Câmara de Curitiba discute criação de “CPI da Urbs”

CPI da Urbs tem simpatia de petistas e do líder do PDT na Câmara, Jorge Bernardi; autor de requerimento, Chicarelli, diz esperar reunir assinaturas necessárias até o final da semana.

CPI da Urbs tem simpatia de petistas e do líder do PDT na Câmara, Jorge Bernardi; autor de requerimento, Chicarelli, diz esperar reunir assinaturas necessárias até o final da semana.

O vereador José Carlos Chicarelli (PSDC), nesta segunda-feira 24, iniciou um trabalho de coleta de assinaturas visando à  criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o preço da tarifa do ônibus em Curitiba.

Segundo o parlamentar, o PSC, que tem a maior bancada na Câmara com seis vereadores, também tem pedido de CPI para investigar “os exorbitantes lucros das empresas concessionárias do serviço de transporte coletivo”.

“Eu estou discutindo com o PSC juntar tudo em um único requerimento, de minha autoria, em torno da CPI da Urbs”, revelou Chicarelli.

O PT ainda não definiu se assina ou não a CPI da Urbs, mas, de acordo com o vereador do PSDC, poderá aderir “desde que fique com a relatoria da comissão”.

A possibilidade de abertura de uma CPI deu dor de barriga no Palácio 29 de Março, a sede do governo municipal, que enviou à s pressas à  Câmara o assessor do prefeito, ex-vereador Celso Torquato (PSD), para apagar princípio de incêndio e enquadrar a base governista.

O prefeito Gustavo Fruet (PDT), na campanha, prometeu abrir a “caixa-preta” na Urbs — a empresa que gerencia o transporte coletivo na capital paranaense –, mas, depois de eleito, segundo críticos, passou a ser o “guardião” da mesma caixa-preta.

Chicarelli afirma que a CPI da Urbs já tem 8 assinaturas. Para entrar em vigor, de acordo com ele, são necessárias 13 subscrições. Até o fim desta semana teremos mais do que os números necessários!, aposta.

Na última quinta-feira 20, o vereador Jorge Bernardi, líder do PDT na Casa, havia defendido que o prefeito convocasse os empresários do setor para iniciar negociações visando à  redução do lucro.

“Trata-se de uma sugestão política”, explicou o parlamentar pedetista, ao acusar lucros exorbitantes do consórcio responsável pela operação do sistema: “o mesmo grupo já enriqueceu bastante, concentra cada vez mais poder e precisa ter sensibilidade porque o povo está indignado”, registrou o correligionário de Fruet em sua página na internet.

12 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Incrível como funciona a política não é? Os vereadores do PT ate ano passado assinavam tudo que é CPI, e agora este ano não estão agindo da mesma maneira só porque agora são situação. Lamentável essa forma de agir dos nossos políticos que quando são oposição agem de uma maneira e quando são situação mudam totalmente seu modo de pensar. Depois não querem que o povo se revolte……

  2. TÔ COMEÇANDO A ME SIMPATIZAR COM O VEREADOR CHICARELLI, DÁ-SE A IMPRESSAO QUE É O ÚNICO QUE ESTA REALMENTE PREOCUPADO E ENVOLVIDO COM A CAUSAS DA CIDADE.
    VAMOS LÁ VEREADORES, OU ABRAM A CPI, OU COLOCAMOS O BLOCO NA RUA, (EM FRENTE A CÂMARA), O QUE ACHAM!!!

  3. CPI da Urbs e dos pedágios, JÁ!

  4. Assina prof Josete. Nao me decepcione.

  5. Estamos de OLHO!

  6. O Prefeito não deve impedir que se investigue o transporte coletivo, não deve fazer que nem o desgovernador engaventando a força a CPI dos pedagios que é tão importante para o parananese que paga esses absurdo chamado pedagio.

  7. agora sim vamos ver se câmara realmente está respirando o ar da moralidade. tinha uma lenda no passado que vereadores recebiam dinheiro numa maleta vinda das empresas de ônibus e da urbs .

  8. vereador, José Carlos Chicarelli, na campanha, o prefeito prometeu abrir a caixa preta do transporte do resíduo sólido urbano,”lixo” ,de Curitiba, coragem vamos cobrar.
    Vereador inclua os dois , Transporte Urbano e Coleta do lixo .

  9. com o Prefeito Gustavo Fruet como “guardião” da caixa preta, o Vereador Chicarelli recém chego na Câmara vai ver que não é só de boas intenções que vive a política!

  10. Isso é muito bom, ripa na chulipa é hora dessa Câmara dos Vereadores de Curitiba começar a trabalhar. Eu e Curitiba inteirinha estamos pagando para ver.