Relógio jurídico de Barbosa regula com 2014

do Brasil247

Tribunal Superior Eleitoral definiu, ontem, a data de 5 de outubro de 2014 para as eleições gerais no País; no mesmo instante jurídico, presidente do STF anuncia que julgamento dos recursos da Ação Penal 470 só deve ocorrer no segundo semestre; antes, Joaquim Barbosa dissera que tinha pressa em resolver o quanto antes pedidos de advogados dos condenados; por que será que ele mudou de opinião?; na fase inicial do chamado mensalão, então presidente Ayres Britto fez o julgamento junto das eleições municipais; será que o ápice, com direito ao espetáculo midiático das prisões, irá ocorrer novamente num ano eleitoral? Pelo correr da areia, é muito provável que isso aconteça.

Tribunal Superior Eleitoral definiu, ontem, a data de 5 de outubro de 2014 para as eleições gerais no País; no mesmo instante jurídico, presidente do STF anuncia que julgamento dos recursos da Ação Penal 470 só deve ocorrer no segundo semestre; antes, Joaquim Barbosa dissera que tinha pressa em resolver o quanto antes pedidos de advogados dos condenados; por que será que ele mudou de opinião?; na fase inicial do chamado mensalão, então presidente Ayres Britto fez o julgamento junto das eleições municipais; será que o ápice, com direito ao espetáculo midiático das prisões, irá ocorrer novamente num ano eleitoral? Pelo correr da areia, é muito provável que isso aconteça.

“Estou longe de estar preparado para julgar os embargos”. Foi com esta declaração, nesta quarta-feira, que o ministro Joaquim Barbosa deu indícios de que o julgamento da Ação Penal 470 pode ser adiado para o segundo semestre. Não chega a ser curioso o fato de o presidente do STF, antes tão apressado para concluir o processo e dar efetividade à s prisões definidas pela corte a 25 condenados, trabalhe agora com essa calma?

Recordemos algumas declarações e atitudes, para mostrar a diferença de comportamento. No início de dezembro, quando ainda acontecia o julgamento, Barbosa pediu celeridade ao caso, com a seguinte afirmação: “A nação não aguenta mais” o ‘mensalão’. A frase foi dita depois de o revisor do processo, o ministro Ricardo Lewandowski, ter apresentado uma sugestão para revisar as multas impostas aos condenados.

O passo seguinte foi a pressa para a publicação do acórdão !“ documento que traz os posicionamentos de todos os membros do tribunal !“, quando Barbosa declarou, em fevereiro deste ano, já ter feito sua parte, cobrando em seguida celeridade por parte dos outros ministros. Só com o documento divulgado seria possível à s defesas dos réus apresentar os recursos e, então, dar sequência ao julgamento.

Ainda em fevereiro, Barbosa afirmou numa coletiva concedida a correspondentes internacionais que pretendia encerrar o processo até julho. “Por mim, eu encerraria ontem. Mas, infelizmente, eu tenho que obedecer aos prazos”, disse ele, com a ansiedade de quem gostaria de atropelar as regras e ver o quanto antes os réus na cadeia.

Ciente de que o próximo passo só é dado após a análise dos embargos apresentados, é curioso observar, agora, a mudança de comportamento do ministro, que foi relator do caso. Na semana passada, ele, que é responsável por liberar os 26 recursos para serem julgados em plenário, afirmou que não havia data para isso, sinalizando que a ação poderia demorar. “Esta Corte tem 60 mil processos. Essa é a resposta”, justificou, simplesmente.

A conclusão para isso pode vir da mesma estratégia usada em 2012, ou seja, a sincronia do julgamento com as eleições municipais. No ano passado, o então presidente do STF, Carlos Ayres Britto, fez com que a primeira fase do processo caminhasse junto com as campanhas eleitorais e ultrapassasse a própria eleição, sendo concluído em dezembro. Será que a segunda fase, agora no comando de Joaquim Barbosa, seguirá a mesma linha de raciocínio, com o ápice do julgamento !“ as eventuais prisões !“ acontecendo ao mesmo tempo que as eleições presidenciais?

16 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Foi o JB q esteve em minas recebendo medalhinha ?

  2. Tem gente que continua insistindo no mensalão mineiro, o do psdb, para justificar o mensalão do Lulazédirceu e outros lalaus. Tem gente que se esqueceu que o PT chegou ao poder pregando mudanças, que não se repetiriam as lambanças que aconteciam etc e tal.
    Aconteceram mudanças, sim. Para pior.
    Nos 10 anos de lula/dilma se roubou mais do que nos últimos 50 anos.
    Nos dez anos de lula/dilma, a incompetência gerencial campeou solta. Também, pudera, deram um boeing para pilotos de teco-teco, como disse Afif Domingos, antes de beijar a mão da presidente.

    • Uma coisa não justifica a outra, mas os envolvidos nos dois casos precisam ir pra cadeia e pronto…

    • É vai empilhar coco na descida tucano do DEMO!
      os pedagistas tucanos do DEMO,levando uma vida de reis as custas do suor ,lagrimas e sangue do paranaenses q morrem nas estrada pedagiadas a preço de ouro… Os paranaenseses morrendo nos pedagios da morte do LERNER/BETO/TRAIRANO/NEY/DOUGLAS/ROSSONI…
      E vc gringo do DEMO, ainda quer falar do mensalao do PT???
      E ainda o BETO RIXA querendo enfiar o dinheiro dos paranaenses no CÚ, como fizeram com o BANESTADO!!
      Vai fazer buzina pra aviao gringo do DEMO!!

