Ato nacional contrário ao aumento das tarifas de ônibus deve reunir hoje centenas de pessoas em Curitiba

Via Banda B. O ato que ocorre em várias partes do Brasil contra o aumento das passagens de ônibus deve reunir centenas de pessoas na noite desta sexta-feira (14) na Boca Maldita, no Centro de Curitiba. Ontem, aproximadamente 200 pessoas já fizeram uma manifestação pacífica no local. Também na noite de ontem e como parte do ato, São Paulo protagonizou verdadeiras cenas de guerra em um conflito entre policiais e manifestantes. Nesse, mais de 230 pessoas foram presas e várias foram baleadas com tiros de borracha.

Hoje, os manifestantes da capital paranaense dizem que, além do aumento da passagem, o protesto será contra a violência policial e por uma qualidade e garantia de segurança para a mobilidade urbana em Curitiba. Até o à s 15h de hoje, mais de 1,8 mil pessoas haviam confirmado presença em evento no Facebook.

O principal protesto contra o aumento da passagem na capital deve ocorrer no próximo dia 21, na Farofada do Transporte. Para este evento, quase 4 mil pessoas já haviam confirmado presença na rede social.

20 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Esses movimentos serão os embriões de outros, pela ética, pela justiça, pelas reformas políticas, contra a corrupção e a incompetência.
    Daqui prá frente, tudo tudo vai ser diferente (RC).

    • PARABÉNS Peter, vc é um dos poucos que entendem verdadeiramente o sentido dessas manifestações e o amplo alcance que isso vai ter!

      Jamais podemos perder as esperanças de construir um país melhor!

      NÃO SÃO SÓ R$ 0,20, SÃO NOSSOS DIREITOS!

  2. Desde já que fique esclarecido o seguinte: Os donos das empresas de ônibus em qualquer cidade dos país em que venceram a licitação e estão usufruindo da concessão pública são “viciados politicamente na e financiadores da extrema direita capitalista neoliberal” e seus representantes (Em Curitiba por ex. Cassio Taniguchi, Beto Richa, Luciano Ducci e João Claudio Derosso) “demo-tucanos!”™
    E o PDT, PT e o Prefeito Gustavo Fruet, irão ter muito trabalho para combater e desfazer este “jurássico esquemão!” Exemplo disto em forma de uma pergunta que não quer calar é: “Por que até agora não abriram a bombástica caixa preta da URBS e não desvendaram os segredos e mistérios dos seus sistemas de informática?”

    Esmael e demais, isto posto, vamos falar de povo e de gente, ou seja, o que move os usuários que são na maioria trabalhadores pobres e humildes dos bairros medianos e periféricos para se mobilizarem e fazerem parte de protestos é a tragédia da vida urbana com alta dose de sacrifício! Que lhes rouba parte importante do tempo de suas vidas em meio aos carros, do veneno da poluição e de um transporte público deficiente e incompetente marcado pelo empacotamento das pessoas, pela bolinagem (encochada) degradante, pelo pisoteamento e sufoco de ônibus superlotados. Infelizmente os filhos e filhas dos trabalhadores pobres e humildes os ditos de classe média baixa quando se unem á estes protestos são movidos pela angústia de dormir pouco, de ter que chegar na hora certa no trabalho, de sair do trabalho e chegar na hora certa na faculdade ou no colégio. O trânsito e a tragédia do transporte público fazem com que a conta do tempo não feche. São esses jovens, que precisam trabalhar, estudar e dormir são o principal tempero destes protestos. Se fosse e se fizerem um confronto de contas tendo de um lado a qualidade do transporte público que é oferecido e, do outro, o valor da passagem, o tempo perdido e o quanto é desagradável andar de ônibus também em Curitiba, os protestos são mais do que justificáveis. O espantoso é que não tenham ocorrido há mais tempo.
    O fato é que ás Prefeituras e as Câmaras Municipais, (inclua-se ás de Curitiba) precisam se despertar pelo rumor das praças e das ruas para que seus ocupantes se despertem e percebam que o Brasil ainda é composto de uma sociedade que tem necessidade urgentes. Os governantes precisam descobrir que devem dar respostas urgentes e que a irritante acomodação não pode continuar tomando conta do poder público.
    Ninguém aqui é a favor de ou quer incentivar depredações e violências independente de qual lado venha em protestos, ou seja, os governantes estão no poder para solucionar problemas, não para justificar sua perpetuação “resolvendo o não resolvido”, tratando ás pessoas bem intencionadas como baderneiras e bando de vândalos mandando a Polícia Militar”descer o cassete!”
    Na realidade nem os Policiais Militares gostam disto (desta panela fervente sem tampa da politicagem), pois, muitos dos seus familiares usam ônibus e também já usaram muito!

