PT mira na Comunicação da prefeitura de Curitiba

Petistas avaliam a Comunicação como a "pior" pasta em desempenho; eles atribuem isso à  manutenção de contratos com agências que também atendem o governo do estado; é impossível atender a dois senhores ao mesmo tempo", afirmam; o PT, principal sócio de Fruet e adversário de Richa em 2014, já discute a indicação o superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, para o cargo hoje ocupado pelo também jornalista Gladimir Nascimento; a imprensa na usina ficaria a cargo do ciberguerrilheiro! André Guimarães, homem de confiança de André Vargas.

Petistas avaliam a Comunicação como a “pior” pasta em desempenho; eles atribuem isso à  manutenção de contratos com agências que também atendem o governo do estado; é impossível atender a dois senhores ao mesmo tempo”, afirmam; o PT, principal sócio de Fruet e adversário de Richa em 2014, já discute a indicação o superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, para o cargo hoje ocupado pelo também jornalista Gladimir Nascimento; a imprensa na usina ficaria a cargo do ciberguerrilheiro! André Guimarães, homem de confiança de André Vargas.

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Curitiba avalia, informalmente, que o pior desempenho entre as secretarias municipais está na de Comunicação. A agremiação acredita que a pasta, até agora, não conseguiu traduzir o significado da vitória de Gustavo Fruet (PDT) mostrando fatos que, segundo alguns dirigentes do partido, estão mudando para melhor a vida dos curitibanos.

O PT acredita que é preciso mudar o titular da Comunicação, isto é, caso o prefeito queira adotar uma posição mais “proativa” e não “retroativa” — como vem ocorrendo hoje. Dentre os nomes cogitados na legenda, destaca-se o do premiadíssimo jornalista Gilmar Piolla, superintendente da Itaipu Binacional. Ele já fora lembrado, antes, para o cargo.

Na ocasião do balanço dos 100 dias de gestão, o jornalista Celso Nascimento, do jornal Gazeta do Povo, foi o primeiro a enxergar a Secretaria da Comunicação, ocupada pelo jornalista Gladimir Nascimento, como o ponto fraco do governo Gustavo Fruet (clique aqui para relembrar).

No rearranjo interno do PT, segundo um general petista, ganharia espaço na Itaipu a tropa do deputado federal André Vargas, vice-presidente da Câmara. Um dos mais comentados para o lugar de Piolla é o “ciberguerrilheiro” André Guimarães, criador da Rede PT13.

Os petistas não acham que somente trocando o titular se resolverá o problema na Comunicação da prefeitura de Curitiba. Segundo eles, é preciso fazer uma nova licitação para contratar agências de publicidades.

“Até as capivaras do Parque Barigui sabem que as agências — Master, CCZ e Opusmultimídia — também atendem o governo do estado. Logo, é impossível atender a dois senhores ao mesmo tempo”, filosofou um dirigente do PT, parafraseando este blogueiro.

Em janeiro, o prefeito Gustavo Fruet resolveu prorrogar o contrato com as três agências que atendia o ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) e ainda atendem o governo de Beto Richa (PSDB). O prazo foi dilatado até 31 de dezembro de 2013. O valor é de R$ 27 milhões.

38 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Para além da prorrogação dos contratos, o debate sobre a comunicação se dá em outra esfera: o das novas tecnologias e suas implicações no relacionamento entre governo e sociedade. Não há como menosprezar a influência dos meios convencionais de comunicação, no entanto, é preciso reconhecer que uma nova realidade se estabelece a partir da expansão da base tecnológica e da disseminação de conteúdo nas redes sociais. Uma nova política de comunicação, portanto, deve levar em conta esta nova realidade. Neste contexto, o conhecimento, a prática e a habilidade no campo do ciberativismo do André Guimarães pode contribuir, e muito, para integrar a gestão pública e aproximá-la do cidadão curitibano.

  2. VOCÊ TA PRONTO GUSTAVO!!!!!

    PRONTO pra fazer Cacas na prefeitura!

    Hauauauuauau
    O Povo tem o prefeito que merece ter!

  3. Esmael.

    Quais são as campanhas que o secretario fez até agora com esse 27 milhões???

    Pessoal defendendo o cara mas eu quero fatos?!?!

    Se o PT esta fazendo pressão é que tem coisa errada aí !!!

  4. Meu deus, que diferença teremos? Melhor deixa do jeito qe ta! Esse lobismo nao funciona Esmael!

  5. Concordo com o Roger, façam uma votação com a população. A Setran vai ganhar estourado como a pior secretaria do governo gustavista.
    O secretário só pensa no CREA e a superintendente só pensa em se vingar dos profissionais da gestão passada. Só fica perdendo tempo em dizer que tudo que fizeram tá errado mas fazer algo que preste, até agora nada.
    Sequer falam com o agentes de trânsito e a gurizada da engenharia então só reclamam.
    E a cidade perde.

