Em artigo, Zeca Dirceu avalia o governo Richa: “Medíocre e de enganação”

Zeca Dirceu defende o governo federal, chama governo de Richa de mentiroso, incompetente, desonesto intelectualmente, preguiçoso, medíocre, etc.; leia o artigo do parlamentar petista.

Zeca Dirceu defende o governo federal, chama governo de Richa de mentiroso, incompetente, desonesto intelectualmente, preguiçoso, medíocre, etc.; leia o artigo do parlamentar petista.

O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), filho do ex-ministro José Dirceu, em artigo de opinião, só não classificou o governo de Beto Richa (PSDB) de “santo”. Em parágrafos ácidos, o petista disse que o tucano faz uma gestão incompetente, medíocre, mentirosa, clientelista e oportunista — que plagia programas do governo federal e dá crédito a si mesmo diante do trabalho alheia. Ele cita os casos dos tablets distribuídos aos professores e as unidades habitacionais Minha Casa, Minha Vida. Leia a íntegra do que escreveu o parlamentar:

As verdades de uma gestão estadual de mentira

por Zeca Dirceu*

Recebi com grande decepção, na última semana, a declaração de um representante do governo do estado, apontando que o problema para o crescimento econômico do Paraná é o Brasil. Querer omitir-se da responsabilidade de uma gestão ineficiente, julgando como culpado o governo federal, é praticamente uma insanidade.

Aliás, mais contraditória ainda é a informação, quando retomamos os fatos de que, constantemente, o governo do estado tem trocado nomes de programas federais e divulgado como suas, ações do governo sério do PT, para suprir a falta de trabalho, ato inclusive já tradicional na prática tucana.

Foi assim com o programa Minha Casa Minha Vida!, com a tentativa de tomar para si o mérito do maior programa habitacional que este país já viu e, mais recentemente, com a divulgação da distribuição de “tablets” aos professores dos colégios estaduais, um programa federal de investimento para a modernização da educação.

Ao contrário do governo Dilma, que consegue distribuir renda, gerar a menor taxa de desemprego da história do Brasil e ainda fazer grandes investimentos nas áreas da saúde e educação, o governo Richa mergulha em desculpas esfarrapadas para uma gestão sem ações consistentes e obras que não saem do discurso, nem do papel.

Sabemos que as finanças do Estado não vão bem, inclusive com a restrição para conquistar importantes financiamentos do BNDES !“ Banco Nacional do Desenvolvimento e BIRD – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento. Recursos que seriam aplicados em áreas essenciais da administração.

Se as obras não aparecem e ainda assim as despesas são grandes, é sinal que realmente está se gastando muito e mal. Esta é a primeira e mais básica constatação administrativa de qualquer gestão, especialmente quando se trata de dinheiro público. Mas o governo parece cego, se não, mal intencionado!

A minha surpresa (negativa) é ainda maior com a falta de propriedade com que se justifica que o Estado está quebrado, com despesas superando receitas e gastos com folha de pagamento que atingiram 46,7% do orçamento, um índice jamais alcançado nos últimos 10 anos, extrapolando o limite prudencial estabelecido pela LRF !“ Lei de Responsabilidade Fiscal.

Dizer que os gastos com pessoal aumentaram devido à  falta de investimento federal nas universidades do Paraná é outro disparate. Mais uma desculpa “para inglês ver”! As instituições de ensino superior estaduais existem há décadas e já impactavam no orçamento. Não é novidade nenhuma deste governo específico.

Além disso, é de conhecimento da nação nacional o grande esforço do governo federal para proporcionar oportunidades de formação superior aos brasileiros, entre diversos programas e ações, implantando unidades de universidades tecnológicas, como é o caso do Paraná.

Sou um deputado que carrego nas veias sangue de prefeito. Administrei Cruzeiro do Oeste por dois mandatos. Assumi a prefeitura com um gasto com pessoal que utilizava 54% do orçamento e, em três anos, conseguimos diminuir o índice para 42%. Conheço as dificuldades enfrentadas para que as finanças estejam equilibradas no executivo e, ainda assim, aconteçam os investimentos em proporções adequadas em diversas áreas. Um desafio no qual o governo Richa patina sem alcançar qualquer sinal de recuperação.

Pelo contrário, o que vemos no cenário estadual é uma folha de pagamento inchada com a criação constante de cargos de comissão, com um crescimento de 283% dos mesmos nestes anos de governo, para acomodar parceiros políticos. O resultado é uma população insatisfeita por falta de obras e sem esperanças de melhoras imediatas.