    • QUE TODOS TENHAM CUIDADO PARA NÃO SEREM MANIPULADOS E USADOS POR “ATIVISTAS DE GABINETE!”

      Esmael e demais que muitos tenham “visão além do alcance” e procurem perceber e identificar “ás mãos dos bruxos pensadores da extrema direita neoliberal” na sociedade que lançam as suas lógicas maquiavélicas e venenosas neste abismo intelectual entre a população e certos grupos políticos de esquerda. Estes é que precisam ser responsabilizados (ou culpados) por influenciarem estas “falsas e mal direcionadas revoluções urbanas!”
      É um “império invisível de conspiradores” que tem trabalhado e manipulado silenciosamente no Brasil durante anos para uma falsa mudança social. De vez em quando se torna visível socialmente e politicamente, através de diferentes organizações (ONGs, associações, agremiações, clubes, etc”¦) que teêm diferentes nomes. Esses grupos teêm um grande impacto sobre a sociedade mesmo que em silêncio, chegando até mesmo a transformar o sistema educacional para formar as futuras gerações. Onde dizem que estão, ensinando uma doutrina de libertação social e política que defende a igualdade do homem, com a adoção do racionalismo, negação da autoridade e das instituições constituídas no nosso estado de direito democrático, alegando não serem mais legítimas ás tais para a regulamentação de valores sociais e morais.
      Enquanto os pontos de vista deste pessoal, possam soar bastante avançados para o momento político, as manifestações que se acreditam terem sido incentivadas por eles se degenerou e podem evoluir para brutais banhos de sangue!”

  3. JÁ PENSOU 25 MILHÕES DE PESSOAS DEPOSITANDO 40 CENTAVOS EM SUA CONTA TODO MÊS?

  4. PARA OS QUE E CONTRA A MANIFESTAÇÃO:

    Essa na verdade é uma manifestação pela moralidade, uma manifestação para fazer o Prefeito repassar para o povo, aquilo que foi dado para o povo, se tem filhinho de papai lá parabéns para eles pela iniciativa, ou vocês que estão achando que 20 centavos não significa nada, é justo ficar no bolso de empresários do transporte coletivo e de políticos mal intencionado? FAÇA A CONTA de quarenta centavos por dias X o numero de passageiro do transporte coletivo de Curitiba e Região metropolitana, e veja o valor que esses PILANTRAS estão embolsando todos os dias, deixo a fonte para fazer o calculo aqui.
    http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/institucional/urbs-em-numeros
    O governo Federal e o Governo Estadual tem que cobrar do Prefeito Gustavo Fruet sim, que ele repasse o subsidio para a população.
    http://www.jornalregistra.com/index.php/cidades/curitiba/2983-regiao-metropolitana-de-curitiba-deve-manter-tarifa-unica-de-transporte-coletivo.html
    Essa fonte diz que a Curitiba e Região Metropolitana transporta mensalmente 25 milhões de passageiros pagante X duas passagens por passageiros, esta ai o motivo do prefeito não querer reduzir a tarifa, essa não é uma briga de quem pega ônibus e sim de todos pela moralidade, e o fim da roubalheira descarada.
    Essa grana é do povo, mais vai abastecer os caixas de campanhas eleitorais, caso não reduza a tarifa. Nada justifica a não redução.
    REDUÇÃO JÁ.

    • Moralidade ? deixando o trabalhador verdadeiro dentro do ônibus, sem poder sair ? deixar crianças e quem não está a fim de participar bloqueado no transito ?
      Se é por moralidade, peguem um microfone, um megafone que seja, façam uma reunião numa praça (como sempre foi feito na minha época) e digam claramente qual o problema, se é corrupção, ok, vamos falar dela, porém com argumentos, mas não, neguinho bloqueia a pista, taca fogo em tudo não falam nada e querem ter razão, nós, o outro lado da população está escolhendo o seu lado por falta de argumentos.

      • “(como sempre foi feito na minha época)”

        E ESTAMOS COLHENDO OS FRUTOS DO QUE FOI FEITO “NA SUA ÉPOCA” ATÉ HOJE NÉ? CLARO, DEU MUITOS RESULTADOS!!

