A decadente Veja faz de Zé Dirceu um monstro e alerta o STF

do Brasil 247

Em sua cruzada pela prisão de José Dirceu, a revista Veja desta semana dedica a capa à  biografia não autorizada escrita por seu editor Otávio Cabral; nela, o ex-ministro da Casa Civil é acusado de sequestrar um estudante na juventude, de manter uma vida tripla (e não dupla) quando vivia no Paraná e de chantagear o ex-presidente Lula; na reportagem seguinte, logo após atirar novas pedras num réu, Veja coloca a faca no pescoço dos ministros Teori Zavascki e Luís Roberto Barroso, alertando para o risco de que eles livrem Dirceu da prisão; sutileza de sempre foi mantida na era pós-Roberto Civita.

Em sua cruzada pela prisão de José Dirceu, a revista Veja desta semana dedica a capa à  biografia não autorizada escrita por seu editor Otávio Cabral; nela, o ex-ministro da Casa Civil é acusado de sequestrar um estudante na juventude, de manter uma vida tripla (e não dupla) quando vivia no Paraná e de chantagear o ex-presidente Lula; na reportagem seguinte, logo após atirar novas pedras num réu, Veja coloca a faca no pescoço dos ministros Teori Zavascki e Luís Roberto Barroso, alertando para o risco de que eles livrem Dirceu da prisão; sutileza de sempre foi mantida na era pós-Roberto Civita.

Para a revista Veja, a prisão de José Dirceu, assim como seu aniquilamento e a destruição completa de sua biografia, é uma questão de honra. Não fosse assim, a revista não teria recorrido aos serviços do bicheiro Carlos Cachoeira para tentar seguir !“ ilegalmente !“ todos os seus passos no Hotel Naoum, em Brasília. Da mesma forma, a revista não teria feito uma capa com fogos de artifício, quando o Supremo Tribunal Federal definiu as penas dos réus da Ação Penal 470.

Dirceu é um alvo especial para a revista porque ocupa um papel simbólico na história da esquerda brasileira. Transformá-lo em bandido, em personagem inescrupuloso ou numa espécie de monstruosidade moral é uma maneira, também, de criminalizar a própria esquerda.

à‰ nesse contexto que se insere a biografia não autorizada “Dirceu”, escrita pelo jornalista Otávio Cabral, editor de Veja. Até algumas semanas atrás, divulgava-se que o livro não seria mais lançado, diante dos receios da editora LeYa. Agora, “de surpresa”, o livro chega à s livrarias pela Record e também à  capa de Veja desta semana, cuja imagem é simbólica: o “monstro” pragmático Dirceu tira a máscara do “herói” sonhador, que ele usara na juventude. Abaixo disso, chamadas impactantes como num thriller policial: “Uma biografia não autorizada conta a transformação do jovem militante em um exímio manipulador político, homem de negócios e condenado que SEQUESTROU – TEVE MÚLTIPLAS IDENTIDADES – CHANTAGEOU LULA.

Uau! Quanta maldade reunida num só personagem!

Sobre o livro em si, poucas revelações bombásticas, a julgar pelo que está contido na reportagem de Veja. Uma das revelações é a de que, enquanto viveu no Paraná com Clara Becker e assumiu a identidade do empresário “Carlos Henrique”, Dirceu não mantinha apenas uma vida dupla, que ocultava da própria mulher. Ele também teria tido uma amante em São Paulo, onde comprava roupas para sua loja, e, portanto, tinha uma “vida tripla”, segundo Veja.

Sobre o sequestro, ele diria respeito ao estudante João Parisi Filho, membro do Comando de Caça aos Comunistas, que teria tentado se infiltrar entre militantes do movimento estudantil. Descoberto, ele teria sido levado a cárcere privado e submetido a agressões físicas pela turma de Dirceu.

