UPE elege mulher pela 3!ª vez

Elys Maryna, presidenta da UPE.

Elys Maryna, presidenta da UPE.

Em disputa apertada, a União Paranaense dos Estudantes (UPE) elegeu ontem (19) a acadêmica de Direito Elys Maryna como nova presidenta. Ela será a terceira mulher a presidir a entidade máxima dos universitários no estado.

A primeira presidenta foi Valéria Prochmann (1986-1987) e a segunda Fabiana Zelinski (2007-2008).

A chapa comandada por Elys — Mude Bloco na Rua (PCdoB e PMDB) — obteve 48% dos votos; em seguida, a chapa Unidade Popular (PT e PDT) fez 39%; e a Oposição de Esquerda (PSOL) conquistou 12% do congresso.

51 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Ao provocador, (pseudo comunista) ligado a UJS, vossa senhoria que esta a serviço deste golpe a todos estudantes do nosso Estado, com atas frias, delegados secundaristas e coisa e tal. Não me misturo com canalhas, com golpistas, trapaceiros, pessoas que como você ADORAM uma Ponta Grossa, mais não a cidade, a outra que é acostumado a puxar.
    A UPE não representa os estudantes faz tempo, é uma entidade atrelada aos interesses de um partido, que vive sustentado pela UNE, de partidos que defendem e acolhem mensaleiros condenados pelo STF. A UPE é uma entidade cartorária, de fachada, de nada, como pessoas como você.
    Não participei deste congresso, por que não participo de circo em que os principais atores são os palhaços de estrela no peito e a foice e martelo na bunda….

  2. Para – O PROVOCADOR!

    Onde tinha o edital???????
    Nós estudantes de Direto, mais de 40 alunos NÃO ficamos sabendo.
    Então, mostre, aponte o edital.
    Ninguém viu, ninguém sabe.

  3. Muito escrota a vinculação a partidos.

  4. Presidenta… Estudanta…

  5. A UJS perdeu, de fato, o congresso. Levou pelas atas falsificadas, mais frias que o Polo Norte. O PT e o PSOL somaram mais de 50% dos delegados. Nem com fraude passaram dos 50%. Decadencia e…

  6. Para vocês verem como estes processo é tudo balela, agora que os dois movimentos que mais falsificavam atas estão juntos, ninguém nunca saberá quando terá outra eleição. Quantas vezes me chamaram pra fazer uma linharia contra o pessoal da UJS e se fosse preciso era pra descer o braço nos caras. Quantas vezes me chamaram pra fazer isso entre outras falsificações de atas. Ainda bem que hoje estou bem longe de tudo , porém se encontrar alguém que não quera na rua a história muda.

  7. BANDO DE ESTUDANTE DE CARREIRA!
    NUNCA VI A UPE FAZER NADA.
    VI SIM, PERDERAM A SUA SEDE HISTÓRICA POR NÃO SABER ADMINISTRAR E PASSARAM COM SORRISO NA CARA PRA PREFEITURA DE CURITIBA.
    SEM CONTAR ESSE SISTEMA ALTAMENTE QUESTIONÁVEL DE ELEIÇÃO, COM A UJS TRAZENDO ÔNIBUS COM MUITA GENTE SÓ PRA VOTAR NELES.
    AÍ É FÁCIL FICAR MAIS DE 25 ANOS NO COMANDO.
    #UPENÃOMEREPRESENTA

  8. eu sou estudante do curso de administrção na uniandrade e nem sabia dessa eleição que e feita nas escuras se esta entidade representa todos os universitários eu não me sinto representado por ela nem sabia da eleição eu mesmo gostaria de disputar este pleito peço mais tranparencia dessa entidade que e controlada por esses partidos politico e sempre os mesmo

  9. Quero ver se uma gestão compartilhada por PCdoB e PMDB vai conseguir manter a independencia diante da prefeitura PDTista-PTista que assumiu cuidar do imóvel. Eles vão querer cuidar nao só do prédio hiistórico da UPE como também da política através de chantagem. Aí vamos ver se a presidente é forte mesmo pra segurar a independencia da UPE.
    FOra isso, tem montes de coisas onde a presidente pode meter a colher. A começar pelo quanto as mulheres são agredidas na “civilizada” cidade de Curitiba.

  10. Será que esta jovem vai cuidar dos imóveis doados e cedidos a UPE ou vai continuar sendo pontos para maconheiros, sexo, bebidas e drogas em geral. Tudo isso dentro dos imóveis e praticados pelos próprios estudantes. Sorte a nova presidente. Ou será presidenta??????

