Datafolha: Dilma iria para segundo turno com Marina; tucano Aécio Neves ficaria na saudade

do Brasil 247

Pesquisa Datafolha também simulou intenções de voto para 2014; segundo o instituto, Dilma hoje teria 30% da preferência, contra 23% da ex-senadora Marina Silva, 17% de Aécio Neves e 7% de Eduardo Campos; antes dos protestos, ela tinha uma vantagem de 24 pontos sobre os adversários; hoje, está 17 pontos atrás; mudança de cenário reforça pressão sobre o governo e também sobre o ex-presidente Lula.

Pesquisa Datafolha também simulou intenções de voto para 2014; segundo o instituto, Dilma hoje teria 30% da preferência, contra 23% da ex-senadora Marina Silva, 17% de Aécio Neves e 7% de Eduardo Campos; antes dos protestos, ela tinha uma vantagem de 24 pontos sobre os adversários; hoje, está 17 pontos atrás; mudança de cenário reforça pressão sobre o governo e também sobre o ex-presidente Lula.

O dia, que começou mal para a presidente Dilma Rousseff, acaba de trazer mais uma má notícia para o PT. O Datafolha também simulou intenções de voto para presidente da República e, pela primeira vez, desde que tomou posse, ela teria que enfrentar um segundo turno em 2014.

De acordo com o instituto, Dilma teria hoje 30% dos votos, contra 23% da ex-senadora Marina Silva, 17% de Aécio Neves e 7% de Eduardo Campos. Somados, os três alcançam 47%, ou seja, 17 pontos a mais do que a presidente.

Antes dos protestos, Dilma tinha 54%, contra 18% de Marina, 12% de Aécio e 4% de Eduardo Campos. Enquanto ela perdeu 24 pontos, todos os seus adversários cresceram. E a vantagem de 24 pontos em relação aos adversários se transformou em desvantagem de 17 pontos.

Os números devem aumentar a pressão sobre o ex-presidente Lula, para que ele entre no jogo de 2014.

Abaixo, noticiário da Reuters sobre a mesma pesquisa:

Dilma perde apoio e tem 30% das intenções de voto para 2014–Datafolha

SàƒO PAULO, 29 Jun (Reuters) – A presidente Dilma Rousseff perdeu apoio dos eleitores, em meio a protestos nas principais cidades brasileiras, e hoje conta com 30 por cento das intenções de votos para a disputa presidencial de 2014, segundo um dos cenários de uma pesquisa Datafolha divulgada no site do jornal Folha de S.Paulo.

A taxa de votos da presidente caiu até 21 pontos percentuais nesse cenário em relação a uma pesquisa feita nos dias 6 e 7 de junho.

“Embora ainda lidere a disputa de 2014, Dilma é a pré-candidata que mais perdeu apoio na corrida presidencial, e a queda indica que hoje ela teria de enfrentar um segundo turno”, afirmou a reportagem neste sábado.

O cenário hoje mais provável para a disputa inclui Dilma (PT), Marina Silva (Rede), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

O índice de votos de Dilma é o mesmo percentual da aprovação de seu governo, segundo outro levantamento divulgado pelo jornal neste sábado.

No cenário eleitoral que aponta Dilma com 30 por cento das intenções de voto, a taxa da ex-senadora Marina Silva subiu de 16 para 23 por cento –Marina disputou a última eleição presidencial pelo PV.

As intenções de voto do senador Aécio Neves aumentaram de 14 para 17 por cento. Já o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, oscilou de 6 para 7 por cento.

