Marina se curva ao STF e encolhe a democracia; ela merece a presidência?

do Brasil 247

Ex-senadora que pleiteia a presidência da República desmerece a democracia e a legitimidade popular ao tentar reverter uma decisão da Câmara dos Deputados no gabinete de Joaquim Barbosa e não no parlamento; pior: ela se presta à  foto oficial em que o presidente do STF, como de costume, se posta de pé, enquanto seus convidados, subservientes, ficam sentados diante da autoridade suprema; com essa postura, ela merece a presidência da República?

Ex-senadora que pleiteia a presidência da República desmerece a democracia e a legitimidade popular ao tentar reverter uma decisão da Câmara dos Deputados no gabinete de Joaquim Barbosa e não no parlamento; pior: ela se presta à  foto oficial em que o presidente do STF, como de costume, se posta de pé, enquanto seus convidados, subservientes, ficam sentados diante da autoridade suprema; com essa postura, ela merece a presidência da República?

Marina Silva marcou ontem um gol contra a democracia. Em sua ânsia para aprovar a criação do partido Rede Sustentabilidade, que ainda está longe das 500 mil assinaturas necessárias para sair do papel, ela se curvou ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa.

Derrotada na Câmara dos Deputados, Marina foi ao STF acompanhada de um pequeno grupo de parlamentares, caracterizando, de forma explícita, uma deformação do processo político brasileiro. Em vez de tentar reverter, no Senado, a derrota sofrida na Câmara, a ex-senadora apelou ao tapetão da política.

Com seu gesto, desmereceu a democracia representativa e a própria soberania popular. Prevendo a derrota no Senado, caso caia a liminar extravagante do ministro Gilmar Mendes, que impediu a tramitação do projeto de lei no Congresso, ela já avisou até que entrará com Ação Direta de Inconstitucionalidade. “Se for derrubada vai ser apreciada pelo Congresso, e obviamente que ela tem inconstitucionalidade. Se não for, como eu acho que no Senado as coisas podem ser reparadas, tenho essa expectativa de que o erro cometido na Câmara dos Deputados, em que pese o esforço de alguns deputados, mas se não for obviamente que vamos entrar com Ação Direta de Inconstitucionalidade”, disse a ex-senadora.

Joaquim Barbosa prometeu colocar o projeto em votação pelo plenário do STF, assim que possível. Aguarda-se ainda um parecer do procurador-geral Roberto Gurgel, inserido na crise por Gilmar Mendes. Não se sabe qual é a posição de Barbosa, mas a tendência é que Gilmar seja derrotado pelo plenário, uma vez que sua decisão não tem a mínima consistência jurídica, conforme já demonstrado por jurista da USP (leia mais aqui).

No entanto, ainda que vote em favor das prerrogativas do Congresso, Joaquim Barbosa aproveitou a oportunidade para, mais uma vez, exercitar uma curioso comportamento. Sempre que abre as sessões do STF para os fotógrafos, Barbosa, se coloca de pé, diante de seus convidados, como se, dele, emanasse alguma superioridade. Foi assim no encontro com representantes de associações de classe da magistratura e também assim com a ex-senadora Marina e seus aliados.

Barbosa a olhou de cima para baixo e ela, ao se curvar, contribuiu para reduzir a democracia brasileira.

23 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O Povo esta acustumado com pessoas vasilinas, falsas, com tapinhas nas coistas, se o atual Ministro se coloca desta forma, se impõem mesmo não agradando a certas pessoas, estaria ele fazendo algo ilegal? então, se esta decidindo as coisas que são boas para nossa país, e não fica na mesmisse, não me importo com o seu estilo… já tivemos tanto e nada resolveram, esse pelo menos ta fazendo acontecer, ou foi de graça que foi escolhido pelo mundo uns do 100 mais em destaque… acorda Brasil do jeito que sempre foi não para continuar, qualquer coisa que se cobre, ou é ditadura, autoritarismo,,, e assim vai… o nosso jeitinho brasileiro já era…. temos que crescer, evoluir, ganhar espaço, não com papinhos…parabéns para ex-senadora pq na política as coisas são complicadas…

  2. Tá certo a Marina, tem que correr atrás dos seus direitos, imagine ficar esperando po aquele povo encostado lá do congresso nacional…
    Vamos poder ver escrito em alguns comentários um caminhão de bobagem dos preconceituosos, mas a Marina sim é uma mulher de fibra. Sua história de vida sim, é de uma pessoa batalhadora que soube driblar as dificuldades da vida.
    Viveu em uma palafita , a 70 km do centro de Rio Branco, em uma família de onze filhos, dos quais somente oito sobreviveram. Perdeu a mãe com quatorze anos, aos quinze foi viver em Rio Branco, para tratar uma hepatite, na mesma época, duas de suas irmãs faleceram, uma vítima de sarampo e outra vítima de malária. Seu primeiro trabalho foi de empregada doméstica, foi aluna do MOBRAL, em 1984 formou-se em história pela Universidade Federal do Acre, fez especialização na UNB e na UCB. Foi a pessoa mais jovem do paíss à ser eleita para o SENADO. Enfim uma história brilhante.

