Subchefe da Casa Civil do Paraná: “Ninguém é contra a liberdade de imprensa”

Guto Silva.

Guto Silva.

Guto Silva, subchefe da Casa Civil do governo do Paraná, em nota, esclarece que não é contrário à  liberdade de imprensa, aos blogs, e a qualquer tipo de manifestação política. Segundo ele, como qualquer cidadão, pedi as providencias para descobrir qual, ou quais pessoas, estavam por de trás dos falsos perfis que invadem áreas de discussão democrática para desconstruir a imagem de pessoas e, por fim, agredir a ideologia da imprensa e da política que é discutir temas que sejam relevantes e construtivistas ao cotidiano de todo o cidadão!.

A seguir, publico a íntegra da Nota de Esclarecimento de Luís Augusto Silva (Guto Silva):

Nota de Esclarecimento

Em resposta ao post Governo Tucano usa estrutura de polícia para bisbilhotar internautas no Paraná! gostaria de esclarecer que nem eu, nem nenhum membro do governo Beto Richa, é contrário a liberdade de imprensa, aos blogs, e a qualquer tipo de manifestação política, social, intelectual, cultural e religiosa. No entanto é uma prerrogativa de direito de qualquer cidadão se defender quando de forma sistemática pessoas de ideologias falsas, usando fakes, atacam a sua honra e a honra de sua família por qualquer que seja o motivo. Tenho dois filhos pequenos, sou casado, sou professor universitário, dediquei minha vida a ensinar e a aprender, jamais daria um motivo que fosse para alguém falar algo de ruim a respeito da minha índole e da minha conduta profissional. Por isso, fiz o que qualquer cidadão de direito deve fazer quando agredido, caluniado e difamado na internet: pedi as providencias para descobrir qual, ou quais pessoas, estavam por de trás dos falsos perfis que invadem áreas de discussão democrática para desconstruir a imagem de pessoas e, por fim, agredir a ideologia da imprensa e da política que é discutir temas que sejam relevantes e construtivistas ao cotidiano de todo o cidadão.

Quero deixar claro que não existe nenhum inconveniente contra o blog, muito menos contra seu autor, o jornalista Esmael Moraes, no entanto, reforço que todo cidadão tem o direito de primar pela sua honra.

Luiz Augusto Silva
Subchefe da Casa Civil do Governo do Estado do Paraná

36 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Eu tb acho que não faz o menos numero de votos da vez passada pq ele vai dobrar a votação. Pato branco é muito maior que esses bobos que acham que sabem tudo de politica e que nunca conseguiram eleger nenhum dos seus candidato.

  2. Esse cidadão é bastante conhecido aqui em Pato Branco por ter se vendido pro grupo do atual prefeito.
    Trocou antigos aliados em prol de um projeto pessoal!
    Abdicou de um acordo feito 4 anos antes, não teve coragem de ser candidato a prefeito, preferiu se encostar no governo.
    Colocou mãe no núcleo estadual de educação e recentemente conseguiu empossar o pai na chefia do esporte no sudoeste.
    Tome juízo rapaz. Imprensa é e deve sempre ser livre.
    Nunca mais fará a votação que fez na ultima eleição aqui em Pato Branco por ser um traíra de açude.

  3. Espionar os outros sem o devido mandato judicial é crime.
    A LEI Nº 9.296, DE 24 DE JULHO DE 1996 regulamente o art. 5°, inciso XII da Constituição Federal, ela reza que:
    Art. 1º A interceptação de comunicações telefônicas, de qualquer natureza, para prova em investigação criminal e em instrução processual penal, observará o disposto nesta Lei e dependerá de ordem do juiz competente da ação principal, sob segredo de justiça.
    Parágrafo único. O disposto nesta Lei aplica-se à interceptação do fluxo de comunicações em sistemas de informática e telemática.

    Art. 3° A interceptação das comunicações telefônicas poderá ser determinada pelo juiz, de ofício ou a requerimento:
    I – da autoridade policial, na investigação criminal;
    II – do representante do Ministério Público, na investigação criminal e na instrução processual penal.