Em relação a “chantagem a Lula”, o livro conta que Dirceu obteve a presidência do PT depois de uma conversa tensa !“ e sem testemunhas !“ com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dirceu teria ameaçado abandonar o PT e revelar esquemas de caixa dois do PT com empreiteiras, caso Lula não o apoiasse !“ o que não parece ser tão verossímil. E como a conversa se deu sem testemunhas, quem a terá revelado ao editor de Veja?

O que importa, no entanto, é a caracterização do personagem. Dirceu é, na biografia de Otávio Cabral e na reportagem de Veja, assinada por Thais Oyama, um monstro. “Um anti-herói sem escrúpulos que, como tantos outros na história política, escondeu a ambição atrás de um falso ideal”.

Desmascará-lo ajuda também, na lógica de Veja, a desmascarar todos os ideais de esquerda. E basta virar a página para descobrir que, na era pós-Roberto Civita, a principal revista da Editora Abril mantém a mesma sutileza de sempre. A reportagem “Supremo à  beira da curva” diz que, “aprovado para a corte”, Luís Roberto Barroso enche os mensaleiros de esperança. No texto, a revista faz um apelo para que ele e seu colega Teori Zavascki não livrem os réus da cadeia.

Lembrando: Dirceu foi condenado pela teoria do “domínio do fato”. Sabia porque, segundo a maioria da corte, seria impossível que não soubesse. Na formação de quadrilha, foi condenado por cinco votos a quatro !“ o que lhe dá direito aos embargos infringentes.

Mas o monstro precisa ser destruído, aniquilado e preso. à‰ este o objetivo da biografia “Dirceu” e da capa de Veja desta semana.

37 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. AOS PTRALHAS ESTAVA ESQUECENDO SE JOGAREM O CODIGO PENAL PARA CIMA AO CAIR NA PAGINA QUE ESTIVER O VICE PRESIDENTE DO MENSALÃO É CONDENADO. FORA PT CORRU ( PT ) O

  2. Impressionante á ingenuidade dos soldados do ptralhas afirmar que dirceu é inocente ( genoino beira mar joão bafo de onça tambem são ) só na cabeça de um ptralhas e com certeza são os bolsa votos que estão defendendo esta quadrilha com medo da tetas secar, só um aviso essa baba esta acabando, não é a veja que julgou dirceu corrupto foi o stf e o povo, falta agora botar as mãos em molusco nove dedos, façam me um favor levem ele dirceu e molusco pra casa de vcs e deixe com suas mulheres e filhas seus babão.

  3. Quero dizer nobres amigos deseducados.
    Bem esse é um querer de todo brasileiro seja ele eleitor petistas, tucanos, pmdbistas ou qualquer partidinho desse que esta surgindo agora.
    Como disse o nobre colegar lá em cima: LEVA ELE PRA CASA IDIOTA! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK bom que você leu a minha resposta educadinho kkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  4. Li um pouco de cada resposta neste blog do Sr. Esmael e achei os defensores deste bandido, Jose Dirceu, com uma linguagem chula, própria desse regime facista que é o PT. O blogueiro por sua vez, quer falar mal da revista Veja, que é um meio de comunicação independente e escancara mesmo o que esta cabada de cafajeste faz de ruim para os brasileiros.Dirceu é bandido e Chefe de Quadrilha, cadeia neles! Já o blogueiro não sei qual é a dele.

