de forma ilícita.
    Voce fica falando por aí ( e seus puxa sacos também ) que “existe um contrato firmado pelo Beto com os empresários” que deve ser respeitado.
    Mas, contratos podem estar acima da Lei?
    E se o contrato firmado pelo Beto teve sua execução prejudicada por ação dos “técnicos da URBS” que apenas assinaram as planilhas preparadas pelos empresários todos esses anos atrás? Você vai assinar em baixo ? Você vai por sua mão no fogo ( e a nossa junto ) por eles?

    Pare de querer parecer simpático e bonzinho com os empresários de ônibus Fruet. Seu pai não foi.Por isso, perdeu as eleições, mas não foi. Siga o exemplo dele Fruet. Para isso você tem um mandato popular.
    E não para ser “mais cristão do que o Papa”, sem olhar para os pecados que os “sacristãos” à sua volta, cometeram antes do seu mandato.
    Verifique o óbvio Fruet: mande auditar tudo, inclusive os sinais exteriores de riqueza e de aumento de patrimônio dos empresários que você está achando que são coitadinhos e quer que o povão acredite…
    Olhe para o povão e para os empresários Fruet!
    Quem, pelas aparências está ganhando e quem está perdendo?

    • Bem que vc poderia sintetizar esse texto, né? Ninguém lê um comentário desse tamanho. #Ficaadica

      • Que isso Esmael? Eu acabei de ler todo o texto e digo que, quando um texto é bem escrito e com argumentos simples e diretos, quando quem escreve, escreve com o coração sem deixar de lado a razão e a emoção nas palavras, quem gosta de ler e se interessa por boa leitura, vai ler sim. Seria o mesmo que pedir para o Guimarães Rosa sintetizar Grande sertão, veredas, ou pedir para o Gabo dar uma resumidinha básica no Cem anos de solidão ou pedir para o Dostoiévski não pirar muito no imaginário do Raskolnikov…

    • Parabens!!!!

    • Apesar de grande o texto, me prendeu do inicio ao fim… parabéns!!!

  5. SOU CONTRA O USO DA MÁSCARA. Se a sua INTENÇÃO é CLARA, o uso da Máscara É DESNECESSÁRIA! Muitos se esconderão atrás dela para nos atacar!
    A usarão como escudo contra a identificação, a etnia. A MÁSCARA ‘ESCONDE’ O QUÊ? Bolivianos? Colombianos? As Farc? É o filho do Lula? O Zé Dirceu?
    QUEM? Não sabemos!
    Pense. Repense.
    Palavras, palavras, palavras de quem se esconde, não merecem crédito!
    Se não percebeu, não estamos escondendo o rosto.
    Não há caras pintadas e nem maquiadas.
    Nosso ESCUDO é a CORAGEM!

    • Voce está com complexo de bombardeio angelika ou o nunca se sabe,.

    • “Nada a ver com os “cara pintadas” do “Fora Collor”. À época, todos foram às ruas com o mesmo e único propósito: o impedimento do presidente . Princípio causal único do movimento, indicava o que era apropriado e o que não era apropriado fazer. Não havia sentido, para o objetivo comum, promover depredações, alienar aliados ou desrespeitar adversários. Muito menos aproveitar a audiência para fazer propaganda de algum interesse faccioso. Agora, a que vem a PEC 37, por exemplo, nas manifestações sobre aumento de passagens de coletivos? ““ Trata-se de um aprofundamento do processo decisório, dirão alguns de meus colegas. Sim, e por conta disso lá virá a mídia conservadora sugerir que as manifestações não parem, apenas substituam as bandeiras, quem sabe sabotar as próximas licitações ferroviárias, rodoviárias e aeroviárias fundamentais para o país? Ou, ainda melhor, alterar o sistema de partilha do pré-sal e revogar a exigência de participação da Petrobrás? As suaves apresentadoras do sistema golpista de comunicação passaram a perguntar ao repórter que cobria manifestação na cidade de Niterói se os protestos não iriam se dirigir à ponte Rio-Niterói, justo depois dos prefeitos do Rio e de Niterói revogarem o aumento nos transportes. Em qualquer democracia que se preze essa incitação à desordem não ficaria sem conseqüência.”

      Professor Guilherme Wanderley Dias.

  6. A verdade é que pagamos muito imposto, de tudo que é lado, e agora queremos ver o retorno disso: a Segurança em Curitiba está um caos; a Educação pública há muito está abandonada, todos os políticos tem seus filhos em escolas particulares; a Saúde então… coitado daquele que depende do SUS; Transporte e Infra-estrutura são moedas de troca para políticos… enfim, queremos que o governo de nossa Cidade, nosso Estado e nosso País governem com respeito e responsabilidade, ninguém aguenta mais esse descaso em que vivemos!!!!

