Na ausência do poder público, moradores assumem! a prefeitura de Curitiba; assista ao vídeo

Moradores do Bairro Novo B, no Sítio Cercado, parte Sul da capital paranaense, resolveram ocupar o vácuo deixado pela administração municipal. Se não há iniciativa do poder público para resolver questões simples, como pintar uma faixa de pedestre ou de sinalização, eles mesmos — os moradores — fazem o que precisa ser feito. A reportagem em vídeo e texto é de Márcio Nonato, que possui uma Web TV no bairro chamada “GWV”:

Moradores fazem serviço da Setran no Bairro Novo

Os moradores do Bairro Novo B, região do Sítio Cercado, cansados de esperarem pela falta de iniciativa da Prefeitura de Curitiba, resolveram, eles mesmo, dar um basta numa situação incomoda e perigosa.

A Rua Jussara, próximo ao ponto final da linha do ônibus Pinheirinho, tem uma curva que, segundo os moradores, acontecem muitos acidentes e a mesma está com problema de sinalização.

O motorista Hélio Moreira disse que, os veículos passam no local com um limite muito alto de velocidade, e para tentar amenizar a situação, os próprios moradores decidiram pintar o chão alertando sobre o perigo da curva. Reclamou ainda que, “não adianta ligar para eles (prefeitura), dizem que vão averiguar etc., mas nunca vem resolver o problema”.

Já a comerciante Djanira Pereira conta que, foram feitas inúmeras ligações para o número 156 para tentar sanar as divergências existentes no local. Mas, segundo ela, não houve resposta por parte do órgão municipal. A comerciante disse também que, além da curva perigosa, há a falta de limpeza do mato alto ao lado da rua e que, as tampas dos bueiros também ofereciam perigo à  comunidade.

“Caiu uma criança dentro do buraco, aí, nós mesmos, resolvemos tapar o bueiro. O vizinho, que trabalha numa empresa, que mexe com isso, comentou com o patrão dele e eles nos ajudaram”.

O autônomo Francisco Edglebston conta que, “há alguns dias atrás tinha um carro grudado no poste e outro caído dentro do buraco do bueiro”. Francisco reclama a falta de atenção da prefeitura e pede para que o órgão público de mais atenção aos “pagadores de impostos”.

A Assessoria Técnica da Regional Bairro Novo informou, por telefone, ter conhecimento dos problemas. Mas, segundo a informação, com a troca de gestão no comando da Prefeitura da Cidade, ainda, há algumas dificuldades para atender toda a demanda. O assessor técnico da Regional, Ricardo, acrescentou que, “o ideal é a comunidade antes de reclamar no 156, vir até a regional e nos apresentar o problema para tentarmos resolver com mais agilidade”.

Já Djanira fez um apelo, ao prefeito Gustavo Fruet, “gostaria que o prefeito olhasse para nós. Pois, estamos abandonados aqui”.

Por Márcio Nonato

27 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to mention I am just very new to weblog and truly enjoyed this page. More than likely I’m want to bookmark your blog post . You definitely have awesome writings. Cheers for sharing with us your website page.

  2. GUSTAVO FRUET , LENTO E OMISSO, ENTÃO O POVO RESOLVE ISSO.

    CERTO O POVO. O BICHO COMEÇA A PEGAR PARA OS GOVERNANTES TARTARUGAS.

  3. Meu deus que absurdo olha a resposta do caboclo ” que a prefeitura vinhesse ou vinhece” isso é crime com a língua portuguesa…………

  4. Já chega desse discursinho de que o prefeito pegou a cidade quebrada…blá, blá, blá…Já passou da hora de ele agir! É fato que a prefeitura está acéfala e a periferia esquecida pela administração municipal…Fruet só governa para os ricos…Se fosse no Alto da Gloria, por exemplo, estaria tudo perfeito, pintariam e repintariam as sinalizações nas ruas quantas vezes fossem necessárias…Mas esse pessoal estão reclamando de barriga cheia, pois deveriam “dar graças a Deu” por essa via pública estar asfaltada. Infelizmente, na região Sul isso é um luxo…Na maioria dos casos, sobram buracos nos antipó e não existem calçadas ou qualquer pavimentação. É muita incompetência!!!

