Prefeito de Pinhais denuncia “farsa” na segurança pública do Paraná

Polícia Militar vai retirar 10 policiais de Pinhais para montar UPS em São José dos Pinhais

Tenente Coronel, Hartmann comandante do 17!º Batalhão da Polícia Militar reuniu-se com o prefeito Luizão, o delegado Fábio Amaro, Tenente Marcos da PM de Pinhais, secretário de Governo, Lukala Nobrega e o diretor do Departamento de Segurança de Pinhais, Coronel Osiris.

Tenente Coronel, Hartmann comandante do 17!º Batalhão da Polícia Militar reuniu-se com o prefeito Luizão, o delegado Fábio Amaro, Tenente Marcos da PM de Pinhais, secretário de Governo, Lukala Nobrega e o diretor do Departamento de Segurança de Pinhais, Coronel Osiris.

Se já está difícil para garantir a segurança da população em Pinhais, a situação deve piorar. A previsão é do prefeito do município, Luizão Goulart (PT).

Em visita à  Prefeitura de Pinhais, na tarde de ontem (20), o Tenente-Coronel Hartmann, comandante do 17!º Batalhão da Polícia Militar, reconheceu que Pinhais tem número reduzido de policiais militares para o tamanho da população, mas afirmou que precisa retirar 10 policiais para montar uma UPS !“ Unidade Paraná Seguro em São José dos Pinhais.

De acordo com o prefeito petista, a UPS “descobre um santo para cobrir outro, uma grande farsa e uma grande pirotecnia do governo estadual”.

O coronel também afirmou que a PM não tem como resolver só tecnicamente a instalação definitiva da Companhia em Pinhais e o aumento de efetivo. Ele ainda sugeriu que o município deva procurar um deputado para intervir politicamente nessa questão.

Segundo o prefeito Luizão, o município tem feito um esforço grande para melhorar a segurança em Pinhais. Com a implantação da Guarda Municipal que conta com 80 integrantes e está instalando as câmeras de monitoramento que serão inauguradas neste mês. Luizão espera que esta questão seja resolvida tecnicamente, pois não é possível garantir a tranquilidade da população (120 mil habitantes) com um número tão reduzido de policiais militares.

Vale lembrar que na semana passada, uma rebelião na Delegacia Pinhais ganhou destaque nos principais meios de comunicação, com a fuga de 15 presos e 3 policiais baleados. O local que tem capacidade para 16 presos estava com 104 detentos

41 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Parabéns pela atitude e pela administração de Pinhais nobre prefeito Luizão!! quem conheceu Pinhais tempos atras em outros mandatos sabe do que estou falando!! até que enfim alguem para falar dessa babaquisse de UPS… que consiste basicamente em tirar alguns PMs da viatura e colocar dentro de um container!! Acorda Governador!!!

  2. O problema não é dez ou mais policiais militares sendo retirados é a falta de coerência entre os governos, quando convém como o lançamento do PAC em Pinhais estavam abraçados, manobrando patrolas e logo depois começam a se alfinetar. Até cego vê a politicagem, mas nós como população que pagamos o “pato”, vivendo inseguros e enclausurados. A união neste caso é por uma causa nobre nossas vidas, patrimônio, dá para deixar as legendas de lado!

  3. essas ups, upp etudo uma farsa total, só para encobrir a falta de respeito com a população honesta, na minha opinião colocar policia no meio das favelas cheia de traficantes e dar proteção ao trafico. Realmente essa aqui já era temos que nos preparar pra proxima