O que nos motiva é que, a cada quatro anos, temos a oportunidade de reavaliação do trabalho de nossos governantes e de valorizar quem realmente faz acontecer. Assim, com a força popular, podemos destruir castelos de mentiras que vêm tentando ofuscar os olhos dos paranaenses.

Sinto que o Paraná efetivamente almeja fortes mudanças! Também sinto que aqui, como em todo o país, o ninho tucano está ficando cada vez mais apertado, por pura incompetência.

*Zeca Dirceu é deputado federal pelo PT do Paraná.

44 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. concordo plenamente com Zeca Dirceu com esse governo estadual,que abandonou os aposentados e pensionistas da Parana Previdencia sem atendimento medico passando o atendimento para o hospital da polica militar que nao tem a minima estrutura para atender os dependentes do SAS que tem que procurar o SUS PORQUE O HOSPITAL NAO TEM MEDICOS DISPONIVEIS E NEM EQUIPAMENTO COMO TOMOGRAFO E MEDICAMENTOS BASICOS ISSO NUNCA ACONTECEU NA HISTORIA DO ESTADO.

  2. Parabéns Zeca Dirceu, grande deputado! Coragem, coragem, coragem minha gente!

  3. Esmael e demais indiferente se este menino é do PT e o “Piazão de Prédio” é do PSDB o que o primeiro falou do segundo, ou seja, que “o governo Richa é medíocre e de enganação” não se expressou diferente da maioria da opinião pública (órgãos de imprensa e população), falando o óbvio ululante!
    Alguém me diga o que há de extraordinário na fala do “Zequinha Dirceu?”

  4. A ignorância ainda é o maior defeito das pessoas, e espertalhões como o filho do mensaleiro abusam desta ignorância para falar e pregar mentiras. O dinheiro do governo federal é público, e o investimento que vem dele para nosso estado não é mais que obrigação, isso que o governo federal não investe nem a metade dos recursos que nós PARANAENSES pagamos em impostos para ele. Ou seja, este deputadinho de M…. não sabe nada, em vez de defender os direitos do cidadão paranaense, fica defendendo um governo em que a maior marca é a corrupção e o assassinato de índios.

  5. Bueno, o Zeca tem razão ao dizer que o Governador Beto pega carona nos programas do governo federal e apresenta como dele. Todavia ele não tem moral para dizer isso, e digo o porquê.

    O Zeca é um playboizinho também, gosta de pegar carona no trabalho dos outros e apresentar como seus. Um exemplo, Guarapuava foi contemplada ano passado com 10 unidades de (creches) PROINFANCIA. Trabalho árduo da prefeitura, mas neste ano o filhote do mensaleiro, apareceu no diário de Guarapuava, apresentando as 10 unidades (conseguidas ano passado) como obras dele.
    Além disso, ele é anti-ético, lançou um jornalzinho de autopromoção, em que apresenta todas as obras do Governo Federal como que, apadrianhadas por ele, ou pior conseguidas por ele.

    ORA POIS, ele faz o mesmo, que acusa o governador de fazer. Como poderíamos avaliar isso? Hipocrisia? Cinismo?

    E ainda, ele vive tentando passar a perna nos colegas deputados, tentando cooptar o apoio de prefeitos e lideranças, em troca de sua ‘influencia’ em Brasília.

    O beto é um factóide como governador, e o zeca como deputado.

  6. Bom é o governo do PT, metem a mão a vontade no dinheiro público e o chefe da quadrilha diz que não sabe de nada. O que esse Deputado Zeca Mané fez pelo Paraná?

  7. Qualquer palavra vinda do filho do quadrilheiro será recebido com grande alegria pelas pessoas de bem deste lindo Estado, uma vez que o fruto não deva cair longe do pé, quanto mais este ai achar ruim, melhor para nós. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. O cidadao Zeca Dirceu deveria lavar a boca para falar de alguem, já que tem como pai um dos maiores corruPTos do BR, que está envolvido em maracutaias até o pescoço, e provavelmente é desses “acordos” que o filhinho do papai tem a sua campanha financiada…
    Hipocrisia NÃO!

