Quiproquó em concurso de professores quase termina em confronto no Paraná; assista ao vídeo

Os professores e pedagogos do Paraná nunca foram tão humilhados como foram ontem, em Curitiba, na PUCPR, durante o concurso promovido pelo governo do estado.

Em certame duvidoso, os educadores foram barrados na entrada do local das provas. Milhares de candidatos perderam a prova, por uma interpretação dúbia do edital.

Houve protestos, palavra de ordem, “gravata” de segurança contra professor. Também teve denúncia de racismo. Faltou apenas a chegada da cavalaria tucana com balas de borracha e bombas.

Quem fez a prova reclamou bastante; quem não fez também reclamou muito.

Na boa, Flávio e Beto, cancelem já esse concurso sob pena de você se transformarem em inimigos número um da Educação.

173 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Falta todo esse povo que se diz professor deixar de olhar para o próprio umbigo, que por conveniência falam bobagens. As leis, no caso um edital que regula as regras do concurso, tem, entre outras, a função de disciplinar, tentando prever situações eventuais e casuísticas. Não é para aumentar o nível de estresse que ficamos uma hora a mais em sala de aula, no início da prova, além dos tramites pré-prova, também está a perspectiva do caso fortuito e naquele dia, de modo anormal houveram muitos casos, era carro parado no meio da rua, caminhão parado no meio da rua. Nunca vi um concurso tão estranho, via gente correndo a mais de 5 quilômetros do local de prova, isso faltando uma hora para o início da provas, isso depois do almoço, correndo o risco de alguma complicação decorrente da simultaneidade entre digestão e exercício físico.
    É, realmente, o nível de educação da população, começando pelos ditos educadores, atende plenamente ao interesse do governo.
    Não sei se alguma defesa judicial ampara o fato mas, com toda certeza, impedir pessoas de entrar para fazer a prova faltando entre “zero” e 29 minutos para seu início não me parece razoável, me lembre de um período onde o arbítrio se impunha, irrelevante ser e a lei, “justa ou não”. Comece a pensar, qual deve ser o fim da lei? Mas é vida que segue, amanhã poderá ser a minha vez de ser intransigente.

  2. A HORA É AGORA PESSOALl!! Nós professores temos que ser mais unidos e tomar providências ao invés de ficar Choramingando pelos cantos!! Fui tão prejudicado quanto o pessoal que não pode entrar nas salas para realizar a prova. O problema é que somente reclamamos e reclamamos”¦ Devemos aproveitar esse belo e gigantesco movimento que está ocorrendo em todo o Brasil em busca de mudanças e ir aumentar o clamor nas ruas em busca de um reparo, sem violência é claro. O que vejo é professor retalhando professor através de sites e o governo só assiste na arquibancada (possivelmente rindo), sem tomar qualquer tipo de atitude com este descaso que foi este concurso. Boa parte dos candidatos simplesmente reprovaram pelo grau de dificuldade que estava as questões. Devemos protestar nas ruas também com relação a esse concurso e pedir o apoio da população, que com certeza teremos. REVISÃO JÁ!!!!!!!!!! Não foi só o sonho dos nobres professores que ficaram para fora que a PUC e o governo retirou. Foi o sonho de muitos outros professores que estão sendo exterminados também!!!!!

  3. É possível notar que são professores pelos erros de português e pela burrice e má vontade de interpretar um edital. Tenho pena dos alunos destas antas ambulantes. Eu digo isso pq Tb sou professora e certamente se fosse mais inteligente nao escolheria esta profissão de merda que paga um salário de fome para seguir carreira. Agora pensem, se os professores sao assim burros, mal conseguem ler um edital tampouco resolver 60 % das questões, calcule a aula deste povo que fala ” para mim fazer”, que escreve” agente “junto entre outras coisas de doer até a alma!!!

  4. Não sou professora, mas sou solidária àqueles que nos dão o poder de aprendermos a ler e escrever e nos incluem na sociedade. Tive acesso ao gabarito de algumas disciplinas e achei as questões mal elaboradas, muito longas e confusas. Quatro horas para uma prova e uma redação não é tempo suficiente para que um candidato mostre seu conhecimento. Para mim esse concurso veio mostrar mais uma vez o descaso do governador Beto Richa com os professores. Não vai ser surpresa quando o governo começar a ter que pagar para que a nova geração venha querer ser professor. Já se cogita bolsa professor dentre as tantas que existem. Uma vergonha !! Professores, meu apoio e solidariedade à vocês.

  5. Acredito que as pessoas que estão criticando o “atraso” dos professores estão um tanto quanto equivocadas em seus argumentos.
    Moro a menos de 5km da PUC, saí de casa as 11:30h e consegui entrar com muita sorte apenas as 13:25h.

    Não adianta dizer que a pessoa tinha que se organizar e sair mais cedo de casa, pois os portões apenas abriram as 12:30h, conforme previsto no próprio edital.

    Houve sim desorganização da “organizadora” do certame ao deduzir que em 1h (das 12:30 às 13:30) mais de 14mil candidatos conseguiriam entrar no local de provas, já que o engarrafamento para chegar o local era de mais de 2h.

    Sem portões abertos antecipadamente não houve vazão. Os carros que chegaram cedo não tinham para onde ir, logo, ficaram parados nas vias de acesso e não liberaram o trânsito para que os demais carros se aproximassem da PUC.

    Perdoem-me os professores de física se eu estiver errada, mas trata-se de uma questão de distância, tempo, velocidade média, enfim.

    Consegui chegar em tempo e realizar minha prova devidamente, mesmo tendo sido orientada a sentar em um lugar que não era meu e ter recebido uma prova que não era minha, mas não sou egoísta o suficiente para fechar meus olhos diante da falta de organização que acabou prejudicando os demais colegas, pontuais ou não.

  6. Inacreditável que educadores se disponham a um papelão como este, é obvio que ia ter transito, toda pessoa em sã consciência sabe que em dia de concurso publico o transito vira um caos, eu moro a 80 km de ctba sai bem cedo, pois sabia que devia chegar com uma hora de antecedência, o edital é claro e preciso, como pessoas que não conseguem chegar na hora para realização de um concurso que pode mudar sua carreira, também enfrentei transito e confusão para chegar ao meu local de prova, em todos os concursos tem isso, eu trabalho em escola publica como concursado, e o que eu vi foi reflexo de professores irresponsáveis com o horário a cumprir, os prejudicados foram as pessoas que acordaram cedo e se organizaram, e mesmo assim foram prejudicadas pela algazarra feita por colegas descompromissados, independente de fechar 13:30 o edital dizia uma hora antes do concurso então isso é 13:00 horas, e é claro que o nível de todas as provas estava alto, o concurso não é para trocar lampadas, mas para ser um docente, não pude estudar muito, mas mesmo assim acertei 30 questões, sei que fui mal na redação, mas não posso culpar ninguém pela minha falta de preparo, se eu não atingir os 60% da redação a culpa foi somente minha, quer criticar o governo vá em frente, pois para a educação esse governo realmente esta deixando a desejar em muitos sentidos, mas não reclame de algo que é sua culpa.

  7. COMO DISSE O PROFESSOR INDIGNADO..

    POR GENTILEZA ALGUÉM DA CAPITAL NÃO DEIXA ESFRIAR ESTA PETECA NÃO, POR FAVOR ACIONEM RAPIDAMENTE O MP E ENTREM NA JUSTIÇA…

    O DIREITO JAMAIS SOCORRERÁ QUEM DORME…

  8. Concordo plenamente com o professor Silvio, a PUC por ser uma empresa séria e bem conceituada errou ao menosprezar a intelígencia do professor, quando diz que o professor deve saber tudo, sendo que ela mesma cometeu erros gravíssimos citado pelo professor acima, como ela pode apontar o defeito dos outros, o mais sensato a se fazer é anular esse concurso.

  9. LI ISSO NO SINDICATO DOS PROFESSORES:
    23/5/2013
    Nota da APP sobre o concurso público realizado no dia 19 de maio
    A direção da APP-Sindicato está acompanhando de perto todo o processo e desdobramentos do concurso público para a contratação de professores e professoras para a rede estadual. Assim, a entidade vem a público demonstrar o seu descontentamento com os problemas de organização e conteúdos das provas, todos sob a responsabilidade da instituição responsável pelo certame.

    Inicialmente, queremos ressaltar a importância da realização do concurso público. Esta é uma reivindicação histórica da nossa categoria. Sempre estivemos convictos de que o ingresso na carreira através do concurso incide consideravelmente na qualidade da educação pública. Avançamos na conquista do direito ao concurso público e de carreiras estruturadas, que propiciam a possibilidade de crescimento de acordo com a formação e avaliação de desempenho.

    Atualmente, o quadro da Educação no Paraná é composto, em sua maioria, por concursados(as). E isto não veio de graça. Foi necessária muita luta para reverter as terceirizações que nos anos 90, e início dos anos 2000, nos ameaçaram. Para exemplificar, no ano de 2001, o governo enviou um Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa que transformava todos os concursados em celetistas. Foi nossa luta, como categoria organizada, que nos ajudou a avançar na realização de concursos públicos e de planos de carreira para professores(as) e funcionários(as).

