Beto Richa adia tungada, mas prepara reajuste na tarifa da Copel

Governador Beto Richa, com medo das ruas, pede adiamento em reajuste na tarifa da Copel; tucano foi quem pediu aumento à  Aneel.

Governador Beto Richa, com medo das ruas, pede adiamento em reajuste na tarifa da Copel; tucano foi quem pediu aumento à  Aneel.

O diretor de Finanças e Relações com Investidores da Copel (Companhia Paranaense de Energia), Luiz Eduardo Sebastiani, em nota oficial, comunicou nesta segunda-feira 24 a suspensão temporária de reajuste tarifário de 14,4%. Entretanto, informou que a estatal estuda “a melhor forma de aplicação do diferimento (adiar aumento)”.

Na sexta-feira 21, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) havia informado a aprovação do aumento solicitado pelo governo do estado. No próprio dia, diante da repercussão negativa, o governador Beto Richa (PSDB) suspendeu o reajuste — o que foi confirmado oficialmente hoje.

O aumento para consumidores residenciais de baixa tensão chegaria a 13,44%. O comércio e outras atividades seriam tungados em 14,42% e a indústria em 14,86%.

A seguir, a íntegra do comunicado da Copel:

RI 09/13 – Solicitação de Suspensão do Reajuste Tarifário

A Companhia Paranaense de Energia !“ Copel, em cumprimento ao disposto na Instrução CVM n!º 358/2002, comunica ao mercado que solicitou à  Agência Nacional de Energia Elétrica !“ ANEEL a suspensão da Resolução Homologatória ANEEL n!º 1.541, de 21 de junho de 2013, com a perspectiva de diferimento na aplicação do índice de reajuste tarifário aprovado.

Registramos que estamos concluindo as análises internas para identificarmos a melhor forma de aplicação do diferimento, de modo que não traga prejuízo à  saúde financeira da empresa, e apresentaremos oportunamente à  ANEEL o pleito definitivo relativo ao diferimento.

Curitiba, 24 de junho de 2013.

Luiz Eduardo da Veiga Sebastiani

Diretor de Finanças, Relações com Investidores e de Controle de Participações

22 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O debate aqui é sempre ideológico demais . Cada lado defende o seu e só vE defeito no outro. A questão aqui é muito mais séria. Valor de tarifa não é brincadeira para ser manipulada por este ou por aquele lado querendo ganhar capital politico. A medida do Beto é altamente demagógica e prejudicial a própria Copel. Não adiante dar de bonzinho e quebrar a empresa. E antes que os ideológicos digam.. mas tem que reduzir o ganho dos acionistas, que alás já estao esfarelados na bolsa de valores, lembrem que a empresa tem um custo operacional imenso e precisa continuar investindo. Parece bonitinho segurar as tarifas mas isto vai sucatear a Copel. Daqui a pouco começam a falar em privatização de novo !!!! Cuidado !!!

  2. Porra, mas então a ANEEL apenas autorizou um pedido feito pelo governo do estado ? Para que o povo pague mais em favor dos acionistas? A coisa não tem jeito mesmo, tem que ir para as ruas. O que existe verdadeiramente é uma grande mentira deslavada em todas as áreas.

  3. Político é engraçado, os caras quando fazem alguma coisa enchem de propaganda a tv para mostrarem o que fizeram , como se não fossem pagos para para fazer tal coisa, imagine, todos nós trabalhadores se fizéssemos propaganda de tudo de realizamos, seriamos demitidos!!!

  4. Notem as ruas de Curitiba, vão lá pro Pinheirinho, Cidade Industrial, vão andar na João Chede, Cyro Correia Pereira, Emilio Romani, etc… O estado de muitas ruas da cidade mostram que faz bem uns 8 anos que elas não recebem uma recapagem decente… Quer dizer que o problema vem lá do tempo do prefeito Richa… Esse rapaz não fez nada, ele simplesmente sucateou Curitiba, só enrolou, fingiu que era prefeito… Agora finge ser governador… Será que ele não pretende sucatear a COPEL, para poder vender? É bem coisa deTucano.

    • Trabalhador o Bebeto é o rei da propaganda nessa república de marionete, o que dizer de um povo, onde meia duzia de playboy vai na frente gritando que nem vaqueiro e a boiada vai atras quebrando tudo, esse povo que assisti as propaganda desse menino bonito e muito bem maquiado fica seduzido pelas mentiras, é alienação total, leva um certo tempo para caírem na real.

