Metrô entra no rol das lendas urbanas de Curitiba; assista ao vídeo

O metrô curitibano tem tudo para virar mais uma das lendas urbanas, como a da loira-fantasma, terror dos taxistas na década de 70; agora a pergunta que não quer calar: incompetência ou lobby da máfia das empresas de ônibus?

O metrô curitibano tem tudo para virar mais uma das lendas urbanas, como a da loira-fantasma, terror dos taxistas na década de 70; agora a pergunta que não quer calar: incompetência ou lobby da máfia das empresas de ônibus?

O colunista do jornal Gazeta do Povo, Celso Nascimento, edição desta quinta-feira (9), diz que a construção do metrô em Curitiba tem tudo para virar mais uma lenda urbana. Será mais uma para se somar à  já famosa loira-fantasma que assombra as mentes dos taxistas desde os anos 70. Leia as duas notas do jornalista:

Calendas 1

O anúncio da prefeitura de que o metrô deixado por Ducci, por seus defeitos, é irrealizável, seguido, ao mesmo tempo, da busca de empresas para elaborar novo projeto, mais se pareceu com uma preparação da opinião pública para o choque! que receberá em breve diante de duas notícias penosas: a morte do metrô e a perda do R$ 1 bilhão prometido por Dilma para sua construção.

Calendas 2

A certeza é de que qualquer novo projeto que apareça apresentará custo no mínimo dobrado para a obra e, portanto, economicamente inviável. Enquanto isso, Ippuc e técnicos independentes trabalham em alternativas de transporte mais condizentes com a realidade e as necessidades urbanas.

Assista ao vídeo sobre a lenda da loira-fantasma:

24 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to mention I am just new to weblog and certainly liked you’re web site. Most likely I’m planning to bookmark your blog . You surely have great posts. Thank you for revealing your web site.

  2. me descupa ne botei errado o certo e ficou muito doido

  3. e doido muito ne kkk

  4. O povo equivocado,o prefeito equivocado,e tudo do contra aqui na CURITIBA ta louco da até nojo,enquanto as capitais Di nordeste estão cada dia mais se modernizando quase todas com o projeto do VLT aprovado aqui na ignorante CURITIBA com um prefeito que e um lesma vai ficar chupando o dedo ,Rivotril e carbolitium para este povo depre e parado aqui na prefeitura,vamos acordar e fazer acontecer,na CURITIBA de primeiro mundo que ainda esta longe de ser,pronto faleu

  5. Eu, como cidadão curitibano, me sinto ENVERGONHADO de ter votado no Fruet. Não vejo nenhum sinal de mudança. Principalmente na URBS. Esse tal de Roberto Gregório, cheio de FALCATRUAS no LACTEC da UFPR. Não tem e NUNCA teve experiências práticas em transporte público ou mobilidade urbana. Nomeou recentemente sua antiga assessora do LACTEC, uma ADVOGADA para cuidar da diretoria de urbanização. E o PIOR, outro advogado, que estava na assessoria jurídica, foi nomeado para o cargo de Diretor de Transportes. PODE ISSO ARNALDO? Vergonha, Fruet! Nomear esse FANFARRÃO do Sr. Roberto Gregório, que deixou na universidade inúmeras sujeiras, que foram jogadas para debaixo dos tapetes.

  6. E a grana milionária do anteprojeto e do projeto do metrô que a galera do ducci fez tudo foi pro toda pro lixo? Que em 2016 não venham com esse caô caô de metrô para ganhar voto que não cola mais , esse caô do metrô o japonês o beto e o ducci usaram em campanhas felizmente o caô do metrô do ducci não colou.

  7. Eu tenho um projeto melhor e mais barato…. não sou engenheiro, mas será que eu consigo um cargo na URBS???

  8. Metrô em uma cidade é algo maravilhoso, mas tem que ser um projeto bem feito, porque custa caro.
    Curitiba não vai ter metrô, porque não tem um projeto bom na atualidade; depois cada vez que muda o prefeito, o cara quer mudar o projeto. Sem chances desse nosso sonho se realizar.
    Agora poderíamos fazer um projeto bom de verdade, que tal um metrô de superfície?

  9. Mostra a honestidade do Fruet. Irá arriscar sua popuaridade, e dará munição aos adversários ao perder o 1 Bilhão da Dilma, porém, não deixará um metro insustentável que causaria imensos prejuízos ao futuro da cidade.

  10. Tá, o projeto do Ducci para o metrô era um lixo, isto todo mundo sabia, mas e as alternativas? Revela mais uma vez a total falta de iniciativa do Fruetezinho. Não basta ficar chorando que “não dá”, apresente outro projeto, discuta alternativas, SE MECHA.
    Mas é outro pia de prédio, se fez na fama do pai, como o Playbeto.

  11. O que é melhor: gastar bilhões em um metrô inútil ou responsavelmente pensar em melhores alternativas? A segunda hipótese é a melhor resposta. Parabéns Gustavo.

    • Esse metro inutil foi elogiado pela presidenta Dilma….sera q ela elogia sem entender??? dai ta feia a coisa pro pais né!

  12. Acho bom que não saia esse metrô. E que não vire lenda, mas que se transforme em um plano de transporte urbano de massa mais eficeiente e barato, em outras palavras, com melhor custo-benefício para a população.
    O metrô em Curitiba só não é inviável, no sentido estrito do termo porque pode-se roubar muito dinheiro da população. No entanto, é certo que há alternativas melhores como metrôs de superfície ou metrôs elevados, tendo em vista as condições construtivas muito ruins do nosso subsolo, por onde passam diversos rios e córregos. Pior ainda seria o transtorno urbano com a paralização constante de diversos trechos de tráfego e problemas com a estrutura dos edifícios ao redor, como o que viveu São Paulo.

  13. Alguém realmente acredita que o metrô, com esse eixo Norte-Sul, resolve os problemas de Curitiba? No máximo, dá uma aliviada. Um projeto de metrô decente, para atender Curitiba e Região Metropolitana por pelo menos 50 anos, custaria uns R$ 30 bilhões e demoraria uns 6 anos para implantar. Esse projetinho xexelento de metrô que Curitiba apresentou é melhor engavetar, mesmo.

    • ainda que não se decida pela implantação do metrô, é admissível que a falta de capacidade da URBS (na qual sobram advogados dirigindo e faltam engenheiros especialistas) acarreta a perda de recursos federais significativos? Não há outros projetos de transporte, tal como o brs do Rio de Janeiro ou VLT/VLP, que poderiam ser feitos com esses recursos? Onde está a Curitiba de vanguarda prometida pelo Prefeito? por que a Ministra Gleisi não explica à Presidenta a importância desses recursos para o transporte de Curitiba e a convence da possibilidade de os recursos serem usados para outro projeto no lugar do metrô? por que se perde tanto tempo na ladainha do subsídio e se menospreza essa questão?

      • Será que o Fruet já achou os 150 milhões perdidos pela URBS???

        • Ele sabe onde está essa $$, deve estar nas contas dos Diretores da URBS e de um Secretário do Ducci e do Fruet também, sabe qual??? Aquele que ADORA transporte Coletivo. Adivinhou?

        • por isso então colocaram o Roberto Gregório? ele é do PSD? qual é a relação com o Vereador Jairo Marcelino? quando o Prefeito vai acordar?