  5. zé! para comerça vc e covarde,nao se identifica e deve ser alguem, que esta nomeado em algum orgão da prefeitura pelo gustavo traira frueet, aqui no capão da imbuia, onde moro mais precisamente na rua paulo kissula, tbm solicitei pintura de faixas de um lado da rua, pois o mivineto e grande nesta rua, e quem tentra entrar nela, das ruas transversais, e quase impossivel pelo estacionamento irregular, tapa a visão de todos, fiz o pedido atravez de email, pelo central 156, 2 meses e eté agora nada,acho que vou trazer para uma materia, umas das redes de tv de curitiba, para mostrar a cituação, assim com certeza o problema sera resolvido.

  6. “˜Verdades”™, você tem razão em parte, pois não importaria o Prefeito estar viajando se o Secretário dele da Setran também não estivesse sempre viajando. Nesse ano ele já esteve em Portugal (foi pra Portugal e não perdeu o lugar!), foi pra Cascavel, foi pra Foz do Iguaçu e outros tantos e quantos compromissos do CREA. Enquanto isso a Superintendente já está tomando conta da casa, com mão-de-ferro de dar inveja à saudosa Margareth Tatcher, tocando terror em todo mundo. Além disso toma conta da defesa, o colega de escritório dela da Jari e agora quer ir pro Cetran. Ninguém tá vendo nada!

  7. Eu queria ver vcs que criticam tanto administrar uma cidade toda individada como Curitiba. Fruet está se dedicando ao máximo, se vai para o Japão atrás de parcerias é criticado, se levanta a dívida do município e manda para o MP é chorão, cortou vários gastos da prefeitura, ninguém vê, mas, ele não tem final de semana nem domingo, como a maioria de vcs. Deus me Livre, vcs parecem aquelas véias fofoqueiras que só vêm maldade em tudo.

    • Mas na campanha ele batia no peito e dizia: “Dinheiro tem o que falta é gestão”. Acredito que o Guga seja uma cara extremamente competente, mas ta muito mal acessorado (ou secretariado), postos de saúde sem remédio, SETRANS inerte e por ai vai.

  8. Vão procurar o Secretário de Trânsito lá no CREA, que é onde ele gosta de ficar e peçam prá ele pegar a grana das multas e mandar pintar as faixas e por placas, tá. Afinal, é assim que se faz ou melhor, que deveria ser feito!

  9. Prefeito e administrador da regional incompetentes.

  10. também poderá esse pelanda e o atual administradoer regional já era da administração passada esse cara já era. ele não fez nada na adm como ele vai fazer agora ta sentado ensima desse cargo ta velho ta na hora de se aposentar não consegue nen falar nos descurço dele e da era do beto richa da era do celso torquatro que também ta envolvido no processo do esquema derrosso o Gustavo ta ferrado com esses caras o bairro novo ta ferrado e disso pra pior

  11. Não moro nessa região, mas na última sexta-feira passei nela…É impressionante como toda a região sul de Curitiba está abandonada, parece que há anos ninguém da prefeitura passa por lá. Tem um monte de obras que começou na era Richa/Ducci e nunca acabam…
    Tenho certeza que o relaxo começou na era Richa, mas agora o Fruet tem que se coçar e consertar as cagadas que o outro fez, e rápido…

    • Rápido não é bem o estilo de nosso prefeito, quem sabe para as eleições de 2016 ele se coça…

  12. O PREFEITO NAO PODE ATENDER ESTE PEDIDO, PORQUE ESTAVA EM VIAGEM PARA O JAPAO. MAS JA NA ELEIÇAO PARA GOVERNADOR , SE A POPULAÇAO PROMETER ,VOTAR EM SUA CANDIDATA ELE PROMETE REVITALIZAR TODO O BAIRRO.

