Inspirado nas missões chavistas, Brasil articula contratação de 6 mil médicos cubanos

via Opera Mundi

Inspirado nas missões do ex-presidente Hugo Chávez, da Venezuela, dentre as quais Barrio Adentro!, que leva médicos cubanos aos morros de Caracas e comunidades pobres do país, governo brasileiro quer contratar esses profissionais da ilha de Fidel Castro para adentrar nas regiões que os médicos brasileiros não chegam.

Inspirado nas missões do ex-presidente Hugo Chávez, da Venezuela, dentre as quais Barrio Adentro!, que leva médicos cubanos aos morros de Caracas e comunidades pobres do país, governo brasileiro quer contratar esses profissionais da ilha de Fidel Castro para adentrar nas regiões que os médicos brasileiros não chegam.

A contratação de médicos estrangeiros faz parte das discussões de integrantes dos ministérios da Saúde, da Educação e das Relações Exteriores, além da Casa Civil. A discussão não se limita à  vinda de profissionais cubanos e se estende à  busca de parcerias com Portugal, por exemplo. Nesta segunda-feira (6) o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, mencionou a articulação de um acordo para a contratação de 6 mil médicos cubanos.

No começo do ano, a presidente Dilma Rousseff se reuniu com integrantes da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), de quem recebeu um abaixo-assinado que pedia a contratação de médicos de Portugal para atender nas prefeituras. No final de abril, a ministra-chefe de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, mencionou a intenção do governo de buscar médicos estrangeiros para os locais carentes do país.

A articulação para a contratação de médicos cubanos é conduzida pelos governos do Brasil e de Cuba, com o apoio da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde). Os detalhes, segundo Patriota, e o chanceler cubano Bruno Eduardo Rodríguez Parrilla, ainda estão em fase de negociações. O assunto foi tema de reunião ontem em Brasília.

Patriota e Rodríguez não informaram como será a concessão de visto !“ se será definitivo ou provisório. Segundo o chanceler brasileiro, há um déficit de profissionais brasileiros na área de saúde atuando nas áreas carentes do país, daí a articulação com Cuba.

Estamos nos organizando para receber um número maior de médicos aqui, em vista do déficit de profissionais de medicina no Brasil. Trata-se de uma cooperação que tem grande potencial e a qual também atribuímos um valor estratégico!, disse ele.

As negociações para o envio dos médicos cubanos para o Brasil foi articulada por Dilma, em janeiro de 2012, quando ela visitou Havana, a capital cubana. Na ocasião, ela defendeu uma iniciativa conjunta para a produção de medicamentos e também mencionou a ampliação do envio de médicos cubanos ao Brasil, para apoiar o atendimento no sus (Serviço Único de Saúde).

89 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. sou médico,graduado na Universidad de Guayaquil e para trablhar no Brasil tive que completar o processo de revalidação(independente de onde :EUA,Espanha,etc)todos devem fazer o mesmo…REVALIDAÇÃO!! pq o cubano não???trabalho no interior e não vejo estrutura pra trabalhar dignamente…então que venham cubanos mas não farão nenhuma diferença…triste Brasil…fruto de uma misera política.Deveriam contratar cozinheiros cubanos e assim acabar com a fome no Brasil!!

  2. Convido a todos os a ajudarem o pais, assinando a petição abaixo, contra a instauração do regime comunista cubano aqui no Brasil. Contra a vinda desses “médicos”

    É só copiar o link abaixo no seu navegador e assinar. Juntos venceremos!

    http://www.change.org/pt-BR/peti%C3%A7%C3%B5es/a-presidenta-dilma-vana-rousseff-diga-n%C3%A3o-%C3%A0-vinda-de-m%C3%A9dicos-cubanos

    O Brasil agradece!

  3. Ao invés de contratar médicos cubanos,porque não se contrata os brasileiros que foram pra fora do país estudar medicina e quando chegam aqui seu diploma tem que ser validado,com uma prova impossível de se passar?como Brasileira estou indignada com essa atitude,vamos valorizar o que e nosso e nada melhor que nosso próprio medico brasileiro para entender nossa linguagem.Sou Jane Epaminondas Gouveia,estudante de biomedicina.