    • Não se trata de imóvel doado ou cedido. Lembre-se que o Estado de exceção (a ditadura) roubou esse patrimônio dos estudantes. A responsabilidade dos cuidados do patrimônio estudantil é também do mesmo Estado que torturou e matou inúmeros estudantes e que depredou o patrimônio construído por eles ao longo das décadas.

      Não é um favor, tampouco a prefeitura foi boazinha. Isso foi apenas uma retratação histórica. E deve ser somente o começo.

      É claro que não isenta a UJS, força majoritária do qual a Elys é sua principal liderança, de cuidar melhor do patrimônio sob seus cuidados e não deixar que seja novamente tomada por quem não é estudante.

      • O estado é mantido com dinheiro do povo, dos impostos e esse recurso deve ser revertido para a grande massa, deve manter esse estado. Então se a casa não é mais do estado e sim da UPE, que a UPE a mantenha, ou a venda, doe, dê para os pobres…Eu morava perto dessa casa e sei que lá antigamente funcionava a falecida PARANATUR, quando esse casarão foi devolvido aos estudantes, estava em excelente estado de conservação. Então se ele chegou ao péssimo estado de conservação foi por relaxo puro desse povo que administra essa UPE.
        Vocês são tudo metido a socialista. Imagine que um estado socialista de verdade iam deixar um casarão desses na mão de um bando de pivete, iam é encher de família morando..
        Agora por que um dia teve ditadura no país, o estado vai ter que ficar sustentando casa, gente, instituição…Tem dó, o dinheiro é do povo e pra beneficiar o povo…Vão trabalhar….

  11. Esmael!
    Onde foi essa “eleição”???
    Nós acadêmicos de Direito, não ficamos sabendo.
    Somos mais de 40 estudantes e ninguém ficou sabendo.
    Nós vamos buscar informações sobre isso.

  12. Um processo que iniciou equivocado dentro das universidades, se perguntarem para 10 estudantes de cada faculdade deste Estado, quantos participaram deste processo falcatrua, os dez vão dizer desconhecer o Congresso da UPE, sei que em algumas faculdades de Curitiba o delegado foi escolhido por Q.I, sem assembleia de estudantes e sem o conhecimento dos mesmos, Congresso fantasma…..

    • E obviamente que você organizou uma chapa e participou de todo o processo. E que esteve em Ponta Grossa e lançou nota de repúdio para que todos os estudantes que estavam lá soubessem que eles não eram de verdade!

  13. Os mestres na falsificação de atas estão juntas agora…
    Se for conferir quase nenhum desses delegados são universitarios…
    Até um tempo atrás estavam concorrendo, pra ver quem falsicava mais…
    O pessoal da UJS ou o povo da JPMDB…
    Como se diz por ai não pode com eles junte-se a eles…
    E nada muda, esse pessoal não conseguiu cuidar nem do casarão…
    Deixaram abandonados, virou mocó de nóia… É uma vergonha….

    • Curioso… todo ano reclama-se de falsificação de documento e jamais a polícia foi acionada. Assim como todo ano surge um lobo mau para comer a vovozinha e nenhuma chapeuzinho ou lenhador aparecem para abrir a barriga do lobo.

      • Como diria o Esmael, até as capivaras do Parque Barigui sabem dos cambalachos ds UJS e JPMDB… Aliás a turma do MDB de guerra até aliciou um pessoal comunista pra profissionalizar as falsificações…
        Em época de credenciamento da-lhe inventar logo de Faculdades fantasmas, nomes fantasmas… Faculdades triplicam o número de alunos da noite pro dia… Se o mistério público for acionado tem muito negô que vai em cana… Fora que muitos “delegados” da UTP já estão formados ou pararam de estudar, mas continuam erguendo seus crachás nesses congresso de faz de conta…

  14. ai que meda dessa oposichão de ishquerda…

  15. Essa Valéria Prochmann é burguesona, amiga do Fábio Campana. A Fabiana Zelinski é aquela que deu o bolo no meu grupo da universidade, marcou e não foi, é tratante…Espero que a Elys Maryna seja diferente, não seja somente mais uma burguesona querendo entrar na política.

  16. Fotinho da hora rsrsrs… mas não vamos julgar a capacidade da moça por uma foto que ela bateu em momentos de curtição! Desejo um bom mandato e que faça acontecer algo novo na UPE porque faz tempo que não vemos essa casa ter uma diretoria com competência!

