Criadores veem omissão da Guarda Municipal no ataque à  prefeitura de Curitiba

Ex-correligionários do senador Roberto Requião, que criaram a Guarda Municipal de Curitiba, veem omissão do prefeito Gustavo Fruet: "corporação foi criada para defender o patrimônio público".

Ex-correligionários do senador Roberto Requião, que criaram a Guarda Municipal de Curitiba, veem omissão do prefeito Gustavo Fruet: “corporação foi criada para defender o patrimônio público”.

O professor universitário Cláudio Fajardo, ex-diretor-geral da Biblioteca Pública do Paraná e ex-candidato a vice-prefeito de Curitiba pelo Partido da Pátria Livre (PPL), e o delegado de polícia José Maria Correia, em mensagem ao blog, analisam que houve omissão da Guarda Municipal de Curitiba na defesa do prédio da prefeitura !“ atacado na última sexta-feira 21 no protesto contra tudo e contra todos!.

Fui um dos responsáveis pela implantação da Guarda Municipal, quando era presidente do Instituto de Administração na época de Roberto Requião na prefeitura de Curitiba, entre 1985 e 1988. Uma das principais funções da Guarda é proteger os próprios do município, ou seja, o patrimônio da prefeitura. Cabe uma investigação sobre essa terrível omissão!, disse Fajardo.

Segundo professor Fajardo, na gestão de Requião na prefeitura de Curitiba, por volta de 1988, o vereador José Maria Correia (PMDB) foi o autor da proposta na Câmara Municipal que deu origem à  Guarda Municipal.

Lembrando o amigo Fajardo, quando vereador, apresentei o primeiro projeto de Lei criando a Guarda em 1984, sem êxito inicialmente, posteriormente já na gestão do prefeito Requião foi por ele sancionado. Já quando fui nomeado Secretário de Governo nossa equipe, Fajardo junto, fizemos o primeiro concurso também na gestão Requião e instituímos o primeiro grupo de guardas, o primeiro diretor foi o saudoso delegado José Carlos Branco que havia sido diretor da extinta Guarda Civil Estadual!, lembra Correia.

Nossa Guarda foi considerada modelo para muitos municípios e realmente tem o dever e a incumbência de proteger os prédios públicos e está capacitada numericamente podendo, inclusive, na forma da lei, dar voz de prisão a quem for apanhada em flagrante delito cometendo atos de vandalismo e conduzindo para a lavratura do auto em Delegacia!, ensina José Maria Correia.

24 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. QUERO DAR OS PARABENS AOS GUARDAS MUNICIPAIS DE CURITIBA PELO BOM TRABALHO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS COM O PROJETO GUARDA MIRIM TIRANDO AS CRIANÇAS DA RUA ONTEM DIA 15 DE SETENBRO DE 2O13 TEVE O DESFILE CIVICO AQUI NO CAJURU COM AS ESCOLAS QUE TEM A GUARDA MIRIM SENHOR PREFEITO O SENHOR TEM QUE DAR OS PARABENS PR ESSES GUARDAS QUE FASEM UM OTIMO TRABALHO COM ESSAS CRIANÇAS O FUTURO DE AMANHA PARABENS CONTINUEM ASSIM CADA VES MELHOR

  2. Alguém aí pode me explicar porque a prefeitura de Curitiba paga empresas particulares com alarmes em determinados patrimônios públicos??

    Porque a guarda acabou com o sistema de alarmes sem ônus ao município??

    Iríamos economizar $$$ para inclusive equipar melhor nossa guarda.

    Hoje quando um alarme dispara, nestes pontos que as empresas privadas monitoram,os funcionários têm que acionar a própria guarda,porque não podem entrar sozinhos,então a população paga duas vezes pelo serviço prestado.