  5. Vamos ver se os tucanos tem coragem de protestar contra o seu cacique.

  6. Que governanta pediu ajuda prá governador porra nenhuma. O que ela fez foi falar em plebiscito, rapaz! Plebiscito já está acontecendo nas ruas e ela se fazendo de mouca. Ela que mande desenterrar o projeto de reforma política e que faça mixar a proposta que tira do MP a faculdade de investigação, a PEC cujo autor tem rabo preso com a Justa: passava a mão em parte dos salários do pessoal do seu gabinete, PEC apoiada por gente como Maluf, por exemplo, todos legislando em causa própria.
    Os roialties do petróleo, dona Dilma do pré-sal, deveriam ser rateados entre os prefeitos para eles trabalharem em cima de melhorias das condições de Ensino e não ser enfeixados nas mãos esperdiçadoras do governo central.

    • Por qual causa?Tantas ai,pedagio,cargos no governo,nepotismo na assembléia,enriquecimento ilicito dos politicos.
      Sem causa especifica fica so na procissão.

  7. Os tarifaços do Detran e da Sanepar já ocorreram (as tarifas subiram muito acima da inflação). A tarifa da Copel só não subiu devido o calor das atuais manifestações. Não tenho nenhuma dúvida, quando baixar a poeira, esse governo que não está nem aí com a população, vai subir a tarifa.

  8. …mas dinheiro para anúncio nas tv’s dos patrocinadores tem? Conta a mentira de que existe banda larga de fibra ótica em todos os municípios do PR. Será que tem em Doutor Ulisses, no Vale da Ribeira, município com menor IDH do Paraná, com 500 óbitos maternos para 100 mil bebês nascidos vivos?

    …Lembrando que dos 20 piores municípios da região Sul, 17 são do Paraná:

    http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/37383/

  9. Vamos ver se ele é batata roxa igual a Requião e não repassa o aumento em prol a os acionistas e contra o povo.

  10. O beto Richa endoidou mesmo .aumentar tarifa nesse momento é suicidio politico. As manifestações foi por causa das tarifas altas!Eu não acredito que vem aumento na conta de luz.

    • Suicídio eleitoral, foi ele fazer um contrato com os donos das empresas de transporte coletivo da capital,onde previa que neste ano a prefeitura teria que pagar R$2,99 por usuário do sistema.

      E a imprensa fazendo sua parte e nada fala sobre o assunto:

      Depois não sabem porque alguns estão revoltados contra eles!!!

  11. Resumindo mais uma atitude demagoga desse desgovernador oportunista tanto é que hj foi noticiado que as ações da copel despencaram na bolsa em virtude da suspenção do reajuste, então sera que o bebeto não sabia de nada???foi a anel que deu o aumento como ele falou.
    Esse cara sempre jogando sua culpa nas costas dos outros.

    Falando nisso a gazeta publicou uma materia assim:

    Beto Richa diz duvidar do pacto proposto pela presidente

    “Acho que não vai resolver nada. Ela quer é dividir o ônus com os demais governantes”, disse o governador do Paraná

    A presidente pede ajuda dos governadores e prefeitos para melhorar os serviços publicos de responsabilidades deles mesmos e ele fala isso??
    esse cara nunca quer o onus mas os louros ele quer se a Dilma chamasse eles para liberar recursos obras ou outras bem feitorias ele ligaria para nos dizendo EU fiz, mas nesse caso é onus ele reclama.
    lembrando que as manifestações da semana passada não era só para a dilma mas para todos os politicos em geral governador de meia tigela.

    • Penso que neste caso foi dado um desconto a pedido da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) Órgão subordinado ao Governo Federal, e agora esta mesma agência autoriza um reajuste. Quem duvidar é só consultar o site da ANEEL.

  12. Vamos ver se os baderneiros Caras Pintadas, filhos da classe média udenista-golpista vão exigir o Impeachment do Playbeto e o fim do reajuste da tarifa da Copel! Segundo pesquisa da Revista Veja, os manifestantes, em sua maioria, são da Classe A e B! Pronto, explicado, os filhotes da elite, da Casa Grande do do capital. E, em quem eles votam? Claro, no direitoso Joaquim Babão, o Collor2.
    Viram a entrevista do truculento Babão? Ele é a favor do “capitalismo de verdade! Ah não, o mesmo discurso do Collor … já sabemos que capitalismo de verdade significa neoliberalismo.
    NOVO BRASIL? kkkkk!!! Me engana que eu gosto!

    • Caras pintada de hoje são aqueles que nos primeiros dias de manifestação, vinha aqui é chamava os manifestante de pé de chinelo e mendigos que estavam chorando por vinte centavos, mais a partir do terceiro dia de manifestação começaram enxergar uma oportunidade de destilar seu ódio e dar o golpe, e tomaram o controle das passeatas de assalto foi o que ocorreu nesta sexta feira aqui em Curitiba, bando de playboy.

    • É mesmo não apareceu uma faixa ou cartaz que detonasse este cidadão,a raposa sorrateira das Araucárias