  6. A concorrência está braba! Quem elegeu a Comunicação como a pior pasta votou sem sair de casa, senão teria eleito a Setran de lavada. Pelo menos o Gladmir não divide seu tempo com a presidência da representação da classe, é encontrado em seu gabinete, na cidade e no país. Já a Setran…

  7. Cvrytiba precisa uma jestão que não a do democtucano ,pelo menos 12 anos para começa~r a locomover a primeira engrenagem.O gustava voceis cobram coisas que em 314 anos nunca foi feito. ora , a cidade é muito grande uma divida que não podia haver ,pela punjancia de Curitiba. Como se diz estlo europeu .era necessario ao estlo de Chicago. eua. e ter os grandes lagos a margem ,para abastecer de agua a cidade . me perdoem ,mas curitiba não é uma cidade planejada ,como brasilia ,belo horizonte ,goianiapalmas ,e barretos.começa pelas vilas .com ruas sem espaço para calçadas. quem que vai fazer caladas nessas ruas. que so as indinizações superam 4 bilhões de reais.a propriedade a preço de mercado. e uma injustiça desapropriar uma casa que custa x preço ,por v preço.não pode apricar ,e desonestidade do poder publico e do judiciario.entõ paciencia! existe na linha verde caminhões que não passariam lá ,se não fosse preciso,para ter acesso para fazer suas descargsa ,ou carregar . curitiba precisa não só de metro. curitiba precisa tambem de ruas elevadas relativas ao solo para desafogar o transito.pode rir companheiros podem criticar .eu aceito,quem escreve nos brogs pode esperar tudo!

  8. Se quero saber algo sobre a pmc entro no site dela, lá tem muita noticia que nem em blogs publicam, quanto mais nos jornal ões e outros meio, faço um convite entrem lá, tem até espaço pra sugestão. Todos sabem que os grandes veículos de comunicação tem seus espaço a peso de ouro e as agencias de publicidade se forem fazer uma pesquisa, principalmente a opus já faz algum tempo que vem mamando nas tetas dos governo. Agora como publicaram neste blog é estranhíssimo, como perigoso pra pmc ter estas agencias trabalhando lá e cá.

  9. Deixa o Gladimir lá gente… Vai atolar ainda mais esse prefeito inexperiente, a maior decepção da história de Curitiba

  10. aldir José Cruz
    há ± 1 hora
    Gladimir: o homem certo, no lugar certo

    Volta e meia o secretário municipal da comunicação, jornalista e professor Gladimir Nascimento, vira alvo de criticas de blogueiros e colunistas.
    Os argumentos usados para atingir o secretário são chinfrins.
    Não têm qualquer base concreta e, muito menos, jornalística.
    Dizer que o Gladimir é o pior secretário é de uma estupidez irracional.
    Por que é o pior secretário?
    Cadê o mapa comparativo entre o fizeram e fazem os demais secretários municipais para mostrar quem fez o quê?
    E aí concluirmos sobre quem é o pior ou o melhor.
    Onde estão as informações relevantes que comprovem a ineficiência do secretário?
    Os argumentos usados são infantis.
    Beiram a conversa de bêbados, para não dizer de mal intencionados.
    Hoje, num blog, desses que fazem da fofoca informação “jornalística”, há um texto que começa assim: “O Partido dos Trabalhadores (PT) de Curitiba avalia, informalmente, que o pior desempenho entre as secretarias municipais está na de Comunicação…”
    O Partido avalia?
    Como assim?
    Cadê o nome líder partidário que encabeça essa informação?
    Ele existe de fato?
    É muito simples e antijornalístico dizer que o PT fez isso ou aquilo…
    No mesmo texto, outra informação cheira a fritura.
    Expor o nome do jornalista Gilmar Piola, uma das revelações políticas do PT, num boato, é chutar um pênalti na bandeirinha de escanteio.
    O Gilmar é um jornalista acessível, com telefone e endereços sabidos por todos que são do ramo. Por que não houve uma simples ligação para ele?
    A pergunta que está no ar e não quer silenciar é:
    Por que querem derrubar o Gladimir?
    Porque ele é competente, tem uma formação intelectual e cultural acima da média?
    Porque ele fechou o cofre para os chamados “jabás”?
    Por quê…?
    Tente você responder….