  5. Agora, cá pra nós, dona Veja adora chutar cachorro morto.

  6. EM 13 JUN 2013, QUI. ATÉ ONDE VAMOS COM TODA ÉSTA SUJEIRA, MINHA GENTE? ATÉ ONDE VAMOS AGUENTAR, TANTO ESGOTO A CÉU ABERTO? ALGUNS CHEGAM A DIZER, Q. A SUJEIRA DEVE SER MENCIONADA A TODO CANTO, NO INTUITO DE AJUDAR OS MAIS SINGELOS, A ENXERGAREM DE FATO, A VERDADE! DEVERÍAMOS É TER VERGONHA DE TANTA PORCARIA, ISTO SIM! E ONDE ESTÁ NOSSA EDUCAÇÃO; UM PLANO DE CARREIRA, PARA NOSSOS FILHOS, QUE RAPIDAMENTE, ESTÃO TORNANDO-SE PAIS, UM TANTO QUANTO DESPREPARADOS. CONTROLE DE NATALIDADE; CRIANÇAS E IDOSOS ABANDONADOS, NAS RUAS, DO BRASIL O Q.
    FAZEMOS C. ISTO ? AS PESSOAS ESTÃO TROCANDO ALIMENTAÇÃO POR DROGAS, E NÃO CONSEGUIMOS REVERTER ESTÊ MÍSERO QUADRO!!!PRECISAMOS INTERAGIR URGENTEMENTE, C.FOCO OBJETIVO! EIA, MINHA GENTE! EIA, BRASIL! E Q. OS RATOS MORRAM AFOGADOS, NO ESGOTO NACIONAL, DO BRASIL! NÃO DESISTAM, JAMAIS! VAMOS EM FRENTE, Q. TEM MAIS COISAS POR VIR!

  7. Queria saber do que vive esse Zé Dirceu, da onde tira o numerário para levar essa vida de fausto, de hábitos e produtos caros que tem, vive como um príncipe exilado, esta sem emprego a anos e ostenta uma vida melhor que muitos empresários que tem anos no mercado. A Receita Federal nem ai, como não estavam com aquelas malas de dinheiro do Delúbio para cima e para baixo, por aeroportos e enteando me bancos após o horário comercial. A MANDO DE QUEM? Alguém acha que um pé de chinelo como aquele Delúbio fez tudo sozinho? Só se são burros de cair de quatro e sair pastando. Vcs são são um bando de ingênuos, sendo gentil, ou não sabem que ele ROUBOU dinheiro público, mais que no Mensalão, aquilo foi só uma parte, levou comissão em contratos desse governo, todos do PT tem medo do que ele sabe de todos, por isso defendem, tem o deles na mão , do Lula principalmente. A Dilma que devia ser a primeira agradecer, pois sem a descoberta do Mensalão nem teria chegado a presidência, pois o canddato do PT era o Zé Dirceu. Ai inventaram a cândida mãe do PAC, e enganaram mais os ingênuos os ignorantes, no sentido de não saber o que aconteceu, basta ver o mapa eleitoral onde é maior o alfabetismo, Dilma ganhou onde é menor, perdeu. Quem tem informação e não é sectário sabe.

  8. A verdade é que Veja vê na figura de José Dirceu uma importância, na qual ainda pode se agarrar para tentar sobreviver.

  9. Esse bandido já devia estar na cadeia a muitissimo tempo saco?

  10. é incrível como tem gente que opina neste blog e acha que o Zé é Santo. Parem com isso de dizer que a Veja quer transformar o Zé em Bandido. Ele se transformou em bandido. Não concordo totalmente com o ponto de vista da Veja, mas dizer que ela tenta transformar o Zé em Bandido, chega a ser brincadeira, de muito mau gosto. O cara é BANDIDO SIM. Gente, ante do mensalão este Zé, quando o todo poderoso do Governo Lula, brincava em algumas reuniões e contava certas vantagens que ele jamais deveria ter dito, nem brincando….

  11. SANTO O ESCAMBAL!!!!

    *- ESSE HOMEM FAZ TREMER O N. MAQUIAVEL NO TÚMULO…É A ENCARNAÇÃO DO DEMO…ARQUITETA TUDO…TREMENDO CARA DE PAU!!! QUEM DEFENDE UMA SARNA DESSA…PORQUE TEM INTERESSES EXCUSOS!

  12. Ele é um santo. Se Deus quiser o papa Chico o canonizará, ele pode até contribuir com algum dinheirinho para o Vaticano, pois isso ele tem bastsnte.

  13. Paulo Ernesto: O PT chegou ao “pudê” porque engabelou toda a Nação falando que iria acabar com a corrupção, que seria um governo decente, honesto, transparente. Prometendo mudanças. Então, ao contrário de você ficar enchendo o saco postando coisas requentadas dos outros partidos, dos adversários, cuide para que o seu PT cumpra as promessas de campanha. O que a gente vê é um rosário de incompetência e um poço sem fim de corrupção.