O Datafolha ouviu 4.717 pessoas entre quinta e sexta-feira em 196 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Veja o gráfico do Datafolha:
datafolha

45 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. o importante e ganhar as eleiçoes nao importa se for aecio ou marina importante e tirar esse pt do governo mwentiroso qui so tem promessa e convessa bonita aqui em sobradinho so quem ta com o pt e so o prefeito e secretario mas o povao ta com marina silva essa e do povo sofrido tamos aguardando pelo segundo turno sem medo de erra chega de pt nos aqui se sobradinho tamos abandonado sem ospital – fechado sem matauro – fechado postos medicos das quadras fechados porque devemos votar em dilma pra continuar tudo isso fechado em sobradinho ba chega de abandona queremos mudança tamos com marina

  2. num acretido que a dilma seja uma pessema presidenta sou pobre e acredito que ela e honesta vai ganhar as eleiçao de novo

  3. Esse PT já é ultrapassado está na hora de dar um basta nessa corrupção disfarçada no brasil, vamos dar novamente oportunidades para quem criou o real e outros programas como: bolsa escola, vale gás, cesta básicas, e outros … O PT só veio unificar todos os programas criado pelo PSDB e fez a chamada bolsinha familia. Mas, esperem todos em 20134 PSDB neles brasil, vamos dá o troco nesses corruptos.

  4. É extremamente democrático as pessoas de qualquer classe social, opinarem sobre as simulações ainda prematuras, de uma eleição presidencial.
    No entanto, deve-se evitar atingir a vida pessoal de qualquer candidato ou
    candidata, a este ou aquele cargo. Também entendo como estudioso e um bom mineiro, que não se deve atingir com tanta violência a presidenta Dilma Rousseff, ainda presidenta, eleita pelo voto direto e que sem duvida tem seus erros, como também devo salientar que o DNA do Aécio Neves não permite deslizes na carreira, e até que se prove o contrário em Minas Gerais fez uma excelente administração. É salutar a participação da ex Senadora Marina Silva, que contribui e muito com a democracia brasileira e já provou ser de muita boa índole política. Também o governador Eduardo Campos tem muito a contribuir neste processo. A democracia é assim, as lideranças políticas se apresentam e mostram suas plataformas e a sociedade deve opinar para ajudar na reciclagem de uma nova classe política. Há, é bom lembrar que Minas Gerais sempre foi o ponto de equilíbrio da política nacional e sempre estará exercendo esta função.

  5. Com Marina Silva Na presidencia tudo poder mudar gostei muito dessa enquete e com certeza se marina silva for para o segundo turno ja era dilma.

  6. Nesse meio de campionato, já tem muitos petistas preocupados com as tetas. Pois seja Marina Silva, Aécio Neves ou o outro, um novo tempo vai acontecer. Acontecendo a banalização do voto de novo, nós sociedade consciente vamos para as ruas de novo, pois quem elege pode derrubar, a soberania parte do povo. O cidadão é protagonista de sua própria história. Chega de passividade, em todos os momentos da civilização da humanidade as mundanças acontecerram quando, quando o povo foi para as ruas.

  7. Se o Lula decidir sair candidato, possivelmente o Eduardo Campos desista e a sacola de votos será maior ainda, Lula leva no 1º turno.

  8. Pelo que eu pude observar, ela está em 1º lugar!
    Isso sem contar que se o PT optar por Lula, a diferença é maior ainda.

  9. Data Folha prestava e era confiável quando Dilma tava nas alturas…

  10. Dilma pode enfrentar 2o turno em 2014, mostra pesquisa CNT/MDA
    terça-feira, 11 de junho de 2013 15:00 BRT

    O senador Aécio Neves (PSDB-MG), potencial candidato tucano, teria 17,0 por cento, seguido pela ex-senadora Marina Silva, que trabalha para criar um novo partido, com 12,5 por cento, enquanto o governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, teria 3,7 por cento.

    Num cenário sem o governador pernambucano, Dilma ganharia com 54,2 por cento dos votos, contra 18,0 por cento de Aécio e 13,3 por cento de Marina.

    Já num levantamento hipotético, em que os eleitores tenham o mesmo grau de conhecimento sobre os quatro virtuais candidatos, Dilma teria a preferência de 44,1 por cento dos eleitores, seguida de Aécio (22,8 por cento), Marina (14,2 por cento) e Campos (5,8 por cento).

    Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa ter mais votos que a soma dos votos de todos os seus adversários. Nesse cenário hipotético, a diferença a favor de Dilma estaria dentro da margem de erro da pesquisa, de 2,2 pontos percentuais, tornando possível o segundo turno.