  4. Esmael e demais ás críticas até agora inseridas “em comentários” desta postagem para mim foram suficientes e brilhantes, “pegaram na veia!”
    Mas só para dar um retoque “nas lesões causadas pelas ripadas”, analisem “esta pérola” pescada na internet sobre a “visão de futuro” do governo de Beto Richa em relação a segurança pública, leiam e cada um tire suas conclusões!
    Ou seja:
    “O mínimo que se espera do futuro Governo do Paraná é uma postura firme e, sobretudo, totalmente transparente em relação à Segurança Pública; firme, porque é assim que se enfrentam os assuntos referentes à segurança e tranquilidade dos cidadãos; transparente, honesta e verdadeira, porque a sociedade está farta dos factoides vendidos como soluções grandiosas para todos os problemas de segurança pública que, ano após ano, só se agravaram.
    Nossa recente história estadual, como a de muitos outros Estados do Brasil, mostra que uma das funções essenciais do Estado, a de proporcionar segurança a seus cidadãos, tem sido negligenciada a tal ponto que a falta de segurança encabeça a lista de preocupações da população. A década de 90 trouxe, lamentavelmente, assombroso aumento da criminalidade, especialmente nos centros urbanos, através das chamadas “organizações criminosas”. De um lado, grupos articulados com organizações criadas dentro de presídios trouxeram o terror dos sequestros, dos assaltos, dos furtos e desmanches de veículos, do tráfico de drogas etc. De outro lado, a fragilidade do sistema de segurança pública não impediu sequer os
    delitos menos terríveis: “furtos no transporte coletivo”, ações de “batedores de carteira” e os “arrastões violentos”. Além disso, outro fato amedrontou e revoltou os paranaenses: o envolvimento de alguns integrantes das instituições de segurança pública do Estado com a criminalidade, em especial o tráfico de entorpecentes e os “desmanches” de veículos.
    Por outro lado, os policiais civis e militares que exercem com honradez e competência suas funções e que, felizmente, são a grande maioria dentro de ambas as instituições, desdobram-se em suas tarefas, mas percebem que seu trabalho não surte o resultado esperado, pois notam que a impunidade é, quase sempre, a regra. Delegacias lotadas de presos, justiça morosa, presídios também superlotados fazem com que o ciclo normal do cumprimento da justiça seja interrompido, frustrando, assim, aquele policial que arrisca a sua vida para deter a ação dos marginais. Vivenciamos transformações tecnológicas e sociais que exigem do administrador público estadual especial cuidado na detecção e compreensão dos problemas de segurança pública, de maneira que uma visão macro possibilite a adoção de estratégias de ação, deixando de lado medidas de ocasião ou simplesmente paliativas, quase sempre surgidas no afogadilho da pressão originada normalmente nos meios de comunicação. Portanto, somente um Governo inovador, corajoso e comprometido com a modernidade, com o respeito aos integrantes das carreiras policiais, com o respeito, também, às tradições das instituições que compõem o sistema de segurança pública, com a verdade
    de propósitos, poderá implantar políticas transformadoras na sensível área da segurança pública, cumprindo os ditames constitucionais de estabelecimentos de uma sociedade, JUSTA, LIVRE e SOLIDÁRIA.”

  5. Quem lembra do meu comentário no início dessas tais UPSs vai constatar agora nos fatos,vou lembrar:
    Estas UPSs será a falência política de desgovernador Beto Richa,elas vão escancarar a verdade de um governador marketeiro.

    Hoje quero ainda lembrar um fato:

    Viaturas políciais podem trafegar em calçadas quando em ocorrência,mais não foi o que aconteceu nos últimos 2 meses,onde viaturas ficavam em cima de calçadas apenas para mostrar os novos veículos.

    Pergunto:

    Quantas multas de trânsito esses viaturas levaram???

  6. Que temos pela frente ?
    Grande reunião dos prefeitos com os ministros, parcelamento do minguado reajuste dos servidores, eleição do diretório nacional do partido, votações polemicas do “fundão” na assembéia………..e mais esta de Pinhais !
    Bem, é melhor “cair fora”, antes que volte o “tudo aqui” !

  7. Trava intelectual, não sei de onde vc é mais uma coisa posso te garantir em Piraquara a segurança pública aumentou em muito a sua qualidade, pare de tentar politizar uma coisa que é de cunho técnico… Ta até parecendo uma matéria paga para tentar atacar o governo Beto, veja bem sou eleitor da Gleisi, mais ta na hora de parar de tentar iludir o povo e falar o que realmente vc sabe e não tentar dizer coisas imaginar pq o prefeito de Piraquara é do Pdt a segurança lá melhorou em muito…. e só não me identifico melhor pq sou do referido batalhão….

    • Meu caro Ricardo, veja bem o que eu disse: “não vai muito longe em Piraquara segundo se sabe pelos comentários da população indignada…,” ou seja, tenho parentes, amigos e conhecidos em ambas ás cidades Pinhais e Piraquara e os mesmos comentam os problemas que a Polícia Militar e os trabalhadores da farda, passam devido o mal gerenciamento não porque os superiores destes (coronéis, majores, capitães e tenentes) são incompetentes, mas é porque a visão política neoliberal elitista, o tal “choque de (indi) gestão” do PSDB, “Partido que Sucateia e Destrói o Brasil”, faz ás coisa de uma maneira tal com a administração por onde passam que o que interessa é “a propaganda e aparecer para inglês ver” e atrás disto vem o, superfaturamento de serviços, má gestão financeira, concentração e falta de verbas! E a lógica de atendimento em que é doutrinada a administração pública é para sempre ir favor dos ricos e pessoas influentes da sociedade!
      O exemplo e o apoio há esta política distorcida é dado pelo próprio Comandante Geral da PM! Senão vejamos:
      César Nouza disse: “Para montar a UPS em São José dos Pinhais, basta retirar a segurança (um absurdo isso ocorrer) que escoltam diariamente o Comandante-Geral da PMPR Cel Roberson. Mais os PM da Rone que ficam (um absurdo isso ocorrer) guardando para que o Quartel da PM não seja invadido e também retirar os PM (um absurdo isso ocorrer) que ficam guardando a casa particular 24 horas por dia do comandante da PM (um absurdo isso acontecer)”¦ Só com esse efetivo é possível montar umas cinco UPS. Comandante-Geral da PM andar escoltado por PM e ter sua casa guardada por PM (um absurdo isso acontecer)”¦ Para ele sim o PARANÁ É UM ESTADO SUPER SEGURO”¦ (um absurdo isso acontecer)”¦”