  7. O Povo já Demitiu todos do PTlanalto até os arraiá das Araucária$Tucanalha$! Chegando no 29 de março, por apenas “R$ 2,60” É uma varredura de baixo para cima … kkkk . Louca pra chegar 2014, não há “Neymarketing” que salve essa Credinagem, Política, e Midiática!

  8. precisa fazer com que a escolha do TContas sejam obedecidos os pré requisitos do regulamento.
    nomearam um cargo vitalicio para um deputado que no poder, nomeou um exercito de pessoas para o estado pagar e hoje, lança o filho para deputado estadual e dar continuidade,
    o que é pior, deram ainda um cargo no governo para o garoto simplesmente para que o mesmo, possa participar de eventos de governo voando de helicoptero com o betinho xoke dee gestom.

    • Acho que o Beto Richa, esse bom garoto que governa com sabedoria o Estado do Paraná, foi mal interpretado quando disse “Choque do Jeton”, entenderam “choque de gestão”. Basta analisar o que pagavam de Jeton antes e o que se tem pago agora no seu governo.

  9. Realmente não sei o que esses manifestantes querem, o Governo do Paraná em um todo, é um exemplo para o Brasil, Hoje na gazeta do povo mesmo, o grande lider Rossoni, falou a respeito da retirada da CPI, DOS PEDÁGIODS., que uns PIA DA ALEP, querem criar, disse o ROSSONI: a HORA DE CRIAR UMA CPI, é uma festa, e a conclusão um velorio.
    Também na gazeta de hoje, o Beto Richa promete divulgar os salários dos comissionados, em breve, provavelmente em 30 de fevereiro, a demora é que a divulgação será na língua mais falada do planeta o MANDARIM, para ficar tão transparente, que será difícil até de enxergar, e para completar na sessão de ontem da ALEP, o Rossoni disse que é favorável as manifestações, e que as portas da assembleia estão abertas para receber os manifestantes, com direito
    até a palavra na tribuna, mais desde que seja jovens TUCANOS.

    • Muito Boa.

    • A grande verdade é que nós manifestamos por que pagamos impostos, de tudo que é lado, e agora apenas queremos ver o retorno disso:
      a Segurança em Curitiba e toda a regiao metropolitana está um caos;
      a Educação pública há muito tempo está abandonada, todos os políticos tem seus filhos em escolas particulares;por que não é apenas 2 salários mensais;
      a Saúde então”¦ coitado daqueles que dependem e precisam do atendimento do SUS;
      Transporte e Infra-estrutura são somente gorgetas para políticos”¦
      enfim,nós cidadaos brasileiros queremos que o governo de nossa Cidade, nosso Estado e nosso País governem com respeito e responsabilidade, e que tenham caracter por que ninguém aguenta mais esse descaso em que vivemos!!!!
      O povo do nosso brasil é que nem mãe,aguenta tudo até um certo limite,depois disso aguardem,PORQUE CADA ATO GERA UMA CONSEQUENCIA!!!

  10. Tá dificil de acreditar na teimosia , quem será esta por traz de tudo isso ?
    Estão esperando a Gleisi ?
    O Collor foi afastado por muito menos que o famigerado mensalão do PT, se esta revolta de hoje fosse quando do mensalão, a quadrilha já estaria afastada, e o povo livre da sacanagem.

    • Do Flávio para o próprio….

      Via Crônicas do Motta
      A turma do contra, o pessoal do Cansei, a oligarquia, a imprensa, parcelas da classe média, a extrema-direita, todos os que anseiam pela volta a um passado tenebroso, finalmente conseguiram terceirizar a sua “revolução” ““ nada como um bando de idealistas ingênuos como esses moleques do tal MPL, movimento já instrumentalizado por aquela seita religiosa chamada PSTU.
      É golpe!
      Enquanto esse pessoal acha que está fazendo sua parte para mudar o País, suas manifestações já foram devidamente açambarcadas pelos reacionários da pior espécie, cujos atos são, ou louvados ou execrados por uma imprensa que nada mais é que um partido político.
      É golpe!
      Esses setores golpistas sabem que não têm a menor condição de voltar ao poder, pelo menos por enquanto, pelas vias constitucionais.
      Não têm bandeiras, não têm projetos para o Brasil, não têm votos.
      Por isso sempre apostaram no “quanto pior, melhor”.
      Por isso estão agora superativos, tomando conta das “manifestações populares”.
      É golpe!
      E ninguém tem mais a perder, se os golpistas forem vitoriosos, do que esses moleques bobocas que pensam que estão mudando o País.
      A extrema-direita, saibam esses bobinhos, não tolera certas coisas: a primeira delas algo chamado democracia.
      É golpe!
      Uma geração inteira cheia de sonhos está prestes a ser calada, avanços que o povo conquistou depois de muitas lutas, tudo isso irá para o lixo da história se os golpistas, verdadeiros lobos em pele de carneiro, forem vitoriosos.
      É golpe!
      E é preciso denunciá-lo, combatê-lo, resistir a esse estupro dos nossos direitos de cidadãos e brasileiros.