  9. Quem é esse cidadão, com o pai que tem- o chefão do mensalão José Dirceu- pra falar de qualquer pessoa? Deveria se recolher e ficar quietinho escondido…

  10. Prefiro mil vezes ler a biografia sobre o pai dele:

    DIRCEU

  11. O que o filho de mensalão quer, ele devia ter vergonha.

  12. Acho muito engraçado as pessoas criticarem o deputado Zeca, e acolherem este péssimo governo do Beto Richa. No mínimo também estão mamando na teta do Beto, ou tem alguém próximo que está! Se fizerem um levantamento das ações, tratativas e conquistas vão ver que o nobre deputado conquistou muito mais coisas para os municípios do que o os investimentos feito pelo atual governo. Temos um governo federal voando em uma velocidade e um governo de estado capengando em outra. Dei um voto de confiança em 2010 para o Zeca se tornar deputado e como eleitora, estou muito satisfeita com ações dele. Tem meu voto garantido em 2014! Me sinto muito bem representada por este deputado que coloca a boca no trombone e publicamente expressa sua opinião doa a quem doer…

    • Esta deve ser mais uma da RedePT13 que ganha um salarinho mensal para ficar elogiando a turminha barra pesada do partido. kkkkkkkkkk

      • Quem ganha alguma coisa é vc seu comissionadinho baba ovo, como vc mesmo disse em um comentario anterior neste mesmo post, “a critica desse deputado e um elogio para NÓS”!! quer vc quer dizer com nós?????? vc faz parte dessa turma então não vem dizer que os outros recebem que tem redePT porque quem recebe alguma coisa é vc pra defender esse governinho na verdade vc não defender porque não tem o que defender a incopetencia do Beto, vc só ataca bem tipico da sua trupe.

  13. esse governo do beto mais pareçe um trem desgovernado vamos deixar o trem de lado pois se fosse um trem talveis teria gente boa ao controle eporqualquer motivo tecnico aconteceu o problema ja no parana o negocio é diferente coisas de imcompetencia que nao diria que seja culpa dos eleitores porque quem nao morra em curitiba acreditaram no que eles tucanos falavam em comerciais e era tudo mentira mas nos que moramos aqui sabemos que nem ape dava para andar nas ruas em bairos tradicionais como sta felicidade bigorilho auer boquerao e tantos outros estava uma situaçao caotica e sempre teve junto com ele richa a mentira a falta de gestao e o caixa sempre quebrado tendo em vista o que ele e o ducci deixaro curitiba com um rombo encomparavel

  14. Claro que que o Zeca Dirceu vai bater no Beto, O Beto fez em 02 anos oque o Pt nao fez em 10 anos. ele é do PT . por isso fica atacando o PSDB.

    SOMOS + BETO EM 2014

    • Anselmo Luvizotto fale pra nós o q o Beto fez em 02 anos meio amigo, me prove aqui agora, vc ta de brincadeira né?por favor estou esperando você mostrar pra todos,abraços.

    • Perguntar não ofende. O que o John Kennedy das Araucárias fez nestes dois anos mesmo?

    • Piada né Anselmo??? Por favor, isso sim é insanidade!

    • É isso aí Anselmo, eles estão com medo de perder para o Beto que é um bom sujeito e já foi prefeito. O que esta narizinho arrebitado foi?????? Dona Gleise não vai emplacar nunca aqui no Paraná

    • Anselmo,
      vc está de brincadeira, o desgovernador desgraçou as finanças do estado e não fez absolutamente nada de bom. A atual administração estadual ilude os menos avisados através de publicidade milionária e enganosa. Agora, na prática…

    • Críticas vinda do filho do Zé Dirceu é para nós um elogio ao governador, continue assim filho do grande Zé do mensalão, a cada palavra negativa tua é um sinal que o Beto está no caminho certo e assustando a PTzada.

  15. Caput,caput,caput……

  16. Esse Zeca é cara de pau igual o pai.
    Quando o Governador vai para o interior Zeca briga para entrar no helicoptero dele e fica como papagaio de pirata nos palanques. É muita falsidade.

  17. Triste realidade para o Estado do Paraná … lamentável constatar que ainda existem alguns Governantes com gestão ineficiente.

  18. O deputado Zeca ainda foi modesto, cade a duplicação da Pr 323 prometida em campanha e agora esse playboy de prédio vai imitar o padrinho Lerner e vai criar 03 praças de pedágios ? Pior é os nossos Deputados Scanavacca,Nelson Garcia e Jonas Guimarães comemorando a ideia, qtos % eles vão levar nesse negocio. Sem dizer q ele fez igual o padrinho Lerner começou a locar carros pra Sanepar,copel,IML e policia civil. Fora Pia de Prédio……………Parabéns Deputado Zeca Dirceu você mostrou q tem brilho e ama o Paraná.

