Dilma seria eleita no primeiro turno em 2014, diz pesquisa CNT

do UOL

Presidenta Dilma Rousseff.

Presidenta Dilma Rousseff.

A presidente Dilma Rousseff seria reeleita no primeiro turno para a Presidência da República caso as eleições de 2014 fossem hoje, segundo pesquisa divulgada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) nesta terça-feira (11).

Nos dois cenários analisados pelos pesquisadores, a presidente teria mais de 50% das intenções de voto.

No primeiro cenário avaliado, a presidente teria 52,8% das intenções de voto, contra 17% do senador Aécio Neves (PSDB-MG); 12,5% da ex-senadora Marina Silva (Rede Sustentabilidade) e 3,7% do governador Eduardo Campos (PSB-PE).

Na segunda simulação, em que figuram apenas Marina e Aécio, Dilma lidera, com 54,2% das repostas dos entrevistados, ante 18% de Aécio e 13,3% de Marina. Os entrevistados que votam em branco somam 8,6% e os que não sabem ou não responderam totalizaram 5,9%.

Segundo a CNT, a pesquisa não contemplou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva porque ele já declarou que não sairá como candidato.

Apesar dos números favoráveis à  atual presidente, 73,1% dos entrevistados afirmaram que ainda não possuem candidato para a eleição de 2014. Apenas 17,4% deles sabem em quem votar no próximo pleito, enquanto 2% votariam branco ou nulo e 7,5% não sabem ou não responderam.

Quando questionados sobre qual partido político gostariam de ver na Presidência da República, 23,1% dos entrevistados apontaram o PT, legenda da presidente, enquanto 5,1% escolheram o PSDB, o maior partido de oposição ao governo federal, cujo presidente é o senador Aécio Neves.

O PMDB, partido do vice-presidente Michel Temer e maior sigla da base aliada, recebeu apoio de 2,5% dos entrevistados, seguido pelo PSB, do governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos, com 0,7%. Outros 41,7% não sabiam ou não escolheram e 24% não apontaram nenhum partido.
Aprovação pessoal e do governo

A 113!ª Pesquisa CNT/MDA também avaliou os índices de popularidade do governo e pessoal da presidente Dilma Rousseff. A presidente é aprovada por 73,7% dos entrevistados, e seu governo, por 54,2%. Na última pesquisa, de julho de 2012, Dilma teve aprovação pessoal de 75,7% e aprovação de seu governo foi de 56,6%. A queda na aprovação pessoal de Dilma está dentro da margem de erro, de 2,2 pontos percentuais.

A redução da aprovação da mandatária foi noticiada no domingo por pesquisa do instituto Datafolha. No entanto, como a periodicidade da pesquisa da CNT é diferente, não foi possível detectar a tendência de queda mostrada pelo Datafolha.

O levantamento abordou ainda a avaliação da população em relação à s perspectivas de políticas públicas relacionadas a emprego, renda mensal, saúde, educação e segurança pública para os próximos seis meses. O estudo também questiona aos entrevistados qual seria a principal marca do governo Dilma.

A 113!ª Pesquisa CNT/MDA também apresenta o nível de confiança dos brasileiros nas principais instituições do país e a percepção deles em relação à s políticas de controle da inflação.

14 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Ainda é muito cedo para se pensar em eleição/reeleição. O patrão de todos os ocupantes de cargos eletivos somos nós os contribuintes. Desde o início do ano até o final de abril trabalhamos apenas para cumprir com nosso papel de otários para pagamento dos impostos. Então está na hora destes políticos mostrar a que vieram e começar a trabalhar para o bem da população. Antes de se pensar em ser eleito/reeleito que deem uma olhada na segurança (tem pessoas sendo assassinada por muito pouco), na saúde (pessoas internadas em corredores de hospital, em macas), na educação (melhoria do ensino fundamental e médio com valorização dos professores), na infraestrutura do País (nossos portos, aeroportos, estradas estão um caco). O evento copa do mundo não pode mascarar os inúmeros problemas por que passa nosso País.

  2. Puxa saco do pior prefeito que Guarapuava já teve, Dilma vai se reeleger, ela não precisa do seu voto, vota nela quem quer ver o Brasil longe das mãos imundas do PSDB. E o teu prefeito hein? Quer correr pro lado da Gleisi, você também vai mudar de lado, guri do Cesar?

    • Numa disputa entre Gleisi e o nojento do requião é claro que eu voto na Gleisi, pois foi a Gleisi que ajudou o nosso querido deputado e agora Prefeito a trazer a universidade tecnológica para cá, eu voto no Cesar e em quem o Cesar indicar.

    • E Se o Cesar é xerox do nosso Governador que bom, pois o nosso Governador é um excelente gestor e tem olhado muito por Guarapuava, essa terra que me acolheu quando vim de Curitiba.

  3. Uma coisa é certa, o meu voto e o voto de toda a minha familia essa mulher não tem, educação uma miséria, saude um descalabro, segurança, infraestrutura uma piada, mas dinheiro pra copa tem, o PT vem saqueando o Brasil desde 2003, o PT é o partido do trambique e tem a corrupção como regra, ou seja, o PT esta imerso no lodaçal da corrupção, o PT é uma facção criminosa da mais alta periculosidade.

  4. Veja bem….preste atenção…com Guido Mantega não tem reeleição não…

  5. Hehe caiu 8 pontos em 2 meses kkkkkkk e vai cair muito mais

    até 2014 o Aécio Ultrapassa.