  4. Os medicos de Cuba são tão bons, q Fidel foi tratar e operar seu cancer nos EUA! Absurdo esses cubanos no Brasil!

  5. Povo que só fala demais. Esta faltando profissional qualificado e interessado em abandonar grandes capitais em todas as profissões. Entao que sejam todos importados, simples assim…já que ninguém se importa em valorizar e defender o mercado e as condições de trabalho do medico defendo que se deva disseminar essa idéia. O dia que alguma classe como professores, policiais, bombeiros, etc fazerem greve mande todos embora e contratemos de Cuba…
    Falta de patriotismo e respeito profissional…parece competição ou despeito contra os médicos, como se nos fossemos culpados pelas falhas dos sus.
    Só no Brasil que se escancara as portas para atrocidades enquantonem outros países há discriminação contra estrangeiros aqui aparentemente são mais bem vistos. Pessoas como vocês são nossos pacientes do dia a dia…grossos, mal educados, preconceituosos que erroneamente nos vêem como inimigo…
    Hoje são médicos cubanos, amanha professores de universidades…qdo derem por si suas vagas de trabalho estarão ocupadas por estrangeiros e seus salários ainda mais baixos pela saturação do mercado.
    Lá em Cuba nao tem vaga p eles? Esta sobrando tanto medico assim? Queria eu poder clinica em um pais estrangeiro sem ter que provar minha competência fazendo uma prova de validação. E me diga se hoje sua competência nao se baseia em provas? Ex concursos, provas de faculdade, vestibular…
    Nao compensa discutir…e pior cego e aquele que nao quer ver…

  6. sou mae de uma brasileira que fez medicina no paraguai , e estou de acordo com a prova como minha filha, que estudou e nao foi passear, entao quem estuda passa . nao temos motivo para contratar cubanos precisamos fazer prova para os brasileiros, e que seja justa para todos.

  7. Que sejam bem vindo, ou algum dos médicos que irão se formar e os formados, se habilitam em ir pra onde eles vão, com o salario oferecido pelo governo, que seja feito um acordo de 12 meses e prorrogável e que estes profissionais exerçam sua função só nestes locais, pra evitar oque os CRM publicaram que muitos usando destes expediente poderiam migrar pra outros lugares do país, fora disso não vejo o por que da chorumela, alias até aqui em Curitiba eles seriam bem vindos pra atenderem nas US das periferias onde muitos mauricinhos e patricinhas depois de formados tem nojo de atender.

  8. Vocês já viram faltar delegado,promotor ou juiz que queira trabalhar em qualquer cidade do interior que seja?. É a mesma coisa que deve ser feita para com os médicos se sentirem estimulados a se fixar no interior, ou seja, deve ser criada Carreira de estado para MÉDICOS urgente , com garantias , direitos e deveres como é feito para as profissões mencionadas acima.

  9. Quem postou aqui como Médico queimou o filme, textos grotescos cheio de erros de toda espécie, essa e a qualidade dos nossos médicos, que se sente doutores para criticar a capacidade dos Médicos cubanos. Precisa dizer mais alguma coisa!

    blá blá blá blá blá.

  10. Ah tá!! Acredito sim que algum medico que aqui esta postando seja por preocupação a qualidade dos médicos Cubanos rsrsrsr. Na verdade é pela perda de poder de barganha que eles reclamam a isto e nada mais. E outros só por gosto em criticar o governo. Que venham os Cubanos, Portugueses, Espanhois….Marcianos..

  11. Primeiro tem que ser dado condições aos médicos daqui trabalharem, daí podem trazer quem quiserem, preferencialmente que se tragam médicos dos EUA… vamos copiar as coisas de onde elas funcionam…

  12. Por que o Ex-presidente Lula da Silva não foi tratar o câncer em Cuba????

    • Concordo. Pelos comentários acima, os cubanos vão salvar a saúde do país. Balela…

      • Em momento algum alguém disse isso..

      • Salvar a saúde do país, NÃO! Entretanto, amenizar o sofrimento dos que necessitam de atendimento, SIM!