    PS: Essa vai para os blogueiros mal informados:
    O secretário municipal da Saúde está anunciando, pelos quatro cantos, que Curitiba vai ganhar cinco novas US.
    Se você for ver o endereço das unidades, todas estão em construção há mais de um ano.
    Ou seja: são obras do Luciano Ducci.
    Pergunto: No momento da inauguração, serão dados os devidos méritos à gestão passada…?
    Ou essa usurpação de obras alheias também é culpa do Gladimir?

    • Marlus, sua defensa ao secretário cheira puxa-saquismo porque em nenhum momento você fala da prorrogação dos contratos com as agências de publicidade que atendem, ao mesmo tempo, o governo do PSDB e a prefeitura do PDT/PT. Na boa coroa, esse Gradimir é um secretário natimorto que não serve pra nada. O cidadão se orgulha de dizer que não gosta e não lê blogs, redes sociais, etc. O cara é do século passado, ultrapassado, que só vai enterrar o pobre Guga. O Piolla é jovem e dinâmico. É do PT ligado à vice Mirian Gonçalves e a Maria Olivia, mulher do Samek. Pergunta lá se a Mirian engole esse Gradimir, vai, pergunta puxa saco “Marlos”. kkkk

    • Acredito sim, em coelhinho da pascoa e papai Noel.

      Só pra lembrar quanto a construção das US, não se deve enaltecer x ou y afinal é obrigação DOS GESTORES ELEITO cuidarem da saúde do povo.
      O gestor atual em sua campanha foi bem claro que daria continuidade naquilo que estava dando certo e corrigiria o percurso ou extinguiria o desnecessário.
      Noto que não é do perfil deste atual prefeito ficar se expondo na mídia ou ficar escrevendo suas obras em lataria de ônibus.
      Recentemente encontrei uma matéria no site da pmc sobre a implantação de micro-ônibus que visa unicamente a transportar pessoas que fazem tratamento na rede pública de saúde. e que tem problemas de locomoção, onde todos em seus dia de consulta são transportado pros hospitais, alguém leu em algum jornal ão? As coisas estão mudando a questão que nos de 30 anos não se desata com um touque de varinha magica. Um prefeito que teve a coragem de fazer aliança com o pt sabedor do conservadorismo eleitoral em Ctba e Pr. pegou briga feia com o psdb e seus pau mandado, pmdb e seus pau mandado, e peito o novo disfarçado de oposição escondido na sigla psc, só posso esperar desta gestão obras boa em favor do coletivo, do Batel ao Cachimba, transformando uma cidade sem muralhas e construindo pontes, onde todos exercem seus direitos e deveres rumo as conquistas sociais.

    • Olha….
      Uma coisa é carta.
      Não conhço o cara.
      Mas isso ta muito errado!!!
      Pq nào cancelou e abriubuma nova licitaca.
      Se existe Lobby é o que esta instalado na prefeitura!!!

  11. MAURICIO PINA.

    PARABÉNS. VOCÊ FALOU TUDO.

    ESTA HISTÓRIA DO PT INDICAR MAIS UM SECRETÁRIO, REVELA A FRAGILIDADE DO FRUET, QUE JÁ FOI ENGOLIDO E NÃO PERCEBEU. ELE TEM VISÃO CURTA. PRECISA DE ÓCULOS.

    ELE FAZ MUITO DISCURSO EMPOLADO, E É SÓ ISSO.

    • Ola Bruna, só para esclarecer eu não estou criticando, João, Paulo ou José ou quem quer que seja, essa roupa suja que esta sendo lavada ai não me interessa, estou criticando ações básica de Governo que o Gustavo prometeu para o dia seguinte se acaso fosse eleito, como eu já disse para Silvânia em comentário anterior, não me interessa essas picuinhas.

      Abraços.

  12. 27 milhões para início de gestão não é pouco, bem administrado pode fazer muito. As agencias são profissionais, vão criar a publicidade e distribuir a mídia, dentro do que for solicitado. Contudo, é importante uma nova licitação e total liberdade para o secretário trabalhar.
    O problema é que tem muito funcionário de carreira na comunicação que estão viciados. Conviveram muito tempo com o antiga equipe do Taneguchi, Beto e Ducci, não conseguem assimilar a nova filosofia de trabalho.
    O secretário Gladimir Nascimento ou qualquer outro que seja deve ter uma equipe pró ativa e criativa, que não dependa deste grupo remanescente.

    • Conversinha hein….
      3 agencias de publicidade que financiarão o Ducci na cara dura.
      Renovam seus contratos com 40 dias antes da troca de governo.
      O novo governo tem o direito de cancelar o contrato sem nenhuma multa e não faz nada…. Não abre nova licitação.
      Mantém o povo do contra.
      Pode parar aí tem gente levando por fora.
      Chama o Maurício da agencia que fez a campanha do Ratinho e da uma conta para eles. Assim fica tudo em casa.
      Que canalhas!!!

