CPI da Urbs “chapa branca” desagrada vereadores na Câmara de Curitiba

CPI governista desagrada maioria dos vereadores, que se sentiu preterida pela interferência da prefeitura na escolha de seus membros; os descontentes afirmam que vem aí uma grande pizza em cima da caixa-preta!; será?

CPI governista desagrada maioria dos vereadores, que se sentiu preterida pela interferência da prefeitura na escolha de seus membros; os descontentes afirmam que vem aí uma grande pizza em cima da caixa-preta!; será?

Deu confusão na composição da CPI que investigará a Urbs — empresa que gerencia o transporte coletivo — na Câmara Municipal de Curitiba. Nesta sexta-feira 28, pela manhã, os vereadores escolheram Jorge Bernardi, líder do PDT, como presidente da comissão; Bruno Pessuti, do PSC, será o relator.

Um parêntese aqui. O pai de Bruno, o ex-governador Orlando Pessuti, esteve reunido com o secretário de Governo, Ricardo Mac Donald, na última quarta-feira 26, na prefeitura, coincidentemente o mesmo dia em que foram conseguidas as assinaturas para instalar a CPI.

Mac Donald é homem de confiança do prefeito Gustavo Fruet (PDT) e é um dos principais operadores políticos ao lado do ex-vereador Celso Torquato, que também circulou bastante na Câmara esta semana.

O vereador Rogério Campos, do PSC, achava que pela origem profissional — ele é cobrador de ônibus — seria indicado relator da CPI e o proponente, José Carlos Chicarelli, do PSDC, acreditava que assumiria a presidência; também ficou chupando dedos a vereadora Professora Josete, do PT, que fora sondada para a relatoria.

Resumo da ópera: a CPI da Urbs será “chapa branca” e já prepara uma grande pizza em cima da “caixa-preta”, dizem os preteridos.

22 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. É verdade, só mudam as moscas…

  2. Tem umas coisas ai que não dá para entender: 1º – o tal Fruet disse em campanha que iria fazer e desfazer na área de transportes públicos e tal. E ai sonoleto Fruet vai ou não vai? 2º – como que tem gente de PT na bronca por não fazer parte da CPI? Pode isso Arnaldo? Afinal, estão ou não estão com o Fruet? Não são governo? Então qual o motivo da bronca? 3º – porque o líder do governo na Câmara, vereador Pedro Paulo até agoranão se manifestou sob re pissiricas nenhuma? O cara até agora quietinho sem dizer se vai ou desocupa a moita? 4° Se a CPI e chapa branca ou não cabe aos outros vereadores meterem bronca e acompanharem de perto o que rola, pois a coisa não for bem venham prá mídia ou vão ficar quietinhso? E por último sr veradores: abram o olho que já as ruas já cuidaram do plano federal agora vamos cuidar daqui, do nosso quintal. Se preparem, então!

  3. Olha como podemos acreditar em uma CPI cuja a pessoa que mais se dedicou pra que seja aberta esta CPI esta de fora o Vereador Rogerio Campos foi o primeiro desde o inicio desta legislatura mesmo quando ainda estava em recesso o Vereador Rogerio Campos ja estava correndo pra obter informações da URBS foi o primeiro a participar de uma reunião com a nova administração da URBS entregando nesta reunião um oficio pedindo explicações da operação do transporte coletivo de Curitiba inclusive o valor da bilhetagem eletrônica,sera que tem alguém mais indicado pra participar desta CPI que o Rogerio Campos que alem de tudo não tem compromisso com ninguém nem com a prefeitura e muito menos com os empresários do transporte ou sera que o problema é este , que com certeza o Rogerio Campos ia sim encontrar as coisas erradas e passaria estas informações aos seus eleitores? sera esta mais uma CPI que acabará em pizza ? Que pena quando aparece um politico com boa índole incomoda muita gente e impedem este de trabalhar pelo povo .

  4. Bruno Pessuti relator? Vige Maria da Luz, é realmente um vereador de valor, foi o que mais gastou na eleição, na ocasião a Gazeta falou em 4.000 milhões,fez campanha de senador, como comprou o mandado não tem nem uma satisfação a dar ao nobre eleitor Curitibano.

  5. E os “caras pintadas” vão protestar? Seria bom antes os aborrescentes consultarem a memória para lembrarem em quem votaram para vereador. Aprendi isto com uma evidência empírica: meus colegas de funcionalismo público na prefeitura eram todos contra os políticos e contra a corrupção, iam votar nulo. Curiosamente, na época da eleição, todos tinham candidato. Estranhando o caso indaguei a um deles e recebi a seguinte resposta: ah, mas estes candidato é do meu bairro, prometeu tal e tal coisa para minha rua. O candidato que “prometeu” era um notório pilantra e um ladrão de carteirinha. Todo o povo é “contra” a politicagem mais vendem o voto por qualquer dez centavos. Tristes Trópicos!

  6. Bom.. pra mim isso não vai dar em nada, um monte de gente que vai esconder tudo em baixo do tapete, analizando e vendo a origem de cada um quem é o mais preparado ou melhor, o que sabe mais e que ja vivenciou ou seja ja sofreu na pele trabalhando como motorista e cobrador é o Rogerio Campos, só acredito nele mesmo não tendo votado nele sei que faria um bom trabalho iria descobrir todos os podres dessa tal de URBS que me parece que até o Sr. Gustavo Fruet tem medo, ele falava tanto na CPI da urbs e agora que pode fazer isso faz de conta ta tudo bem,e ai colocam gente de braço esquerdo pra investigar? haaa pare querem engarar quem? HEI.. VEREADORES E GOVERNANTES O POVO ACORDOU…

  7. lI NESTE BLOG alguém postou uma matéria com o site da pmc onde qualquer um pode acessar todos os processos da urbs tem mais de 15000 pgs haja saco pra lê isso se tem alguém entendido de planilha e lei se debrucem encima, e depois post prá nós, e pelo que eu li os vereadores já tinham conhecimento disso desde o dia 21/06, inclusive este tal de chicareli, pura encenação pro eleitor acreditar que estão trabalhando.