    Brasil p Frente Aécio Presidente

  6. Sabem por que a presidente Dilma Rousseff será reeleita no primeiro turno para a Presidência da República nas eleições de 2014?
    Resposta: O maior cabo eleitoral de Dilma está além dela e do PT!
    Ou seja, o Bolsa Família diminui e acaba com a própria fome que é, por si mesma, um estado patológico. O ser humano que tem fome precisa ser atendido antes que a fome o mate. A inanição mata milhões de pessoas, principalmente crianças, em todo o mundo. O homem são sofre pela fome dos filhos ““ no Nordeste ou em qualquer bolsão de miséria no País. E há muitos nas periferias de Curitiba e na região metropolitana da capital dos paranaenses!

    Esmael e demais o PSDB “Partido Sem Discurso no Brasil” acusa o PT de explorar politicamente o Bolsa Família!
    Se é assim segundo a concepção fantasiosa deles o que seria se estivessem no governo?
    O Bolsa Família deu e está dando certo no Brasil inteiro tanto é que forçou o “Playboy Pão de Queijo” Aécio Neves dizer, vejam só, que “quem criou o Bolsa Família foi o PSDB” (Não foi, mas criaram coisas parecidas. Lula, quando o Fome Zero não decolou, reempacotou os benefícios criados pelos tucanos, engordou um tanto o bolo, e propagandeou habilidosamente e ajudou os pobres!).
    Um dos questionamentos mais furados contra o Bolsa Família é o moral: É justo uma pessoa receber dinheiro, sem ter trabalhado por isso?
    Nem merece resposta. A questão não é de justiça, é de igualdade. Os mais ricos da elite brasileira já recebem bastante dinheiro sem trabalhar. Embolsam rendimentos de suas aplicações financeiras, aluguel de imóveis e tal. Acionistas de empresas recebem dinheiro sem trabalhar: os lucros. E seus herdeiros recebem dinheiro sem trabalhar, às vezes sem nunca ter trabalhado de verdade. Muitas crianças brasileiras felizardas já têm seus futuros assegurados, graças ao que construíram seus pais ou avós neoliberais. Nunca precisarão pegar no batente.
    O Bolsa Família não é nenhuma maravilha de tempos está sendo reciclado , mas é infinitamente melhor que nada. Tem que ser aplaudido, imitado, diversificado e expandido para pessoas que não têm família ou ficaram abandonadas socialmente pelos governos nos últimos 50 anos no Brasil.
    Tem que ter o seu valor aumentado, bastante e rápido. Contra fatos, e vidas salvas, e menos crimes nas ruas não há argumento!

  7. O LUCIANO DUCCI TAMBEM GANHAVA A ELEIÇÃO NO 1° TURNO E DEU NO QUE DEU ,PELO ANDAR DA CARROAGEM NÃO SERÁ TÃO FACIL ASSIM É ESPERAR PRA VER.

  8. Sabem por que a presidente Dilma Rousseff será reeleita no primeiro turno para a Presidência da República caso as eleições de 2014?
    Resposta: O maior cabo eleitoral de Dilma está além dela e do PT!
    Ou seja, o Bolsa Família diminui e acaba com a própria fome que é, por si mesma, um estado patológico. O ser humano que tem fome precisa ser atendido antes que a fome o mate. A inanição mata milhões de pessoas, principalmente crianças, em todo o mundo. O homem são sofre pela fome dos filhos – no Nordeste ou em qualquer bolsão de miséria no País. E há muitos nas periferias de Curitiba e na região metropolitana da capital dos paranaenses!

    Esmael e demais o PSDB “Partido Sem Discurso no Brasil” acusa o PT de explorar politicamente o Bolsa Família!
    Se é assim segundo a concepção fantasiosa deles o que seria se estivessem no governo?
    O Bolsa Família deu e está dando certo no Brasil inteiro tanto é que forçou o “Playboy Pão de Queijo” Aécio Neves dizer, vejam só, que “quem criou o Bolsa Família foi o PSDB” (Não foi, mas criaram coisas parecidas. Lula, quando o Fome Zero não decolou, reempacotou os benefícios criados pelos tucanos, engordou um tanto o bolo, e propagandeou habilidosamente e ajudou os pobres!).
    Um dos questionamentos mais furados contra o Bolsa Família é o moral: É justo uma pessoa receber dinheiro, sem ter trabalhado por isso?
    Nem merece resposta. A questão não é de justiça, é de igualdade. Os mais ricos da elite brasileira já recebem bastante dinheiro sem trabalhar. Embolsam rendimentos de suas aplicações financeiras, aluguel de imóveis e tal. Acionistas de empresas recebem dinheiro sem trabalhar: os lucros. E seus herdeiros recebem dinheiro sem trabalhar, às vezes sem nunca ter trabalhado de verdade. Muitas crianças brasileiras felizardas já têm seus futuros assegurados, graças ao que construíram seus pais ou avós neoliberais. Nunca precisarão pegar no batente.
    O Bolsa Família não é nenhuma maravilha de tempos está sendo reciclado , mas é infinitamente melhor que nada. Tem que ser aplaudido, imitado, diversificado e expandido para pessoas que não têm família ou ficaram abandonadas socialmente pelos governos nos últimos 50 anos no Brasil.
    Tem que ter o seu valor aumentado, bastante e rápido. Contra fatos, e vidas salvas, e menos crimes nas ruas não há argumentos.

  9. Isso aí é um assunto que não há nenhuma dúvida, ele ganha mesmo…É que tem que fazer eleição, é lei, mas nem precisava gastar dinheiro com isso, todo mundo já sabe…O pessoal do PSDB tá careca de saber disso…

    Mas se a oposição não mudar o discurso e a estratégia, o PT vai permanecer no governo até o dia do fim do mundo…

  10. ela vai ganhar mas no 2° turno no 1° vai ser muito díficil. segundo turno marina e dilma .