      • Meu caro Ricardo, veja bem o que eu disse: “não vai muito longe em Piraquara segundo se sabe pelos comentários da população indignada”¦,” ou seja, tenho parentes, amigos e conhecidos em ambas ás cidades Pinhais e Piraquara e os mesmos comentam os problemas que a Polícia Militar e os trabalhadores da farda, passam devido o mal gerenciamento não porque os superiores destes (coronéis, majores, capitães e tenentes) são incompetentes, mas é porque a visão política neoliberal elitista, o tal “choque de (indi) gestão” do PSDB, “Partido que Sucateia e Destrói o Brasil”, faz ás coisa de uma maneira tal com a administração por onde passam que o que interessa é “a propaganda e aparecer para inglês ver” e atrás disto vem o, superfaturamento de serviços, má gestão financeira, concentração e falta de verbas! E a lógica de atendimento em que é doutrinada a administração pública é para sempre ir favor dos ricos e pessoas influentes da sociedade!
        O exemplo e o apoio há esta política distorcida é dado pelo próprio Comandante Geral da PM! Senão vejamos:
        César Nouza disse: “Para montar a UPS em São José dos Pinhais, basta retirar a segurança (um absurdo isso ocorrer) que escoltam diariamente o Comandante-Geral da PMPR Cel Roberson. Mais os PM da Rone que ficam (um absurdo isso ocorrer) guardando para que o Quartel da PM não seja invadido e também retirar os PM (um absurdo isso ocorrer) que ficam guardando a casa particular 24 horas por dia do comandante da PM (um absurdo isso acontecer)”¦ Só com esse efetivo é possível montar umas cinco UPS. Comandante-Geral da PM andar escoltado por PM e ter sua casa guardada por PM (um absurdo isso acontecer)”¦ Para ele sim o PARANÁ É UM ESTADO SUPER SEGURO .. (um absurdo isso

  8. Para montar a UPS em São José dos Pinhais, basta retirar a segurança (um absurdo isso ocorrer) que escoltam diariamente o Comandante-Geral da PMPR Cel Roberson. Mais os PM da Rone que ficam (um absurdo isso ocorrer) guardando para que o Quartel da PM não seja invadido e também retirar os PM (um absurdo isso ocorrer) que ficam guardando a casa particular 24 horas por dia do comandante da PM (um absurdo isso acontecer)… Só com esse efetivo é possível montar umas cinco UPS. Comandante-Geral da PM andar escoltado por PM e ter sua casa guardada por PM (um absurdo isso acontecer)… Para ele sim o PARANÁ É UM ESTADO SUPER SEGURO… (um absurdo isso acontecer)…

  9. Está retirando os policiais de Pinhais por perseguição política. Vai mandar servir o seu amigo, o Pilantra Setim, os pilantras se ajudam mutuamente…

  10. Preocupante isso para a população de Pinhais, já existe falta de policiais para garantir a segurança do povo e ainda querem diminuir! Será que não da pra tirar os Policiais que ficam na Assembleia ou diminuir os que ficam na Casa Militar muitas vezes de boa apenas cuidando dos políticos? Pense nisso senhor secretário de nossa segurança pública…!

  11. Essas UPSs do desgovernador são uma piada, um container meia-boca e meia dúzia de PMs, assim eles matam a bandidagem, de tanto rir. Cruz credo !

  12. Moro no Parolin onde deveria ter uma UPS, mas na prática é muito difícil encontrar uma viatura da polícia militar pelo bairro. Como citaram anteriormente este governo é uma farsa!