    Por isso é preciso lavar bem a boca para falar desta mulher.

  3. Esmael, ver você fazer esse tipo de coisa me enoja, imparcialidade passa bem longe do seu blog em?

    • Nunca fui imparcial, nem pretendi ser… Abs.

      • Se você não éh imparcial, não tem o direito de querer que a VELHA MIDIA, como voce se refere aos Jornais, sejam….. abs

        • Nunca exigi isso da velha mídia, engano seu. Simplesmente acho que os jornalões poderiam deixar claro a seus leitores de que lado estão, sem fingir imparcialidade. É isso.

  4. Esta onda toda é apenas para que o povo pense que o NEGRO que é Ministro possa ser uma pessoa arrogante, mas na verdade essa PTzada não consegue enganar mais ninguém com este blá blá blá. O povo brasileiro já cansou de ser enganado pelo PT e sua turminha do mau.

    Marina Silva foi muito sábia em abandonar as fileiras deste partido corrupto, fez o que todo PTista honesto deveria ter feito, sai correndo quando viu no que havia se transformado o partido.

    Quanto ao herói NEGRO, este dispensa qualquer tipo de comentário, pois um homem que ousou condenar a bandidagem do PT, por si só já merece respeito e reconhecimento.

    Agora é só aguardar o dia em que Zé Dirceu apareça algemado sendo conduzido a algum presídio para cumprir sua sentença. E cá pra nós, isso já demorou muito para acontecer. E quando será a vez do Lula? Vamos aguardar.

    • O pessoal de Minas Gerais nada! cego, surdo e mudo.

      • Pina, tudo tem a sua hora e a sua vez e quando chegar a vez da tucanada de Minas, espero francamente que todos os culpados e condenados saiam presos do STF. Não defendo bandido seja este de que partido for, mas no mínimo espero o mesmo das pessoas de bem do PT (sei que existem, são poucas, mas existem).

  5. Na guerra no amor e na política vale tudo.

  6. Como esse pessoal do PT é rancoroso, todos sabem que o barbosa tem problemas de coluna, Bando de idiotas

  7. Caro blogueiro, como pode ser indecente em suas postagens, o senhor demonstra uma afronta a democracia ao se comportar de maneira áspera, ao reportar algo, tenha decência de conhecer sobre o que fala, não apoio Marina muito menos os ladroes do PT E PSDB, agora, o que tem demais a candidata estar sentada ao invés de estar em pé ao conversar com o presidente do STF? Ninguém é mais que ninguém, e além do mais o presidente sofre de dores na coluna, fica em pé devido a esse fato, se informa né blogueiro antes de postar essas indecências.

  8. Esta onda toda serve para a Marina aparecer mais na mídia.
    Para mim ela ja perdeu ao se aliar a grande empresas e herdeiros de bancos privados do Brasil.
    Se chegar a presidência, nada muda …..

  9. DESAMOR
    Não morro de amores pela Marina. Tenho á como reacionária, conservadora e de certa forma até oportunista. Uma por uma, ficaria com a Dilma.
    Mas o texto tem muito de maldade, jornalismo militante.
    1) O Ministro Joaquim Barbosa sabidamente tem um problema de saúde, cujas dores musculares e de articulação aumentam muito quando sentado. Então, ele não olha ninguem de cima por arrogância (apesar de que tem muito disto), mas sim por obrigar-se a ficar em pé sempre que possivel.
    2) Uma possível candidata a Presidencia, envolvida de forma politicamente de forma direta com a questão em pauta, ir ao STF conversar, não significa rasgar a constituição, renunciar à democracia. Ou será que nossa democracia é assim tão fragil, que a visita de alguem ao STF a ameaça?

    Penso até que é desejo de muitos que a dmeocracia seja assim tão frágil, para que possam usurpá-la, canetear, bolivariar. Mas estão e continuarão dando com burros n’água.

  10. Esse imbecil de 247 q não imagino quem seja, nao sabe o que êh um problema de coluna e fica usando isso para malhar o chato do Joaquim Barbosa… Meu tio nao consegue ficar mais de cinco minutos sentado e fica falando com a gente de pé , dai vou achar que ele esta sendo mal educado??? Tomara que de um problema na coluna desse bobalhão ….. A Marina tem direito ao seu partido sim, e, tem que lutar com td o que tiver direito. Vá se catar o 247

  11. Parabéns , Grande
    Marina e Ministro Joaquim Viva a Democracia, a baixo aos mensaleiros do pt e quadrilha do Zé Dirceu.

  12. não há o link para o texto do jurista da USP.