    A realização do concurso público realizado no último domingo (19) faz parte deste processo de luta. Após uma série de mobilizações e negociações nos últimos dois anos, o governo do Paraná se comprometeu em realizar este certame. Os debates acerca deste foram intensos, visto as divergências no método de organização. Entre estas, destaca-se:

    a) a) A APP defendeu deste o início que o concurso fosse realizado por uma instituição de ensino superior pública com capacidade para organizar um processo desta envergadura. A decisão do governo do Paraná de optar por uma instituição privada (PUC) mostrou-se, no nosso ponto de vista, equivocada.

    b) b) A APP questionou desde o início da negociação as etapas do concurso, como a prova didática e a avaliação psicológica, sendo que esta última foi retirada do processo de seleção.

    c) Vimos a público apresentar nossa preocupação com a próxima fase do concurso, que estabelece bancas para as provas práticas, principalmente pelo caráter subjetivo destas. Depois dos problemas ocorridos na primeira fase, nossa preocupação só aumenta.

    Diante disso, a direção da APP mantém a sua orientação já postada no site da entidade: de que os(as) professores(as) que se sentiram prejudicados ingressem com recursos na forma prevista nos editais. Ao mesmo tempo, o Departamento Jurídico do sindicato está à disposição para análise de possível ingresso judicial para os professores que comprovadamente tenham tido prejuízo causado pela organização do concurso, como, por exemplo, erro no ensalamento e na identificação de candidatos(as).

    A direção da APP continuará acompanhando todo o processo do concurso, para que este se consolide como uma importante conquista para a categoria.

    Direção Estadual
    APP-Sindicato

  10. Alguns estão dizendo ligo acima que professores devem estar preparados para fazer uma prova. Isto é estão culpando os professores que estudaram pelo edital mas as questões das provas foram outras. O professor deveria saber de tudo. Mas a realidade é bem diferente ninguém sabe de tudo . Inclusive a própria PUC-PR que não forma apenas professores mas também MESTRES E DOUTORES não conseguiu elaborar uma prova sem erros de digitação e até com erros de ortografia. Teve até questão anulada. Duas alternativas A. Até meus alunos sabem que depois da letra A é B. Quem diria que a PUC não sabe elaborar prova sem erros. Para ensinar devemos primeiro aprender. Sem contar que a PUC é uma instituição paga.

  11. Não sei o motivo de tanta reclamação foi o tempo de um professor do Estado do Paraná ser reconhecido. Atualmente o professor do Estado do Pr é tratado como um qualquer. O homem que contratou mais cargos comissionados da história do Paraná só vive de propagandas. Não fiz o concurso e tenho certeza que se a prova fosse com base no edital teria sido mais justo. Sem dúvida nenhuma a intenção foi de humilhar ainda mais os professores. Prefiro continuar sendo professor municipal no momento. Meu salário é bem melhor que a do Estado do Pr. Apoio os professores do PR a todas as manifestações de repúdio contra este governo play boy. Graças a Deus o fim dele será nas próximas eleições. Curitiba a maior cidade do PR já deu o troco para ele. Só falta nós do interior.

  12. *-SOU PROF. NATAL
    *-Sou concurseiro há 40 anos…aproveito sempre para testar meus neurônios!

    *-Fiz a prova domingo dia 19/05/2013…cheguei às 12h40…deixei o carro e fui de ônibus!. Sou aposentado como professor de História e fui Escrivão!
    *-Uma coisa vou dizer para os “Jovens Professores” Aquele negócio de apostilinha…uma decorada aqui e ali…ACABOU!!! O candidato tem que ter conhecimentos profundos sobre o assunto….transmitido por longas leituras e observações da vida! Acertei 15 questões das 20 de História… e 14 de Fundamentos! GOVERNO PRETENDE FICAR SOMENTE COM 5% DE CONTRATADOS, PARA EVENTUAIS SUBSTITUIÇÕES!!

    *-CONSELHO: PROCUREM OUTRAS PROFISSÕES…TALVEZ A REPROVAÇÃO DE HOJE…SEJA UM SINAL POSITIVO PARA A VIDA!!!! GRATO!!!

    • Caro prof. Natal, nossa indignação nada tem a ver com aprovação ou reprovação. Fiz 30 pontos. Mas minha aprovação não pode me cegar diante do que é certo ou errado. Não vou compactuar com corrupção, negligencia ou injustiça só pq me é cômodo. Espero que o Sr viva bem e feliz com sua consciência. Até mais.

  13. GENTE, PELO AMOR DE DEUS, VAMOS PARAR DE DISCUTIR E ENCAMINHAR LOGO AO ÓRGÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA AVERIGUAR SOBRE A POSSIBILIDADE DE CANCELAR ESTE CONCURCO… O JORGE LOGO ACIMA FUNDAMENTOU BEM…

    possibilidades de anulação do concurso:

    1 ““ Falta de licitação para escolha da entidade que organizou o concurso ( se houve licitação não houve publicidade da licitação).

    2 ““ Escolas estaduais usam sistema linux, todas as questões de informática foram baseadas no pacote Office da Microsoft. ( o edital não especifica nada).

    3 ““ O prazo de validade do concurso foi alterado ( de um para dois anos prorrogáveis por mais dois) em 18 de abril. O edital original é de 18 de fevereiro, e as inscrições foram encerradas em 09 de abril. Quem se inscreveu no concurso e pagou por ele, se inscreveu em um concurso com validade de um ano prorrogável por igual período.

    4 ““ O edital deixa margem para interpretações quanto ao horário de chegada e fechamento dos acessos aos locais de prova. Tal falta de clareza e objetividade na escolha das palavras usadas no edital, terminou por excluir automaticamente diversos candidatos que em tese estariam no local de prova no horário de prova.

    5 ““ A própria PUC, não cumpriu o edital, pois não fechou o acesso ao local de prova ( no caso específico, o Campus do Prado Velho). Devido a tal descaso, os candidatos que estavam fazendo prova foram prejudicados com o tumulto causado pela negligência da PUC e pela revolta dos que foram impedidos de entrar nos blocos. De forma que ““ não houve isonomia ““ pois os candidatos que fizeram provas em outros locais foram beneficiados com um ambiente de prova adequado ( como deveria ser em todos os locais).

    6 ““ Ainda em relação ao ambiente de prova adequado ““ o poder público esteve ausente na organização evento. Não houve organização especial de trânsito ( mesmo considerando que mais de catorze mil pessoas estariam se dirigindo para o mesmo lugar simultaneamente). Para completar o quadro, o barulho externo, estava intenso e atrapalhando os candidatos, sem que a Puc mobilizasse o poder público para que tomasse as providências cabíveis. Havia barulho de uma partida de futebol realizada nas imediações, e também de um evento (com música eletrônica em alto volume) realizado em uma escola estadual que fica exatamente ao lado da PUC ( dos blocos 5 e 6). O evento perdurou até 16 horas aproximadamente.

    7 ““ As carteiras, não estavam numeradas, nem com a identificação dos candidatos.

    8 ““ Não havia fiscalização nos banheiros.

    9 ““ Provas foram entregues antes do horário, sob o pretexto de conferência, sem que os fiscais dissessem o que deveria ser conferido. e sem a preocupação se havia candidatos lendo as questões da prova com antecedência.

    10 ““ O número de vagas ofertados é pequeno, face a necessidade do Estado, que só no ano de 2013 teve que abrir mais um edital para professores substitutos devido a falta de professores concursados.

    11 ““ O tempo de prova não foi corrigido em relação ao certame de 2007. Pois o certame de 2013, tem uma prova a mais ( redação) que o certame de 2007. Ou seja, mesmo tempo para resolver mais provas.

    12 ““ Se alguém acredita que o Ministério Público possa ter algum tipo de interesse em averiguar tal situação, que acione tal instituição. Se alguém acredita que o sindicato sirva para alguma coisa, cobre que a entidade sindical adote um posicionamento público diante da questão e dos seus filiados, pois até agora só se vê professores reclamando individualmente sem que a entidade coletiva apresente qualquer postura.

    AGORA ALGUÉM DE CURITIBA LEVE ISSO AO MP DE CURITIBA, E PEÇA ELES FAZEREM ALGO PARA ISSO, PEÇA A APP AJUDAR NESTA QUESTÃO TB, A LEI É CLARA O EDITAL NÃO E NUNCA PODE SER DÚBIO…..

  14. INTERESSANTE COMO ALGUMAS PESSOAS SE ACHAM DONOS DA VERDADE, DIZER QUE OS PROFESSORES CHEGARAM ATRASADOS É MUITA SACANAGEM, ONDE EU FIZ A PROVA OS FISCAIS ESTAVAM PERDIDOS E SE MOSTRANDO SUPERIORES, MUITO BARULHO,SALA QUENTE COM VENTILADOR BARULHENTO; NÃO TIVEMOS NOSSO NOME PRESERVADO NO VERSO DA FOLHA DE REDAÇÃO, COMO DEVERIA SER, SENHOR PAULHAÇO, ESPERO QUE SUA MATRIZ SE ENVERGONHE DO SER QUE VOCÊ É, QUE TE FEZ JUIZ DE UMA CLASSE QUE EDUCA E É DESPREZADA… MEU ASCO AO SEU BOM SENSO… NEM PSDB NEM PT, LIBERDADE SEMPRE…

  15. ACHO UM ABSURDO ESSE TIPO DE MATÉRIA.
    ANULAR UM CONCURSO, MESES DE ÁRDUO ESTUDO, TANTA DEDICAÇÃO, POR CAUSA DE MEIA DÚZIA DE BADERNEIROS?
    POR FAVOR!!
    ERROS, FALHAS DE ORGANIZAÇÃO TIVERAM? TIVERAM! MAS ESTÁ HAVENDO UM EXTREMADO DESESPERO DA PARTE DE ALGUNS QUE NÃO MERECEM SER CONSIDERADOS PROFESSORES.
    ACESSO AO LOCAL DE PROVA, SUBENTENDE-SE O QUE? ESTACIONAMENTO? POR FAVOR.. O QUE REALMENTE ESTA FALTANDO É HUMILDADE DE ASSUMIR AS FALHAS INDIVIDUAIS. QUERER PRESTAR UM CONCURSO E CHEGAR EM CIMA DA HORA? PERTURBAR A TODOS QUE CHEGARAM DENTRO DO HORÁRIO E ESTAVAM TENTANDO FAZER SUAS PROVAS?
    COMO QUERER SER PROFESSOR SE NÃO SABEM INTERPRETAR NEM UM EDITAL?
    ANULAR O QUE? CANCELAR O QUE?
    PREJUDICAR QUEM TEVE UM BOM DESEMPENHO?
    POR FAVOR.. CAIAM NA REALIDADE.