    Então a solicitação feita, pelo que parece, carece totalmente de legalidade…

    Mas essa história do Guto Silva não importa tanto. Mas o que parece é que se qualquer um que tiver influência na polícia chega lá e pede para eles armarem uma interceptação de comunição e eles fazem e pronto, sem ordem judicial, ao Deus dará. Quer dizer que não estão nem aí com a lei?
    Acho que é um caso do ministério público investigar melhor essa história e ver até onde vai o nível de ilegalidade.

  4. A democracia também impõem limites, agredir com fatos as pessoas anonimamente não se deve é complicado, mas, fatos de pessoas públicas e que estão ao acesso público e de forma notórios, o agente público tem que saber que ao se colocar como homem público ficará sobre os questionamento do seu patrão que é o povo, podendo no mesmo veículo social poder se defender de suas acusações, não vejo nenhum problema em rebater aqui mesmo…

  5. Afinal o esmael nao falou como conseguiu o documento!
    Esse servico de arapongem do governo ta fraco hein?

    • Pelo que vi do documento ele fez uma denuncia a polícia civil e não tem nenhuma coisa errada nisso se o cidadão se sentiu ofendido. Na verdade eu faria o mesmo que ele fez depois de ler o que algumas pessoas que pelo jeito devem ser gente que trabalha contra ele ou até mesmo gente do tal do Nereu Ceni ou o candidato derrotado de pato branco Wilian Machado e pelo que sei ele estava ao lado do Zuchi na eleição e isso deve ter gerado muitas inimizades na campanha e os revoltados querem se vinga nele agora. É uma pena isso porque nunca ouvi fala nada de mal dele ou da sua familia muito pelo contrario até em Beltrão falam bem dele.

      • Qualquer cidadão normal entraria na Justiça, que autorizaria ou não a quebra do sigilo. Acionar a polícia sem autorização judicial é espionagem, uso ilegal da força de Estado contra cidadão comum. É isso.

  6. Justificar o que? Seus atos delinquentes começaram ainda na Camara de Vereadores. Por favor investiguem algumas viajens desse *sub*.

  7. Falou, falou e não explicou nada que contrarie a verdade de censura e uso da máquina pública a seu favor.

  8. Esmael

    O engraçado é que eles fazem todo tipo de terrorismo, disseminam todo tipo de mentiras nas redes sociais.

    Depois, por qualquer coisinha põe o aparato atrás dos adversários…

  9. Tenho certeza que neste momento deve ter gente “Lá em Pato Branco” tendo diarréia, vai que a Polícia descobre quem é o cidadão que escreveu usando os fakes? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Vai que o MP ou PF resolve investigar a utilização do aparato da Polícia Militar para investigar o cidadão paranaense sem mandato judicial, escuta ilegal é crime. Sinceramente, espero que isso não esteja ocorrendo no Paraná.

  10. Se as informações sobre espionagem sem autorização judicial são verdadeiras, estamos todos perdidos. Ninguém em hipótese alguma pode ter acesso a qualquer conta de e-mail, mensagens de texto, comunicação via celular ou qualquer outro aparelho sem autorização. Estamos vivendo em um estado onde há justiça, certo?

    A tá, desculpe. Esqueci. Eu vivo no Brasil, e pior, no Paraná.

  11. os jornalistas concursados da tv educativa do paraná tem que dirigir o carro fazer a reportagem editar . o sindicato dos jornalista do paraná vão entrar com ações contra o governo do paraná. se o beto não valoriza a prata da casa imagine fora dela.

  12. Coisa Pública, Coisa Privada! O meu amigo Felipe Camargo de Pato Branco que tome jeito! Em determinada situação e melhor ser cego e surdo. Abra os olhos Parana, eis a primeira ação do DOI CODI no Parana em pleno 2013, esses caras pira o cabeção quer controlar o mundo, a liberdade na internet tem sido pedregulho nos sapatos de políticos maus intencionados, corruptos e preguiçosos, estou morrendo de curiosidade para saber quem e a vitima nessa historia.

