Veja essa: Governador Beto Richa vira nome de cemitério no Paraná

O governador Beto Richa (PSDB) emprestou! o nome para o "cemitério" na Unespar, que, segundo os estudantes, representa a morte da autonomia e da democracia nas universidades do Paraná.

O governador Beto Richa (PSDB) emprestou! o nome para o “cemitério” na Unespar, que, segundo os estudantes, representa a morte da autonomia e da democracia nas universidades do Paraná.

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), foi “homenageado” ontem (28) por estudantes, professores e funcionários da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), do campus na cidade de Campo Mourão, região Noroeste do Estado, a 477 km de Curitiba.

Estudantes da Unespar (Universidade Estadual do Paraná)/Fecilcam (campus Campo Mourão) realizam protesto contra decisão do governador nesta segunda-feira (27). Manifestantes converteram o campus em “cemitério Beto Richa”, onde, segundo eles, “o governador pretende sepultar a autonomia universitária e a democracia”.

O protesto na Unespar/Fecilcam foi contra a decisão do governador tucano de transferir a sede da reitoria da Unespar para Paranavaí, contrariando a decisão do Conselho Universitário, que decidiu pela cidade de Curitiba.

Os alunos acenderam velas, criaram um pequeno cemitério, e realizaram um funeral simbólico que, segundo os organizadores, simboliza a morte da autonomia universitária e da democracia. Ambas asseguradas pela constituição.

O cemitério simboliza a morte da universidade. A universidade sendo desrespeitada. Isso leva ao fim da democracia no ensino!, explicou um aluno que participava da organização do protesto.

Os alunos ainda fizeram uma procissão pelas dependências da faculdade carregando um pequeno caixão em luto à  autonomia universitária.

Entenda o caso

O Conselho Universitário da Unespar, após ampla discussão e por votação, definiu no ano de 2011, Curitiba para abrigar a reitoria. No entanto, em 08 de março de 2013, o governador Beto Richa anunciou a cidade de Paranavaí como sede da reitoria. A medida contraria a decisão democrática dos conselheiros que integram o órgão máximo deliberativo da universidade.

A decisão do COU pautou-se em argumentos estratégicos em termos de administração e economicidade de recursos públicos, na concepção de uma universidade multicampi e multiregional e foi exaustivamente debatida entre os membros do Conselho.

Além dos campi, a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) também manifesta-se contra a decisão do governo, inclusive, encaminhou um ofício ao governador, Beto Richa, apresentando os motivos pelos quais apoia a luta da comunidade da Unespar.

Com informações da Adunicentro.

24 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to mention I’m all new to weblog and certainly loved this web blog. Probably I’m planning to bookmark your website . You really have superb article content. Many thanks for sharing your website.

  2. I just want to mention I am all new to blogging and site-building and definitely enjoyed this web site. Almost certainly I’m planning to bookmark your website . You surely come with beneficial articles and reviews. Thanks a lot for revealing your web site.

  3. O COU é o representante direto da comunidade acadêmica e deve ser respeitado,se não for assim , não tem razão de existir e então esta instalada a ditadura,autoritarismo ,dirigismo desta forma rasga-se autonomia das instituições de ensino superior. Aí cabe muito bem a homenagem ,se enterra a democracia.

  4. SABICHÃO! primeiro leia a matéria, para não falar merda, quem faz o protesto, não são os professores, e sim os alunos, burrinho como vc só pode ser comissionado do betinho, quem deve ir trabalhar e vc.

  5. Tudo errado! A UNESPAR AINDA NÃO É UMA UNIVERSIDADE. A AUTORIDADE QUE CREDENCIA A AUTARQUIA COM O NOME DE UNESPAR EM UNIVERSIDADE É O GOVERNADOR DO ESTADO, APOS PARECER DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.TUDO A TEOR DE DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIA DO GOVERNO FEDERAL. QUANDO ELA FOR CREDENCIADA COMO UNIVERSIDADE, ENTÃO GOZARÁ DE AUTONOMIA PREVISTA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. ATÉ LÁ, CUMPRE AO EXECUTIVO ORGANIZAR A ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO. O RESTO É CHORADEIRA DE CARPIDEIRAS…

  6. Zé do Povo voce não entendeu ainda, é para dar emprego ou cabide para a elite curitibana enquanto nós do interior sustentamos esta corja.