  13. Esmael

    Hoje às 7:45 da manhã, tinha uma viatura da Setran parada na vaga de idoso que tem atrás da rodoviária; aquela vaga que fica numa descidinha!

  14. desculpe usar caixa alta no comentário acima, esqueci.

  15. A REGIONAL DO BAIRRO NOVO O QUE FAZ ? COLOCARAM UM MONTE DE COMISSIONADOS INDICADOS DE VEREADORES DA REGIÃO EM TROCA DE APOIO POLÍTICO AO PREFEITO FRUET FORA OS INDICADOS COMISSIONADOS NORMAIS PARA NÃO FAZER NADA. E A SETRAN TAMBÉM É OMISSA EM NÃO SINALIZAR O LOCAL PARTE DA RECEITA DAS MULTAS É PARA ENGENHARIA DE TRÁFEGO E SINALIZAÇÃO DAS VIAS. É UM ABSURDO O CIDADÃO FAZER O PAPEL DA SETRAN QUE TEM OBRIGAÇÃO E DINHEIRO PARA FAZER.

    • O problema é que a Setran só pinta onde pode multar…

      E pra multar tem que estar com sinalização vertical (placas) que custam muito…

      Isto sem falar naqueles 700 comissionados que estão na Setran…

  16. Realmente o povo tem os politcos que merecem, como por exemplo aquele professor galdino que ao inves de fazer projetos em beneficio dos bairros e da população faz projeto para que cachorro seja enterrado junto com o dono, faz favor…..
    é um vereador que poderia ser do bairro que estão reclamando nesta materia, o povo tenque pensar nisso na hora de votar não adianta ficar revoltado depois.
    claro que isso não tira a ineficiência da prefeitura que deve dar assistencia a todos os bairros da cidade

  17. Falta uma leitura GLOBALIZADA do problema. A população é vítima das consequências das urnas. Os eleitores do Bairro Novo não foram capazes de eleger um vereador sequer da região. Agora eles querem se unir para resolver a ineficiência da Prefeitura? Parece que vão ter muito mais incômodos, pois deixaram de eleger entre os moradores da região seus próprios fiscais do Prefeito…

    Agora vão amargurar, por no mínimo 4 anos, a falta de vereadoras e vereadores locais…

    Cada povo tem o Parlamento que merece através de suas escolhas, melhor arriscar e errar do que não eleger nenhum.

    Pensem nisso, pois ainda há tempo de eleger uma deputada ou deputado estadual verdadeiramente moradores e realmente comprometidos com a região do Bairro Novo.

    Mesmo conscientes do fracasso da região nas urnas para eleger no mínimo um vereador morador da região, aposto que não terão consciência coletiva suficiente para eleger um representante “prata da casa”… Vamos acompanhar as urnas no ano que vem…

    Estes moradores que fizeram o serviço da Setran, inoperante na região pelo que o video demonstra, poderiam iniciar uma campanha de conscientização “NÃO VOTEM EM PARAQUEDISTAS DE OCASIÃO, ESCOLHAM UM CANDIDATO ORIGINÁRIO E MORADOR DA REGIÃO” … Que tal? Já virei manqueteio político depois dessa rsrsrs…

    • * marqueteiro político

    • Tenho minhas dúvidas, quanto a ter ou não eleito vereador do bairro, acho que os critérios vão mais além, pois boa parte doa vereadores eleitos estão preocupados em dar nome as ruas e titulo de cidadão honorário!
      Prova disso é só consultar a ordem do dia no site da CMC:

      http://www.cmc.pr.gov.br/wspl/system/LogonForm.do

      Outra coisa é esta SETRANS que não faz nada, tem um monte de construtora que tomam conta de calçadas, vagas de estacionamento e até mesmo faixas de avenidas, colocando cavaletes e ninguem da SETRANS se manifesta, ali na AV. Iguaçu tem pelo menos umas 5 obras nesta situação, ja abri varios chamados no 156 mas até agora nada.

  18. e onde está o administrador da região????

  19. Reflexos do VOTO ÚTIL, o curitibano merece todo esse caos pois na hora de votar vota no mais marketeiro.