    • Peter Bad ou Peter Bunda como queiram, mais conhecido como Fala Sério, Olho Vivo, Professor da Rede Estadual, Allexia – e você porque defende o governo fraco do sr Richa?? Antes de apontar o dedo na cara dos outros, olhe pra si mesmo, mande o seu patrão largar mão do C.U (Conta Única), do Tarifaço do Detran, do Tudo Aqui Paraná, vocês não são exemplo nenhum de governo ético, probo e responsável pra poderem cobrar promessas dos outros, primeiro você tem que se ligar que vocês é quem tem cumprir as promessas, vocês antes de tudo precisam fazer o dever de casa, fazer cumprir coisas básicas como de zerar as pendências do Cauc junto ao gov. federal pro Paraná sair do buraco que se encontra nas contas públicas, vocês como esse governinho de mentirinha não tem moral alguma pra cobrar nada de promessas de ninguém, entendeu ou quer que eu desenhe?? Onde está os helicópteros prometidos pelo Beto para transportar os doentes de cidades do interior pra capital?? Alguém viu?? Ou só vemos helicóptero a serviço do governador pra assistir corrida de kart??

  14. Qual a dúvida sobre os interesses do ZD? Eu particularmente não tenho nenhuma. Claro que quando ingressou na militancia, ainda jovem, pode até ter ideais de mudançar, senso de justiça, como a maioria dos militantes da terna idade. Mas após tornar-se adulto, perdeber que poderia lucrar com isto, evidente que tornou-se o que a veja e o tal “biógrafo” diz: Um anti-herói sem escrúpulos que, como tantos outros na história política, escondeu a ambição atrás de um falso ideal”.

    Claro que hoje ele esconde-se na militancia antiga, seus ideais ambiciosos e pq ão dizer: belicosos.

    Só os que lucram e tem interesses identicos aos dele, que lucram com isto, vendem patrocinio é que logram defendê-lo. Tudo bem, vendam-se igual a ele, enganem o povo igual a ele, mas não venham kerer nos carimbar como otários.

    Dirceu e seguidores: quem não os conhecem, que os comprem. Mas não venham kerer nos vender.

  15. se ler a óia, relinche.

  16. Huuuuu!!!Coitadinho do Zé Dirceu….Quando a Veja elogia seu filho ela é a melhor revista do mundo,mas do contrario se torna decadente…Por outro lado não perco essa revista por nada ,uma das partes que mais gostei:”Uma das revelações é a de que, enquanto viveu no Paraná com Clara Becker e assumiu a identidade do empresário “Carlos Henrique”, Dirceu não mantinha apenas uma vida dupla, que ocultava da própria mulher. Ele também teria tido uma amante em São Paulo, onde comprava roupas para sua loja, e, portanto, tinha uma “vida tripla”, segundo Veja”.KKKK!!! era bem malandrinho esse Zé Dirceu….

    • Tem um político babão aí que pulava a cerca com uma jornalista, a moça teve um filho, o mané assumiu e tal, mais tarde soube que o filho não era seu, ou seja, corneou a mulher e foi corneado pela amante!

      Tudo isso regado a um presente bilionário a emissora da moça, exílio na Europa e idolatria por parte da mídia.

  17. Essa Revistinha mequetrefe disse que os estádios da Copa ficariam prontos no ano de 2038, aí da pra ver que não tem credibilidade alguma, por isso é distribuída de graça para os alunos das escolas de São Paulo, que desde pequenos já começarem a fazer lavagem cerebral em suas mentes.