  3. JB – “O escravo com o olho do dono”.

  4. Mas uma mentira do 0 de credibilidade Brasil 247…
    O joaquim barbosa ja disse que tem total interesse em julgar os recursos até o final de junho, entretanto, os outros ministros, com toda a certeza pau mandados de LULA PINGA, querem que o ministro Lewandovski revise os embargos, o que jogará o julgamento dos recursos para o 2o semestre…

  5. desses o unico que eu tenho certeza que não vai preso é o marco valerio.o homem tem dinheiro,marcos valerio é mais fluente que qualquer empresario honesto. mas quem?o marco valerio pode fugir sem passaporte ,passaporte segura os outros que não tem grana .o ze dirceu não é considerado rico pelos padrões brasileiros. se alguem acha eu respeito a opinião!

  6. Caro trabalhador, acho que vc não leu nada nesses últimos meses, pois com base no que escreveu das duas uma: Ou vc não é trabalhador ou vc vegetou. Caramba cara, vc vem escrever uma besteira dessas, não analisou o que está posto é justamente mais uma possível tentativa de minar o PT nas eleições, por conta disso JB adiou.? Não entendeu isso ou deu uma de mané? Colocar PSDB no meio, que já teve o engavetador Gurgel pra abafar o caso e JB pra sentar em cima, tb não sabe disso ou deu uma de manézão? Ah…vai dar uma de lesado em outra freguesia, falso trabalhador! Esse seu discursinho de desentendido tem objetivo claro e vc sabe bem!

    • Prezada advogada Solange Alves Pinto só sei que o primeirão mensalão é o escândalo de peculato e lavagem de dinheiro que ocorreu na campanha para a eleição de Eduardo Azeredo (PSDB-MG), em 1998. O tal do mensalão do PT aconteceu em 2005. Então o último foi julgado primeiro…Explique para nós, pobres ignorantes dos meandros jurídicos, como isso é justo?
      Aqui em casa faz parte da educação aos filhos sempre esperar o pior do estado, que aqui no Brasil a democracia permite sempre que nós possamos escolher o MENOS PIOR.
      Eu trabalho na iniciativa privada, qual seria o meu OBJETIVO CLARO?
      Repito então:
      Então talvez estejam iniciando um acordo bom para todos”¦
      Não ficaria surpreso se isso acontecesse”¦

    • Mandou bem Solange é isso mesmo.

      • Credo, você acordou as 5 da manhã para puxar o saco da Solange…

        Tem dó moço(a), aproveite a calmaria da manhã e faça um oração…

  7. Que campanha IMUNDA essa contra o JB. Se ele fosse desonesto… fariam dele um Heroi.

    • Intelectualmente e juridicamente é desonesto sim! Escondeu dos demais Ministros as provas favoráveis aos réus.

    • FALA SÉRIO.

      Você é
      Inocentes, ou desinformado
      O importante é frisar que a matéria reproduzida no link abaixo, ainda que reproduzida pelo Blog 247, ela é original do Jornal, O Estado De São Paulo, então nem venha dizer que é coisa do PT, não sejam preguiçosos leiam!

      http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/102419/Mordomias-a%C3%A9reas-abalam-a-imagem-do-STF.htm

      Tratando do mesmo assunto um entrevista muito interessante com Ricardo Kotscho Record News. Hoje pela manhã.

      http://videos.r7.com/ricardo-kotscho-comenta-declaracoes-do-ministro-joaquim-barbosa/idmedia/519c10b70cf25d1672f9908c.html

      O Santo que tanto você elogia esta cagando em um banheiro de R$ 180.000 construído com dinheiro do contribuinte Brasileiro, são tudo iguais ninguém vale nada, trouxa somos nós que digladiamos gratuitamente todos os dias, tenho pensado seriamente sobre isso.

    • Campanha IMUNDA contra o PT…Os tucanos do DEMO… Os porcos sao N vezes mais limpos!!!Os tucanos do DEMO, sao campeoes em frabricas de boatarias… cobras venenosas!!!
      Hahahahahahahahahahahah, por falar em cobras pesonhentas…A COBRONA VENENOSA DO ESTADAO, MORREU VITIMA DE SEU PROPRIO VENENO… CANCER NA LINGUA VENENOSA!!!
      O ESMAEL E OS LEITORES INFORMADOS SEBEM D QUEM É O COBRAO VENENOSO DO ESTADAO Q FOI PRO COLO DO CAPETA!!

  8. Será que não vai dar nada e tudo acabará em Pizza?
    Numa dessa fica só o susto pro Dirceu e o Genoíno, cadeia só pro Marco Valério, que não é tão influente… O detalhe é que se der cadeia pro Dirceu, vão pressionar pra dar cadeia no mensalão do PSDB também… Então talvez estejam iniciando um acordo bom para todos…
    Não ficaria surpreso se isso acontecesse…