      • sr. wilson fisk

        PELO VISTO VC TEM CONDIÇÕES DE ESCOLHER O MEDICO, O HOSPITAL E O HORARIO QUE VC QUER SER ATENDIDO.evite os medicos cubanos mas entenda que eu e mais 95% da população não temos escolhas, permita no seu pensamento que eles possam me ajudar, quem sabe um dia poderei fazer o mesmo por vc. FIQUE COM DEUS

        • Não, tem não. Você nem faz parte desses 95%. E já foi mesmo olhar a situação da população carente. Sabe mesmo o que elas precisam? Sabe não, você nem quer saber. Elas precisam de emprego…emprego…sabe o que é isso. Ai sabe não. Por que o lulão nunca deu um prego numa barra de sabão…pelo menos não nos ultimos 35 anos. Com emprego, produção, se levanta uma nação. Não se cria uma estrutura do nada, se cria do trabalho. Ah, mas falar da noção de criação de riquezas não pode, isso é capitalismo…é o demonio. Pois é a criação de empregos, dando diginidade aos pais, dando poder de escolha, gerando estruturasa que levantou e levanta toda e qualquer nação, inclusive seu estado de saude. Propostas estapafurdias para distrair e colocar uma classe de bode espiatório so serve pra distrair idiotas, enquanto os ladroes se aproveitam.

    • Mas o Chavez tratou o dele lá…

  13. Esses cubanos são pau pra toda obra? Nem o governo paraguaio aceitou a proposta cubana, por consirar que a grae curriular de cuba e equiparada a de enfermagem. Pau pra toda obra somos nos, que claro que tem excessões, ajtendemos mais consultas do que somos pagos, para ajudar a população, nos viramos pra fazer o possivel com ucos recursos, gatos dinheiro do meu bolso prw comprar pequenos equipamentos que a UBS devia me fornecer, faço vaquinha ate pra comprar trlefone descente pra UBS, fico depois de expediente atendendo de favor.
    Se e so pra preencher vaga, que ponham os enfermeiros pra atender. So minha conta de celular vem um absurdo, pois tenho que faz ligação particular d pacientes carentes, para hospitais de outra cidade pra discutir caso de paciente, que estudo 2 hrs por dia depoisk do meu expediente.
    Gostaria de saber a profissão dessas pessoas tão nobres que tem essas criticas embasadas. Tenho certeza que consigo construir criticas não fundamentadas tambem.
    Agora o fato de eu ter estudado muito, e não sou mauricinho, e querer receber receber bem pra ser um profissioenal bem qualificado parece um pecado. Espero que os criticos sejam atendidos por medicos cubanos tão qualificados, e possam tecer seus elogios depois.
    Ah, lembrando, a cota de brasileiros que la estudam se destina a indicação politica, e não por merito academico.

    • Bruno médico que nem você não tem aqui nos postinhos nossos de Curitiba. Aqui é cidade de burguesada metida a besta, não sei se notou pelos comentários?

      Mauricinho não é o cara que estuda muito, mas é o cara que o pai dá condições de estudar muito. Sei que tem poucos nos cursos de medicina do páis de origem humilde (tive um primo que terminou medicina) a maioria é gente de classe média alta para cima e não se importam com as classes menos favorecidas.

      O Paraguai é um país desorganizado e não serve como parâmetro para nada.

      Amigão você é muito “você”, muito super herói…Tem que aprender a dividir as coisas…

    • Você desejar um bom salário é um direito, porém, um médico questionar a competência dos colegas de profissão de outro país, no mínimo é antiético, e a medicina cubana é muito bem conceituada SIM!
      Pau para toda obra?
      Essa frase pode ser interpretada de diversas formas.
      Principalmente de forma positiva

      • Se eles são competentes conseguem passar em uma prova que não é nada demais. É semelhante a prova de residencia, e grande parte dos medicos brasileiros tem competerncia para faze-la. Caso contrario, não devereiam receber seus CRMs, assim como os cubanos ou qualqueoutro médico. Eu seu sa minha competencia, estuwdei em ma das 5 melhores univerrsidades do país, nunca reprovei em nada. Atendo uma população carente, dou a alma em uma posto saude, e uso o SUS, e tenho que ler tanta ignorancia pseudoesquerdista.

        • Que bom que você dá a alma e atende bem seus pacientes, tomara que mais médicos sigam seu exemplo.
          A maior ignorância está no fato das pessoas rechaçarem o novo e se recusarem a mudar. Os juízes do Brasil passam em provas dificílimas e depois de empossados, fazem o que vemos todos os dias..Provas não cicatrizam feridas dos pacientes, agora trabaho, dedicação e boa vontade sim…Venham Cubanos ajudar nossos colegas a cuidar de nosso povo.