  11. É muito cedo para qualquer um cantar vitória. O humor do povo pode mudar em qualquer direção.

  12. Nem direita nem PT, trabalhadores no poder.

  13. è senhores Direitistas de extrema, não foi dessa vez, alguém notou os olhos estanhados do Aécio em uma entrevista na terça passada???

  14. Meus amigos muita água vai rolar debaixo dessa ponte ainda, enquanto o GIGANTE descansa da baderna, tem muita gente se mexendo principalmente o Governo como nunca se viu na historia desse Pais, esse cenário tem tudo para ser recuperado a favor do governo que esta ai, é esperar um pouquinho para ver.

    Quero dizer para os puxa sacos do Bebum Mineiro, que o Geraldo Alckmin é muito mais candidato em todos aspecto.

    • Bebum não, alcoólatra: Alkimim menos nééé, não precisa nem do LULA que na minha opinião deve se aquietar por lá onde esta, a Dilma esta muito bem e vai se reeleger, o povo tem consciência que do jeito que se faz politica hj, nenhum governo com suas melhores intenções consegue governar, este bando de parasita que tem na politica,e seus interesses de grupo não deixam, e vão continuar travando qualquer um seja qual sigla for a sigla, por isso se faz urgente uma reforma politica.

  15. Essa pesquisa foi feita dentro do Instituto Millenium, da sede do PSDB e com FHC arbitrando os votos. Pesquisa fraudulenta, também o que esperar desse DataFoia.

  16. ATENÇÃO EXTREMA DIREITA AINDA NÃO FOI DESTA VEZ!

    Esmael para termos uma análise melhor, interessante é lermos também este texto cujo o autor é o teu colega de diploma o jornalista Luis Nassif:
    “O que dizem as pesquisas pós-manifestações?”
    “Algumas considerações sobre a pesquisa Datafolha registrando queda de popularidade de Dilma Rousseff.
    Foi uma bela queda, mas “Inês não é morta.”
    O que ocorreria se o Datafolha incluísse em sua pesquisa a avaliação sobre outros personagens da política: Geraldo Alckmin, Antônio Anastasia, Sergio Cabral, PT, PSDB, Aécio Neves, Congresso, STF? Todos registrariam queda similar. Foi o mundo político que desabou, não apenas um personagem ou outro. Obviamente, o personagem maior – a presidente – está exposta a desgaste maior.
    Esta semana, pesquisa similar ao da Datafolha ““ contratado por um grupo de empreiteiras ““ revelou o seguinte:
    Queda de Dilma e Alckmin, Dilma um pouco mais, Alckmin um pouco menos.
    Queda expressiva tanto do PT quanto do PSDB. Incluindo aí o presidenciável Aécio Neves.
    Quem ganha são apenas Marina Silva, que sobe um pouco e Lula, que sobe mais ““ tanto na avaliação pessoal quanto do seu governo.
    Chama atenção, no entanto alguns aspectos da pesquisa Datafolha:
    Mesmo tendo desabado, os índices de Dilma ainda são positivos. A maior parte dos que saíram do campo do ÓTIMO e BOM migrou para REGULAR. Agora, são 25% de RUIM e PÉSSIMO ““ um salto expressivo, ante os 9% da última pesquisa. Mas são 43% de REGULAR e 30% de ÓTIMO e BOM.
    O Datafolha omitiu a aprovação pessoal de Dilma. Como existe proporcionalidade entre a nota e a aprovação, analistas estimam que possa estar entre 55% e 58%.
    Em relação aos passos pós-crise, dois pontos a favor de Dilma. Em relação ao comportamento de Dilma frente aos protestos, 26% avaliaram como RUIM e PÉSSIMA contra 32% de ÓTIMA ou BOA e 36% de REGULAR. E 68% aprovaram a ideia do plebiscito.
    Em suma, a bola continua com Dilma. Passado o impacto emocional das passeatas, sua maior ou menor aprovação dependerá de seus próximos passos. Se conseguir reestruturar seu governo e dar provas maiúsculas de melhoria de gestão e de interlocução, supera o momento. Se não conseguir, seu governo irá se arrastar até as eleições.”

