Requião chuta os “Países Baixos” na votação da privatização dos portos; assista ao vídeo

O senador Roberto Requão (PMDB-PR) foi um dos 7 votos no Senado contra a aprovação da MP 595, que privatiza os portos brasileiros com dinheiro público. No fim das contas, foram 53 votos a favor, 7 contra e 5 abstenções.

Se Requião lamentou a privatização dos portos, por outro lado, o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) e a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT), acreditam que “foi uma vitória para o Brasil, para a competitividade brasileira”.

Depois de uma negociação muito pouco regular, moral e ética, foi aprovada na Câmara dos Deputados a Medida Provisória dos Portos. à‰ uma Medida errada, equivocada!, disse Requião, quase indo à s lágrimas.

Requião citou alguns pontos prejudiciais, como o fim da licitação dos espaços públicos e o fim da reversão do patrimônio à  União ao término da concessão.

Nos Estados Unidos todos os portos são públicos. O melhor porto do mundo é Rotterdam, na Holanda. Propriedade pública e operação privada como no Brasil!, citou.

à‰ um vezo, uma tendência do nosso governo atual, do PT, de ir para a direita. Agora vem esta Medida Provisória no afogadilho para o Senado. Querem votar hoje. Eu, por exemplo, não li a forma final desta Medida Provisório que ainda não foi nem publicada. Mas vão querer que eu vote no plenário do Senado!, disse.

Segundo Requião, o interesse econômico de grupos e o interesse eleitoral do governo estão provocando alianças com grupos econômicos bem definidos.

Eu, que acompanhei o PT em quatro eleições para presidente da República com o Lula e uma com a Dilma, me sinto frustrado, decepcionado, traído mesmo!, desabafou.

O senador disse que gostaria de ver avançar o projeto de desenvolvimento com raízes nacionalistas.

Brasil Nação, Brasil soberano, Brasil independente. E não o Brasil dependente na mão de armadores internacionais e subordinado à  monocultura das commodities. Não há objetivo nacional permanente. Há o objetivo eleitoral permanente!, afirmou.

20 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Palhaçada hein agora perderam de verdade, Requião Governador aqui no Paraná e Aécio Neves presidente, já que vamos privatizar então, vamos privatizar com inteligência.

  2. Esse projeto vem sendo discutido há mais de 5 meses no Congresso Nacional. Como é que alguém vai dizer que desconhecia? Vai ser discutido até quando? Essa Medida Provisória tem 6 meses. Isso não é aprovar no afogadilho. O que a grande maioria dos congressistas estava esperando era a sinalização de algumas benesses para votarem a favor, pois sabem que é o melhor pro País.
    As sacanagens do projeto estão por conta das emendas parlamentares e não pelo projeto original. Mas a Presidente Dilma certamente vetará as malandragens de alguns deputados que visam proteger alguns capitalistas que já estão nos portos há muito tempo e estão vendo que vão perder os seus privilégios. Seria muito bom que os comentaristas lessem a Medida Provisória para depois se manifestarem. Ir pelo que dizem os outros dá nisso.

  3. MAIS UM MOTIVO PARA O REQUIÃO DERROTAR A GLEISI-BARBIE AQUI NO PARANÁ. CAMBADA DE PETISTAS NEO-NEOLIBERAIS.

    • Vejo a imprensa especulando sobre sua candidatura, a relação dela com os estados e municípios são institucionais, a mulher não pode vir no estado Pr, que esta fazendo campanha, deixem ela em paz e se orgulhem de ter uma mulher do Pr, trabalhando pelo Brasil, quantos aos portos eles do Pt mandaram muito bem, e ela foi ótima em sua argumentação defendendo a modernização, não se importando com criticas, deixando bem claro que não faz politicagem e sim politica séria, quem em são consciência que visa se candidatar a um cargo público, ia dar a cara pra bater em véspera de eleição, somente uma mulher de fibra, enquanto muitos de saco roxo que se acham os deuses da politica local, ficam com o rabinho entre a pernas tentando tirar proveito desta decisão que vai desencalhar de vez o meu Brasil. Parabéns Dilma,Gleise mulheres de atitudes.