    • Erros e falha de organização não pode existir. Para ser cobrado qualquer coisa de qualquer professor que pagou para fazer a prova primeiro a organização deveria ter sido perfeita.

  16. Esse concurso deve ser ANULADO, pela falta de organização. E dito mais, as questões não estavam todas de acordo com o que foi proposto no edital. Teve até questões tiradas de um artigo da própria PUC.

  17. Como sempre a culpa é do “desgoverno da direita” é sempre a retórica burra e incompetente da “esquerda” chegam atrasados não tem senso de localização, não tem senso de direção se não entraram graças a Deus, pois é menos um monte de incompetente que não vai ser professor, e que não irá receber o imposto que eu pago todo mês.

  18. FOI UMA PALHAÇADA!!!

    O CONCURSO TEM QUE SER CANCELADO!

  19. Jorge, é isso mesmo… Como fazemos para acionar o ministério público… Ou o nosso sindicato vai se manifestar…
    Tem erros de ortografia na prova de língua portuguesa, eu e minha colegas já enviamos para a PUC no ambiente do candidato.

  20. possibilidades de anulação do concurso:

    1 – Falta de licitação para escolha da entidade que organizou o concurso ( se houve licitação não houve publicidade da licitação).

    2 – Escolas estaduais usam sistema linux, todas as questões de informática foram baseadas no pacote Office da Microsoft. ( o edital não especifica nada).

    3 – O prazo de validade do concurso foi alterado ( de um para dois anos prorrogáveis por mais dois) em 18 de abril. O edital original é de 18 de fevereiro, e as inscrições foram encerradas em 09 de abril. Quem se inscreveu no concurso e pagou por ele, se inscreveu em um concurso com validade de um ano prorrogável por igual período.

    4 – O edital deixa margem para interpretações quanto ao horário de chegada e fechamento dos acessos aos locais de prova. Tal falta de clareza e objetividade na escolha das palavras usadas no edital, terminou por excluir automaticamente diversos candidatos que em tese estariam no local de prova no horário de prova.

    5 – A própria PUC, não cumpriu o edital, pois não fechou o acesso ao local de prova ( no caso específico, o Campus do Prado Velho). Devido a tal descaso, os candidatos que estavam fazendo prova foram prejudicados com o tumulto causado pela negligência da PUC e pela revolta dos que foram impedidos de entrar nos blocos. De forma que – não houve isonomia – pois os candidatos que fizeram provas em outros locais foram beneficiados com um ambiente de prova adequado ( como deveria ser em todos os locais).

    6 – Ainda em relação ao ambiente de prova adequado – o poder público esteve ausente na organização evento. Não houve organização especial de trânsito ( mesmo considerando que mais de catorze mil pessoas estariam se dirigindo para o mesmo lugar simultaneamente). Para completar o quadro, o barulho externo, estava intenso e atrapalhando os candidatos, sem que a Puc mobilizasse o poder público para que tomasse as providências cabíveis. Havia barulho de uma partida de futebol realizada nas imediações, e também de um evento (com música eletrônica em alto volume) realizado em uma escola estadual que fica exatamente ao lado da PUC ( dos blocos 5 e 6). O evento perdurou até 16 horas aproximadamente.

    7 – As carteiras, não estavam numeradas, nem com a identificação dos candidatos.

    8 – Não havia fiscalização nos banheiros.

    9 – Provas foram entregues antes do horário, sob o pretexto de conferência, sem que os fiscais dissessem o que deveria ser conferido. e sem a preocupação se havia candidatos lendo as questões da prova com antecedência.

    10 – O número de vagas ofertados é pequeno, face a necessidade do Estado, que só no ano de 2013 teve que abrir mais um edital para professores substitutos devido a falta de professores concursados.

    11 – O tempo de prova não foi corrigido em relação ao certame de 2007. Pois o certame de 2013, tem uma prova a mais ( redação) que o certame de 2007. Ou seja, mesmo tempo para resolver mais provas.

    12 – Se alguém acredita que o Ministério Público possa ter algum tipo de interesse em averiguar tal situação, que acione tal instituição. Se alguém acredita que o sindicato sirva para alguma coisa, cobre que a entidade sindical adote um posicionamento público diante da questão e dos seus filiados, pois até agora só se vê professores reclamando individualmente sem que a entidade coletiva apresente qualquer postura.

    Obrigado pelo espaço, e pela paciência

    • Perfeito Jorge. Relatou em poucas linhas o descaso da entidade que aplicou o concurso com todos nós professores, independente de horários de chegada, dificuldades da prova e outras coisas.

  21. Alguém conhece alguém que tenha passado em Sociologia?

  22. É isso aí meu povo. Quem não foi lesado no seu direito de fazer uma prova num ambiente sadio, não entenderá nossa indignação. Na minha sala, não havia etiquetas de identificação nas carteiras. Então nos deixaram sentar aleatoriamente. Pouco antes de iniciar a prova, nossa linda fiscal de sala levou uma bronca da supervisão do evento, e nos colocou a todos diante da sala para fazer a realocação de lugares conforme a lista de ensalamento. Um transtorno total. Ocorre que enquanto eles estavam distraídos nos recolocando, outras candidatas afoitas, não encontrando recepção na porta, simplesmente entraram, sem se identificar, sem dar bom dia ou qualquer satisfação que fosse, sentaram nos específicos lugares de referencia quando citadas. Só isso. E aí? Onde estão os certinhos que não tem nada a reclamar da organização do evento, o quê pensam disso? Vocês viram apenas o lado bonito da coisa. Nos perdoem por não sermos tão passivos quanto vocês.

  23. bom , gente esses que chegaram atrasados , por aí se percebe a incompetecia deles ´~ao conseguir chegar no horário de um concurso , já era de se prever que o transito estaria um caos , para vces terem uma ideia cheguei lá 11 da manhã então isso não é desculpa isso é incompetencia , agora querem jogar a culpa na organização do concurso tomem vergonha na cara e se trabalham ja de professor ou na educação a culpa é dos diretores que deixam se criar nas escolas que com certeza é o povo que vive faltando e chegando atrasado para trabalhar se é que trabalham acho que só enrolam…saiam mais cedo de casa e de mais a mais ainda ficaram atrapalhando quem estava fazendo a prova estão na profissão errada …incompetentes

  24. parabéns ! Espero que voces que protestaram contra os professores que chegaram atrasados,não passem no concurso, pois jamais lutariam em prol de um aumento ou de uma reinvidicação,pois percibi que “estes” são desunidos;aliás o salário não condiz com a formação mesmo, pra que desprezar a classe;logo voce estara tão desanimado com o baixo salário que provavelmente desistirá da tal profissão , ou implorando para trabalhar nos tres turnos(pois o que ganha não é o suficiente pra voce e sua familia), acorda! provavelmente vai ser o primeiro a berrar nos holofotes gritando cade meu aumento!

  25. Prestei no Colegio marista em Maringa, minha sala estava super tranquila. A fiscal ouviu até um tique do relogio digital e mandou guardar. pena que em outros lugares não foi assim…

    • Pois é, Rejane, parece mesmo que em alguns pólos o certame foi bem tranquilo. Que bom! Desejo que você alcance uma ótima colocação.
      Na minha sala de prova, tocava o jingle de um celular, e a fiscal ficava perguntando de quem era, mas ninguém respondia, e nem desligava o dito cujo. Puro estresse. Não tive a mesma sorte.
      Abraço, tudo de bom!!

  26. Por que concurso duvidoso ?

    E a prova não estava uma loucura. Creio até que a prova deveria ser mais pesada, tendo em vista que os professores tem que dominar o conteúdo que irão ensinar. E 4 horas de concentração e leitura não é nada mais, nada menos, do que os alunos enfrentam diariamente, ou deveriam enfrentar…Se para um professor isso é muito, então a educação vai mal.

    Quanto ao horário, o edital foi claro. O professor deveria, por bom senso, chegar com antecedência. Será que os professores chegam na escola somente depois que “bate o sinal” ??

    Isso é o reflexo da educação. Os professores deveriam dar o exemplo. Agir com elegância, para aí sim, em casos de humilhação, ter o apoio incondicional do povo.

  27. O mesmo aconteceu comigo, fiquei entre as três últimas pra sair da sala de prova, e só me pediram para assinar uma “folha” a qual chamaram de ata, nada além disso.

