André Vargas defende maior participação da juventude na política; ouça o áudio

André Vargas diz que mundo político ainda não entendeu os protestos que sacodem o país, mas defende maior participação da juventude na política; para ele, o movimento é legítimo e democrático.

André Vargas diz que mundo político ainda não entendeu os protestos que sacodem o país, mas defende maior participação da juventude na política; para ele, o movimento é legítimo e democrático.

O presidente em exercício da Câmara dos Deputados, deputado André Vargas (PT-PR), nesta terça-feira (18), disse que mais do que fazer avaliações de segurança pública, é preciso interpretar o movimento reivindicatório que acontece em todo o País. Vargas acompanhou ontem a tentativa de invasão do Congresso Nacional por manifestantes.

Essa é uma manifestação com demandas reais, do mundo real, que deve ter críticas em relação aos governos, aos meios de comunicação. Na impede que amanhã aconteça outra manifestação espontânea em qualquer outro lugar!, avaliou Vargas.

Quanto à  segurança para a manifestação marcada para a próxima quinta-feira, o presidente em exercício da Câmara disse confiar que o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, continuará realizando um bom trabalho.

Apesar do número diminuto de policiais, não teve ocupação. Os policiais se comportaram de maneira exemplar, não tivemos cenas de violência aqui, apesar das provocações naturais de um momento como esse!, disse o presidente.

Esse é um movimento legítimo, democrático, que é a expressão de uma parte da juventude que quer se fazer ouvir, precisamos nos esforçar para entender isso!.

O presidente em exercício da Câmara frisou que embora o movimento que toma as ruas do Brasil não tenha líderes identificados para que seja possível alguma forma de negociação, há legitimidade por trás das ações.

Os pleitos são por mais segurança, saúde, melhoria no transporte coletivo, gastos da Copa do Mundo e direitos humanos!, enumerou o presidente.

André Vargas disse, ainda, que no Congresso Nacional há um esforço do PT e de vários outros partidos para realizar reformas que possibilitem mais participação dos pobres, das minorias e da juventude.

26 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Hipócrita e salafrário.
    Petista parasita.

  2. Ainda bem que no Brasil muitas questões estão num ponto de equilíbrio, ou seja, os protestos não assumiram, “pelo menos até o momento”, uma forma política, com o objetivo de derrubar o governo, como ocorreu nas revoluções nos países árabes.

    Esmael e demais, os protestos no Brasil demonstram um sentimento real, justificado, de que o nível de vida é por enquanto muito baixo.
    Não sei por que? Mas o sentimento que se constituiu, estranhamente, no topo do poder foi o de um mundo de riquezas (sic). A pobreza, que ainda permanece imensa, é sacrificada em benefício do espetáculo devido aos gastos ‘gigantescos’ com as obras da Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, que são uns dos principais motivos dos protestos “no país do futebol”.
    O caso brasileiro é um pouco diferente. As reivindicações econômicas e sociais são, pelo menos aparentemente, mais importantes do que os protestos ou ataques puramente políticos a situação ou oposição.
    No caso do Brasil, os protestos não representem uma ameaça política contra o governo atual mas é possível que a situação evolua.

  3. Esmael o teu colega de mídia alternativa o Blogueiro Eduardo Guimarães foi incisivo e inteligente quando disse:
    “Penso comigo que foi nisso que deu a mídia deslegitimar cotidianamente a política e o poder e seus críticos estimularem a descrença nela. Sobrou pra todo mundo. Pensando bem, era até previsível.” http://www.blogdacidadania.com.br/

  4. Esmael e demais a IDÉIA DE REPRESENTAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL NÃO SERÁ MAIS A MESMA!

    Estes protestos deixaram fora de rumo e vai transtornar o pensamento atual da representação política, que até agora se mostrou inconciliável com o regime democrático e o bem estar social que os manifestantes defendem. Deu e dá para entender que ás várias formas de governos no país estão fundados em algo volátil chamada vontade dos governantes. Não importa se boa ou má! Daqui para frente muitos manifestantes irão se posicionar contra a decadente e má conduzida representação política, por uma série de desmandos e atos de corrupção mostrarem não ser a vontade humana das massas infelizmente na época atual passível de representação. Os cidadãos brasileiros de agora em diante irão “conceber a noção e a concepção de governo” a partir dos conceitos mais desenvolvidos de igualdade, liberdade e fraternidade, de maneira que esses conceitos terão que mover realmente a nossa atual e fraca visão de representação política juntamente com a vontade daqueles que querem ser livres e iguais nas periferias do Brasil e das cidades, o que permitirá pensar a democracia representativa como um regime de governo instituído e exercido por representantes aos quais cabe o dever verdadeiramente de serem a voz da vontade de seus eleitores. Caso contrário, o Brasil presidencialista cairá no mesmo erro que outros regimes, como a monarquia e a aristocracia, ou seja, “o erro de legislar em causa própria como se estivesse legislando em nome do interesse geral”. Por que a atual democracia brasileira está sujeita e governada por grupos sectários que instituiriam ao longo dos anos um regime de interesses “elitistas neoliberais sinistros”, ou seja, interesses egoístas de classes ricas desprezadoras de classes mais humildes nela presentes. E para evitar esse sectarismo, deveria haver o método de escolha proporcional que, propiciaria a presença da maioria e da minoria no parlamento e, da discussão entre um lado e outro, seria construído o consenso. No Brasil está havendo e vai aumentar a crise do sistema representativo! E uma das propostas para compensar as falhas da representação tem sido o apelo por maior participação da população no poder. Assim desde já, deve-se questionar a viabilidade da representação no sentido de ser “corrigida” por meio de uma maior presença dos cidadãos na gestão pública de fato e não na teoria.

