Dilma não abre mão do plebiscito para reforma política; agora, qual o medo da velha mídia?

A presidenta Dilma reafirmou nesta terça-feira desejo de realizar plebiscito para reforma política no país; agora, a velha mídia chia porque o povo será consultado; pode isso, Arnaldo?

A presidenta Dilma reafirmou nesta terça-feira desejo de realizar plebiscito para reforma política no país; agora, a velha mídia chia porque o povo será consultado; pode isso, Arnaldo?

A presidenta Dilma Rousseff, em nota publicada no Blog do Planalto, nesta terça-feira 25, desmentiu notícias veiculadas na revista Veja e no jornal O Estado de S. Paulo de que teria desistido de convocar uma Assembleia Constituinte para aprovar a reforma política.

A velha mídia não tem medido esforços para tentar melar a consulta popular, pois, segunda ela, o plebiscito poderia descambar para um populismo chavista — em referência ao falecido ex-presidente Hugo Chávez, que realizou vários plebiscitos na Venezuela.

Além de Veja, Estadão, Folha, outros veículos regionais também repercutiram a falsa informação sobre a desistência do plebiscito. Mas, afinal, o que a velha mídia teme agora?

A seguir, a nota oficial da Presidência da República:

Em relação à s declarações de hoje do presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, a Presidência da República esclarece:

1. A presidenta Dilma Rousseff recebeu hoje o presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, e o diretor do Movimento de Combate à  Corrupção Eleitoral, Márlon Reis, que lhe apresentaram uma proposta de reforma política baseada em projeto de lei de iniciativa popular.

2. A presidenta da República reiterou a relevância de uma ampla consulta popular por meio de um plebiscito.

3. A presidenta ouviu a proposta da OAB, considerou-a uma importante contribuição, mas não houve qualquer decisão. O governo continuará ouvindo outras propostas de reforma política que lhe forem apresentadas.

Secretaria de Comunicação Social
Presidência da República

49 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Deixe de ser otário, Esmael! Se a Dilma quisesse reforma, todas elas (previdenciária, tributária, política), já estariam aprovadas. Há quanto tempo a oposição vem cobrando isso? (vc não acompanha?). Quem trava a aprovação são os aliados do governo, a mando do governo!

  2. Esmael.
    De uma dura nestes comentários lacônicos, com trocas de ofensas e palavrões.
    Sugiro que estes palavrões sejam tarjados e o autor que procure outra janela.

  3. Ela não tem que abrir mão de nada, é só fazer o trabalho dela como governante, ou se não tem capacidade para governar o Brasil, pede pra cagar e sai logo de uma vez.

    E o Lulalá, por onde anda???? Está escondido ou brincando em algum canto com a Rosemary????

  4. Peter , e voce ainda tem duvida, pois faz mais de 10 anos que so sabem fazer isto, vide situacao a que chegamos , de o povo ensinar aos mesmos o que fazer.

  5. Não entendi seu posicionamento quanto ao afirmado pela “velha mídia”. Ontem mesmo, o presidente da OAB disse frente aos microfones, exatamente o que a “velha mídia” afirmou… Onde está seu ponto? Ou sua afirmação foi muito açodada? Acho que seu blog, se quer ser crítico e imparcial, está muito parcial. Afirmar que há o medo de haver a implantação de um pseudo chavismo por aqui, ai então, exagerou mesmo. Vc acha que estas manifestações todas, são por um chavismo? Sem comida, sem remédios, sem saúde, sem transportes, sem justiça, por impunidade, por um regime ditatorial, por aumento execrável da pobreza no País, é isso que vc acha? Por que afinal, a Venezuela, Cuba, a Bolívia, o Equador, a Argentina, são os Países de ponta da AL. Estão com o povo todo alimentado, educado, com muita saúde, Sem roubos, saques, assassinatos, sem corrupção correndo solta, sem drogas sustentando cartéis, etc… e a exportação deles, assim como seu comércio internacional, vão muito bem. Suas fábricas fenomenais em produtividade e qualidade são modelos a serem seguidas, assim como todos os volumes absurdos de investimentos captados por eles no mercado internacional, por confiança nas instituições jurídicas deles, dando segurança a abertura de novos negócios no País. é isso mesmo que você afirma Ismael?
    Parabéns por seu pensamento progressista e meritocrático ao esforço do empreendedorismo legal e honesto. Parabéns por não pensar em populismos de baixo nível e clientelismo aos mais necessitados. Por oferecer oportunidades de aprendizado para que as pessoas andem por suas próprias pernas e tenham orgulho de si mesmas. Por oferecer um pensamento de escolas para que as pessoas possam pensar por sí próprias, sem terem que ter pessoas com blogs como este, desvirtuando os propósitos da dignidade e crescimento individual, com produtividade e assiduidade. Belo blog de estímulo a desídia, apatia baixa moral pessoal, aguardando o peixe e não tentando aprender a pescar. Parabéns mesmo.!