  28. Viva o povo que se encontra neste blog que defende com unhas e dentes o seu governo…dizem que são professores e que foram aprovados…vi até dizerem o qto a prova estava fácil…Parabéns!!! pois vc já podem concorrer a outros concursos…kkkkkk

  29. Achei o absurdo o tumulto desses que se dizem professores, eu tive a responsabilidade de chegar uma hora antes, principalmente sabendo do horrível transito.
    Foram uns irresponsáveis isso sim, nós devíamos processar esses que nos incomodaram tanto na hora da prova. Estava no bloco 5B, e não consegui me concentrar por culpa de uns ignorantes que não sabem nem ler.

    • Por que concurso duvidoso ?

      E a prova não estava uma loucura. Creio até que a prova deveria ser mais pesada, tendo em vista que os professores tem que dominar o conteúdo que irão ensinar. E 4 horas de concentração e leitura não é nada mais, nada menos, do que os alunos enfrentam diariamente, ou deveriam enfrentar…Se para um professor isso é muito, então a educação vai mal.

      Quanto ao horário, o edital foi claro. O professor deveria, por bom senso, chegar com antecedência. Será que os professores chegam na escola somente depois que “bate o sinal” ??

      Isso é o reflexo da educação. Os professores deveriam dar o exemplo. Agir com elegância, para aí sim, em casos de humilhação, ter o apoio incondicional do povo.

  30. Realizei a prova e vi quanto descaso por parte da organização. Fiscais de prova mal preparados, não havia fiscal no banheiro, a rede wifi da puc aberta a quem quisesse acessar, não teve detectores de metais para evitar fraudes, a pessoa que estava realizando o concurso ia sozinha ao banheiro, podendo conversar com quem estava lá ou no corredor. Só não perdi o concurso por que cheguei bem mais cedo e já imaginava que teria um trânsito tumultuado. Já realizei outros concursos e vi quanto é rigorosa a segurança para se evitar fraudes e infelizmente a puc deixou a desejar.

  31. Olha só a desorganização. Acabaram de publicar um edital colocando o nome dos candidatos portadores de deficiência física… Agora? O concurso já aconteceu… eles fizeram a prova? Em que condições? Meu deus… parem o mundo que eu quero descer.

  32. concordo com a professora rosângela a prova de exatas um horror, mestrado em física da federal provavelmente tem uma prova de nível abaixo do que foi aplicada. Sem contar na proposta de redação confusa e também nas questões de atualidades fora do contexto educacional. Esse concurso me parece caça níquel pois a função é essa mesma aprovar um mínimo de candidatos pois provavelmente vão chamar pouquíssimas pessoas. concordo em se ter um concurso rigoroso mais não humilhante como esse, diferentemente do concurso feito pela federal de 2007 em que se teve transparência e organização.

  33. Ok Robson, concordo contigo… A Puc não avisou aos agentes de Trânsito que haveria um concurso? Ou o Beto Richa não quis compartilhar a informação com o Prefeito?

  34. Foram inúmeras as irregularidades cometidas, seja pelos fiscais das provas, pelos seguranças, pela omissão da SETRAN, pelo próprio governo, etc…

  35. Concordo com vocês… O classe desunida… Ao meio dia enfrentei congestionamento na BR, larguei meu marido no carro e fui a pé até a PUC desde o Colégio Medianeira e chegando lá eu soube que a TECPUC era depois da ponte e havia a maior correria, gente correndo de um lado para o outro para chegar a tempo e gente entrando pelo portão contrário, pessoas que não tinham o nome na lista… provas com nome de uma pessoa e inscrição de outra… desorganização total… desde as imediações, não havia ninguém para orientar o trânsito, um caos… Pelo amor de deus e vocês ficam denegrindo a nossa própria imagem, aconteceu com os professores assim como poderia ter acontecido com qualquer outra pessoa, fora eu e meus colegas que estamos recorrendo sobre questões da prova que apresentam erro de ortografia, questões duplas entre outros… vamos nos ajudar e não nos humilhar.

    • uma vergonha a organização da puc, para se ter uma idéia, faltou salas no bloco 4, sendo que a sala 403 foi transferida para um auditório escuro e sem iluminação, sem contar nos fiscais despreparados. Esse éo governo psdb que humilha os professores. Questiono em relação a desorganização e também numa prova com questões dúbias e com referências bibliográficas confusas.

    • Por que concurso duvidoso ?

      E a prova não estava uma loucura. Creio até que a prova deveria ser mais pesada, tendo em vista que os professores tem que dominar o conteúdo que irão ensinar. E 4 horas de concentração e leitura não é nada mais, nada menos, do que os alunos enfrentam diariamente, ou deveriam enfrentar…Se para um professor isso é muito, então a educação vai mal.

      Quanto ao horário, o edital foi claro. O professor deveria, por bom senso, chegar com antecedência. Será que os professores chegam na escola somente depois que “bate o sinal” ??

      Isso é o reflexo da educação. Os professores deveriam dar o exemplo. Agir com elegância, para aí sim, em casos de humilhação, ter o apoio incondicional do povo.

      Da próxima vez, vão querer que a PUC mande as provas por correspondência !

  36. Concordo com a colega acima que testemunhou candidatos adentrando a sala de provas depois das 13h 30min, pois aqui em Maringá também aconteceu. Canditatos indo ao “banheiro” o TEMPO TODO, um converseiro sem fim, fiscal puxando as cortinas, outro fechando as cortinas, aff….um povo sem noção despreparado para um evento desse porte. Eu também fui uma das três últimas a sair e não me participaram nunhum procedimento, só me fizeram assinar uma folha,e quando a colega ao lado argumentou “precisem que fiquemos até vocês terminarem”, a resposta foi “não, podem ir”. Certame completamente DUVIDOSO.
    VALE A PENA O MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGAR. Com certeza irão aparecer muitas irregularidades por incompetencia da Comissão Organizadora e pela Negligência do governo Richa por não exigir cirtérios mais definidos neste Concurso. Uma vergonha para a Educação no Paraná!!!

    • Olá, Simone. E na minha sala pasme, uma candidata chegou para fazer a prova e a mesma não estava lá, ai uma fiscal saiu e minutos depois de ter começado a prova ela chegou com a prova da menina, depois meia hora depois veio a outra parte da prova, então pensamos, de onde vinha aquela prova? Afinal o envelope não estava lacrado? Aquela prova não tinha que estar no envelope lacrado? E outra coisa, celulares tocaram, uma candidata foi ao banheiro pelo menos umas 7 vezes, numa das vezes minha amiga que fez em outra sala coincidiu de estar no banheiro ao mesmo tempo que ela, me disse que a mesma se utilizava de celular e até mesmo de uma escuta. Absurdo!!!! Esse povo que posta aqui cheio de querer dar lição nas pessoas, quero ver na hora da correção da redação deles se forem prejudicados, qual será a justificativa deles? Conseguir os 25 pontos não é passar…Tem ainda a redação e que se for como foi as questões outro tanto de pessoas cairão, e aí? Vão vir aqui meter a boca também?

    • O mesmo aconteceu comigo, fui uma das últimas a sair e só assinei uma ” folha” a qual chamaram de ata.

  37. Eu e minha esposa fomos fazer prova do concurso de professores da SEED… tudo bem no inicio, facilidade para encontrar o campus, documentos em maos, encontrado o bloco, entrada em sala, tudo bem… só que eu nao contava com a palhaçada que a PUCPR iria fazer por meio de seus aplicadores. Após a entrega das provas e o ok dos fiscais para o inicio da mesma fomos surpreendidos com uma das organizadoras entrando em minha sala e dizendo: parem de fazer a prova, fechem os cadernos porque ainda faltam 10 minutos para inicia-la. Como assim 10 minutos se já havíamos começado a prova? Paramos por 10 minutos e ficamos com as provas e… pasmem vocês… os fiscais nos deixaram sozinhos em sala e alguns espertinhos ficaram fazendo ou lendo a prova enquanto aguardavamos. Finalizados os 10 minutos, iniciamos novamente. Alguns minutos depois escutamos da sala uma gritaria fora do bloco com um “cancela” e também “justiça”de todos os indignados como eu com o concurso. A PUCPR fez uma atuação péssima muito aquém do que conhecemos dessa instituição. Espero obter justiça e que cancelem o concurso… o que fizeram é um insulto pra quem estudou em cursinhos e tudo o mais… me sinto lesado e muito com esta situação.

    QUEM FALOU EM ORGANIZAÇÃO NÃO VIU COMO OS FISCAIS E APLICADORES DE PROVA SE PORTARAM NO BLOCO 5. ERRAR NO INÍCIO DAS PROVAS EM 10 MINUTOS, OS DOIS FISCAIS SE AUSENTAREM DA SALA JÁ COM A PROVA EM MÃOS… ISSO É ORGANIZAÇÃO? ISSO É TER UM PROCESSO IDÔNEO, VERDADEIRO E DEMOCRÁTICO? FALA SÉRIO GENTE…

    • O que me dizer também das provas da área das exatas estava um absurdo. Quase ninguém vai passar, a prova de mestrado da federal estava muito mais fácil, muito mesmo. O problema era pouco tempo para resolver tantas questões trabalhosas.

      • A prova de matemática desse concurso, estava muito mais difícil que a prova do PROFMAT, questão que precisariam de no mínimo meia hora para resolve-las. Gostaria que o organizador dessa prova resolvendo-a em 4 horas, pois apenas para a prova específica de Matemática 4 horas seria pouco um absurdo, e quanto ao horário eu acho que o edital era bem claro, que os acessos seriam fechados as 13:30, agora permitir que alguns estrassem e outros não ai já é sacanagem.