        • Ignorância é se auto elogiar como se fosse o último biscoito do pacote, criticar a vinda de médicos que poderiam amenizar o desespero do milhões que não tem acesso ao sistema de saúde, pior questionar a competência dos profissionais da medicina cubana reconhecida pela comunidade internacional, de forma antiética. Esse acordo de cooperação entre as duas nações é muito bem vindo e a população dos rincões do Brasil, das periferia e favelas agradece.
          Bruno Mota,
          um pouco de humildade lhe faria bem!!

        • onde foi se tratar o MARADONA MESMO?, NOS ESTADOS UNIDOS? NA EUROPA? NO BRASIL? ou em cuba, só quero lembrar que quem tem muito dinheiro procura o melhor atendimento, OU SERÁ QUE O MARADONA JA ESTÁ BEM POBRETÃO QUE FOI PRA CUBA?

      • Eu não sabia que ensinava-se por aí tanto mitologia? Desde quando Cuba é bem conceituada? Só se for aqui pelo povo amante de cuba, apaixonados pelo regime comunista marxista assassino a toda prova. Ora, é claro que Medicina de Cuba é boa coisa nenhuma. Ah…mas voce disse consceituada, bem conceituada. Ah…eu posso da bem direitinho um conceito para ela. É uma Medicina ruim e atrasada. Pronto, eis um conceito. E verdadeiro. Ah, ficou triste. Não chore. É a vida. Mas temos faculdades boas por aqui, e são inumeras, formando muitos mais e meelhor que la. Viu, nem precisa chorar.

    • Bruno, a proposta não é só para médicos cubanos. É também para médicos da Espanha e Portugal, onde o desemprego destes profissionais chega a 30%.

      Você tem todo o direito de querer ganhar mais. Porém, a discrepância dos salários dos médicos em relação aos outros profissionais de saúde é imensa. Odontólogos, enfermeiros, bioquímicos, psicólogos e outros têm salários médios de R$ 2 mil na maioria dos municípios brasileiros.
      Sou psicólogo há 32 anos, formado pela UFMGa, pós-graduado e estudando sempre. Recebo R$ 2.822 por 8 horas/dia. Os médicos do meu município R$ 12 mil. Poucos cumprem as 8 horas na ESF. Quase todos trabalham apenas 4 horas e recebem por 8.

      • A proposta era só pra Cubanos…mas o tolinho nem percebeu a jogadinha da presidente. Presta atenção, rapaz, se oriente, pela constelação do Cruzeito do Sûl e não pela bandeira cubana.

    • Bruno Mota, pare de fazer vergonheira aqui, você esta queimando o seu filme, isso é, se você e médico realmente! tudo indica que não, só tá pagando pau para otário.

  14. Como tem gente inocente… dá até pena… o objetivo desses médicos estrangeiros infiltrados no nosso país é fazer foco de guerrilha e movimento comunista no interior. Por que não chamaram médicos sul-africanos??

    É por isso que o pobre se lasca… por causa da sua ignorância…Pobre querendo viver as custas do Estado vai sempre se dar mal no final.

    Esqueceram de chamar os infermeiros da Coréia do Norte…KKKKKK

    Esqueceram de chamar os auxiliares de enfermagem da Venezuela…KKKK ou do Irã quem sabe…

    • Mais um tonto saindo do bunker a caça de comunistas.

