Dilma “pira” governadores tucanos com proposta de Plebsicito para reforma política

A presidenta Dilma Rousseff se reúne com governadores e prefeitos. Ela propôs a convocação de um plebiscito que autorize Constituinte para fazer a reforma política. Tucanos Alckmin, Anastasia e Richa fizeram discursos variados sobre o tema.

A presidenta Dilma Rousseff se reúne com governadores e prefeitos. Ela propôs a convocação de um plebiscito que autorize Constituinte para fazer a reforma política. Tucanos Alckmin, Anastasia e Richa fizeram discursos variados sobre o tema.

A presidenta Dilma Rousseff (PT) pegou os governadores tucanos, ontem à  tarde (24), digamos, com as calças nas mãos. Os chefes dos executivos estaduais do PSDB “piraram” com a inusitada proposta de Plebiscito para a reforma política.

O blog selecionou a reação dos três governadores tucanos: Geraldo Alckmin (SP), Beto Richa (PR) e Antônio Anastasia (MG). Veja e tire as sua conclusões.

Alckmin: Quero reiterar a necessidade de uma reforma política. A política foi transformada num balcão de negócios – disse o governador”.

Richa: “Acho que não vai resolver nada. Ela quer é dividir o ônus com os demais governantes”.

Anastasia: “Nós todos fomos surpreendidos por esse movimento. Esse é um dado que percebe-se de maneira clara. Eu acredito que não só o meu partido, mas todos os demais partidos vão se debruçar sobre esse fato, vão conversar”.

24 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to tell you that I’m all new to weblog and certainly savored you’re blog. Very likely I’m want to bookmark your website . You certainly come with superb article content. Thank you for sharing your web page.

  2. I just want to say I am just very new to weblog and certainly loved this web site. Very likely I’m likely to bookmark your blog . You really have great posts. Thanks for sharing your website.

  3. Outra constituinte, mas nós tivemos uma em 1986, será que fizeram ela mal feita… Lembro ainda daquele velhinho, lá em 1988, dizendo: “Declaro promulgado o documento da liberdade, da democracia e da justiça social do Brasil”…
    E agora então precisamos mudar o “o documento da liberdade, da democracia e da justiça social do Brasil”?

    Será que o que está faltando não é respeito mesmo? Que tal, vamos começar à respeitar o povo, daí o povo respeita os governantes, que merecerão ser respeitados e respeitarão o povo…

  4. Tá furada a informação, a Dilma já voltou atrás, nada de plebiscito da reforma. A tua presidANTA é areiera total.

  5. Washington fez um comentario nada a ver e o Celso Rocha fala de coligacoes tucanas, de costas para os negocios feitos pela prePostE, em nome da governabilidade e com os olhos na reeleicao. Bonita a foto do Lula abracando Maluf, da prePosTe reaceitando no governo os restolhos da faxina em 2011 e inventando ministerios para acomodar os quarenta na caverna de Ali Baba.

    • Meu comentário é referente aos comentários ai dito pelos 3 governantes e não pontualmente a plebiscito, sendo que Alckmin e Anastasia emitem uma opinião que se faz necessário algo, já o daqui pensa que o Parana não faz parte do contexto neste momento de ônus politico a todos os entes federativo. E implicitamente diz o problema ser inteiramente só dela.

  6. Esmael, os caras só foram lá meramente para aparecer na foto e não ser taxado futuramente de contra a Nação. Não se iluda!!! Não é necessária fazer nenhuma Constituinte para mudar o processo de Reforma Política!! Basta uma PEC de iniciativa Popular que já resolve. O resto é mera enrolação da sua presidanta.

  7. Sentiram o golpe, um direto de esquerda no queixo!

    Porque eles não querem a população participando da reforma política???

    Hum…

  8. Alguém poderia me explicar o que tucano tem na mente? Em 1998 defendiam plebiscito para uma constituição restrita:
    “Agência Folha 16/04/98 18h53
    De Brasília

    O presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu nesta quinta a proposta de constituinte restrita em 1999, de autoria do deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), para acelerar a aprovação das reformas tributária, política e do Poder Judiciário. A proposta exige menor quórum para a aprovação das reformas. De acordo com o projeto, as emendas seriam aprovadas com o apoio de 299 membros do Congresso, que se reuniriam em sessões conjuntas (deputados e senadores). Pelas regras atuais, são necessários os votos de 308 deputados e 49 senadores.