  38. Olha defendo os professores neste caso, porque segundo está no edital os portões de acesso fecharam as 13;30, isto subentende que é os portões de entrada dol pátio do local e não os do bloco do corredor de acesso a sala para realizar a prova eu fiz o concurso e no corredor da minha sala havia fila de pessoas que entraram na sala as 13:31,mesmo tendo passado de acordo com gabarito acho justo anular o concurso.

    • Ola Dulce!

      Quem tem o comprometimento em realizar uma prova de importância tem que dar importância em primeiro lugar!

      Este tipo de comentário é extremamente injusto com os candidatos que estiveram no horário para prestar o concurso!

      Ou vc foi uma m………. na prova!

      Se vc é professora, nem imagino a qualidade dos seus alunos!

      • Professora da rede Estadual sou professora sim com muito orgulho e garranto que sou a professora sou muito comprometida com que faço e respeito os meus colegas se não posso opinar sem ser agredida não ligo porque isto mostra que alguns professores tem que repensar o seu modo de se expressar e agir é por existir professores igual a você que não sabe se posicionar sem agredir que somos deres peitadas e desvalorizadas. Eu que deveria questionar a qualidade de vocês alunos. Para seu governo quase gabaritei a prova e mesmo assim estou questionando algumas questões usando do direito de recurso, faço isso porque acho justo e não sou egoista, quero que o concurso seja anulado sim isto é uma questão de justiça.
        Beijos

    • Bem se a sua prova era no estacionamento estaria correto, o portão de acesso as prova certamente é a dos Blocos.
      Injusto foi o tumulto que esses professores fizeram e atrapalham nós que chegamos no horário correto.
      Se anularem o concurso o correto seria deixar somente quem estava nas salas refazem, isto seria justíssimo.

  39. Esmael!

    É muito ridículo o seu comentário!

    Vc e este palhaço que está dando esta entrevista não tem noção nenhuma de realidade.

    Se vc é a favor disto, leia a grande maioria dos comentários acima! Eu estive fazendo este concurso e cheguei no local as 13:05.

    Só o(s) otário(s) para perderem esta prova!

    • Professor faça – me o favor… Não humilhe seus colegas. Isso demonstra a desunião e o quanto egoísta é.

    • Professor faça – me o favor… Não humilhe seus colegas. Isso demonstra a desunião e o quanto é egoísta.

  40. Professores e futuros professores que não sabem interpretar um edital? Como assim? Basta não ser retardado pra saber que no edital os sitados “portões” eram dos blocos, até mesmo pq a PUCPR NUNCA fecha os seus portões para o público externo, mesmo em época fora do período de aulas! E outra, os concurseiros que ficaram pra fora não estavam simplesmente “protestando” estavam batendo e chutando o portão do bloco querendo derrubá-lo, eu estava lá e vi, e se isso já não bastasse tinham MUITOS deles que estavam com apitos atrapalhando a prova de quem tinha conseguido entrar, quer dizer, quem vai prestar um concurso e leva apitos já não vai com boas intenções né? Que vergonha, que vergonha, um bando de marginais estragando a imagem dos ótimos professores. se os educadores estão assim, imaginem quais valores eles vão passar dentro da sala de aula?! QUE PAÍS É ESSE?! QUE PAÍS É ESSE?! E a polícia militar que mandou abrir o portão dos blocos e depois, quando entramos em contato com a secretaria de educação eles simplesmenet SUMIRAM?! Ué, cadê os machões que deveriam nem saber do que se tratava e chegaram lá querendo abrir o portão para os concurseiros entrarem e depois na hora de dar a cara a tapa eles “evaporam”????

  41. A prova foi realizada apenas na PUC ? …Pois é …

  42. Acho uma falta de noção tamanha quem confunde ‘acesso’ entre ‘portão principal’ e ‘portão de bloco’. Pra quem está berrando contra os ‘atrasos’ dos que não puderam entrar digo o seguinte: eles tiveram o portão do blocos – 5b – fechado em sua frente, dá pra entender? Outros blocos não agiram assim, permitiram pessoas entrarem até poucos minutos antes das 2 h por isso a confusão. A confusão é da DES-organização e não dos protestantes que me atrapalharam na hora da prova aos gritos de justiça!
    A APPPelegão apareceu?
    Não? Que

  43. Governo Beto Richa,vc foi infeliz na escolha do secretario, entende de APAE, mas nada de Educação.Salas super lotadas, falam tanto da inclusão e não oferecem meios e nem espaço fisico.Tudo no papel é muito bonito, mas a realidade de seu governo é um verdadeiro caos. Este concurso foi uma vergonha!

  44. Me desculpem a todos os que estão a favor da ditadura.
    Devido ao país ser democrático não acredito que ainda existe pessoas que pensam numa política que “se está bom pra mim o resto não interessa”.
    Portanto, se a regra é clara precisa ser discutida e aprovada por todos.
    Mas, percebi que não foi o que aconteceu na Puc e na região que fiz a prova, e talvez em outros lugares, vi pessoas entrar pra dentro da sala depois das 13:50.
    Então a todos aqueles que estão falando que os candidatos ao concurso não entraram por falta de entendimento ao edital ou por descomprometido em relação ao horário, vai o meu recado: Não seja arrogante e ignorante, pois, amanhã poderá acontecer com você. E também hoje, com muita luta,temos uma política voltada para a maioria e não para a minoria. E para saber criticar é preciso construir: revejam o edital e identifiquem onde está escrito que após as 13:30 o cidadão não poderiam entrar na sala? Essa é uma das questões que não ficou clara.

    A todos os colegas que foram prejudicados:
    lutem pelos seus direitos, pois, hoje vivemos num Brasil que temos voz ativa.

    • A questão é que se for pra fazer justiça que seja direita, denuncie a PUCPR e pelo registro das câmeras desclassifique quem conseguiu entrar depois do horário estipulado!
      Tem câmeras em todos os blocos da instituição, é fácil de provar isso! Mas meter o pé na porta como se fossem marginais revoltados? Que tipo de professores vão ser? Daqueles que quando não conseguir segurar a atenção da turma vai dar peteleco na cabeça dos alunos? ou vai tacar o apagador? Pelo amor de Deus! Se fosse qualquer outro tipo de concurso isso sera “aceitável” mas não com educadores NÃO COM “EDUCADORES”!

  45. Que ótimo que vários se atrasaram, rsss.

    BOM SENSO CADÊ VOCÊ?!!

    Tem quem invente motivo para sentir-se desrespeitado.. kkkk

    Será que esse é o primeiro concurso que o trânsito fica parado? kkkkk

    A prova estava difícil é culpa de alguém. O portão fechou na hora é culpa de alguém. O trânsito, ah o trânsito! Esse congestionou..kkkkkkk, nossa que inédito! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  46. Concordo com vcs, horário é horário tem que ser cumprido. Agora que foi desorganizado esse concurso isso foi. Por exemplo na minha sala, uma das pessoas inscritas não estava ali a prova dela, que veio depois em 3 etapas, ou seja, aos pedaços. Outra coisa celular tocando dentro das salas, pessoas indo ao banheiro toda hora e lá fazendo uso de celular, fiscais de sala saindo e deixando os concursandos sozinhos na sala, e por fim na minha sala, fui uma das ultimas 03 pessoas a saírem e faltou uma pessoa e pq a prova em branco não estava alí? Dizer que as provas estavam lacradas? Uma piada…Beto Richa nunca mais outra vez…Detalhe alguém passou em Sociologia?

    • Isso é verdade, várias pessoas foram ao banheiro e demoravam, certeza que procuraram respostas no celular, e sem falar que no centro de formação de Tecnólogos tinha internet librada, foi uma vergonha esse concurso teve um monte de maracutáia. Um amigo meu que estuda na PUC, falou que um professo adiantou tudo o que ia cair em Química. Estranho isso né? Será que foi para os que estudam Na PUC não irem mal. Foi uma vergonha, esses manés que tão aí dando palpite furado não estavam lá para ver a lambança que foi.

      • Realmente não vi fiscal conferindo se quem estava fazendo prova estava portando os celulares em bolsos, e como sabemos os celulares tem internet até pelas operadoras com 0, 50 centavos ao dia em qualquer lugar na cidades da torre, indo ao banheiro vc pesquisa o que quizer.

    • Oi Maria Santo.
      Eu fiz a prova de sociologia e não passei. Não achei as perguntas dificies, o problema é que as respostas estavam muito confusas e muitas delas pareciam ter mais q ue uma opção correta. Sabes se tem alguma questão a ser anulada?

      • Olha Anita, pelo que vi, infelizmente não tem. Mas na verdade todas deveriam ser anuladas, muito confusas mesmo…Uma pena a gente esperava tanto por esse concurso e foi uma decepção….

  47. 8.7 – Os ACESSOS aos locais de provas serão abertos às 12h30 e fechados impreterivelmente às 13h30, ficando impedido de ingressar o candidato que
    chegar ao local de prova após o horário estipulado, independentemente do motivo, ainda que por força maior e/ou caso fortuito.

    14 mil pessoas leram o edital e fizeram as provas. O resto, são apenas baderneiros que nem sabem ler direito!!!