    • Caro
      Roberto.
      Parabéns seu comentário é muito imponente!
      Faço um pequeno reparo, pois não acredito que essa esquerda brasileira se espelhe em chavismo.
      Creio que o sonho de consumo para eles seja a China, que neste ano ultrapassou a Economia Americana no comércio internacional.
      Desse assunto só lamento que o sonho de liberdade Americano, também esteja se dissolvendo.

  6. Pelo vocabulário do Luizão e de outros lulodilmistas, resta dúvida nenhuma que eles participam das arruaças, dos saques.

  7. O Brasil está maduro para avançar e já deixou claro que não quer ficar parado onde está. Agora o povo nas ruas quer mais. Quer uma representação política permeável, uma sociedade em que o cidadão, e não o direito econômico esteja em primeiro lugar.
    Qual político agora terá coragem de se manifestar contra o plebiscito da reforma política? Dilma foi direto ao assunto principal antes de discutir outras medidas urgentes, nas áreas de combate à corrupção e investimentos em educação, saúde, transporte público e segurança, antes que a situação fugisse do controle, para evitar uma crise institucional, estimulada neste final de semana por comunicadores populares e revistas que pediam para o povo não sair nunca mais das ruas. Com qual objetivo?
    Se dependesse só do governo, porém, seria convocada o mais rápido possível a melhor maneira de acalmar as ruas e levar o debate para as instâncias em que o povo decide pelo voto. Para completar este ato de coragem e mostrar que não tem medo do julgamento das ruas, Dilma poderia incluir entre as questões do plebiscito a reeleição, implantada em meio ao primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso. Seria a melhor forma de saber de que lado está à maioria do povo que não aparece na televisão nem nas capas de revista. Valeu Dilma!

  8. pig e direitona, quem esta com diarréia agora? kkkkkkk

    • EU acho q é o BETO RIXA. E te digo perq WAL. A CPI DA URBS,vai respingar nos ex prefeitos. E quem era o prefeito de Curitiba??E outra pra vc ñ esquecer; A CPI DA URBS vai desaguar nos PEDÁGIOS… REGISTRE ESSA!! É uma mafia minha cara.

  9. O PSDB para extrema direita capitalista neoliberal não presta mais como partido político e o meio de opinião e expressão das elites “vampiras” que é o PIG “Partido da Imprensa Golpista” não tem mais assunto e não consegue, como antes do aparecimento e funcionamento da internet, manipular a população!

    Esmael e demais o Plebiscito sobre a Reforma Política no Brasil é o “pelotão de fuzilamento” do PSDB “Partido Sem Discurso no Brasil!”
    A elite de extrema direita capitalista neoliberal “vampira” a qual o (des) governador Beto Richa o “Playboy Neoliberal” é originário, representa e defende os interesses com uma disciplina de monge tem horror á esta proposta da Reforma Política! E por que?
    Porque a única forma de se reproduzir e sobreviver no poder é fazendo ás absurdas, esdrúxulas, infames, mal explicadas e malditas coligações partidárias cheias de interesses corruptos e vazias de qualquer essência ideológica que favoreça o povo pobre e humilde!

  10. Professor da Rede Estadual,

    Não entendo, quem vive as ações na educação do governo do PSDB no Paraná não pode acreditar no discurso da velha mídia e da velha burguesia. Estes nunca acreditaram na educação os primeiros para manter a “massa” ignorante manipulável, os outros porque acreditam em transmitir seus privilégios para seus filhos, que não precisam estudar e se esforçar. Agora a farra é da “PTzada”? Por favor, vamos trabalhar com os fatos e não com a Veja. Será que em sua escola recomendam a leitura da dita? Mas confio na educação, espero que o senhor ainda consiga ter uma visão mais claro do Brasil e a transmita para nossos alunos.

    Tudo isto!

  11. o que o povo decidir é lei sem intermediários, a dilma tem mais sorte que juízo.

  12. Não é mais fácil devolver a pergunta a Presidanta. Qual é o medo Dilma?

  13. Esmael acho que vc ta trocando de posiçao com a velha midia, to achando estranho tuas colocaçoes, é retrocesso ou algum compromisso que vc não pode esplicar?

  14. Pare de enrolar Esmael, o plebiscito está explicito nas ruas, vai fazer uma gastança para que? A Dilma tem que fazer as reformas que o povo quer, não precisa consultar o óbvio.

    • A TA. E os governadores corruptos nepotistas fazem oq? E para seu governo, eu voto DILMA 2014, com casca tudo ainda!