  13. Engraçado esses tucanos, falam que o PT quer implantar a ditadura no Brasil, sendo que eles que agem como ditadores, coisa muito ridicula isso, apontam o dedo nos outros, mas não olham pra si mesmo.

  14. Caraca veio, deve ter empresário importante de Pato Branco formatando HD de medo de ser descoberto. kkkkkkkkkkkkkkk

    Vai pagar uma fortuna de processo seu burro. kkkkkkkkmkkkk

    • Quem é o burro nessa história meu caro? Como é patético seu argumento. Então quem falou o que falou do Sub Chefe da Casa Civil do Estado do Paraná é quem tem que ficar com medo de ser descoberto? Na minha opinião quem tem que ficar com medo nessa história é o Sub Chefe que, na sua nota de esclarecimento, assumi publicamente que prevaricou se não tiver autorização judicial prévia para o que acabou de assumir que fez. Não conheço o Sub Chefe e não tenho nada contra mas se fez o que fez sem ordem judicial deve se explicar junto com o Secretário de Segurança que é quem controla o sistema. O uso do poder de polícia é exclusivo do Estado e para o Estado não para o agente público e seus interesses.
      Se for um Estado sério essa cabeça vai rolar e vai macular ainda mais a já maculada imagem do Governador. Por que defendem tanto, no nível nacional, a liberdade de imprensa e criticam tanto os meios arbitrários do PT na tentativa de impor censura à imprensa se aqui fazem pior do que censurar – espionam e assumem que espionaram para limpar a honra?

  15. Não tem oque fazer, vá ajudar o seu patrão a encontrar o xoki de jéstão que até agora não assustou nem o muskitinho da dengue, ou renunciem e vão pedir uma boquinha na CHINA, lá é o lugar apropriado srs das mordaças, bem que vossa senhoria poderia abrir os zoínhos do desgovernador quanto ao subsidio do transporte coletivo que pode vir a afetar milhares de pessoas que não andam de HELICÓPTERO, e que é pago com o dinheiro destes mesmos passageiros que estão neste fogo cruzado de políticos que em vez de fazer politica séria ficam só de POLITICAGEM.

    abraços

  16. Esses caras estão no desespero total, por isso que vão perder a eleição merecidamente, se ocupem trabalhando nesse governo.

  17. Nos EUA teve o Garganta Profunda, no caso Wategate. No caso Diários Secretos da ALEP temos o Mudo Caguete, que mudou-se da ALEP pois ganhou um belo DAS-1 no Executivo, agora aguentem, mas ele ainda trabalha para o Rossoni.

    http://www.youtube.com/watch?v=9CT_ZoR7nZE&feature=player_detailpage

  18. O lewandoski disse que as maquina não são conseções publicas.mas propriedade privada e restrita somente ao grupo que participa.quem não gosta não acesse!

  19. Prezado Senhor
    Luiz Augusto Silva

    Lendo sua Nota de Esclarecimento constato que em nenhum momento o Sr desmente o uso da estrutura investigativa do governo do Estado do Paraná.
    Ou foi esquecimento ou usou de fato, abusando das suas prerrogativas de funcionário do governo, em suma, prevaricou.
    Agora, se o sr recorreu à Justica e o juiz autorizou a investigação, então o sr agiu corretamento, supondo eu que o sr teve a sua honra ofendida gravemente.
    Acho que o sr deve esclarecer essa dúvida, caso contrário fica o pedido ao Ministério Público da Paraná para tomar as medidas cabíveis necessárias para verificar o mau uso do sistema policial do Estado para fins particulares de um agente público do governo.
    Outra coisa sr Luiz Augusto, quem tem ideologia são partidos políticos ou pessoas. A imprensa ou a Mídia, enquanto instituição, jamais deveria pautar sua atividade imbuída de ideologia, ao contrário do que fazem no Brasil ou Venezuela, onde derrubaram governos democráticamente eleitos e colaboraram para implantação de ditaduras e continuam tentando novamente.