  18. Manchete da “velha mídia de hoje”, porque parece que “esqueceram” de colocar a notícia:
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/06/1291863-justica-abre-acao-ligada-ao-mensalao-para-cobrar-dirceu.shtml

    • Esses comissionados do Palácio Iguaçu não se enxergam, apontam o dedo na cara dos outros, mas se esquecem de olhar pra si mesmo:
      “Uma semana depois de condenar um político pela primeira vez, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou mais uma ação penal contra parlamentar. Agora, foi a vez do deputado Cassio Taniguchi (DEM-PR) ser considerado culpado por crime de responsabilidade pelos ministros da corte. No entanto, ao declarar o caso prescrito, ele não terá que cumprir os seis meses de prisão que foi sentenciado por mau uso do dinheiro público. Se, porém, o Tribunal Superior Eleitoral considerar que a lei ficha limpa, aprovada ontem (18) pelo Senado valerá para as próximas eleições, e se considerar que sua extensão atinge os processos decididos antes da sanção presidencial, Taniguchi ficará inelegível.

      Taniguchi foi alvo de denúncia feita pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) quando era prefeito de Curitiba (PR). Ao ser eleito deputado em 2006, o inquérito acabou sendo enviado ao STF. Ao encabeçar o caso, o Ministério Público Federal (MPF) acusou o parlamentar de autorizar o pagamento de R$ 4,9 milhões em precatórios de desapropriação de imóveis não incluídos no orçamento da prefeitura.
      De acordo com a denúncia, a quitação da dívida ainda teria sido feita com dinheiro recebido por meio de convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investimento em transportes na cidade. O MPF afirmou que as irregularidades ocorreram mandato dele como prefeito entre 1997 e 1998.
      o relator da ação penal, ministro Celso de Mello, entendeu que o contrato assinado não foi respeitado por Taniguchi na época. Segundo o ministro, o acordo previa a implantação de um programa de transporte urbano, o que acabou não ocorrendo. “Os autos demonstram que houve desvio de finalidade na execução do empréstimo. Os recursos foram utilizados de maneira imprópria”, afirmou Celso de Mello no plenário.
      Não compareceram à sessão o presidente do STF, Cezar Peluso, e os membros Gilmar Mendes, Ellen Gracie e Joaquim Barbosa. Os outros seis ministros presentes em plenário concordaram com Celso de Mello. Mesmo concordando sobre a culpa do deputado, os integrantes da corte divergiram quanto à punição no caso.
      Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, José Dias Toffoli e Eros Grau votaram pelos seis meses de prisão. Eles entenderam que o deputado deveria ser setenciado a três meses de detenção por ter empregado recursos em desacordo com os programas a que se destinam e a outros três meses de detenção por efetuar ou ordenar despesas não autorizadas por lei.
      Já Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia defenderam que a punição total deveria ser de nove meses de detenção. Somente o ministro Carlos Ayres Britto, que presidiu a sessão, votou pela punição de dois anos e dois meses, a única que evitaria a prescrição da pena. Porém, por unanimidade, os ministros absolveram o deputado do crime de deixar de cumprir ordem judicial, também objeto da ação penal.”
      http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/cassio-taniguchi-e-condenado-pelo-stf/

      • Taniguchi é outro sem-vergonha. Mas ele ser não absolve o picareta do Dirceu. Política, na esmagadora maioria, só tem vagabundo

        • Concordo com tudo. Cadeia para os taniguchis da vida. Por mim ficariam na mesma cela dos petistas mensaleiros.

          • Não não, jamais você iria concordar se o Taniguchi fosse preso, se o seu patrão soubesse disso, ele te daria o pé no traseiro no dia seguinte. Essa sua concordância é seletiva e parcial.

          • Graças aos meus esforços pessoais não preciso pedir penico para governo de nenhum partido Sr. Paulo Ernesto Tchê Quer Vara. Seja Tucano, PT/Maluf/Collor/Sarney e outros lixos políticos que existem por aí.

  19. PT critica, critica e critica a VEJA. Mas seu governo,através da (in)comPeTente Petrobrás gasta uma fortuna semanalmente para incluir matéria paga em suas páginas. Algum petralha de plantão pode me explicar por que??