  17. O Novo Brasil de Verdade, pelo qual o povo já grita nas ruas, é incompatível com o retrocesso e tb com o continuismo do mais dos mesmos. Logo, as pesquisas que aí estão tb derreter-se-ão ao calor ainda mais intenso das ruas em 2014, bem como os nomes colocados nas pesquisas que aí estão, e que nada têm a ver com aquilo que o povo brasileiro quer, doravante, para si e para o Brasil,ou seja, a Verdadade como Ela é, que, aliás, tem nome, sobrenome, apelido, sigla e endereço certos, tal seja A Revolução Pacífica do Leão (RPL), o Novo Caminho de Verdade para o Novo Brasil de Verdade, cujo apelido é Mega-Solução, porque evoluir é preciso,e, sobretudo, porque juntos, unidos ao povo pelo mesmo ideal comum, somos capazes de fazer mais, muito mais, do que o velho continuismo sozinho. Daí, a parceria imprescindível entre a RPL-PNBC-ME e os partidos idealistas se é que existem no Brasil, caso o povo tenha a pacíência de esperar até outubro de 2014.

  18. O maior protesto, manifesto q o brasileiro poderia fazer é eleger Marina Silva presidente, em 2014..

    • Minha nossa quanto oportunismo, oito anos de governo Lula, mensalão e nada falou, somente quando o Lula colocou sua bonecona para ser candidata, é que a Marina toda verde amazônica se lançou, críticas ao modo petista de governar zero, críticas a reforma da previdência aprovada através do mensalão zero, e agora ela é a resposta salvadora caída do céu, ave maria, vade retro. Marina pertence a muito tempo ao establishment político brasileiro, tanto é que seu partido é como água morna ou como dizemos aqui no nordeste como merda de boi nem fede e nem cheira.

    • Que legal o seu argumento!

  19. Esta turma aí é do mesmo saco. Nado de novo e velhos vícios de poder. Na próxima pesquise é necessário incluir neste cenário o Ministro Joaquim Barbosa.

  20. marina presidente!

    • 04/10/2010
      às 0:40
      Marina se decepciona com votação no Acre

      Ainda que se dissessem “transbordando de alegria” com os 20 milhões de votos que receberam em todo o país, Marina Silva e o vice Guilherme Leal, ambos do PV, se demonstraram decepcionados com o resultado no Acre. Apesar de ser a terra natal da senadora, o estado preferiu José Serra (PSDB), que ficou com 52,18% dos votos, contra 23,74% de Dilma Rousseff (PT) e 23,58% de Marina.KKKKKKKKK OS ACREANOS SÃO POLITIZADOS!!

  21. Tem gente que ainda duvida do potencial do Aécio Neves
    Quero ver alguem chegar a presidência,sem antes ser
    aprovada por Minas Gerais!!

    Mais de 60 % do empresários preferem Aécio neves
    Marina é como Russumano,sobe sobe,mas cai logo
    pois ela tem maior rejeição que o Aécio Neves
    é uma petista disfarçada de verde!!
    Serraalem da rejeição alta comoa Marina,perdeu
    em MG para Dilma.

    • Se a população esquecer do desastre que foi a administração tucana, onde o Brasil quebrou duas vezes, e o vexame (crime) do BEBUM dirigir completamente embriagado aproveitando-se do status de Senador para recusa do teste do bafômetro – ELE PASSA A TER CHANCE!!!