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=264793863659140&set=a.215949045210289.48454.215917518546775&type=1&theater

  5. É seu Dedé esta vendo o que dá engavetar o projeto de isonomia dos bancários da Caixa e do BB, as duas Instituições tem mais de 60% de jovens na sua força de trabalho. Vc passou o pepino para outro deputado, mas sabemos que se omitiu e umbigou o projeto enquanto pode. Quebra o pau em casa de noca, precisa descer do pedestal e vir resolver os problemas daqueles que o elegeram.

  6. o pt foi uma decepção total , a dilma e os deputados e senadores que se espertem e comecem a trabalhar a favor do povo não da fifa e dos corruptos

  7. Alguém está com problema no Facebook?

  8. Esmael, mais alguém está com problemas para acessar o facebook? A página está com problemas ou foi propositalmente?

    As manifestações estão sendo organizadas via facebook? Será que viramos o Irã?

    • sim, a Dilma bloqueou o teu facebook e neste momento o exercito vai invadir tua casa! te dou uma sugestao entre no buraco do esgoto e fique lá ate que tudo acabe heheheh

  9. O cara fala em dar espaço para os jovens, mas o que eles (PT) gostam é de agradar e se abraçar com os velhacos (Sarney, Maluf, Collor, Barbalho, Renan….). Sujeitinho hipócrita.

  10. VOCÊ TEM QUE APRENDER COM A JUVENTUDE!!

    *-GUARDA SEU ENSINAMENTO PARA TEUS MACUNADOS…O JOVEM SENTE NA PELE AS AGRURAS DA POLÍTICA DA SUA AMIGA DILMA!

    *- PARE COM DEMAGOGIAS BARATA!!

  11. protestos sem sentido, pessoas da extrema direita que parecem estar passeando no shoping, extrema esquerda transformando tudo em praca de guerra. Tudo isto num momento em que o Brasil se apresenta para o mundo e poderia atrair milhoes em investimento e em turismo. Piada de mal gosto destes jovens. Eu estou entre os 180 milhoes de brasileiros que as quatro da tarde ta trabalhando e nao de bobo no meio da rua.

    • FAzer o que? Tem gente como você que gosta de pagar mais e mais impostos, pagar caro pela passagem de Onibus, nao tem médicos e remedios, ter escolas sem condiçoes de educar seus filhos. Gente como você que BABA OVO do PT, MAis um alienado,

      • Cara, nascemos em um país pobre, pessoas nascidas marginalizadas quase sem estudo e sem grande expectativa na vida. Mas hoje se tem muitas oportunidades tanto de emprego como de estudo. Agora pouco vi num site que no Rio tem quatro mil vagas para padeiro em aberto. Quantos paises no mundo existe isto? E quanto aos medicos o governo ta abrindo novos cursos de Medicina e traria medicos de fora para atender areas carentes, coisa que muitos do protesto sao contra. Acredito num processo de melhorias continuas.

    • Desculpas Lero…você tem todo o direito de pensar assim… porem, na minha opinião é ridículo a sua, pois você além de estar sendo explorado pelo o capitalismo, esta alienado e acomodado julgando quem esta tendo a coragem que te falta está nas ruas lutando por mudanças…. e sim esse é o momento que o Brasil esta se mostrando ao mundo e é o melhor momento que o povo a coletividade mostre a insatisfação do governo e reivindicar o que falta ,que é tudo saúde, educação direitos básicos que assegure a dignidade da pessoa humana, não estádios…. ou seja cidadãos brasileiros que não tem o que lhe é assegurado na Constituição Federal….e que são julgados, mau vistos por indivíduos que não se colocam como cidadão, proletário escravo do capital e alienado pelo governo, que pensa que á população sobrevive com migalhas….A MANIFESTAÇÃO É ALGO LEGITIMO E É LIVRE!!!! “A DESORDEM É PRECISA PARA QUE A MUDANÇA ACONTEÇA” Karl Marx….pense nisso Lero, uma gota d’ agua é necessária para o copo transbordar ….