  3. Dr. José Maria teve o mérito de ser o autor da lei que criou a guarda municipal e foi seu grande incentivador, tem autoridade e direito de comentar técnicamente sobre a competência da guarda o que fez com respeirto e educação sem meter o pau em ninguém diferentemente dos que covardemente se escondem no anonimato para proferir ofensas. Concordo que existem riscos no enfrentamento porém a Guarda foi criada para enfrentar situações como essas e deve estar treinada e aparelhada e receber apoio da Policia Militar e do Batalhão de Choque no enfrentamento, o que não pde acontecer é a sede da Prefeitura ficar abandonada e desprotegida. Vejam que em todas as outras cidades onde houve tumulto e ameaça aos prédios municipais a guarda atuou.

  4. Tem gente ai queimando bosta de vaca e dizendo asneiras tipo: temos exemplos de ética: ALEP, Tribunal de Contas do Estado, Câmara Municipal. Acorda cara, esses são tambem os responsáveis pelo povo estar nas ruas.

  5. Pois é né !!!! Digamos então que a Policia Militar FALHOU em proteger o Itamaraty la em Brasília, falhou em São Paulo, falhou em Minas Gerais, falhou no Rio de Janeiro e no Resto do Brasil, pois a destruição por este PEQUENO GRUPO, de vândalos.

    Quero deixar meus parabéns pela hipocrisia, dos comentários!!!!

    #vamos pra Rua!!!

    Dia 26 e dia 01

    Guardas Tirem a Farda em vem pra Rua esta luta também é de vocês!!

    Parabéns por não tornarem a situação pior do que estava, parabéns por não descer a borracha como este professor universitário Cláudio Fajardo, aparentemente desejou!!!!

    É mais fácil separar a água do vinho que a hipocrisia da verdade no julgamento das ações humanas.
    Carlos Malheiro Dias

  6. Interessante os Doutos especialistas e “criadores” que se quer estavam próximos da Manifestação com cerca de 15.000 pessoas, sim 15 mil pessoas ter esta ousadia de vir a público e falar aquilo que não vivenciarão e na que época estes mesmos criadores armarão a GM apenas com um bastão, é apenas UM bastão Doutores. Primeiro: o manifesto se concentrou em frente ao Palácio Iguaçu; segundo: a PM começou a ação não se sabe por qual motivo; terceiro: foi tocado todos os manifestantes em sentido a Prefeitura; dai vem os sabes tudo querendo que a GM fique na frente e faça a limpeza de manifestantes furioso (armados) sendo enxotados por balas de borracha, gás de efeito moral??? e que a GM estivesse justamente no meio servindo de escudo para está guerra que começou sabe lá o por quê??? Tá certo vamos fazer a Prefeitura e os GMs de escudo para serem mortos por dezenas e dezenas de manifestantes furiosos com direito a pedrada, a bala, gás e mortes… Da próxima vez Doutores e “Criadores” estejam presentes nos manifestos para terem pelo menos a decência de um argumento sábio, concreto e atualizado, afinal até a impressa foi agredida. Por fim, a Guarda Municipal tem feito sim um excelente trabalho reconhecido pela População que agradece, pena que os Doutores não “acompanham” a Mídia.