  4. Se os governos estaduais, que receberam os portos do governo federal, tivessem feito bem a sua parte, com certeza a história seria outra.

  5. Finalmente a Gleisi Hoffmann fez alguma coisa, mas pena que tenha feito algo tão maléfico para a nação brasileira, mas vindo dela a gente pode esperar tudo, não é mesmo?

    GLEISI HOFFMANN A MÃE DA PRIVATIZAÇÃO DOS PORTOS!

    É este tipo de político que o Paraná precisa? Na próxima eleição essa senhora que em dois anos não fez merda nenhuma, conseguiu tirar todos os recursos que poderiam vir ao Paraná, finalmente resolve “trabalhar”, pena que fez tudo errado e caiu na mesma onda do ex-presidente FHC, realizam a vergonhosa privatização dos portos brasileiros, usando o discuros demagogo que é tudo pela modernização dos mesmos.

    NÃO ESQUEÇAM DESSE NOME… GLEISI HOFFMANN A MÃE DA PRIVATARIA DOS PORTOS!

  6. Parabéns ao senador Roberto Requião por sua postura firme.

  7. Ainda que defenda a questão dos Portos com base ideológica válida ou com os fundamentos políticos mais corretos e justos( votei no Requião para o Governo do PR e para o Senado), mas nesse assunto ele não tem a isenção necessária para tantas críticas, pois no final ele vem e nomeia um parente ou um irmão para administrar o Porto. O final dessa história a gente já conhece. São menos cargos para colocar os apadrinhados e os partidários. Dessa vez Ex-Governador, discordamos e apoio a Dilma, agora sim é que vamos desprivatizar os Portos do Brasil.

  8. O Congresso (quase todo) SE VENDEU!!! Perderam a razão de existir. Viraram Massa de Manobra aos Governantes! Nem sequer seguem seu próprio Regimento, e aniquilam de forma categorica a pouca “moral” que Poucos Deputados e Senadores ainda tinham. O Congresso é a Vergonha Nacional!!!!!!!!

    • Fala sério, seu FALA SÉRIO!! não me lembro do Sr. fazer esse discurso com os vendidos da ALEP, esses sim se venderam(bem barato) para tungar o bolso dos Paranaenses, e fazer propaganda na mídia com o aumento das tarifas(COPEL, SANEPAR, DETRAN-PR E ETC). Seja coerente e GRITE: A Assembléia do PR é VERGONHA NACIONAL(E ESTADUAL NEM SE FALA!!)!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Eu concordo plenamente com o FALA SERIO, nós que temos uma ALEP, que é exemplo moral e ético para o mundo inteiro, que zela pelos interesses do governo Beto Richa, O MELHOR GOVERNADOR DO BRASIL, com XOQUE DE JESTÃO, TARIFAS DE PEDÁGIO PARA RODOVIAS DE ALTO PADRÃO DE SEGURANÇA, que mantem um numero de comissionados sem igual, e com salários que daria para pagar a folha de pagamento da secretaria de educação de um estado como SÃO PAULO, temos toda credibilidade para meter a borduna nesse coisinha que chamamos de congresso nacional.

  9. “Semeie um ato, e você colherá um hábito. Semeie um hábito e você colherá um caráter. Semeie um caráter e você colherá um destino”.

    Sem o puxismo de saco de politiqueiros, recomendo que leiam oque o ex secretario do Requião atual secretario do psdb fala na gazeta do povo sobre os ex governo do Pr. ele afirma que a irresponsabilidade fiscal é cronico no Pr…em relação aos portos ele foi governador,senador em outras épocas, eu acredito que esta manifestação é politiqueira, devido o alarde na imprensa, muitos estão pensando nas eleições e não perdem tempo pra se alto promover, mesmo conhecedores que os portos não são competitivos. É O ARCAICO NÃO QUERENDO SE MODERNIZAR, deixo bem claro que não sou contra as privatizações, e acho que os órgão de fiscalização do governo quanto as concessões devem ser rígidos encima do investidor privado.