  48. Realmente esse certame manteve um baixo padrão de referencias bibliográficas e isso se refletiu na dubiedade de diversas questões, sem falar na falta de clareza e sistematização de algumas que induziam ao erro. Além do mais algumas disciplinas tiveram prova de quatro ou cinco páginas, enquanto outras chegaram ao cúmulo de 7 ou 8 páginas. O tempo de resposta foi igual para todos. Como resolverão isso em PUCPR? Várias pessoas, por falta de tempo, acabaram por “chutar” respostas e agora estão supostamente desclassificadas por baixo desempenho mesmo tendo mais de 50% de acertos. Eu estava lá e testemunhei fiscais abrirem envelope de prova as 13h45min e permitirem conversa entre candidatos mesmo depois de entregue as provas. Alguns folhearam prova antes do sinal de inicio do certame. Um absurdo!!! Outra coisa que me chamou atenção foi escrito no quadro, a frente de todos, o inicio da prova as 13h e 50min. Eu testemunhei todas essas coisas.

    • Na minha sala as provas foram entregues para conferir o número de páginas, após, era para virar e esperar a ordem de início ás 14: 00 h, mas alguns continuaram lendo , e os fiscais não os desclassificaram. Sem contar que, hoje dia 21/05/13 na sala dos professores, um professor falou que, na sala na qual ele realizou a prova do concurso os fiscais se ausentaram após entregar a prova e um dos candidatos levantou e falou que tinha feito curso de informática, e disse as respostas das 3 primeiras questões. Agora me pergunto, o que é isso? Foi só nessas 3 salas ? Como posso ter certeza? Na minha sala o que citei realmente aconteceu.

  49. O Marcelo Santana, ao contrário de falar alto, criticar por criticar, deveria se nutrir de argumentos.
    Comentários ocos, vagos quando não vazios, chochos e insultantes.

  50. Que me desculpem vocês professores que pensam terem sido lesados. Todos sabiam que os portões fechariam às 13 horas e 30 minutos… que deveriam imprimir a ficha com o ensalamento… é uma vergonha para uma classe que quer educar pessoas, agir com tamanha falta de compromisso e depois tentar ganhar no grito… o governador está de PARABÉNS e fez uma prova à altura da necessidade da EDUCAÇÂO. Para se ter uma educação de qualidade é preciso profissionais de qualidade!
    OBS: fiz a prova mandei bem e cheguei ao local com mais de uma hora de antecedência!!!

  51. Alguns professores, com os quais conversei, que fizeram o concurso reclamaram da dificuldade das questões sob o aspecto da dubiedade e falta de clareza em algumas, não sou contra a seleção mais criteriosa o problema que os melhores indivíduos, aqueles que estão mais preparados não querem o magistério em função do salário ruim e os que querem tem dificuldades devido a formação pífia. Somente com a mudança na formação e valorização efetiva dos professores é que a educação dará o salto qualitativo que precisa.

  52. Como sempre o os professores são os coitadinhos, se é que pode chamar de professores atrasadinhos.
    Como no vestibular quando se fala fechar os portões se entende fechar o acesso as salas de aula e nunca os portões da Universidade, se esses supostos professores não entenderão, desenhe, fica mais fácil.
    É isso é a educação do Brasil, esses são os profissionais que estarão dando aula para os nossos filhos.
    QUE VERGONHA.

  53. Professores normalmente tem dificuldades em ser assíduos e cumprir horário.

    Nem em dia de concurso colegas?

    Fico indignada quando toca o sinal na minha escola, os colega demoram um tempão pra ir pra sala.Chegam atrasados e quando os alunos é que chegam, são barrados, parece até piada.kkkkkkkk

    Vergonha alheia o que aconteceu ontem, eu estava lá. Fui levar meu filho para participar do concurso. Foi até prejudicado pelo barulho.

    O pessoal não estuda, não lê o edital ou até mesmo não sabe interpretá-lo.
    Pessoas assim não estão preparadas para ser professores, nem deveriam se inscrever.
    Por favor, vão fazer outra coisa, deixa ser professor quem realmente gosta da profissão ou preparem-se melhor. Fica a dica!

  54. É que na linha verde flui bem o transito, dai não tem desculpa pra não chegar cedo, quem está defendendo o governo não sabe, mas vieram na Puc fazer o concurso professores de toda a região, com Rio Negro, Pien, e tantos lugares a mais de 100 KM de Curitiba. Mas como não foi nenhum “Fala sério”que perdeu a prova, então os professores que se danem…Povo egoísta!!!

    • Pois é, mas é óbvio que vai ter transito em volta de um concurso. É óbvio que teria que sair beeeeeem mais cedo de casa as pessoas que moram longe do local da prova, eu que não moro tão longe assim sai 2h antes da abertura para entrar nas salas. Culpar os outros pela suas falhas é ridículo. E outra coisa, que já falei e falo novamente, cade o respeito por aqueles que saíram mais cedo de casa e estavam lá para realização da prova? Ficar falando que a culpa é do Governo, afs… Fala sério, que coisa mais infantil é essa? Engraçado, reclamam tanto dos alunos que estão tendo o mesmo comportamento. É vergonhoso.

  55. Se um professor não consegue entender que “os acessos aos locais de prova” subentende-se TODOS os acessos, não deveria nem tentar entrar em um concurso público, por favor. Se a prova iniciava-se ás 14:00, obviamente os candidatos teriam de estar nas salas as 13:30hrs. Lamentável a atitude que ENVERGONHA toda a categoria. Pareciam um bando de animais.
    Não é “O governo” ou “o Beto Richa”… é a falta de BOM SENSO, ao realizar uma prova de concurso e não prestar atenção no que diz o edital.
    14 mil pessoas chegaram cedo, saíram de suas casas (SIM) de carro, ônibus, taxi, moto… NINGUÉM FOI DE HELICÓPTERO e todos conseguiram chegar a tempo.

  56. Tenho que dar os parabéns para o beto richa. Um a zero para ele. Não fiz a prova, mas sabia que os colegas enfrentariam uma prova duríssima, para um salário muito baixo. Questões contraditórias com as diretrizes curriculares do estado, questões sobre Windows quando usamos Linux nas escolas, diferentes interpretações sobre o horário para o candidato estar sentadinho na sua cadeira, conforme as regiões do estado. E o bonitão bem longe do fervo, lá na “Zoropa”.

    • Sabias palavras professora Vivi!

      Trabalhamos com Linux nas escolas e a prova é sobre o windons,
      questãoes extensão contrariando os teoricos da educação como o próprio Saviani, Pedro demo, Celso Vasconselos e outros.
      A propria diretriz curricular sendo desqualificada, sendo este um documento estadual.

    • Pois é coisa linda né, quem precisa somos nós e não ele. Ele só precisará no ano que vem;

      94mil pessoas com seus familiares todos torcendo pra que ele se ferre.Minha memória estará fresca até lá.

      Nesse não passei, mais ano quem vem quem não passa é ele, o salário pra mim seria só um salário, mais o dele srsrsrsrs fará falta hein

  57. Se foi realmente como o rapaz ali disse que pra alguns foi deixado entrar após às 13:30 hs no bloco 2, aí tem algum estranho nisso, tem que ter critérios, não pode ser 2 pesos e 1 medida.

  58. Custava fechar as portas dos blocos às 13:40 h, para dar tempo de quem adentrou no portão principal até às 13:30h?

    • Simples…. o horario era 13:30, porque não chegaram mais cedo? 12:30 ou 13:00 hs??? Se um aluno se atrasa num dia de prova… fica sem fazer. Então não reclamem. E muitos que estavam lá, estavam apenas para tumultuar, nem inscritos estavam no concurso, usaram o mesmo como desculpa pra fazer mais um protesto.

    • É isso ai! Tolerancia é questão de bom senso!

      Eu estava na PUC e o que vi foi um desrespeito aos professores pelos proprios aplicadosres das provas.

      • Se nao sabe ler edital…. entao nem devia ser professor, Os portoes serao abertos as 12:30 e fechados impreterivelmente as 13:30, ta claro, isso vale a qualquer edital de concurso seja de emprego ou de vestibular. isso foi falta de inteligencia dos professores. Adoram armar barraco contra o Governo, mas vivem fazendo concurso pra entrar no Estado. vá entender

      • Um grande e ridiculo grupo de pessoas sem preparo algum que mal sabiam as regras que deviam seguir, a unica coisa que eles sabiam é que tinha que ver com a organização ou com a coordenação se podia ou não fazer algo, porque eles não tinham informação a respeito daquilo.
        DESSSSSSSPREPARADOS

    • José, quando lê-se em edital “os acessos aos locais de prova serão impreterivelmente fechados as 13:30”, são TODOS os acessos. Portanto, custava sim… quem chegou cedo, se programou e estava lá dentro seria injustiçado.

      • por que injustiçado? ele já estava lá e pronto, o outro que entraria, sem atrapalhar ninguem, pois a prova não havia sido entregue

    • Horário é horário…

    • O Edital era claro quanto ao horário. Bastava ler…
      Garanto que se dessem um minuto de mais para um, haveria professores dizendo que houvesse injustiça com aqueles que foram responsáveis e chegaram no horário !

      Por que concurso duvidoso ?

      E a prova não estava uma loucura. Creio até que a prova deveria ser mais pesada, tendo em vista que os professores tem que dominar o conteúdo que irão ensinar. E 4 horas de concentração e leitura não é nada mais, nada menos, do que os alunos enfrentam diariamente, ou deveriam enfrentar…Se para um professor isso é muito, então a educação vai mal.

      Quanto ao horário, o edital foi claro. O professor deveria, por bom senso, chegar com antecedência. Será que os professores chegam na escola somente depois que “bate o sinal” ??

      Isso é o reflexo da educação. Os professores deveriam dar o exemplo. Agir com elegância, para aí sim, em casos de humilhação, ter o apoio incondicional do povo.