  13. Agora conta a novidade… em todas as UPSs instaladas foi assim. Descobre um santo para cobrir outro. O mais engraçado é que desde que assumiu o governo anuncia em alto e bom tom “a maior contratação de policiais da história do Paraná”. Enquanto isso não acontece, as UPSs são conhecidas como unidades de ‘Um Policial Só’, e o restante da população que se vire. Mais graça ainda, é que antes era a tal da herança maldita, mas passados dois anos e meio sem resultados positivos, ou melhor, sem nenhum resultado, qual é a justificativa atual?

  14. Um ano antes das eleições o PT começa a se fazer de vítima em todo sentido, veio deles mesmo a noticia do final do bolsa família/bolsa miséria/ apenas pra ter assunto e culpar a oposição e enganar o povo mais uma vez, não sabem administrar nada e colocam culpa nos outros pra justificarem a falta de habilidade em governar um país, um estado e prefeitura, me desculpem petistas, nunca houve um governo tão corrupto quanto ao PT. Não tapem o sol com a peneira. deixe de enganar o povo, o PT so governa com dinheiro na mão não contabilizado..to errado?

    • Huahuahuahua, esse nunca foi para uma aula de história no ensino médio. Hmmm, acho que não, como esse sujeito deve ter nascido ontem, então provavelmente está cursando a 5ª série.

  15. Isso é retaliação desse desgoverno do bebeto richa. O pior de tudo é essa PM que deveria ser independente, fica babando no bebeto para manter cargos de alto escalão. Fora Bondaruck incompetente. Saia logo, pois seu chefe bebeto só fica até ano que vem…..

  16. A Segurança pública no Parana e uma maravilha, das 7 hrs da manhã ate as 22 hrs, depois desse horário você não encontra nenhum policial na rua, mesmo que for para salvar a pátria, e simples de chegar a essa conclusão saia de madrugada e vá dar uma volta pelas linhas de expressos de Curitiba ou em qualquer outro lugar, a outra coisa, se existisse policia rondando de madrugada não existiriam PIXAÇÃO , as madrugadas da capital pertence aos PIXADORES E MARGINAIS. Salve se quem puder!

    Nada contra os policiais, e que tem alguma coisa mal administrada ai.

    • Mauricio. Tem viatura 24 horas, sim, a diferença é que ela nao fica parada olhando para uma rua vazia. Os policiais passam boas horas da noite rodando e atendendo marido bebado batendo em esposa. Ah, semana passada foram presos 3 (três) pixadores no centro. às 03h da manha. Voce quer que a gente te acorde para ir lá testemunhar? Se a imprensa nao noticiar entao voce precisa reclamar que nao está sendo informado!!

      • As paredes da cidade falam por si, tomei conhecimento sim senhor com relação a prisão dos 03 pichadores, no centro para variar porque os bairros estão no abandono, durante a tarde tem policiais suficiente ninguém pode reclamar, mais depois das 23 hrs infelizmente é escasso, não seria o caso de diminuir a policia na luz do dia e aumentar tarde da noite na hora que a bandidagem sai para agir, os arrastões averiguações em mochilas, eu não duvido que tenha viatura 24 horas como o senhor informa, a questão e que de repente elas não estão sendo suficiente para atender Curitiba, não adianta querer tapar o sol com a peneira, como eu disse o Policial em si não tem culpa de nada, o problema e gerenciamento.

  17. Esse prefeitinho já sabia que isso iria acontecer, os 10 policiais em questão vieram para Pinhais apenas para que não ficassem parados enquanto não ficava pronta a UPS em São José, tivemos uma reunião com o Tenente Marcos onde ele expôs essa situação há mais de 1 mês…. Concordo que necessitamos de mais policiais aqui, mas ninguém tá vendo que o PT tá agitando desse jeito pq ano que vem tem eleição? Já foi assim com o subsídio do ônibus, onde o Governador Beto Richa nunca falou que não iria renovar, mas eles quiseram botar no rabo do Governador…

    • O Prefeitinho que o Senhor se refere e o mais bem aprovado do Brasil, e não foi pesquisa do IBOPE comprada pelo governador que disse, foi o povo nas urnas, está bom para seu rabinho ou quer mais.

      • Espero que vc não precise usar o posto de saúde… Aí vc vai saber se está bom o governo…

    • Bom mesmo é o meu xará governador né??? O playboy que só pisa em Pinhais pra “brincar” de carrinho no autódromo. Quero ver ele descer lá no Weissópolis ou ficar na porta das lojas esperando os assaltantes chegar. Está fazendo o pior governo da história do Paraná, monta grandes espetáculos para inglês ver, como fez no episódio do subsídio do transporte, pois até a Velhinha da Borboleta 13 da Rua XV sabia que o governador decidiu tirar o subsídio do transporte porque o boca mole do seu “prefeitinho” Ducci tinha perdido a eleição. Depois que viu que iria sobrar no seu playbolístico rabinho, decidiu fazer toda aquela super-exposição. Pra mim, ele tem que sair já!