    • Deixa de ser BURRO idiota. A Petrobrás é um símbolo, é uma Empresa que todos os países do mundo gostariam de ter. Você tem que usar o cérebro pra pensar, em vez de simplesmente repetir o que essa imprensa de esgoto que você repita. Não seja apenas um ZUMBI. No governo do PT a Petrobrás quadruplicou o seu valor de mercado, basta vc consultar a CVM. Nesses últimos 50 anos, a Petrobrás recrutou os melhores alunos das Faculdades de Engenharia, Geologia e Geofísicas desse país, é uma organização exemplar. Conheça o trabalho dela nos países em que atua. E a descoberta de um dos maiores campos de petróleo do mundo, o Pré-Sal, só foi possível porque barramos a tal Petrobráx. Trouxas como vc até aplaudiram quando estava sendo roubado, mas os ladrões iriam encher os bolsos com o meu e seu dinheiro, seu trouxa.

  20. O ÚNICO relato que pode ser verdadeiro, é o caso citado de amante em São Paulo, no tempo que o Zeca morava no Paraná, pois a dita cuja pode ser sido a própria mãe do Editor Otávio Cabral.

  21. Independente da Revista ( Que eu não Leio ), Só vocês do Blog e alguns comentaristas aqui, ainda acham que ele (Dirceu) é um Santo!!!! Santa ingenuidade ou pura Alienação. É não querer enxergar o Óbvio!!!!

    • Santo ninguém é!!! Nem vc nem eu nem mesmo os “santos”!!! Mas ele também não é o capeta que o PIG quer fazer parecer aos incautos, como vc!!

      • Não é???? Leva ele pra sua casa. Ah claro ele de fato pode não ser o Capeta, até porque o verdadeiro capeta e criminoso só tem 9 dedos. Entendeu né?

        • Ô Fala Sério! José Dirceu incomoda as elites de merda desse país, porque ele nunca teve medo de enfrentá-las e de desmenti-las. Você viu alguma entrevista dele na TV, quando o entrevistador queria conduzi-lo para uma resposta? É isso. Esses vagabundos, donos da imprensa brasileira, vão cair um a um. Você disse que não lê a Veja, conheces José Dirceu como? Através dessa imprensa “partidária e venal” não vale. Esses vagabundos querem queimar não o José Dirceu, mas o ícone que ele representa. Para voltarem a dominar o Brasil, mantendo o seu povo na miséria, com fome e o Brasil humilhado como sempre foi, não se lembra? Desde que eles mantenham os bolsos cheios de dinheiro. Não se engane, quem resolveu lutar contra uma ditadura que prendia, torturava, matava e calou toda uma geração, e depois fundou, ops, fundamos um partido que em menos de 30 anos governa o Brasil e o transformou em uma nação respeitada e altiva, e mais ainda tirou da miséria quase trinta milhões de brasileiros, é porque tem projetos pessoais bem menores do que os projetos que tem para o Brasil. Isso essa direita, que só pensa em si própria jamais conseguirá entender.

          • Ícone ? Um rato que se escondeu no fundo do porão, debaixo da saia de um a coitada que só foi saber quem ele era quando saiu a lei da anistia.
            Grande ícone!

    • Eu já acho que vc é um assíduo leitor da revista do Cachoeira. Vc tem todos os requisitos e trejeitos de um leitor do detrito de maré baixa.

      Dirceu é mais honesto e íntegro que todos os barões da mídia juntos, disso eu tenho certeza.

    • Fala sério,a questão que mais encuca a gente,é aquela velha e surrada frase”e os outros’.
      Se pegar e satanizar por amostragens,que é a pratica comum da justiça,já que não prende ninguem,que se abram as cadeias e soltem todos.
      Voce não acha que vivemos já um estado de falencia da justiça?
      Gostam de multar,dar boas ações para grandes bancas de advogados,trabalham contra o governo,tentam lhe tirar o maximo.
      Nossa justiça vem lá das universidades já com o ensino da malandragem,e o meio de burlar a lei e não cumprila.
      Ninguem aqui está santificando o