Charge do dia: Dilma no ‘Face’

Charge de Miguel - Jornal do Commercio (PE).

Charge de Miguel – Jornal do Commercio (PE).

15 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Como diz o meu avô que mora em Guarapuava, não quero ser amigo de inimigo.

  2. Já que querem fazer uma constituinte (por mim, tudo bem), deviamos rever a questão da arrecadação de tributos. Inverter a lógica, repassando 62% do “bolo” para municipios e apena 12% para a União.

    mas isto ninguém fala… Nem PT nem Demos…

  3. Plebiscito sério deveria ser mais amplo, do que só a reforma politica, a eleitoral também deveria entrar. Acabar com Voto Obrigatório. Afinal se aqui é uma democracia, porque sou obrigado A vOTAR????

  4. Acredito na história do Brasil nunca se viu tanta incompetencia, agora a turma do mensalão querem dividir a responsabilidade.

  5. Tentam fazer a reforma politica há mais de 20 anos e não sai nenhuma PEC para realizá-la. Pra sair essa reforma só com uma “constituinte específica”. Ora, o povo nas ruas quer mudanças já, e para sair mudanças já só com uma “constituinte especifica”, no objetivo e nos constituintes. Como do jeito que está o processo político, que favorece às elites, ao PSDB e ao PIG, pode-se dizer que 11 em cada 10 da elite, PSDB e PIG não querem essa “constituinte específica”. E para tanto invocam todos os argumentos, para-argumentos, até reza brava! Inclusive capachos da elite e do PIG, como o ex-ministro Ayres Brito, são contra essa “constituinte específica”. Portanto, não desejar uma reforma política, que somente sairá com uma “constituinte específica”, é ser antidemocrático, contra as recente vozes da rua.

    • Acabo de ler que “constituinte específica” é algo impossível! E são juristas de peso que falam isso, inclusive a OAB. Como não sou advogado vou aguardar mais um pouco, não sem antes observar que somente pelos políticos eleitos e no poder não sai reforma politica. Aliás estão tentando fazer há 20 anos e nada! Então como resolver essa questão?

  6. Tá caindo cada vez mais no ridículo a nossa presidANTA. Vai dar atenção para os amigos do Face assim como está dando aos seguidores do Twitter, ou seja, nada.

    • E qual é a sua proposta Janaína Soutto? Deixar como está? Só para seu esclarecimento: a Presidente Dilma está tentando, desde o início do seu mandato, destinar 100% dos Royalties do Petróleo para a Educação e não conseguem porque os interesses da nossa elite política e jurídica não o querem.
      Janaína você e os manifestantes, na sua maioria aliciados ou manipulados pela Juventude do PSDB e do DEM e pela mídia, sabem que o PSDB e o DEM votaram em bloco contra essa proposta de destinar esses recursos do petróleo para a Educação? Sabe que o PT e PC do B votaram em bloco a favor dessa proposta?
      Então o melhor que você faz é se informar antes de sair falando besteira, antes de se meter em assunto que não entende ou finge não entender. Deixe de papaguear e vai se informar.
      Tem muita coisa errada neste país, mas quem levanta a bandeira desta mobilização estiveram durante mais de 500 anos no poder e nunca tiveram interesse em mudar nada em benefício dos mais necessitados. Você defende, consciente ou inconscientemente, esse modelo retrógrado de privilégio das elites, uma elite que nunca se importou com a classe média que sempre ficou com as migalhas dessa elite. Como bem disse o Antropólogo Darcy Ribeiro: o trabalhador brasileiro é o carvão que move a locomotiva da elite que trabalha para o capital especulativo estrangeiro.

    • Janaína,
      Seu discurso beira ao ridículo. Você é o que podemos classificar de massa de manobra.

      • Elton, tudo o que vc disse é verdade, mas talvez a falha por ter pessoas do tipo da Janaina postando bobagens por aí seja nossa. Todos deixaram a derrota do Governo para destinacao de recursos do petroleo para educacao passar em branco. Alias tambem é bom lembrar que a turma do PSDBostas tiraram 40 bilhoes da Saude durante o Governo LULA.

    • Janaina…. a rede social hoje tem papel importante para as manifestações, não só no Brasil mais em outros países, como Grecia, Turquia …
      Sabe porque?
      * antes da internet, só a TV e rádio eram veículos de comunicação monopólio do Governo, editam, noticiam o que só interessa a eles, Na rede social (internet), além de ser em tempo real, é postado quiser, sem sensura.
      * É articuladora, movimenta, por isso que mais de um milhão de pessoas sairam as ruas, ela tornou-se facilitadora. Os governantes não contavam com isso. Em outros países já derrubou governo. Fraças a mobilidade e a rapidez das redes sociais.

  7. Este PLEBISCITO é o maior golpe da DEMOCRACIA que vai acontecer no Brasil. O Povo só vai dizer se quer ou não, mais nada. DILMA pode enviar um MP ao Congresso e fazer a reforma política,mas não tem força política nem liderança política. Uma Constituinte exclusiva, terá que eleger outros parlamentares “exclusivos” pra nova constituinte. Só para o Plebiscito pode demorar 3 anos, já que tem que ser aprovado pelo Congresso e este ano está fechado o “pacote” de verbas. Como tem que ser no próximo ano da aprovação ficaria no mínimo para 2015 e a Constituinte exclusiva somente para 2017. E QUEM ESTIVER NO PODER PODERÁ INDICAR 80% DAS CADEIRAS, OU SEJA A ELITE DOMINANTE FICARÁ NO PODER. VOCÊ QUER ESPERAR ATÉ 2017 PRA FICAR DA MESMA FORMA?

    • Meu amigo deixa de ser analfabeto funcional o povo quer mudança e o plebiscito é a maior arma Democrática que o povo tem pois todo poder emana do povo,.

      • JOÃO RAMOS. Falar em arma democrática para “GOLPISTAS” força muito o cérebro deles, eles não querem solução de nada, só interessa o GOLPE.

      • João, não temos tempo agora para plebiscito, talvez num segundo momento. uma MP já colocaria o Brasil nos trilhos novamente. Quem é analfabeto aih?