  8. Se não der em nada, vamos novamente para as ruas!!

  9. ESCREVA DIREITO RAPAZ… “DESAGRADA”.

    • Ai ai ai… Vc tem razão. Tem hora que os dedos não acompanham a velocidade do cérebro. E os leitores não tem nada a ver com essa minha debilidade. Por isso, peço desculpas. Já atualizei. Obrigado pela observação.

  10. na verdade a câmara é para fiscalizar a urbs sempre vamos ver se a cpi vai dar alguma coisa, tenho fé que os corruptos da urbs vão ser desmascarados e punidos.

  11. Ja vai sair a CPI DOS PEDÁGIOS, COM ADEMAR TRAIANO, DE PRESIDENTE, stefanes jr de relator, e o Rossoni como conselheiro. aguardemos pra ver.

  12. CPI – COMER PIZZA INTEIRA
    CPI – COMER PIZZA INTEIRA
    CPI – COMER PIZZA INTEIRA
    CPI – COMER PIZZA INTEIRA
    CPI – COMER PIZZA INTEIRA

    isso só vem a demonstrar e confirmar, que tem muito políticos se borrando de medo, já que muitos já sentiram o valor de serem financiados por estes grupos das empresas.

    é uma pena que isso possa vir a acontecer, e se for confirmado a PIZZA, temos mais é que ir lá e meter fogo GERAL, e quebrar no cacete os vereadores que compactuar com isso.

    entreguem esta porra para o Ministério Público e para a Policia Federal.

  13. Não vai dar em nada, batará a Urbs oferecer “um por fora”, e arquivam essa CPI, Se do Fruet cumprisse sua palavra e promessas. nem precisaria de CPI, bastava ABRIR totalmente a Caixa Preta ( de esgoto ) da URBS

    • É o pedágio, e o dinheiro das enchentes do litoral, não sabe de nada?

    • E os empresários por aí estão rindo a toa , afinal vão economizar com vales transportes dos funcionários! Ex. a Kraft Foods, que tem 8.000 funcionários e vão economizar 330.00 reais por mês que vão direto aos acionistas americanos, Parabéns Povo !! a cotna é simples o Sistema de Curitiba é 70% cartão transporte o qual é bancado por empresas e que no fim do mês descontam 6% do salário outros 15% são de idosos e apenas 10% são de pessoas que pagam com dinheiro. E para pagar as contas a prefeitura vai ter que tirar da saúde e educação em breve ! Em vez de lutarem por saúde e contra a corrupção e por educação ficam lutando por empresários que mal recolhem os impostos devido a este arcaico sistema tributário do brasil. Lutem por ciclovias, faixas exclusivas para ônibus, contra o burguês que vai de carro sozinho ao trabalho(a grande maioria dos curitibanos) que entopem o trânsito e deixam um caos a cidade, frequentem as reuniões da LDO que ninguém vai, entre outras coisas. Nos EUA 70% das cidades subsidiam o transporte, já tentaram de tudo por lá, de tarifa zero a sistemas elétricos. No Japão os metrôs estão sempre super lotados e nem por isso ficam reclamando”¦..

      Educação Jᔦ.Povo ignorante é Povo Manipulado por alguns!!

  14. Votei no Fruet e me arrependi Mas nunca mais ele tera meu voto de novo.

  15. Realmente vai acabar em Pizza. Todos os integrantes estão amarrados e com o ”caixa-único” na mão! Não será dessa vez que a MÁFIA entre URBS e empresas de ônibus será desvendada. A única pessoa que seria capaz de bater de frente seria o ilustre Roberto Requiao! VERGONHA. As empresas de onibus não pagam ISS faz 50 anos. NUNCA PAGARAM ISS. Além do mais tem lucro de fixo e um percentual em cima dos coeficientes da planilha tarifária. Vergonha!!!!!!!!!!

    • É uma pena ver novamente pessoas falando sobre assuntos dos quais elas não tem um mínimo conhecimento. O ISS é descontado direto na fonte, não há como sonegar, só para lhe dar um posicionamento breve. A máfia que existe é na URBS que hoje funciona como uma DITADURA, é ela que determina que tipo de ônibus cada empresa deve comprar e quantos, ou você acha que se dependesse das empresas teríamos estes micos absurdamente caros chamados de HÍBRIDOS? Foi um contrato firmado entre o pessoal da URBS e a VOLVO em uma viagem que eles fizeram para a Suécia! A tal máfia entre as duas entidades que você diz não existe, a relação é de ditadura. Curitiba é a única cidade que eu conheço em que a venda do vale transporte e passe escolar fica na mão do órgão gestor, e por motivo como este a venda em si não consegue se expandir, enquanto que em outras cidades as pessoas já podem comprar o Vale até na panificadora.

      • Gostei muito do esclarecimento. Sou operador do sistema de transporte de Curitiba e realmente a URBs é DITADURA pura. O objetivo dela é arrecadar cada vez mais, não se importando se é em cima do usuário, do motorista ou do cobrador, esses dois últimos sofrem com multas e sansões por qualquer bobagem. Outro absurdo que ocorre é a URBs PROIBIR o usuário em vender ou doar passagens (créditos) excedentes nos seus cartões, se já foram comprados e pagos, o usuário tem o DIREITO e LIBERDADE de fazer o que bem entender com seu cartão de usuário.