    • Plebiscito nas ruas?Mas q plebiscito?? Um bando de arruaceiros,vândalos, mascarados covardes… VC CHAMA ISTO DE PLEBISCITO??
      Vcs estao querendo é uma guerra civil isto sim!! IGUAL NA SIRIA… TURQUIA.

  15. Dilma ja era….

    • Vc esta mais por fora doq pelo de coco dininho!

      • ja fritaram a coitadinha, pela ala radical dos petralhaa

        • Huhum, quem é q depredou a prefeitura de CURITIBA? Tucanadas do DEMO, mais ###@#**@.
          a policia militar é comandaDA por um tucano F…###@#$#@$ duma mae ,né?
          FOI por isso q depredaram só a prefeitura de CURITIBA. CAMBOR JA DE MALAS…
          Va derreto tucanadas do DEMO!!!

          • esquece que prenderam o filhote postico do vanhoni heimmmm v e te encherga petralinha, ha quantas pessoas tinham la na reuniao dos corruptos em pinhais com 0 51 kkkkk meia duzia kkk

  16. Esmael.

    A resposta é tão simples e muito debatida após as babozeiras da Presidenta diat ontem:

    “A reforma política que a população quer é o fim das farras com dinheiro público promovidas pela PTzada de Brasilia”

    Apenas isto!

    • Professor vê se se Toca e estuda mais, os seus governos foram os mais corruptos que existiram, só que agora é o contrário o corrupto aparece, por que não engavetamos nenhuma CPI como o DEM e o PSDBOSTA

    • Professor da Rede Estadual, soube que 800 comissionados levaram um pé na bunda, que coisa hein?!

    • E as farras do seu patraozinho tbm seu baba ovo
      resumindo professor comissionado tem que acabar com toda a farra do dinheiro publico não importa o partido

    • Enquanto a presidente abre os canais de participação popular como esse plebiscito, o seu patrão Richa e a sua corja escondem com todas as mãos a CPI do pedágio e suas negociatas.

      • Esse e o seu Governo SUJO do PT

        A Câmara derrubou na tarde desta terça (25) o repasse de R$ 43 milhões para um programa relacionado à Copa do Mundo de 2014. O dinheiro seria aplicado pelo Ministério das Comunicações na contratação de serviços de tecnologia para transmissão de dados nas áreas dos estádios. A transferência foi rejeitada em votação simbólica.

        Excetuando-se o PT, todos os partidos ““de governo e de oposição”” posicionaram-se contra a providência. Fizeram isso num instante em que Dilma Rousseff sustenta que não há dinheiro público na Copa. Os R$ 43 milhões estavam camuflados numa medida provisória que prevê a destinação de R$ 3,96 bilhões para diversas áreas ““entre elas o combate à seca no Nordeste e às enchentes no Sul e Sudeste.

    • Uma pergunta aos tucanos golpistas do blog, porque que vocês estão com o rabo aceso de medo desse plebiscito?

  17. A mídia apenas repercute uma dúvida cruel do povo: será que não é só enrolação? Plebiscito é caro e demorado demais. E você, Esmael, conte pra gente qual será a pergunta deste plebiscito? Você que já é a favor, deve ter lido, relido e estudado o processo junto com a Dilma. A reforma não é um pouco complexa demais para uma pergunta e duas respostas, sim ou não?

  18. A Dilma vai fazer do limão uma limonada.

  19. O medo da velha midia e dos politicos é as benesses e os desmandos que sempre pautaram .
    Nesse pacote tem crime hediondo para os corruptos,qual é o medo deles então?
    E a justiça,o supremo tambem tem rabo preso,agora tem que ver que tem garrafa vazia.

  20. Repararam que o PiG/oposição estão juntos contra o plebiscito sobre a reforma política?

    Sobre transformar corrupção em crime hediondo e punir severamente os corruptores nem um pio? Tá todo mundo quietinho tentando desviar o foco!

    Quem tem medo da participação popular na reforma política? São os mesmo de sempre, os políticos oportunistas, fique atento!

    • Fiquem atentos:

      De forma SORRATEIRA, a Presidente DILMA, sem nenhuma divulgação na nova mídia, antecipando ao já celebrado arquivamento da PEC 37 (vitória de diversos setores, inclusive dos recentes movimentos populares), promulga a exclusividade da abertura e condução dos Inquéritos Policiais pelos Delegados de Polícia, TRAINDO TODA A ESPERANÇA DE UMA NAÇÃO EM VER REFORÇADO O COMBATE À CORRUPÇÃO!

      Para os adoradores de mensaleiros que porventura não acreditem, a verdadeira face de Dilma:
      http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12830.htm