Novo ministro do STF já deu parecer favorável a Maurício Requião

Vagas de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado viram excelentes moedas de troca para o projeto reeleitoral do governador Beto Richa; o ex-procurador-geral, Ivan Bonilha, também conhecido como Censurinha, depois de fazer o trabalho sujo na campanha de 2010, pode dançar e devolver a cadeira ao ex-secretário Maurício Requião; parecer do novo ministro sinaliza que essa é a tendência no STF.

Vagas de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado viram excelentes moedas de troca para o projeto reeleitoral do governador Beto Richa; o ex-procurador-geral, Ivan Bonilha, também conhecido como Censurinha, depois de fazer o trabalho sujo na campanha de 2010, pode dançar e devolver a cadeira ao ex-secretário Maurício Requião; parecer do novo ministro sinaliza que essa é a tendência no STF.

O advogado Luiz Carlos Rocha, o Rochinha, registra no site Jogo do Poder, que o novo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), já deu parecer favorável à  permanência de Maurício Requião no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Barroso foi indicado pela presidenta Dilma Rousseff para a vaga do ex-ministro Ayres Brito, mas emitiu o seguinte parecer em 2009 defendendo o irmão do então governador Roberto Requião (PMDB):

“O cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado não se enquadra em qualquer das categorias de que cuida a Súmula Vinculante n!º 13 do STF !“ cargo em comissão (apresente ele natureza política ou puramente administrativa) ou função de confiança !“ que, portanto, é inaplicável à  situação do consulente” (clique aqui para ler a íntegra do parecer do ministro).

Suponhamos que Maurício volte ao TCE. Quem dança? Ivan Bonilha, o Censurinha, que hoje já não conta com tanta simpatia do Palácio Iguaçu. Tem quem acredite que a cabeça do ex-procurador-geral do Estado servirá, num futuro muito próximo, como moeda de troca na busca de apoios pela reeleição do governador Beto Richa (PSDB). A conferir.

12 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Faltou um PEQUENO DETALHE: o jornalista deveria informar que se o ministro for julgar a questão de Maurício Requiao, terá que se declarar impedido!

    • Pode se declarar impedido de julgar mas nada o impede de fazer lobby pela causa. Assim como estão fazendo lobby aqui no TJ/PR para aprovar a mão leve no fundo dos depósitos judiciais e a moeda de troca é a vaga do Fabio Camargo como Conselheiro do TCE/PR.

  2. O Mauricio tem tanto direito quanto todos os que estão aí. Com exceção do Fernando Guimarães, os outros foram escolhidos por questões de amizade, interesses e puro empreguismo.
    A curriola atual tem medo do Maurício, porque pode ser meio louco, tipo o irmão, mas não é burro e nem ladrão. Fará estragos lá dentro do TCE, digo estrago nos interesses de alguns colegas conselheiros e funcionários comissionados.

  3. O Baunilha Censurinha vai colher o que plantou. Ele e amiguinhos advogados que vem plantando o terror onde trabalham, exemplo, Copel.
    A justiça tarda mas não falha!

  4. Esses cargos deveriam ser ocupados somente através de candidatos escolhidos via concurso público… Se é público é de todos, não apenas de alguns..
    Vamos lutar pelo fim da monarquia no estado do Paraná…

  5. jogaram água no chopp do beto.

  6. Justiça seja feita, volta ao TC Mauricio!

  7. Esmael e demais sem chance, “a maionese demo-tucana” desandou e ainda por cima jogaram água!
    E assim continua “a agonia de cada dia” do PSDB, “Partido Sem Discurso no Brasil”, sucursal Paraná!

  8. como dizia requiao ,burice cornia ,ja que eles nao gostaria de ter mauricio requiao entre eles ,porque nao testar sua competencia ,mas eles tambem tinham medo de ,entao mauricio requiao era muito capas medo burice imcompetencia ,poriso eles queriam mauricio longe muito longe ,quanta ironia quanta incompetencia .

  9. Esmael, mudando de assunto. Para Bolsa Família.

    A quem interessa o crime??? Quem pôs dinheiro nessa caso???????

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/empresa-de-telemarketing-foi-usada-para-espalhar-boato-sobre-bolsa-familia.html

  10. Conselheiro do Tribunal de Conta pode participar de campanha política no PMDB?
    Esta telefonando e visitando convencionais pedindo voto para a chapa do req., digo hudson.
    Estamos de olho.

    • Não defendendo ele, mas que eu saiba ele não está na cadeira atualmente porque tiraram esse direito dele então acho que ele pode sim fazer política como todos os outros fazem ou será que não?

      Por isso e outros motivos que sou a favor que os escolhidos para o TC sejam feito tipo um vestibular onde os concorrentes tenham que demostrar capacidade para assumir um cargo de tanta importância para a sociedade!