  20. Esmael e demais que este “geniosinho mal” vá procurar o que fazer e não venha se meter com os jornalistas independentes, blogueiros e os internautas que opinam em sites internet afora!
    Não “queimou e sim torrou a imagem do patrão playboy” dele!
    Enfim está “querendo dar beijo em ninho com enxame de abelha africana!”
    Se não vamos aos pertinentes esclarecimentos:

    A liberdade de expressão, sobretudo sobre política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia. Os governos democráticos não devem controlar o conteúdo dos discursos escritos ou verbais, salvo, quando for para investigar políticos corruptos e criminosos . Assim, é a democracia que teêm muitas vozes exprimindo idéias e opiniões diferentes e até contrárias.
    O debate livre e aberto resulta nas famosas probabilidades de evitar erros graves. A democracia depende de uma sociedade civil educada e bem informada e a internet e Blogs como do Esmael Morais dentre outros cujo acesso à informação lhe permite aos cidadãos participarem na vida pública da sua sociedade e criticar funcionários do governo ou políticas insensatas e tirânicas. Todos em qualquer sociedade ao redor do planeta reconhecem que a democracia depende de acesso mais amplo possível a idéias, dados e opiniões não sujeitos a censura. Para um povo livre governar a si mesmo, deve ser livre para se exprimir “” aberta, pública e repetidamente; de forma oral ou escrita. O princípio da liberdade de expressão é protegido pela Constituição Federal do Brasil, impedindo os ramos legislativo e executivo do governo de impor a censura. A proteção da liberdade de expressão é um direito chamado negativo, exigindo simplesmente que qualquer tipo de governo dentro de uma sociedade não se meta a limitar a expressão, contrariamente à ação direta necessária para os chamados direitos afirmativos. Na sua maioria, as autoridades não devem se envolver no conteúdo do discurso escrito ou falado na sociedade, salve, se houver algum tipo de crime! Os protestos numa sociedade civil permitem o debate vigoroso entre os que estão em profundo desacordo.
    Só podemos concordar com o Subchefe da Casa Civil do Governo do Paraná no que se refere a censura quando a liberdade de expressão é usada para justificar a violência, a difamação, a calúnia, a subversão, a obscenidade, a tentativa de derrubar um governo constitucional ou a promover um comportamento licencioso. Onde não podemos concordar com a liberdade expressão que incita ao ódio racial ou étnico.
    No mais cada um “deve ficar na sua!”

  21. Ah tá, fake é quem esta sentado em determinada cadeira no palácio…..

  22. Desconforto e insegurança e isso que fica, eu espero que se alguém receber qualquer tipo de ameaça ou for prejudicado por ter expressado a suas opiniões denuncie. Por outro lado sempre estou sugerindo que as pessoas assine seus post, e pare com essa putaria de usar esses nomes esquisito, realmente isso e uma covardia coisa de homem bunda mole. aqui no Blog tem um fresco que usa uns 6 nomes, e todo mundo sabe quem e!

    • Eu não sou fresco, e ninguém é obrigado usar seu nome, afinal se o blogueiro publica é porque ele entende que não existe nem um inconveniente naquilo que foi escrito, e depois existe um termo de uso, onde é de inteira responsabilidade de quem escreveu,acho eu que devo malhar, escrachar e trucidar através de palavras todos que são eleitos e depois se transformam em ditador onde pro povo(eleitor) nada, pros amigos do poder tudo, e nós eleitor óóó, veja bem agressão verbais não de cunho pessoal, e sim politico, é bem melhor que um dedo no gatilho, se bem que ia faltar parede no Brasil pra fuzilar politico corrupto onde a corrupção envergonha as pessoas de bem.

      E VIVA A DEMOCRACIA.

      • Você não fazia parte dos meus cálculos, essa e minha opinião gosto de me dirigir a pessoa e não a fantasmas, deixa os fantasmas para o governo, não tenho nada contra ninguém, me desculpe não tive a intenção de te acertar essa pedrada.