  7. Pra aqueles que n sabem a UNESPAR tem campi no PR inteiro incluindo dois em Curitiba (antiga FAP e EMBAP), tem campus em Paranagua,Uniao da Vitoria e etc, a sede em Curitiba unifica e e um absurdo levar a reitoria pra Paranavai so pra atender um deputadinho do PMDB.

  8. O interessante disso tudo é que as duas maiores faculdades da Unespar, ficam na região Noroeste (Fafipa e Fecilcam) a mais de 400km da capital Curitiba, porque não estabelecer então a sede nessa região??
    O mais importante agora é estabelecer logo essa sede.

  9. A CLARO QUE DEVE TER O NOME DO DESGOVERNO POIS O MESMO É MORTE NA EDUCAÇÃO, NA SEGURANÇA E TAMBÉM NO SAS DE SEUS FUNCIONÁRIOS O QUE SE DEVE ESPERAR DESSA IMUNDICE QUE SE DIZ GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ. DEVERIA SER PRESIDENTE DO AFEGANISTÃO………………

  10. Noticia mais besta…

  11. Esse protesto caberia bem no gramado do Centro Civíco

  12. Tá bom Sabichão,este protesto caberia a qualquer ato deste governo desgraçado.
    Neste momento, um ano após o tarifaço do Detran,o canalha(Beto Richa Play),às vésperas do feiradão,na calada da noite, aumenta novamente a taxa de emplacamento de veículos.
    Não bastasse a taxa ter aumentado cerca de 200% ano passado,vêem aí,mais um aumentasso sem fundamento.

    Clac,clac,boom,é ladrão,não??
    É o Beto matando o povo paranaense.

  13. O SABICHÃO MAIS RESPEITOS COM OS NOSSOS MESTRES.
    NO MINIMO VOÇÊ DEVE SER DA TURMA DOS COMISSIONADOS.
    OS PROFESSORES DO PARANÁ NUNCA FORAM TÃO DESRESPEITADOS COMO SÃO NESTE GOVERNO.
    ENTÃO AMIGO SABE TUDO VÁ SE INFORMAR MELHOR SOBRE OS TRABALHOS DOS
    NOSSOS PROFESSORES.
    GENTE DO MAL É QUEM ESTÁ AI ACABANDO COM A EDUCAÇÃO DO PARANÁ.

  14. Mas autoritarismo é uma marca registrada do Beto Richa…O pior é que os defuntos desse cemitério seremos nós, os paranaenses, pois ele está enterrando nosso estado e nós vamos juntos.

  15. Não sei se estão certos ou não, mas mexer com mortos é coisa de gente do mal… Esses professores deveriam é trabalhar, gastam tempo pra pregar cruzes, mas têm preguiça para preparar aulas decentes.

  16. Na verdade pro Beto Richa só falta a tampa do caixão isso vamos dar a ele ano que vem em outubro

    • ALE… O BETO RICHA, na verdade está a fazer um grande beneficio para todo o Brasil, revivendo O CHOQUE DE GESTÃO ( SIMULADO DO GEITO DE TUCANO GOVERNAR) AJUDOU TAMBEM O PMDB nativo de libertar-se de vários trairas, que só vai fortificar o Requião, e a sua volta triunfal.

  17. Com todo respeito ao “sapientíssimo Conselho”, por que uma Universidade localizada a mais de 400 km de Curitiba teria de ter a reitoria instalada na capital? Não é muito mais lógico que ela esteja instalada naquela região, próxima ao campus?

    Só quero entender!

    • Zé do Povo, você está por fora. A Unespar tem vários campi, localizados em vários municípios do PR (Apucarana, Paranavaí, Campo Mourão, União da Vitória e Curitiba, aliás tem dois campi em Curitiba). Assim, como ocorre com a Unesp em SP, por tratar-se de uma universidade com abrangência estadual e não apenas regional, ocorreto é centralizar a reitoria na capital como acontece com a Unesp. Isso não privilegia um ou otro município (com ganhos políticosmcomoquer o Beto), é a localização mais justa,tanto que o Conselho universitário decidiu por isso.

      • UNESPAR é uma misturança de faculdade, engloba em Curitiba a EMBAP e a Faculdade de Artes do Paraná…Coisas antigas com novos nomes..

    • Não vou nem perder meu tempo refutando seus argumentos porque como você é burro, cara, que loucura. Como você é burro, que coisa absurda. Isso ai que você disse é tudo burrice. Burrice. Eu não… não… não… não consigo gravar muito bem o que você falou porque você fala de uma maneira burra, entendeu?!