      • Bunker a caça de comunistas. Se sente inteligente dizendo isso, não é? Mas não quer tomar um golinho do chá de zabumba da realidade não, né? Veja os fatos. Hugo Chaves, o finado, implantou a coisa toda la, sem vasilina. O índio cocaleiro, colocou com areia. Aqui você acha que vão por lubrificante de motel, é? Obviamente que não. Mas todos avantes juntos pelo cumpadre Lula, que prometeu Reforma Agrária, mas fortaleceu “Sem Terras”, que prometeu frentes de emprego com dignidade, mas humilhou os brasileiros com o vicio de cabestro do bolsa escola. Que criou cotas raciais, fazendo surgir discriminação branca e negra. Que prometeu justiça, mas desmontou o judiciario e desmoralizou a classe do direito com o processo do mensalão (alguem foi preso?). Que fez paredes de tijolos chamando de Institudo de Educação Tecnica, e até faculdade, mas não manda recursos para a mesma, ate por que a verba para a educação de qualquer nível no Brasil é ínfima. Que falou em logistica empresarial para desaguar produtos e pessoas e promover integração, mas que não levanta um dedo para deslanchar o projeto de trens no Brasil (somos escravos de carros, ônibus e caminhões). Em país civilizado é quase uma estação a cada esquina. Que diz uma coisa hoje e faz o inverso amanhã. Que pos uma assassina, sequestradora no poder, quase uma mangoça à população. Que estabeleceu seu proprio sindicato do crime, PT + PCC + CV, imagem da sua “Mãe Rússia” e sua conhecida máfia hegemónica mundial. Que quer varrer do nosso meio qualquer condição de reação, estando ele e a “usurpadora” (tudo agora né em espanhol?) governando a base de decreto…moda esta que ate o judiciário ta seguindo a onda, transformando os poderes desarmõnicos e pelegos de uma só mão centralizadora, o partidão.

        Ah, tenha santa paciência. Só mesmo um país que não tem a decência de cultivar bons valores aceita isso calado e se deixam comprar tão barato. O Bolsa Família comprou os votos de inumeras campanhas para o PT. O Bolsa Cubano vai comprar a dignidade e a capacidade de pensar. Verdade sempre será verdade, não se pode inverter, subverter sem consequencias. Não adianta deixar um altomóvel mofando, enferrujando por anos e então ajeitar sua flandagem e achar que isso consertara a máquina, ainda mais se a tinta é vagabunda. Por que passar a tinta cubana na Carro dessa nação? Só para nos distrair que esqueçamos que se deve consertar a máquina…ora, ora, senhores. Até quanto vão viver de versões modificadas de esmolas, de pão e de circo? Não está mais que claro que esse governo intenta agir perfidamente contra a nação com interesses mesquinhos sob a égide de uma ideologia barata e assassina? Quando irão abrir os olhos?

    • Pelo amor DEUS, quanta ignorância! Pensei que esse discurso anticomunista do Período Militar de cunho fascista não existia mais. De onde surgiu esse excremento que tem medo dos comunistas que comem as criancinhas?

      • Fala Sério e bom a gente ficar de Olho Vivo com esses loucos.

      • Como se a ditadura fosse algo realmente anticomunista. Acho que esse excremento deve ser algo pensante, o que é extraordinário. Por que aquilo que devia gerar pensamentos (seus neurônios), exalam atraves de sua palavras o odór fétido da postiça informação.Ai é, sabia não, que mais fascista que um nazista, só mesmo um comunista? Pois fique sabendo ou embruteça-se na ignorância. Por que sempre tem-se que mencionar fatos e fatos dobre a cortina de Ferro, sobre as mutilações comunistas, sobre a propria natureza socialista do nazismo, escola irmã do comunismo (com muitos tratos históricos, inclusive). Mas preferimos fechar o olho para a realidade. Não há nada mais brutal que uma ideia que bom o ideal de sua consecução acima do valor da vida humana e ainda se travestindo de bonzinha…assim é o comunismo marxista, usurpador de tão bela palavra que em sua essencia não tem culpa é claro. Mas não se percebe, não é. Não, as idéias morreram, os homens de hoje são acéfalos, ou são tão inteligentes, tão evoluidos que ultrapassaram o plano das idéias…devem mesmo é tocar a verdade. Ai, ai. Claro que a idéia subsiste e é mil vezes mais destrutiva, pois pegou nações sem defesa, despreparadas…campo aberto para se entrar como um vírus. E é isso mesmo, o Marxismo é como um retrovirus, tal como HIV 1 e 2, prospera lindamente rapido, aproveitando mesmo aqueles que deveriam ser a defesa…os que deveriam ter cérebro. O dificil é fazer um coquetel segurar esse “veneno” (virus, do original russo…nada mais adequado) e por esses organismos em ordem. Mas o importante é viver e lutar. Quem sabe perceberam que um mundo sem liberdade não é mundo aceitável e assim se expulsa o vírus…o comunismo marxista.

    • Quanta besteira escrita seu JOSÉ NEM UM POUCO BRASILEIRO… Que dizer que eles vão vir fazer guerrilha? Que mais? Vão trazer disco voador, a Interprise, o Capitão Kirk? Vão ressuscitar o Che Guevara?