  7. Atirar pedras é fácil, isso até os manifestantes fazem muito bem.
    Grandes criadores da Guarda Municipal de Curitiba, pena que não estavam presentes para perceber que entre a Vida e o Vidro, a vida é mais importante.
    Pergunto:
    Existe um único registro de feridos por parte da Guarda Municipal?
    Existe a informação que algum bem da PMC foi roubado ou danificado? Computadores, documentos etc. Resposta ““ Vidros, somente vidros.
    Houve alguma invasão do Prédio da Prefeitura?
    Tem registro de que algum Guarda Municipal, se feriu ou foi truculento contra os manifestantes?
    Os Nobres amigos criadores do “monstro” (GMC) tem conhecimento que a Guarda Municipal prendeu três vândalos nesta noite? E que este três agressores do patrimônio tem apenas 18 anos e são estudantes, ou seja, cidadão em formação.
    Os Queridos amigos sabiam que durante a manifestação havia centenas de pessoas de bem que estavam entre a cruz e a espada recebendo tiros de bala de borracha, gás lacrimogênio e bombas de efeito moral. Será que realmente a Guarda Municipal deveria também ir às ruas e fazer algo semelhante? Estando é claro no meio deste confronto, pois o campo de guerra foi delimitado em frente a Prefeitura Municipal de Curitiba, é só assistir o vídeo na ÓTV.
    Sabiam também que a Guarda Municipal saiu pela porta do subsolo e salvou a vida de três policiais militares que estavam cercados e sendo agredidos nos fundos da Prefeitura?
    Por fim, que a Guarda Municipal dividiu o grupo de vândalos enfraquecendo a ação contra os estabelecimentos comercial na região central de Curitiba.
    É minha gente, falar é fácil e mais fácil ainda é jogar pedra no telhado do vizinho, difícil é cumprir a sua parte e evitar que assuntos e ideologias politicas sejam objeto de dilações e devaneios de múmias do passado.

    • Então pare de reclamar dos prejuízos seu mané. Se a guarda municipal não tem competência para proteger o patrimônio público, por ser “mansinho” não querer confronto que feche as portas, economizando assim, milhões para o transporte. Essa decisão de ficar inerte não foi de aprovação da “tropa”. Será que a PM precisaria fazer uma ligação para a Prefeitura, informando que o pessoal estava se dirigindo pra frente dela? Não dava apenas para olhar o movimento e analisar? Ou não tinha nenhum “nomeado” para tomar essa decisão?

      • Falo com conhecimento de causa… A atual direção da GMC tem medo de agir!!!

        Aliás como todas as direções comissionadas…..

  8. Esse Zé Maria andava costeando o alambrado do Fruet antes e depois da eleição prá ver se conseguia uma boquinha no governo e como não conseguiu e agora está no time do Beto, tá metendo o pau no Fruet, tremendo safadão você hein bicho.
    E sobre o Fajardo, não percam tempo dando bola prum idiota desses que é um tremendo sanguessuga de governos e não representa ninguém.
    Vive em botecos de esquina bebendo e fumando, estilo boemio, não devem dar bola prá esse coitado zé ninguém. É do time do Doático e da Alzimara e fundaram o Pátria Livre prá tentarem conseguir uma boquinha com o Ratinho no 2 turno mais não deu certo, outro tralha.

    • Cade o ratinho Jr, seria o momento de ideal dele se manifestar dizem que ele é o candidato dos pobres e oprimidos apareça ratinho Jr e acalme este quinhão que tanto apostou em vc, como o NOVO, tenho certeza que vc não vai levar nenhum um OVO podre.

  9. A Prefeitura e o Estado tem interesse em fomentar a arruaça para acabar com o MPL. Porque é o MPL que questiona e tem moral para questionar o valor da passagem de ônibus e a mutreta do pedágio. Então o negócio é deixar bagunçar para confundir.

  10. Vi a guarda municipal agir esses dias agindo, uma mulher foi raptada com o seu carro por dois marginais.. Passou esse carro em alta velocidade por mim e logo depois a viatura da guarda municipal, pilotado com uma perícia impressionante… O pessoal da guarda municipal fechou o carro, rendeu os bandidos, tudo isso sem derramar uma gota de sangue ou machucar alguém Coisa de fazer inveja à policia dos estados unidos…
    Guarda municipal não é uma força treinada para agir em distúrbios do porte de sexta, nem a nossa e nem a das outras cidades… Distúrbio desse porte é trabalho para o pelotão de choque e se for o caso, o EXÉRCITO…

    Esse Fajardo tá falando é um monte de besteira e só quer aparecer…

    Requião foi um prefeito de Curitiba tão bom, que não conseguiu eleger o seu sucessor… Deu a prefeitura de bandeja ao Jaime Lerner, que depois colocou o Greca no seu lugar, colocaram o Tanigushi e daí veio o Beto e vocês já sabem do resto da história.. O que o Requião era bom, era pra fazer lombadas…Nunca na história desse município tivemos tantas lombadas… E saúde…Saúde sempre foi uma bosta, em todas as gestões…