  59. Tudo é culpa do BETO, não justifique sua irresponsabilidade em cima de alguém, eu estava na PUC e vi a bandalheira que esse pessoal ATRASADO fez, os injustiçados, até racismo inventaram. cooitadinha da maluzinha mazza da RPC.

  60. O c
    andidato deverá comparecer ao local designado para a realização da prova, com antecedência de 1
    (uma) hora, obrigatoriamente munido de lápis, borracha e caneta esferográfica transparente com tinta preta ou
    azul, Comprovante de Ensalamento e documento de id
    entificação original. Os acessos aos locais de provas
    serão abertos às 12h30 e fechados impreterivelmente às 13h30, ficando impedido de ingressar o candidato que
    chegar ao local de prova após o horário estipulado….
    Acho que de dúbio, esta parte do edita não tem nada…..

    • realmente..pode -se reclamar da prova e tals,..mas chegar atrasado não dá não…pois o edital era extremamente claro.

    • “Os acessos aos locais de prova” pra mim parece claro que TODOS os acessos seriam fechados as 13:30. Além do que, se a prova começava as 14h obviamente, os candidatos teriam que estar mais cedo nas salas.

  61. Qual era a hora?? 13:30 fechamento dos portões, porque não chegaram mais cedo?? E muitos que estavam ali e fizeram a algazarra, nem inscritos estavam, eram agitadores e professores já estabelecidos que viram no concurso uma forma de fazer mais um protesto. E depois, já que professor reclama tanto do Governo, querem fazer concurso pra entrar no Estado. De duas..uma, ou reclamam de barriga cheia ou são muito Burros.

    • Credo como você se manifesta sobre esse assunto. Sabendo que é ligado à SEED e tem um cargo comissionado no governo, provavelmente está ligado a organização dessa prova e confecção do edital. Por isso deu tanta confusão..Agora tudo está ficando claro.

      • é o comentario mais idiota que ja li!!!! KKKKkkkk Vocês preferem por a culpa na organizaçao e nao admitem que os professores sequer leram o edital e chegaram atrasados, Atrasou…perdeu.

        • Esmael!

          Sugiro que arquive todas as afirmações que são realizadas neste Blog, pois tais afirmações são fortes, passível de dano moral, não contra este blog, mas contra aqueles que promovem difamação, calunia, injuria face aos professores trabalhadores.

          Esse tal de fala serio, Roberto n e outros são ligados ao governo, quero ver se o governo vai dar costas quentes quando levarem um processo civil.

    • Governo agora é Estado, kkkkkkkk, foi descoberto o burro da questão, kkkkkk. Deixa a net, seu carguinho comissionado e vai estudar.

  62. concordo com o Wilson… se não conseguem chegar no horário para fazer a prova não vaõ conseguir chegar na hora de começar as aulas….
    que vergonha!!!!!

    • Vergonha. Atitudes que atingem toda a classe. Por essas que o professor é visto como sem educação… fiquei envergonhada, sinceramente.

  63. Qualquer edital de concurso existe um prazo legal para ingressar com recurso … mas pelo jeito esse “professores” nem isso leram …

  64. A interpretação do edital faz parte da seleção.

  65. o desgorverno beto richa realmente não gosta e não respeita os professores.

    • Professor não respeita horario, 13:30 é 13:30, ta no edital, ou acha que só porque é professor, pode chegar e entrar a hora que bem quiser. Isso é falta de inteligencia e de respeito a quem chegou antes das 13:30 e fez a prova.

  66. Sempre a mesma coisa. Em primeiro lugar, a total falta de experiência dos professores em concurso público. Em segundo lugar, o edital é cristalino: portão é fechado às 13:30h e a prova inicia às 14 h. Só não entendeu quem não quis. Todo concurso público é assim.

    Para provar, mando o email que recebi e o Edital 50/2013:

    Disponíveis listas de ensalamento divididas por local de aplicação de prova conforme subitem 5.16 do edital 17/2013 no link:
    http://www.pucpr.br/concursos/seap2013/ensalamento.php
    Também disponível endereço dos locais de aplicação de prova logo abaixo das listas de ensalamento.
    Para imprimir seu ensalamento, basta imprimir apenas a página onde seu nome aparece.
    Horários de aplicação da prova constam no edital 17/2013 e edital 50/2013.

    NPS – PUCPR

    EDITAL N. 50/2013

    1. Os locais de realização da prova objetiva na forma do Anexo Único do presente Edital.
    2. O candidato deverá imprimir o comprovante de ensalamento a partir das 17h do dia 13 de maio de 2013, no endereço eletrônico http://Www.pucpr.br/concursos , link Concurso do
    Estado do Paraná, menu Ensalamento, no qual estará indicado o
    local, o horário e o endereço de realização da prova, sendo de exclusiva responsabilidade do candidato a sua obtenção.
    3. A Prova de Conhecimentos será aplicada no dia 19 de maio de 2013, com início às 14h, nos locais divulgados no Ensalamento dos candidatos, observado o horário oficial de Brasília – DF.
    4. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da prova, com ante cedência de 1 (uma) hora, obrigatoriamente munido de lápis, borracha e caneta esferográfica transparente com tinta preta ou azul, Comprovante de Ensalamento e documento de identificação original, observando o disposto nos subitens 8.9 e 8.12 do Edital nº 1
    7/2013, bem como no Edital 45/2013, retificado pelo Edital 46/2013.
    5. Os acessos aos locais de provas serão abertos às 12h30 e fechados impreterivelmente às 13h30, ficando impedido de ingressar o candidato que chegar ao local de prova após o horário estipulado, independentemente do motivo, ainda que por força maior e/ou caso fortuito.
    Curitiba, 13 de maio de 2013.
    Sandra Regina Sellucio Marques,
    Diretora do Departamento de Recursos Humanos

    • Eu acho que o Sr é do governo, deve estar vistindo cueca de seda.

      O transito estava um caos, será muita ignorancia sua não compreender o contexto!

      • o Fato é que entraram numa fila no Portao I da PUC e os portões 2 e 3 estavam abertos e disponiveis. Vi a fila, e fui pro portão 2, nao tinha ninguem entrando la, entrei sem problemas e fiz a prova, isso é desculpa vazia de gente que quer tumultuar.

        • Pelo que comenta fica provado que você é funcionário público atualmente comissionado, pois só agora se mexeu à fazer concurso público, pois viu que o Betinho não vai se reeleger.

          Agora é uma vergonha um sujeito burro, ignorante, grosso, mal educado, como esse FALA SÉRIO ser professor. Por isso a educação no país está como está, contratam uns lixo como esse cara para educar nossos jovens…

      • Vestindo né? Outra coisa, trânsito caótico, saída antecipada de casa para não se atrasar!!!!

      • Vestindo né?????
        Outra coisa, trânsito caótico, saída antecipada para nao se atrasar!

        • Pelo amor de Deus!!!! ninguem obrigou a ninguem fazer a inscrição, a obrigação de chegar na hora é do candidato….e não do governo, da instituição, do transito……etc…..é simples de resolver….SEJA RESPONSÁVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! É seuprimeiro concurso publico??? ou melhor, primeira vez que vc tentou ler um edital???? pense!!! E a falta de educação e o desrespeito uns com os outros …..VERGONHA!!!

    • Pois é tudo isso realmente estava no edital, o que não estava é que não poderiamos nem ir ao banheiro ao final da prova né. Que vergonha ter que ver os homens fazendo xixi em qualquer lugar e as mulheres tendo que se virar de qualquer jeito. Deixa pra lá né temos que aceitar tudo quietinho.

      • com a prova e o gabarito na mão não dava pra entrar no mesmo banheiro que os candidatos que ainda estavam fazendo a prova tinham acesso, isso é lógico, era só escrever o gabarito na parede

        • Pessoal!! me desculpe, estou sendo muito verdadeira quando falo, que no meu bloco que era o 3, não teve nada disso….nada de barulho, nada de correria, e após a prova eu mesma fui ao banheiro,mas com uma fiscal, e depois fui embora….pode ter acontecido no inicio alguma coisa, como muitos comentaram,mas perto de outros blocos, pq no que eu esta desde as 12:30 até as 17:00 horas, nada aconteceu!!!

    • A seleção e classificação, ocorre no momento da leitura do edital e principalmente no comprometimento com seus afazeres, que nesse caso o concurso.
      Podemos denotar o despreparo e a falta de responsabilidade que é primordial na EDUCAÇÃO.
      Como vão dar exemplo aos alunos e cumprirem com suas obrigações, minimas quanto Educador/Professor.

  67. O Beto Richa não consegue nem organizar um concurso público, quem dirá cuidar do estado.
    Quem informa mal informado, é que tenta confundir, não é gente boa…

    • Horário de concurso, vale pra qualquer concurso, Desde vestibular até concurso como esse. então…Cidadão”¦.. 13:30 hs É 13:30 hs. e não 14:00, bastava chegar antes.

    • Que mania imunda, existe um Edital, nesse edital informa que os portões fecharão as 13:30, NORMAL em qualquer edital de Concurso, seja de vestibular ou de emprego… Porque não chegaram mais cedo??? Pra depois fazer algazarra e usar isso como discurso politico??? Que mal exemplo dos professores. até vestibulando sabe que há horário a ser respeitado e chegam 1 hora ou meia hora antes. E tenho certeza que os que promoveram a algazarra, nem inscritos estavam, foram só pra causar tumulto, e prejudicaram os candidatos que respeitaram o horario e faziam as provas. Bando de arruaceiros

      • Não adianta o poder público faz tudo com má vontade é dá no que dá..