      Tem dó amigão porque você não chama mais neurônios para ampararem seu raciocínio?

      • Bruno, a proposta não é só para médicos cubanos. É também para médicos da Espanha e Portugal, onde o desemprego destes profissionais chega a 30%.

      • Quem sabe os seus, se voce os tivesse. Vem cá, tu já leu história? Você nunca viu movimentos se refazerem dentro de décadas não? ou imperios ressurgirem do nada? Ou saber que do mesmo jeito que voce, havia idiotas que achavam que as coisas não podia mais acontecer? Que guerrilhas, revolução, mudanças é coisa do passado…ah, você é tão mais inteligente que os homens da antiguidade, não é. E um cara divertido, deve ser um ótimo bufão. Mistura simbolos capitalistas e comunistas, interprisse e o sanguinário guevara. Que inteligente…é como misturar doce e salgado, não é. Ah, mas voce nunca ouviu falar de MST não, né. Não, ouviu não. Você acha que FARC é uma lenda, um mito. Você acredita que a Dilma ama um Brasil intacto, não é. Tão bonitinho sua ingenuidade. Ah, e você acha que a influência do Brasil nas proprias fronteiras são 100%. Ou ainda que as proprias formas armadas já não estão daçando rumba…ah, não sabe não. Mas você acredita no Cubano libertador…entendo até onde chega o alcance de seu cérebro.

  15. Bruno Mota, parabéns pela colocação. Acham que colocar médicos cubanos em periferias ira resolver o problema…pobre ilusão…
    Pegue esse dinheiro e vá investir na educação, deixando mais pessoas capazes de realizar o sonho de fazer medicina em boas faculdades, pq qlqer uma onde se pode financiar o curso em x parcelas e fazer medicina usando bonecos de borracha tb nao serve. Medico deve ser medico, profissional qualificado e nao apenas importar ou criar alguém q tenha um crm para carimbar receituários que ele nao tenha noção do que esta realmente prescrito.
    Senhores governantes, vcs sabem que o q necessita e de infraestrutura, equipes completas de Psf e tb pagamentos em dia dos salários…coisa que ninguém vê, principalmente após eleições derrotadas…
    Do que adianta um medico em uma periferia sem um dea, sem sequer uma ampola de dipirona p ser feita..nisso ninguém pensa…medico p ser bom precisa de boas condições…de ter o que fazer pelo paciente…pq as vezes nao tem nada, uma medicação sequer nessas santas casas falidas, já que suas verbas foram usadas para campanhas eleitorais ou para pagar dividas dessas. Em muitos desses lugares nao a nada recorrer a nao ser deus…para ajudar aquele paciente e p te iluminar p q nunca mais te deixe dar plantão naquele fim de mundo onde saúde e política andam lado a lado.
    E triste saber que tapam os olhos da população e lhe dão a falsa idéia de que quanto mais medico mais saúde….o que ninguém sabe e q o clinico da pequena cidade e periferia tem cota de exames delimitada…de medicação e
    encaminhamentos aos especialistas…que mesmo com cubano, medico qualificado ou nao…ainda serão liberadas 5 vagas de cardio para os 6 mil habitantes da sua área…logo, a medida do governo contribuirá para aumentar uma bola de neve…
    Quem sabe em 2014 se tenha pensamentos mais profundos e articulados…que se note que se deva priorizar as bases de uma pirâmide…que nessa doença chamada politica tb deve se tratar a causa e nao apenas a sintomatologia.
    Política deprimente, medidas, propostas também e perspectivas mais ainda

    • Pegue esse dinheiro e vá investir na educação?
      Não sou petista, porém, reconheço quando postam comentários descontextualizados da realidade, o governo petista pode ser acusado de tudo, menos de incompetência em relação a educação.
      O PT realizou uma verdadeira revolução na EDUCAÇÃO. Eduardo Guimarães, em uma matéria do Brasil 247, deu um exemplo desta Revolução: “Negros pobres não frequentam apenas os mesmos aeroportos e shoppings que a elite branca de ascendência europeia do Sul e do Sudeste. Agora começam a frequentar as mesmas universidades. Em alguns anos, por todo país surgirá uma geração de médicos negros ““ um fenômeno impensável até aqui, mas que irá ocorrer em pouco tempo devido ao Prouni e às cotas para negros nas universidades”.
      Graças ao governo petista, alunos pobres oriundos de Escolas Públicas, negros e índios ingressam em Universidades públicas e particulares, os recursos destinados a Educação Pública aumentaram significativamente, foi criada a Lei do Piso Nacional do Magistério que deu dignidade aos professores, estabelecendo um piso nacional e, um terço de hora atividade destinado a melhoria do ensino-aprendizagem. Programas que no governo Tucano seriam impensáveis, pois esta turma (caterva), nunca se preocupou com os menos favorecidos, aqueles que mais necessitam do GOVERNO