        A POPULAÇÃO SO VAI ENTENDER O QUE ESTA ACONTECENDO QUANDO OS PROTESTOS INCOMODAREM ELAS, QUANDO NÃO FOR MAIS CÔMODO ACREDITAR NAQUILO QUE A TELEVISÃO FALA, QUANDO ELAS VEREM O TRANSITO PARADO E SE PERGUNTAREM O “PORQUE” DE TUDO ISSO!!!

  5. Tem é que melhorar a qualidade do transporte, o aumento está bem abaixo dos outras cidades.

  6. Reduz a tarifa aí Fruet, se não o bicho vai pegar para o seu lado! E o PT curitibano, vai ficar a favor do povo que se manifesta pela redução da tarifa do transporte?

  7. O Beto Richa está gastando o dinheiro dos nossos impostos em propaganda de auto promoção.
    Na propaganda veiculada nas rádios ele disse que já diminuiu as passagens da RMC e outras cidades. Em momento algum esclareceu a população que essa diminuição de preço na verdade é fruto da redução de PIS/COFINS concedido pelo governo federal.
    Disse hipocritamente que deu 76 milhões para custear a passagem em Curitiba (deu do nosso dinheiro para nós) e que o governo do Paraná está fazendo a sua parte…
    Enfim está arrumando uma cama de pregos pro Gustavo deitar…

    Pessoal não esqueçam do asfalto do Ducci, deixado todo para fazer as vésperas das eleições pra ganhar voto, nos deixaram andar o mandato inteiro em ruas esburacadas… Essa gente é hipócrita e falsa…Muito cuidado paranaenses…

  8. Nos anos 60-70-80, a luta era contra a ditadura, hj estou vendo um bando de maurcinho e patricinha que não andam de busão, e muito menos trabalham, e sei lá se estudam pousando de libertadores dos pobre e oprimidos, estranhíssimo isso, muito mesmo, se liga PTZADA eles estão procurando outros caminho pra banir vcs.

    • Primeiro tenta entender a causa dos protestos, depois vem querer criticar blza?!

      E você? O que você esta fazendo pra melhorar o país que vivemos? pra diminuir a corrupção?

  9. E dai FRUITA nao vai reduzir a passagem??????????????????

  10. Não há papai de estudante nessa manifestação pelo aumento de R$ 0,20. Quem paga esse terrível aumento é papai e papai não tá nem aí! Só os filhinhos de papai, apesar de irem nas faculdades e cursinhos com o carrinho de papai, é que estão se manifestando! Pô meu, tem dente de coelho nessa história dos 20 centavos! Entretanto, aqui em Curitiba como essa dos 20 centavos não pega já estão falando em protestar para entrar na onda: por mais segurança, por mais qualidade de visa, por mais dinheiro na conta bancárias, por mais carne seca, mais macarrão, os cumbaus. A quem interessa?

    • Falou tudo,

    • Quando eu vejo comentários como o seu, realmente sinto uma tristeza profunda. Penso até que o país está perdido. Mas aí eu respiro fundo e percebo que as pessoas estão mudando e que graças a esses filhinhos de papai, de repente, o valor das passagens pode abaixar e muitos dos pobres que estão completamente à margem do que está acontecendo também serão beneficiados. Você deveria estar orgulhoso das manifestações na sua cidade que vão além dos 20 centavos, e que exigem também saúde, educação e segurança. Mas não! Com certeza é um conformado egoísta que também nunca pegou um ônibus lotado, nunca foi empurrado e nem abusado por homens covardes que ficam se esfregando nas mulheres dentro do ônibus. Tudo bem, é seu direito. Mas eu como mulher, que felizmente agora não preciso mais usar ônibus, mas que usei MUITO até pouco tempo atrás acho digno lutar por um transporte de qualidade para meus filhos, principalmente porque estarei pagando por isso.

    • É por causa de gente igual você, com a sua mentalidade que o país esta a porcaria que está, é por causa de gente igual você que somos assaltados todos os dias, é por causa e gente igual você que pagamos 5 bilhões de impostos diariamente e não temos retorno, é por causa de gente igual você que nosso país tem miséria, fome, pobreza, desigualdade social, falta de qualidade de vida e político estrupando a população, ESTRUPANDO mesmo, pq é por causa de gente igual você que os investimentos em presídios são exponencialmente maiores que os em educação! Então antes de reclamar de quem esta fazendo algo pra mudar essa porra toda, procure no dicionário o que é empatia, e se pergunte do lado de quem vc está?! E se esse é o país que vc sonha pra você, pros seus filhos e netos… 😉

  11. centenas ou 2.000 pessoas vc Esmaelpt quiz dizer ???