UPE realiza neste final de semana congresso estadual em Ponta Grossa

Sede histórica da UPE.
Sede histórica da UPE.
A União Paranaense dos Estudantes (UPE) realiza nos dias 18 e 19 de maio, no campus Uvaranas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), mais uma edição estadual de seu congresso. O evento, além de discutir as questões de educação e a participação estudantil nos grandes temas, vai eleger a nova diretoria.

Este blogueiro foi convidado pela entidade para debater, no sábado à  tarde, a democratização dos meios de comunicação e popularização da informação.

Fundada em 1939, a UPE teve destacado papel em lutas do povo brasileiro e paranaense, dentre os quais contra o nazi-fascismo durante a Segunda Guerra Mundial; na campanha “O Petróleo é Nosso!” e a consequente criação da Petrobras; contra ditadura militar e pela redemocratização do país (1964-1984); impeachment de Collor; e na campanha contra a privatização da Copel.

Recentemente, a UPE celebrou um convênio com secretário Municipal de Cultura de Curitiba, Marcos Cordiolli, para uso compartilhado da histórica sede da entidade. A ideia dos estudantes é transformar o local em mais ponto de cultural na capital paranaense. Em contrapartida, o município ajuda na manutenção do imóvel.

Comments are closed.