    Sem citar o autor do projeto, FHC defendeu a proposta na cerimônia de instalação do gabinete do recém-nomeado ministro extraordinário da Reforma Institucional, o senador Antonio Freitas Neto (PFL-PI). O projeto do deputado Miro Teixeira foi aprovado em março em comissão especial da Câmara e será ainda apreciado em duas votações na Câmara e no Senado. Se aprovada nas duas Casas, a proposta será submetida a plebiscito nas eleições deste ano.

    Freitas Neto disse que é a favor da proposta, mas afirmou que a principal dificuldade é viabilizar a realização de plebiscito nas eleições de outubro. Para o ministro, o projeto do deputado pedetista é a maneira mais viável de fazer reformas bastante polêmicas.”
    http://www1.folha.uol.com.br/fol/pol/ult160498061.htm

    Porque será que hoje os tucanos são contra? Mágoa de terem sido derrotados em 3 eleições seguidas? Esse é o PSDB – Partido mais ficha suja do Brasil.

  9. O que eu acho mais engraçado é que estão reclamando da presidente repartir a bronca. O que eles queriam, uma atitude autoritária? O fechamento do Congresso? O jogo democrático é demorado, mas somente por meio dele é que conseguiremos resolver os problemas. Se os representantes não nos representam temos de colocar outros. A Democracia funciona, mas exige a constante e ininterrupta participação popular. Temos de atuar, observar e fiscalizar tudo que é feito. Mas isso dá trabalho. Na segunda-feira, em que inúmeras manifestações ecoaram pelo país foram aprovadas a lei do Feliciano da “cura gay” e o arquivamento da CPI do pedágio no PR, quase nenhum (ou nenhum mesmo) dos manifestantes sabia desta agenda nas duas casas legislativas.

    • Concordo plenamente! Agora é modinha protesto e com certeza não é todo mundo ali que está conscientemente lutando direito….mas e o conteúdo?! Política se faz de várias formas e continuamente…..será que essa onda não é mais outra modinha que vai embora com a copa?

  10. O Silvio Santos esta GAGÁ mais eu tenho que concordar com uma frase que ele disse essa semana, ESSE POVO QUER TUDO, E NÃO QUER NADA, as pessoas que tem voz nesse pais e acesso a informação participa destas pressões desorganizada sem pé nem cabeça só quer uma coisa, derrubar a Presidente, nada mais, eu pergunto a esse bando de GOLPISTAS, se eles já tem em mente alguém para colocar no lugar dela? se tiver apresente esse(a) Salvador da Pátria? Posso pagar o preço, mais não quero ver um F.D.P reclamando depois, votei contra o COLLOR e depois tive que aguentar a choradeira de meus amigos que ajudaram a eleger ele, com esse mesmo discurso que esta na rua hoje. A coisa que mais eu detesto e ver gente arrependido reclamando da cagada que fez. Tem que reclamar, tem que reivindicar quem sabe um grande abaixo assinado com todas as reivindicações.

  11. 12 anos para perceber isso….nossa que mulher esperta…

  12. Um sujeito que em suas propagandas “institucionais” tem como slogan ser aqui um “Estado de respeito” dizer uma asneira desta, é um desrespeito total dele para com os Paranaeenses e até mesmo neste caso com os dois outros Governadores do psdb os quais se mostram tambem responsaveis por uma mudança na Politica. Até custo a acreditar que ele tenha assim resumido tal assunto.