    • .Sem contar o apoio às invasões com intento politiqueiro, e depois de eleito deixou todos os invasores ao relento sem nenhuma infraestrutura sem contar o problema social que trouxe de outras regiões pra cá, foi governador por três vezes teve oportunidade pra descentralizar a industrialização no Pr., e não fez, é este tipo de politico que o povo está cheio, assim como o nosso atual governador, falam muito e esquece-se de descer do palanque e implantar politicas sérias visando o bem estar da sociedade, aliás, por quê? Esquentar, eles ficam alguns meses no gov e já saem com a aposentadoria garantida, no judiciário as benesses vitalícias, no legislativo idem, este TC é uma brincadeira, enfim os três poderes estão podre, REFORMA POLITICA JÁ.

  11. se o fruet cerca a pmc de gm com certeza o confronto seria bem pior pois os arruaceiros estavam dispostos ao confronto. talvez o que faltou foi sim um número de gm dentro da pmc o momento é muito delicado o governante tem que agir com sabedoria e firmeza.

    • OLHA AQUI SEU ESMAEL, O SR. FICA AI DANDO ESPEÇO A GENTE QUE NÃO AMA O NOSSO ESTADO, O PARANA DEVERIA SER REFERÊNCIA PARA O BRASIL, POIS TEMOS UMA ALEP, UMA CAMARA MUNICIPAL DE CURITIBA, E O NOSSO TRIBUNAL DE CONTAS, que são exemplo vivos de ética, transparência, alem do que o TC, AINDA BRINDA A NOSSA GENTE COM EXELENTE DEPUTADOS, que ajudam o nosso governador aplicar o CHOQUE DE GESTÃO, jamais visto no Estado. além de proteger as empresas de pedágios de demagogos, e gente ciumenta.

    • Marcelo, havia 100 guardas, a ordem era evitar confronto e feridos, eles agiriam se houvesse invasão. Outra coisa, ninguém da PM comunicou que estavam empurrando a multidão para o lado da Prefeitura.

    • sem contar que alem da má índole destes arruaceiros muitos estavam movido a drogas licitas e ilícitas, acho ainda que vá os anéis e fiquem os dedos, o desdobramento seria muito pior, em situações de distúrbio prudencia é muito bom, até porque se todos se voltarem contra as forças públicas não da pra ninguém, é só ver os dados da ONU em relação ao Brasil, onde o efetivo policial esta bem abaixo do ideal.

  12. Iiiiii dr isso foi naquele tempo, vcs perderam a pmc, e de lá até o fim do mandato do ducci, foi só discurso pra eleitor ver em relação a GM, sucateamento e a extinção este era o norte deles, agora, as prestadoras de segurança particular que se deram bem na adm. ne periodo.

  13. Eu concordo plenamente com os Senhores, mais a omissão mais grave é das autoridades presente que assistiu a tudo parado a poucos metros de distância sem tomar atitude, vá verificar as imagens e veja que cena ridícula, mais de 200 homens parado igual uma estatua, COISA MANDADA PEGADINHA DE MAL GOSTO.

  14. Pra que serve a guarda municipal?? Melhor fechar pois deve consumir muito dinheiro publico e na hora do vamos ver sempre vem o prefeito passar a responsabilidade para o estado. Se é assim ao menos que nao gaste nada com a guarda. Feche as portas!

    • Passar a responsabilidade prá quem Silvestrinha?
      É ruim hein o nosso citizen governador fazer alguma coisa né.

    • Porque a Policia Militar fico dentro do Palácio, poderia ser formado uma barricada humana em frente ao Palácio, isto vcs. não falam. A Policia Militar agiu corretamente, porém poderia ter agido ainda melhor se estivessem em frente ao Palácio, poderia ter evidata um pouco a depredação.