      • http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2012/02/13/internas_economia,277774/reducao-da-pobreza-em-minas-e-mais-intensa-que-a-media-brasileira-diz-ipea.shtml De acordo com Pochmann, Minas apresenta a 9ª maior renda domiciliar do país e a 8ª menor taxa de pobreza extrema entre os Estados. Tecnicamente, considera-se em extrema pobreza os que tinham renda per capita inferior a R$ 67,07 ao mês, em setembro de 2009. Para anos anteriores, o valor é deflacionado segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Em 2001, 9% da população mineira estava nessa situação, índice reduzido para 3% em 2009. É uma queda bem superior à do Sudeste (que caiu de 5,6% para 2,3%) e à do Brasil (queda de 10,5% para 5,2%).EM 2001 A POBREZA EXTREMA ERA DE 10% E O PT NACIONAL FOI PARA 5,2%,ISSO SE REFERE APENAS POBREZA EXTREMA!!E NÃO A POBREZA EM GERAL!!
        Redução da pobreza em Minas é mais intensa que a média brasileira, diz Ipea – Economia –

    • O Aécio não foi assado nas fogueira de Minas Gerais essa semana, porque ele é um Mineiro que mora no Rio de Janeiro. É a velha historia a mulherada querendo ser comandada por homem bonito, vocês já tem um aqui no Parana e veja a bosta que esta.

      • Bonito?
        Aqui no Paraná?
        E aquele nariz de batata bem no meio da cara!

      • PIB de Minas Gerais deve crescer 2,6% em 2012, aponta Fiemg

        Dados foram divulgados nesta quarta-feira (19).
        Elevação do PIB mineiro supera a do brasileiro, que não deve passar de 1%http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2012/12/pib-de-minas-gerais-deve-crescer-26-em-2012-aponta-fiemg.html

    • Opinião de empresário não é a VOZ DE DEUS… É só lembrarmos que boa parte deles ou dos pais dos atuais empresário apoiaram o golpe de estado dos militares em 1964, que lançou o país no atraso e em uma sangrenta ditadura…

      Empresário quer lucro em 1º lugar e uma parte deles venderia o cadaver da mãe para fábrica de ração…

    • http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/educacao-ideb/
      Veja as 50 melhores e 50 piores escolas da rede pública do País

  22. Realmente essa é a realidade, por isso a DILMA se borra nas calças de medo da Marina Silva e faz de tudo pra atrapalhar o registro do seu novo partido. Marina é a única pessoa capaz de atrapalhar a tranquilidade nas urnas da atual presidenta. Por aí a gente vê o quanta essa Dilma é uma raposona política..
    O Aécio perdeu o bonde da história, ele tinha que ter se candidatado na eleição passada, mas lançaram aquele ser ridículo como candidato, o José Serra… Agora o povo já pode ver o quanto ele é inútil, vazio e incapaz, o negócio é ser senador ou outra coisa…

    Dificilmente alguém tira essa eleição da Dilma…

    • se essqa familia Neves prestasse o nono teria assumido, naquela vez, foi mandado pros fundos, agora vem ai o Numero 51, se entrar tamos
      em maus lençois. a INTERNET aproxima as pessoas, instantaneamente ficamos sabendo de tudo… o aecio toma umas biritas, 51 e Velho Barreiro, bate em mulher e manda din dim pra fora…….C H E G A D E D E S E Q U I L I B R A D O S, fica por ai que e tua area, bela Minas Gerais.

      • Cara, esse petismo é da p q p, a esquerda num tá com nada, o negócio é as direitas. valeu cara?!
        lula é um chupa cana, e vc fala que o Aécio é quem bebe? lula dilma color são farinhas do mesmo saco.

  23. Esse filme os tucanos já conhecem bem, kkkkkkkkkkkkk, ano passado experimentaram em nem ir p/ o 2º turno com Ducci. Será que isso não vai se repetir ano que vem, com Beto se quer indo p/ o 2º turno??

    • Paulo Agora a pouco, no Jornal Estadual A RPC, FALOU AO VIVO EM EM CORES, nota das concessionarias dos pedágios, que a tarifa é de responsabilidade do poder executivo, ai eu pergunto o que é que; OS ROSSONIS & STEFANIS JR & TRAIANOS , VÃO FALAR , ISSO É PRA DEIXAR QUALQUER PETISTA PERPLEXO.

  24. Seria oportuno sabermos o percentual dos governadores.