  23. Professor universitário…? Sub chefe da casa civil do governo tucano…???
    os tocanos tem fama de sabotadores…!!Espero q esse cidadao , professor universitario, ñ tenha nada haver, com a greve dos professores universitários ano passado!!?
    Aquela grave dos professores universitários,em 2012.Foi sabotagem contra as politicas de cotas, prouni do governo federal!!! Aonde q ja se viu??Greve de pofessores universitarios??? Aquilo foi sabotagem contra A NAÇAO BRASILEIRA!!!E ñ contra o governo da presidenta DILMA!!!

  24. Esmael e demais, explica mais não justifica!
    Pegou mal para o governo de Beto Richa a denuncia de espionagem e monitoramento digital dos paranaenses sem ordem judicial e sem suas permissões!
    Ou seja, “o remendo em pano velho faz aumentar o buraco!”

    Alerta ou chamar a atenção deste cidadão que está Subchefe da Casa Civil do Governo do Paraná que no controle da tecnologia por parte do estado devem-se respeitar os interesses dos bons e corretos cidadãos contra os interesses dos poderosos. Não é um governo democrático e justo aquele que tem a possibilidade de ouvir e monitorar todos os telefonemas e ações através do computador, pois, poderá fazer muitas coisas (maldades como perseguições políticas, chantagens e plantação de falsos crimes envolvendo nomes de pessoas)! A vigilância patrocinada pelo estado é de fato um grande problema, que põe em risco a própria estrutura de todas as democracias e seus funcionamentos, mas também há a vigilância privada e a potencial coleta de dados em massa por parte do setor privado. Exemplo: Se somos clientes da Microsoft ou usuários-padrão do Google estamos dando a oportunidade, para termos de vigilância, de monitoramento e de armazenamento em algum super-servidor em alguma parte do mundo onde saberão com quem nos comunicamos, quem conhecemos, o que pesquisamos, preferência religiosa, sexual, filosófica e política. Do jeito que está a tentativa de regulamentação, o monitoramento e a vigilância na internet! A mesma está igual a uma “ocupação militar”. É como se tivéssemos um soldado embaixo da cama”. Todos nós vivemos sob uma lei marcial no que diz respeito às nossas comunicações, só não conseguimos enxergar os tanques, os fuzis e as metralhadoras, mas eles estão lá! Há muitas interceptações de comunicações e o negócio não é seletivo, pois, os arquivos são guardados em massa. Isto é, tudo o que é falado aos telefones e escrito na internet, são depositados em enormes servidores, ao alcance de governos locais, nacionais e de outros países, a qualquer momento!
    Um “WHITE HACKER” verdadeiro, conhecido como o bom usuário da da internet é uma pessoa estranha em todos os sentidos. Ele sente um amor supremo por alguém que ele nunca viu; conversa familiarmente todos os dias com alguém que não pode ver; espera ir para o céu fazendo o certo, doando os méritos para bem do outro; esvazia-se para que possa estar cheio; admite estar errado para que possa ser declarado certo; desce para que possa ir para o alto; é mais forte quando ele é mais fraco; é mais rico quando é mais pobre; mais feliz quando se sente o pior. Ele morre para que possa viver; renuncia para que possa ter; doa para que possa manter; vê o invisível, ouve o inaudível e conhece o que excede todo o entendimento!

  25. Ah tá, blz então. É lógico então q a bisbilhotagem só ocorrerá com ordem judicial. É no mínimo estranho se utilizar da função para buscar uma ação policial. Se sentiu ofendido?? Procure o Poder Judiciário para tutelar o bem jurídico q supostamente agredido, como todo e qualquer mortal deve fazer.
    Agora usar o aparato policial do Estado para intimidar, é coisa de piá de prédio criado a leite com pêra e ovomaltine, pela avó e de luz acesa.

  26. Ah, é? Conte-me como o Governador é a favor da liberdade de imprensa censurando blogueiros.