  13. Dãããããmmmmmm…!?

    Esmael e demais é o óbvio ululante, ou seja, “estão deixando ás raposas cuidarem do galinheiro” ou querem “que os tubarões cuidem de quem nada em alto mar!”
    Será que ninguém na Prefeitura de Curitiba se emendou ou se tocou disto?
    O pessoal ligado direta ou indiretamente ao (des) governador Beto Richa o “ídolo das ilhas de edição da extrema direita”, precisam dividir o desgaste e impopularidade dele com alguém!
    Oh! Inventaram a roda…?
    Dou 1 centavo de real para quem souber qual será a outra parte premiada com a outra metade desta divisão?

  14. as agências que servem o beto não deveria ser usada na pmc o beto paga mais e quem paga mais manda.

  15. Essa articulação INEXISTE dentro do PT e Andre Guimaraes se nomeado sera capa da VEJA no mesmo instante trazendo demanda negativa para o Governo. Ja Piolla nem tem transito assim junto a FRUET e somente junto a “famiglia samek” a qual deve estar por tras dessa articulaçao. Sem chances de acontecer!

  16. Leio muito todos os dias e nunca vi nada pior. Quer dizer, o Richa também não tem comunicação. Só vejo notícias contra ele e anuncios de página inteira. Se isso é comunicar acredito que é melhor fechar as portas. Da viagem feita recentemente pelo governador e prefeito só vi em midia social e notas curtas nos blogs. Deviam ter umas aulas com cássio, lerner e grecca.

  17. Olha,
    Tem muita coisa errada aí.
    Acho que esse secretário que já é macaco veio no mercado esta levando vantagem!!!
    Onde já se viu manter os contratos das empresas que trabalham contra o Gustavo.
    Muito mal contada essa historia!

  18. Pô, Esmael. Essa nota parece ter sido semeada pela assessoria do André Vargas. O Piolla não vai renunciar Itaipu e a presidência do Fundo Iguassu. Esta envolvido com o turismo até a medula. Pelo que sei, ele se afastou do PT desde que foi preterido pelo Chico Brasileiro para prefeito de Foz.

  19. Esses contratos já vem errado faz muito tempo, precisava mesmo investigar porquê ninguém mexe com isso?

    • Contrato é contrato e tem que ser respeitado, agora se o Gustavo só renovou e não fez nova licitação de agencias, Ta completamente errado..

      • Oi.
        Acho que vc estacionando bola.
        Esse contrato deveria ter terminado em novembro de 2012.
        Essa conversar de manter contrato é palhaçada.
        Muita palhaçada.

  20. PALAVRA DE QUEM APOIOU E VOTOU NO GUSTAVO FRUET.

    Sou acostumado fazer longas caminhadas pela manhã, e hoje tracei um roteiro do Jardim Botânico pelas margens da antiga BR 116 sentido Colégio Militar, me senti envergonhado de ser morador de Curitiba, uma Cidade suja cheia de entulhos sucatas de computadores e televisores jogado pelas calçadas sem contar com galhos de arvores que a gente nota que esta a muito tempo, digamos questões básica para a população, e mais uma vez vou dizendo os posto de saúde mudou muito, para pior. De nada adiantara ter boa comunicação se não existe ações efetiva de Governo para ser mostrada para os Curitibanos, a não ser que sera uma secretaria de comunicação para inventar mentiras e alugar a cabeça do povo, a pior coisa que tem, e ser traído, é assim que muitos amigos e pessoas da minha região se sente hoje, essa critica não é de alguém que perdeu ou deixou de ganhar alguma coisa, como alguns aqui, mas sim de alguém que espera o minimo de responsabilidade do Sr Prefeito Gustavo Fruet no cumprimento de promessas básicas de campanha, a população não e trouxa a resposta no tempo certo virá, e preciso trabalhar muito por Curitiba, depois talvez se faça necessário uma boa secretaria de comunicação.

    • Desculpe Maurício, tem dente de Coelho nesse seu comentário, você inteligente como parece , sabe que não é em 4/5 meses que se resolve os problemas de uma cidade como Curitiba… Nem uma pequena industria de 50/100 funcionários você acerta nesse tempo. Acho que você esta magoado com alguma coisa que o Gustavo não te atendeu.