    • Seu Misselo, defensor de governo falido acorda…

  18. Beto Richa o filho das elites, na arrogância, na afetação e com orgulho político ferido se sentindo desmoralizado está despeitado! E devido há isso numa “atitude de piá de prédio pançudo que perdeu o jogo de futebol, pega a bola e vai embora”, manda determinar (lá da Rússia, pois, se quer tem coragem de mostrar a cara) esta esculhambação na segurança pública de numa das melhores cidades para se morar na Região Metropolitana!

    Está na cara que esse inútil e destrambelhado governador que infelizmente temos de Beto Richa está de implicância política e administrativa com o excelente prefeito Luizão Goulart de Pinhais que lhe infligiu derrotas importantes na Região Metropolitana, começando com sua vitória na ASSOMEC (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba) se lembram?
    Se não vejamos:

    Gleisi e Fruet vencem Richa no embate da Assomec!
    https://www.esmaelmorais.com.br/2013/01/gleisi-e-fruet-vencem-richa-no-embate-da-assomec/

    Ouça o áudio: “O governador Beto Richa quer me derrubar”, denuncia prefeito do PT!
    https://www.esmaelmorais.com.br/2013/02/ouca-o-audio-o-governador-beto-richa-quer-me-derrubar-denuncia-prefeito-do-pt/

    Luizão e Fruet se unem contra tentativa de golpe na Assomec!
    https://www.esmaelmorais.com.br/2013/01/luizao-e-fruet-se-unem-contra-tentativa-de-golpe-na-assomec/

    Se perder em 2014, tucano Beto Richa vai dividir o Paraná?
    https://www.esmaelmorais.com.br/2013/03/se-perder-em-2014-tucano-beto-richa-vai-dividir-o-parana/

    • Não vai muito longe em Piraquara segundo se sabe pelos comentários da população indignada o Batalhão de Polícia de Guarda sempre está sem viatura ou ás mesmas estão estragadas, tendo demorada suas manutenções e quando se precisa para atender ocorrências, alegam que não há policias militares suficientes e viaturas rodando! Detalhe o prefeito Marcus Tesserolli é do (PDT) e os eu Vice-Prefeito Luciano Antunes é do (PT) ambos apoiaram Luizão Goulart para presidente da ASSOMEC!
      É ou não é implicância e perseguição política também?

      • Mais uma coisa só para lembrar a sede do 17º Batalhão da Polícia Militar, fica em São José dos Pinhais cidade está governada por um “demo” (DEMOCRATAS ex- PFL) que é Luís Carlos Setim apoiado amplamente pelo (PSDB) “Partido Sem Discurso no Brasil” do (des) governador Beto Richa!
        Tudo para eles para Pinhais e Piraquara nada!
        Chega logo 2014!
        Que Beto Richa vá pedir voto em Pinhais e Piraquara para ele ver o quão grande serão ás vaias e a rejeição que por sinal já estão sendo preparadas!

  19. Mais uma do governo estadual!!!Noticia ruim já é rotina!

  20. Blz, Esmael. Imparcial como sempre. Que venha 2014!

  21. O Esmael… faz um favorzinho… vê se é verdade a notícia de que a Prefeitura de Curitiba trocou um terreno no Batel por um no Tarumã… parece que é negócio com uma cosntrutora “amiga”!!!!!

  22. Não tem problema esmael tem os presos que fugiram na semana retrasada da delegacia de pinhais, eles podem fazer a segurança no lugar dos nossos bons policiais militares que o governo vai tirar do municipio para estas tal ups que pra mim não passa de fachada de segurança, eu cinto muito pela perda deste 10 bons policiais que vão deixar de fazer segurança no nosso município para ficarem em obsoletos em uma UPS de fachada.

  23. Pirotecnia mesmo Luizão. Porque o Governador do Estado, não instala uma UPS dentro do Palácio Iguaçu. Eles querem e beneficiar o Setim do ninho deles aliás o ficha suja que esta sendo processado. UPS… é só para camuflar a criminalidade. E você peça pra vigiar as redondezas de migração do crime para Pinhais e Piraquara. Então segurança de forma integrada só pra eles.

  24. Eita mundão, governo Richa todo dia tem surpresa, noticia nova e negativa, já virou rotina.

  25. Na verdade o governo do Beto Richa é uma farsa!!!!!!!!!!