        • Os professores (candidatos) nao leem o edital, chegam atrasados e a culpa e do poder publico?? Acorda e deixe de falar bobagens

          • Concordo. O mais triste é saber que este Edital esteve a disposição por muitos dias e nem assim os candidatos leram. Chegar com antecedência é o mínimo que poderiam fazer. Ser professor requer muitos quesitos…responsabilidade e respeito são alguns deles.

      • seu pai que é arruaceiro, seu corno

    • Se um professor não consegue entender que “os acessos aos locais de prova” subentende-se TODOS os acessos, não deveria nem tentar entrar em um concurso público, por favor. Se a prova iniciava-se ás 14:00, obviamente os candidatos teriam de estar nas salas as 13:30hrs. Lamentável a atitude que ENVERGONHA toda a categoria. Pareciam um bando de animais.
      Não é “O governo” ou “o Beto Richa”… é a falta de BOM SENSO, ao realizar uma prova de concurso e não prestar atenção no que diz o edital.
      14 mil pessoas chegaram cedo, saíram de suas casas (SIM) de carro, ônibus, taxi, moto… NINGUÉM FOI DE HELICÓPTERO e todos conseguiram chegar a tempo.

  68. Cautela nunca é demais, primeiro tem que ser visto o edital se realmente traz contradições, se não foi falha de certos candidatos, ainda, quanto a prova ninguéma até hoje falou bem de provas de concurso… alguém tem que levar a culpa, e quanto ao procedimento no local, ninguém vai usar de força se não for agradedio o mal tratado… portanto tem que se analisar de forma cuidadosa…

  69. Lembrando que é um concurso para professores, porem não agiram como tal … e outra … preocupados com a educação ou com se tornarem efetivo ?

  70. Chega mas cedo, mania de chegar encima da hora.

  71. Na boa… Quem não consegue interpretar o edital de concurso não pode querer ser Professor. Complexidade da prova também não deve ser motivo de reclamações. Quanto maior a dificuldade melhor a seleção. Bora estudar mocada. Parabéns a Puc -Pr pela organização. Acusar os seguranças de racistas doe na nossa inteligencia e mais banaliza o crime deracismo que é muito serio. Menos professores… Vergonha alheia por tudo isso

    • concordo … deveriam ter chegado no local de prova com no mínimo 30 minutos de antecedência

    • Estimado Wilson!

      Vc estava lá e constatou os fatos? Se sim viua desorganização que foi, se não, feche a boca!

      • eu estava lá! e desorganizado é quem ficou pra fora! e além do mais estão reclamando a toa….. a prova estava fácil….eu nem estudei e acertei mais de 80%.

        • Não estudou porque é burro, e ainda quer passar?
          Aí não dá mesmo.

        • Você estava próximo da manifestação??? Por mais fácil que pode ser uma prova, é difícil fazer com toda aquela gritaria lá fora, e pior, começou um tumulto lá dentro também, professores levantando na hora da prova, gritando que queria uma ata, não dava pra fechar a janela por causa do calor, e se ligasse o ventilador: “Ai porque tá em cima de mim!!!”. Nessa situação o fácil se torna difícil para o raciocínio!! Parabéns pra você que conseguiu acertar 80%, porque muitos de dentro das salas foram prejudicados devido ao tumulto. E agora?? Quem paga o pato???

          • Concordo fomos prejudicados pelos que não entraram e fizeram baderna do começo ao fim do concurso desorganização mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

        • Com certeza você não é da área de exatas, porque a nossa prova não foi nada fácil, eu fiz pedagogia e matemática, em pedagogia passei com 75% de acertos e nem tenho faculdade de pedagogia, essa sim estava fácil, agora a de matemática que sou formada e atuo a 5 anos não estava nada fácil, por isso quando for criticar algo cuidado para não generalizar o que você não sabe.

      • Desorganização concordo… de quem não se programou e chegou tarde. O trânsito estava um caos PARA TODOS, é só sair mais cedo. 14 mil conseguiram chegar…. teve gente que largou carro na BR e foi. Ninguém estava de helicóptero até onde eu sei. E sim, eu estava lá…

      • Concordo, como uma pessoa vai fazer um concurso se não entende um edital?

        • Você deve trabalhar pro governo, não é possível, como você pucha saco.

          • Não meu/minha caro/cara, acho que ele não trabalha para o governo. É uma pessoa de bom senso, coisa que muitos daqui parecem não ter. Você faz a prova de um concurso no estacionamento? E muito me admira pessoas que desrespeitam as outras virem reclamar de desrespeito, bem engraçado até. Cobramos dos nossos alunos que respeitem uns aos outros, entretanto porque alguns profissionais da educação não conseguiram entrar porque não souberam entender o edital, resolveram desrespeitar quem estava lá no horário e soube ler de maneira correta o edital. Parabéns pelo ciclo vicioso! Parabéns por demonstrar como esta nossa educação. Humilhados? Confronto? Francamente, se aconteceu de gente entrar depois do horário entrem na justiça e provem isso. Ai sim, cobrem justiça. E sim eu estava lá, mas graças a Deus, consegui realizar a prova (que não sei de onde tiraram que estava difícil), apesar de meus caros colegas estarem nos desrespeitando também. Me desculpe senhor Esmael Morais, mas houve um certo exagero nessa redação.

    • Concordo totalmente! Eu fiz a prova, moro bem longe, e sai de casa as 9:00 horas da manhã. Cheguei no meu local de prova com 2 horas de antecedência!!! No edital está bem claro que era obrigatório a chegada do candidato com 1 hora de antecedência! Querem prestar concurso mas não se dão nem ao trabalho de ler e interpretar os editais. Uma pouca vergonha esse povo que ta reclamando…. era só chegar antes, estudar e não ficar atrapalhando quem se preparou e acabou prejudicado devido a gritaria que fizeram, tremenda falta de educação! E como sempre , o racismo usado para chamar atenção….. por favor!!

      • Concordo pelnamente com vc Chirlene e daniele. Tambem moro longe, e tive que sair de casa as 7 da manha, e consegui chegar 2 horas antes da prova, todo mundo tem problemas, mas a irresponsabilidade,uma vez que se propõe a si mesmo, a prestar um concurso, deve ter no minimo responsabilidade e chegar na hora. Agora,ficam procurando um culpado para seu proprio erro….e falaram da gritaria….no bloco onde eufiaa prova,não ouvi nada, pode ser que minha concentração não tenha me deixado ouvir. E mais, eu tive que pagar uma enfermeira, para ficar com minha mae, que está com uma doença grave e necessita de cuidados 24 horas, é muito complicado essa situação……muitas noites sem dormir, inclusive a noite que antecedia a prova, o nível de estresse imenso,emocional e psicologico totalmente abalado…pode ser que por essa razão eu achei meio dificil a prova, pois não tive como estudar…mas passei,meio arrastada, mas passei. Não concordo nem um pouco com quem esta culpando a organização….isso é uma maneira de tentarem, amanizar a CULPA pela IRRESPONSABILIDADE!!!!! Parabéns à todos que conseguiram ler o edital….e realizaram a prova!!!

  72. Sem falar da prova que foi uma loucura……………a intenção do governo é de humilhar osprofessores…

    • Você sabe ver Horas??? 13:30 fecham os portões. Porque chegar as 13:29???? Pra poder ter motivos de fazer mais um protesto apenas e algazarra???

      • Quase sempre discordo de vc mas neste caso concordo.
        normalmente quando vou fazer concurso chego no minimo 1 hora antes. Todo concurso e tambem vestiubulares tem esta situação portões fecham tal horario e a prova começa um tempo depois pois quem aplica a prova tenque ter tempo para dar as informações colher assinaturas distribuir as provas e esclarecer duvidas.
        Então dessa vez acho que os professores que tomaram essa atitude estão errados

        • Não se pode chegar atrasado no dia em que pode ser decisivo na carreira. Na dúvida, chegue sempre com muita antecedência.

          • Se fosse o Show do U2, garanto que haveriam filas intermináveis e acampamentos em frente aos portões. Chegariam dois dias antes só para garantir um lugar…
            Incrível como isso acontece em todas as provas, vestibulares, ENEM… e por aí vai…
            Então um aluno pode passar do portão de entrada do colégio no horário e entrar a hora que quiser em sala. Pois aos olhos de quem está reclamando, isto é certo…. Controverso…

          • oi Vanessa eu gostaria de chegar no horario que os alunos chegam mais eu e as outras professoras temos que chegar 06.00

      • Gostaria apenas que me explicasse o fato de terem reaberto os portões internos dos blocos apenas para 3 candidatas e eliminando o restante de ter a mesma oportunidade??? já que irresponsáveis foram os professores que por algum motivo se atrasaram, a Universidade diante deste fato foi o que? responsável???? será??? Sem noção!

      • Fala sério. Parece um ignorante e um egoísta mesmo. Você viu alguma organização ao redor da PUC? NÃAAAOO!!! Então antes de julgar, seja solidário a quem ficou mais de 2 horas na rua esperando para poder entrar naquele lixo de lugar!!! Vc sabe que a organização do concurso foi horrível. Só na PUC de 18000 candidatos mais de 5000 não conseguiram fazer. Alguma coisa estava errada, 30% dos candidatos não conseguiram fazer a prova.

    • Loucura nada, agora professor quer ser efetivo e nao consegue media 6 em um concurso, e a qualidade da aula como vai ser?