  19. DEPUTADO MANÉ.

  20. DINHEIRO QUE VEM PARA ALGUMAS AÇÕES DO GOVERNO FEDERAL PARA O PARANA É OBRIGAÇÃO POIS O PARANA MANDA MUITO DINHEIRO PARA BRASILIA, FRUTO DO SUOR DO POVO DO PARANA.. ENTAO NAO É FAVOR É OBRIGAÇÃO..

    É BOM PERGUNTAR PARA O ILUSTRE DEPUTADO DE ONDE VEIO O DINHEIRO PARA SUA ELEIÇÃO..

    SUJO FALANDO DO MAL LAVADO. DEPUTADO PARA DE CONVERSA FIADA VÁ TRABALHAR.

  21. Cadê o MP…TC…OAB…STF…a já sei, ele é do PSDB/DEM eles podem tudo,HUMMMM…porquÊ será???hummmm….

  22. Sou obrigado a concordar com no deputado Zéca em algumas partes,,,mas como morador do noroeste do Paraná não consigo digerir essas palavras vindo deste deputado.Se tem uma pessoa no Paraná que não tem o mínimo de moral de falar do Governador é esse cidadão,que aliás até pouco tempo atrás quando das visitas do Beto na nossa Região não desgrudava do Governador inclusive visitando municípios a bordo do helicóptero junto com o governador. Que ridículo seu Zéca…este deputado não passa de um oportunista!! Medíocre e de enganação é seu mandato de deputado federal que até agora não mostrou resultados concretos…VAI TRABALHAR ZÉCA…VAAAIII!!

  23. Pois é, o Beto passou os 02 primeiros anos no Governo sem fazer nada, só pegando caronas nos recursos federais, aliás, corrigindo ele fez sim… mudou não sei quantas vezes os Secretários de Governo.
    Agora há menos de 02 anos das eleições, está só batendo perna e iniciando sua campanha para 2014…
    Governar que é bom… nada!?!

    • O Governo tucano do Parana , não tem um programa sequer , agora em final de mandato desesperado pela inoperância esta dando subsídios para quitação de dividas com a cohapar , com a sanepar que alias o Requião deixou com a tarifa social e logo logo o senhor Carlos Alberto Richa aumentou a tarifa da água é um governo sem Rumo , que gasta milhões com publicidade para pousar de bom moço. Parabéns Deputado Zeca Dirceu o povo do Parana tem que saber das verdades.

  24. O povo tá cagando e andando pras palavras do borra-botas do mensalão. KKKKKKK!

  25. Muitos tem essa visão, mas poucos ou nenhum tem essa coragem e determinação que o Zeca Dirceu tem. É isso aí Zeca, futuro governador do Paraná.

  26. Se conheço bem o único motivo de ele ter feito a crítica, não é porque discorda de alguma coisa que o governador faz, ele mandou escrever o artigo por que sabia que nos blogs contra o Beto, ele teria espaço. Só fez para ter a chance de aparecer. Ele tem que fazer algo contra o PSDB mesmo, pois no ninho petista, pelo que dizem em Brasília, desde a votação da MP dos Portos, ele anda meio desaparecido. Nem votou com o governo, aliás, nem votou pra lado algum. Sem posição. Tá querendo remediar a cagada.

  27. O grande problema é o Zeca falar de tirar proveito de coisas alheias. Ele mesmo aparece nos eventos do governador e pousa de papagaio de pirata para aparecer. Aliás, ele se aproveita de feitos de vários colegas deputados e anuncia como seus. Sujo falando do mal lavado… Acho que as críticas ao governador agora perdem um pouco a credibilidade.

  28. É tudo que nós queríamos falar pessoalmente ao playboy Richa!

  29. Infelizmente tudo o que o deputado disse é verdade.

  30. verdadeiramente verdade

  31. O Zeca descreveu a mais pura verdade sobre o governinho do PSDB no Paraná, encheram o governo de comissionados, criaram secretarias pra abrigar aliados políticos, com isso inchando a máquina pública do estado que não anda e o pior é o estouro das contas públicas que estão deterioradas. O Traiano que precisava ler esse artigo, que toda semana deita o sarrafo no gov. federal, destilando o seu veneno, esse artigo do Zeca foi um tapa na cara dos tucanalhas.