      • Silvânia com todo respeito, porque você tem a mania de rebater comentários com esse argumento de que alguém esta criticando algo porque esta magoado de não ter recebido favores, já respondi um comentário seu a um tempo atras com esse mesmo teor, além das tetas pública, cargos, favores, contratos e outras coisas que permeia o mundo político, existe vida na sociedade, além do interesse por coisas fáceis e arranjada, seja em qualquer governo não me interessa essas briguinhas de moleque de porta de escola, a maioria deles não tem tato nenhum, nem com o trabalho, nem com a coisa pública, não tenho vergonha de lhe dizer, sou morador de Bairro que precisa de posto de saúde, segurança, escola ruas limpas e outras ações da prefeitura, que não pode ficar esperando o prefeito completar aniversário de um ano, até porque foram promessas feitas por ele para o dia seguinte de governo, se acaso fosse eleito, meu time ganha ou perde eu continuo torcendo por ele, na politica não é assim, não se permite erros, mentiras e enganação, a diferença dos meus comentários aqui nesse blog e que eu não tenho vergonha de criticar os políticos que eu votei, FRUET, DILMA, como não tenho problema nenhum de elogiar o BETO RICHA nas raras vezes que eu acho que ele merece, e eu não voto nele, e nem tenho o minimo de simpatia pelo mesmo, elogiar quando merecer e criticar quando for preciso, isso e fazer comunicação de forma inteligente e sem mentira!
        Boa Noite!

      • Silvana, acho que vários serviços que a prefeitura fazia chegaram a piorar acredito que seja isso que as pessoas reclamam e com razão, quando votamos no Gustavo Fruet era pra ser o novo pra mudar pra melhor, mas ai ele entrou sei que ainda é pouco tempo e tal, mas não se pode assumir e piorar o que está funcionando em favor do povo falo isso na questão dos mercadões populares que antes tinha uma qualidade melhor nos produtos e uma variedade melhor agora caiu e muito. Estamos com problema em vários lugares da cidade na questão de cortar o mato ali na Eduardo Sprada o mato tomou conta da calçada faz tempo e nada da prefeitura cortar é uma região de curvas onde as pessoas que andam tem que se locomover na rua. Vejo nas ruas centrais muitos mendigos passando necessidades ainda mais nesse frio, acho que precisa ser feito algo mais forte e ver alguma maneira de ajudar essas pessoas descobrir familiares tentar ressocializar essas pessoas na sociedade porque é uma vida desumana e o papel do governante é cuidar do seu povo!

        São cobranças básica que acredito que a prefeitura possa resolver rápido! Mas ainda acredito que o Gustavo possa fazer um belo mandato e cuidado com a turma do PT eles querem propaganda pra colocar a Gleisi no governo, mas acredito que o dinheiro público não deve ser gasto com isso, mas sim em qualidade de vida pra população!

  21. Me parece que o gustavo acertou ,na esclha de vice . mas a dilma coitada ,o pmdb e psdb não faz diferença mais , falam a mesma coisa sintonizados cada vez mais.esceto o requião que não se misturou com essa turma . do geito que estou vendo quem não conheceu o goiano vai passar a conhecer a partir de 2015 . no parana ja levaram ,não foi falta de avizar.os jovens com 20 anos não conheceram crise ,dou graça por isso .mas do geito que o trem vai ,com certeza vai conhecer. os 370 bi nas resevas internacionais ´da para torrar a vontade,eles não vão segurar economia que o pt mais a sociedade juntou.não trabalharam ,so acusaram o governo.o psdb vem por bem ou por mau. eles querem ganhar de qualquer jeito.ainda mais o pmdb frouxo como está!

  22. Essa conversa sobre grandes empresas de publicidade e comunicação tem cheiro de lobby, e tenta atingir Gladimir Nascimento, competente na profissão, verdadeiro e correto, para emplacar medalhões. Que interesses escusos há por trás disso? Celso Nascimento não é nenhuma freira, não apresentou por acaso essa questão. Que lixo. Espero que Fruet não caia nessa.

    • Hahahaha.
      Lobby é o que esta instalado na prefeitura!!!
      3 agencias que muda o governo e estão lá … Mamando!!!
      Pode abrir nova licitação!!!

  23. Até agora não sei da onde caiu esse tal de Gladimir, acho que o Gustavo tava bebum gdo convidou esse cara. Até que o Piola seria uma boa, mas dai… um cara do Andre na Itaipu ????? ta brincando né Esmael.

    • Há poucos dias, quando o governo federal tirou o PIS-COFINS, a Prefeitura, quando perguntada pela RPC, disse que ninguém se manifestaria sobre o tema. Por que até agora nada foi falado? a tarifa vai baixar ou não e por que?
      a comunicação não se resume à propaganda, mas deve ter o objetivo de dar publicidade e transparência à população….