  10. senador roberto requião um patrióta, eu não era muito seu fã mais vendo o seu vigor contra as privatárias do pt e psdb, eu a partir de agora serei sempre o seu seguidor meus parabéns senador se no brasil ter meia duzia de politicos como o senhor a coisa era outra, porque está tal de gleisi é uma piada e o tal sérgio pessuti de souza é uma bricadeira, firme requião conte comigo.

  11. Este é o CARA para … (Muitos sabem preencher este espaço, numa visão positiva – para o bem de muita gente – são alguns milhões que torcem por ele).

  12. Existem pessoa que podem questionar a administração de Requião enquanto governador,mais o que ninguém pode questionar é que ele é um excelente discursor.
    Uma frase dita por ele a um discursor certa vez:
    “Se você for ler o seu discurso,me entregue a cópia dele,daí vamos economizar tempo”
    O que não nos espanta é a função do Senado,dita por ele.
    Realmente são os “Carimbadores” mais caros do mundo.
    Com este discurso Requião colocou o Senado no seu lugar,da falta de serventia,e expos os desmandos da Dilmula,que muitas vezes criam MPs sem base técnica,tentando fazer algo de bom,mais que às vezes se torna ruim para todos.

    Parabéns Requião ver o seu discurso é como ter uma aula de horatória.

  13. Parabens ao discurso do Senador Requiao…Os Portos como as Rodovias Federais e Aeroportos no Brasil estao sucateados…Tomara que essa MP resolva o problema dos Portos no Brasil…

    • Vc está surdo? Não escutou o discurso do Senador? Esta MP dos Portos é um ERRO. Nào trará avanços para o Brasil. O problema está nas estradas, nos pedágios e nos congestionamentos.

  14. Nao ha nada de “a favor dos pobres” nesse discurso, nem essa ideologia Nacionalista …No fundo é sim gente do Dantas, velhas raposas do rabo felpudo do discurso macio e bonito para foder os pobres e excluidos! Da lhe Dilma, faca seu papel de presidenta do Brasil e passe feito um trator sobre a bancada do Dantas!

    • Eu não entendo o porquê, algumas pessoas tem esse fanatismo em relação a política, idolatrando políticos apenas por uma imagem que ela representou durante uma campanha eleitoral, e para justificar a paixão pelo seu apoio durante a campanha eleitoral, passam por cima de todo o bom senso, aceitando como corretas todas as atitudes políticas, apenas para poder dizer que “eu estava certo”. É obvio que o PT está acabando com o Brasil. Toda a crise internacional que aconteceu a alguns anos e ainda afeta a muitos países se deu justamente em função de políticas muito parecidas com as que o PT aplica.

      Aparece um senador que ao meu ver é muito sério, (e que, falem o que quiser mais isto não se pode negar, o sujeito fala na cara doa a quem doer) e protesta contra um absurdo moral e ético que aconteceu ontem, onde se utilizou de estatutos e prerrogativas para impedir o debate salutar que possibilitaria avaliar a fundo a situação que vai acabar desmantelando uma parte do patrimônio da nação. Imaginem vocês, precisarem decidir se devem efetuar um negócio, em 5 minutos, cujo contrato tem 100 páginas… é assinar sem ler. Me sinto refém de uma jogada política em que o meu representante legal no senado não pôde exercer de maneira justa a sua função. E fico P da minha vida ao ver esses extremistas fanáticos que apoiam o PT em tudo, apenas para “ganhar” do PSDB… quem perde não é o partido, é o BRASIL!!

  15. Dalhe Bob Reque e assim que se faz mostra ao senado federal a sua opinião Parabéns