  13. Bom dia, Esmael publica esse Manifesta dos Artistas de Curitiba, obrigado.

    https://www.facebook.com/notes/gustavo-bitencourt/manifesto/600760619957287?notif_t=like

  14. Esmael e demais fazer como realmente deve se fazer a reforma política vai extinguir de uma vez por toda o PSDB “Partido Sem Discurso no Brasil!” que só sobrevive politicamente com certas coligações infames, absurdas e contraditórias!
    Onde estas só favorecem a elite rica “vampira” da extrema direita capitalista neoliberal! Daí o medo e o constrangimento do PSDB em aceitar a reforma política que vai fazer eleger políticos realmente da base e populares!

  15. essa presidente de m esta terminando de acabar com o BraZil, ela esta dando continuidade do Mula, o povo acha que eles fizeram algo pelo país!! Meu Deus só burros conseguem ver isso, estamos vivendo uma crise financeira que eles nao mostram para o povo, mais 2 anos o BraZil vai explodir a bomba aí já era!!!! e qual a jogada deles…?? a eleicao do pt ja era nao ganham mais, ai o outro presidente que assumir, vai pegar a bomba do Brasil que foi deixada pelo “super” mula e sua dilma, entao meu amigos eles vao falar que fizeram tudo pelo país, mas infelizmente o presidente que foi eleito nao teve competencia para administrar o país. E eles saíram por cima!!! é bem essa a conversa

    • Análise profunda e muito bem embasada, impressionante.

    • Dorgas, manolo?

    • burro é voce seu mala,para te querer se achar intelectual seu matuo

    • ze loko,
      Quero ver qual vai ser a reação dos brasileiros que realmente precisam pegar ônibus para ir ao trabalho depois de saber quem realmente está por trás dessas manifestações, desvirtuando o direito democrático de se manifestar, e deixando os terminais e pontos de ônibus arrebentados.
      A forma é a mesma do Golpe Militar de 1964: quando não se pode derrubar um governo popular no voto, o caminho é o golpe. Vença nas urnas que fica mais bonito para vocês, caso contrário a ideia que se tem é de um ranço de mal perdedor. Aprenda a perder, afinal vocês também fazem parte do processo democrático.
      Já que o que eu mais escuto é que não foi o Lula nem o PT que criou o Bolsa Família e sim o FHC. Então a que devemos atribuir o fato do FHC não ter conseguido emplacar o Serra no Planalto? Incompetência ou ao fato que vocês agora aludem: do gigante (o povo brasileiro) ter acordado? Em 10 anos o PT fez mais pelo Brasil e pelos brasileiros do que vocês fizeram em 500 anos. O grupo que te representa sempre fez o serviço dos colonizadores. Para o teu grupo o melhor é o Brasil nunca deixar de ser colônia da Europa. Chega a ser patético a sua afirmação de que “o povo acha que eles fizeram algo pelo país”? Você não é povo? O que você é? Elite? Ou você é a classe média que sempre viveu à sombra da elite, comendo as suas sobras, quando eles achavam que você poderia ficar com as sobras. Você deve ser daqueles que come feijão e arrota caviar! Deixe de ser medíocre pois a classe A nunca se importou com a classe B e C. Para a classe A crescimento econômico e distribuição de renda e mobilidade social não combinam.
      ze loko se você é classe A eu entendo o seu discurso, mas se for classe média, daí te taxar de alienado é pouco.
      Esse governo tem muitos erros, mas colocar um prato de comida na mesa de milhões de brasileiros todos os dias é o seu trunfo. Quem passa fome não se importa com educação de qualidade meu caro. Quem passa fome não tem saúde. Então vamos por partes: de que adianta o crescimento econômico do FHC se ele não tirou o povo da miséria e não foi capaz de proporcionar consumo para quem não tinha renda? Você deve ser daqueles que acha louvável o Lula pegar dinheiro do BNDES e jogar nas empresas do Eike Batista, mas acha desprezível dar R$ 100,00 para o João Ninguém da Silva que sempre foi o carvão do nosso desenvolvimento. Deixe de hipocrisia. Deixe de ser papagaio de pirata e aprenda a pensar. Basta sair nas ruas.
      A Dilma pode não ganhar ano que vem, mas o Beto Richa corre mais risco do que ela.

    • Seu nome ja diz tudo, Zé loko

    • Cara voce não é louco não,voce é idiota mesmo,