  17. em tempo:” A Ditadura nos ensinou muitas coisas”Jfeio

  18. Mestre Esmael………. não dá para comparar Presidente da UPE como a Valéria Prochmann foi com esse pessoal de hoje……….. Pois a ditadura nos ensinou muita coisa………. e a Valéria sempre estava acima da média…….. Nada contra a moçada de hoje………… abs João Feio.

  19. Que piada PC do B e PMDB juntos, os mesmos que se odiavam alguns anos atrás. E viviam tumultuando as reuniões da UPE.
    O que a falta de vergonha na cara não faz ?

  20. É a mulheres tomando conta de tudo…Logo teremos uma Governadora mulher….O Parana, no rumo certo com as mulheres ja temos uma no Parlamento Italiano uma Vice Prefeita na Capital….A coisa ta ficando bonita no Estado…Parabens a todas as mulheres que fazem a Historia…

  21. LÍDERR
    Congresso incrivel, disputadissimo mas no final a vitória veio para aqueles que mais do que falar estão diariamente construindo essa entidade e suas lutas.

    Parabéns Elys sabemos agora que a UPE continuará em boas mãos.

  22. A Oposição de Esquerda não é PSOL!

    Tem setores do PSOL mas dizer que é só PSOL é um desrespeito a outras forças e grupos.
    Na OE (Oposição de Esquerda) temos PSOL, Coletivo Rompendo Amarras, Coletivo Levante, Anarquistas, Anti-partidários, Independeres, Partido Pirata e o PCB).

    Favor Corrigir!

    • Ou seja. Troskarada! Playbozada pagando de revolucionário sem causa!

    • Legal é ver o PT levar PAU!! Nem pra eleição na UPE conseguem vencer.

    • Quantos delegados cada um desses setores que compõem a Oposição de Esquerda tinham? Até onde se saiba, eram todos do PSOL.

      • então você não sabe de nada.

        dos 24 votos da oposição de esquerda, pelo menos

        1 do partido pirata
        2 de anarquistas
        1 do coletivo levante
        2 idependentes.
        1 anti-partidarista
        e 2 votos da UJS, que acordaram para a trambicagem no meio da plenária final.

        9/24… ou seja 37% da chapa não é do PSOL. Por favor se informe ande de falar.

        Que nem a outra infeliz ali em cima, que pelo jeito gosta muito de falar, mas na hora de lutar, nada.

  23. É verdade que o Abner Chacon assumiu ser gay? Grande atitude desta liderança jovem. Parabenizo.

  24. PERDAO ESMAEL, MAS Q MULHER MAIS LINDA!!

  25. Parabéns à camarada Elys, combativa companheira com quem tive o prazer de debater questões no curso político que realizamos no inverno do ano passado. Uma estudante que vai sem dúvida se esforçar em colocar a UPE no dia a dia das lutas da juventude que estuda mas também nas grandes lutas do povo brasileiro. Avante, Elys!

    • Com a total falta de trato do Adriano Matos, presidente da UJS, é mera questão de tempo para que a Elys fique sozinha na gestão. Onde já se viu mais da metade do congresso não a quis presidente.

  26. Comentei no facebook e comento aqui: foto desnecessária.
    Ridiculariza a mulher e os estudantes.

    • Discordo, é a foto que ela usou na campanha, mostra toda a irreverencia jovem e a beleza exuberante dela

    • Isso mesmo… ridiculariza as mulheres com essa foto desnecessária. Tinha que estar com cara de feminista mal comida e não de jovem debochada.

      • Concordo, e isso que esse pessoal da UPE faz com a sociedade, vide casarao historico depredado…….

  27. 48, 39 e 12 são percentuais duros, não colocaram os décimos. 48 (virgula) alguma coisa. por isso a soma da 99

    • Uma vez que o processo de composição da diretoria é proporcional, esses décimos fazem diferença. De quem fica a sobra dos 1%? Fala sério que não conhece o critério de arredondamento.

  28. 48+39+12= 99% … onde foi parar o 1%… Tiraram do PT ou da UJS?

    • De qualquer maneira, a maioria não quis Elys presidente (47% ou 48% x 51% ou 52%)

    • voce nao precisa votar, voce tem o direito de anular

    • O PT eh um partido enorme, que compoem varias forcas juntas, por esse motivo defina as forcas que fecharam contra – dentro do PT se organizam a Kizomba, Articulacao de Esquerda, Movimento Mudanca, dentre outros

      • Todas as forças do PT, por incrivel que pareça eles não racharam. Agora vão rachar pra dividir os cargos haha