      • vc fala bastante em direitos, mas tambem temos os deveres para conseguir algo de bom…tipo trabalhar, estudar. Nunca se investiu tanto em educacao neste país com criacao de centenas de Federais, nossas estradas federais estao todas passando por melhorias de verdade e investimentos gigantescos em ferrovias serao feitos nos proximos anos. O MCMV esta dando moradia digna a milhares de pessoas e os escandalos (suspeitos) de corrupcao aconteceram ha oito anos. Pra mim quem se apega muito a direitos nao gosta de deveres e o comunismo morreu por causa disto. Alias o que mais vejo nestes protestos sao pessoas ou que tem saudades do Hugo Chavez ou dos Militares, gosto estranho nao?

    • Que bobagem, na África do Sul os estádios da copa se tornaram elefantes brancos, e os milhões de investimento em turismo não apareceram de forma duradoura… Dinheiro da copa dá lucro para 1/2 dúzia, é tudo uma grande ilusão, só pra satisfazer ego de político…
      Eu também estava trabalhando as quatro da tarde, mas se não estivesse, estaria lá… O pessoal tá mais é que certo em protestar…

      Que os mortos enterrem seus mortos.

      • As vezes discordamos, mas dessa vez.. concordo. E só pra informação,

        Nova Previsao do Governo Federal para gastos com reforma de Estadios para a Copa. R$ 28 Bilhões. até 2014, um aumento de cerca de 10% da estimativa. Fonte Agencia Estado. O Presidente da FIFA declarou hoje: ‘O Brasil pediu essa Copa do Mundo. Nós não impusemos’

        Então quando seu filho ficar doente… Leve ele a algum Estádio!!!

    • Este Lero não tem percepção. Não entender esse momento no BRASIL. Deve representar algum setor que levou vantagem em cima das pessoas. Talvez nem tenha percebido que seus filhos, sobrinhos, quem sabe netos estão participando dessa transformação. De qualquer forma muita LUZ para vc. amigo.

  12. André Vargas faça essa joça de congresso nacional funcionar…

  13. Esse idiota mudou o Discurso??? Ate ontem disse que tinha que mandar a policia agir contra os manifestantes, agora acha legitimo?? Está com CAGAÇO. Imbecil esse vargas.

  14. Olha,o bocão tem que parar com esse negocio de juventude etc que o negocio ai tá virando algo orquestrado contra o governo.
    Não tem jovens de periferia a não ser algum curioso,parece que a oposição achou o ovo de colombo e vai usar isso para enfraquecer o Pt.
    O que tem ai são burgueses ,menos usuario de onibus.Estes safados estão perdidos e acharam seu ultimo cipó para se agarrar.
    Agora ficar passando a mão nestes arruaceiros é prá acabar.

  15. Esmael: Porque, no meio dessa confusão, ninguém lembrou ainda dos verdadeiros responsáveis pela confusão toda: OS EMPRESÁRIOS DE ONIBUS , QUE A SESSENTA ANOS EXPLORAM O POVO COM A CUMPLICIDADE DE QUASE TODOS OS PREFEITOS, QUE eles ajudam a eleger?

    Porque não perguntam ao Donato Gulin por exemplo, de onde veio a grana preta para construir aqueles prédios enormes em frente do FORUM? Se eles são empresários de onibus, as passagens estão caras, de quem será que é a culpa de toda essa confusão. Você não acha engraçado que a mídia tenha “se esquecido de entrevistar esses empresários de ônibus?” Não foram eles que pediram o aumento? Se era pouco o valor da passagem, como eles conseguiram construir aqueles enormes prédios que estão vendendo por 8 mil reais o metro quadrado? Será que a mídia está ligada aos empresários gananciosos que lucram bilhões e ainda querem aumento?

    SOMOS TODOS DESMEMORIADOS? NÃO SABEMOS PARA ONDE VAI A GRAN ADAS PASSAGENS?

  16. hahahahaha! Agora, os políticos defendem qualquer coisa!!!!

  17. Esta correto o Andre, pois, precisamos de uma reforma politica JA! Sem isso o Brasil corre um risco de ruptura.

  18. KKKKK! Uma piada, um reacionário seboso e um demagogo. Quer que os jovens se explodam …. eu militei no antigo PT bom de briga, este aí é um arremedo de partido proletário.
    Este movimento de rua tá cheirando direita pelo simples fato de que o PT não tem mais inserção no movimento social e tornou-se um partido tipicamente parlamentar.
    Não que um partido socialista e proletário fosse viável no brazil dominando pela burguesia dependente e recheada de lumpens.
    De um limão, só dá para fazer uma limonada, como dizia Engels. Então, bola prá frente que o que tá ai é o melhor (sic) possível.