      • ….
        Prouni, cotas e aprovação obrigatória na educação básica…
        Qto investimento na educação…nao me interessa se e Pt ou psdb…
        Quem estudou muito para ter acesso a faculdades publicas se remoe vendo essa distorção…
        Qualidade nao mais importa….que venha a quantidade.
        Vergonhoso…..

        • Distorção, seria tratar pessoas socialmente diferentes em regime de igualdade, os alunos que ingressaram na Universidade pelas cotas ou pelo Prouni estão se destacando, ou seja, valorizando o investimento público. Sou professora, na educação não existem fórmulas prontas ou mágicas. De maneira que, todo professor e toda instituição escolar deve criar seus próprios recursos, mecanismos e procedimentos. Trocar experiências e aplicar novas metodologias com o objetivo de diversificar as possibilidades de ação docente, no sentido de refletir, melhorar e potencializar o ensino-aprendizagem. Cabendo ao governo o investimento, políticas estratégicas de longo prazo, planejamento e, é óbvio a preocupação com os menos favorecidos, aqueles que mais necessitam do governo.

          • Claro que vocẽ com esse palavrório insubstancial defende as teses tresloucadas desse governo e dos teóricos como Freire e Marilena Chauí, ambos comunistóides inveterados. Como diz o matudo “mermoQueTaVenu” esse besteirol de professor tem que se virar para aplicar do limbo nova metodologia mágica numa reflexão yogi nirvânica para alavancar um processo jargonizado do ensino-aprendizagem. Ladainha velha, minha camarada. Quem te conhece que te compre.

  16. Vergonhoso isso. Sou médico formado na UFMG! Trabalho por um salario de 8 mil reais, no interior (salario menor que o pago aos cubanos) e no meu posto de saude tem 3 equipes de PSF. Não falta nenhum medico, mas faltam 4 tecnicos de enfermagem, faltam 8 ACSs, faltam tecnico administrativos, faltam remedios, faltam exames, e falta uma serie de condições de trabalho. Faço PSF porque gosto, porque ganharia muito mais com plantões. O grande problema da saude no Brasil e a fala de estrutura e essaa demagogia criminosa dos politicos e desses blogueiros comprados que os defendem. Trabalho em uma prefeitura do PT, sou socialista, mas esta uma vergonha a politica publica de saude no Brasil. Ai me vem a presinta com uma proposta eleitoreira e criminosa como essa. Gostaria de propor a importação de politicos, pois os nossos sao pessimos. Gostaria de propor que estes se tratem com esses medicos cubanos sem validaçao do diploma, pois os merecem. Cuba não consegue controlar nem uma epidemia de colera, e vem o governo com essa canalhice agora. Ja pensava em abandonar o PSF, agora então e quase uma certeza.

    • Bruno Mota, se importarmos políticos, serão os “ditadores de Cuba”. O que você acha da ideia?

      Com relação aos médicos, sopu totlamente a favor. Não sou formado em medicina, sou usuário do sistema único de saúde, onde vejo postos com falta de médicos, simplesmente pelo fato de faltarem médicos.

      Na minha cidade, o ultimo concurso realizado registrou poucos candidatos para a função de médico, e posso garantir, não foi por conta de salário. Diga-se de passagem, o valor era até bom.

      O que acontece hoje é que grande parte dos formando em medicina não querem trabalhar no SUS. Preferem atender em consultórios particulares, onde ganham bem mais que uma prefeitura possa oferecer.

      Você acredita que uma pequena prefeitura possa pagar R$ 20.000,00 por mês para um médico?

      Outra coisa que eu, como usuário vejo, são médicos que fazem atendimento de cinco minutos (não são todos) nem ao menos ve o real estado do paciente. Faz diagnóstico quase que no achometro.

      • Me fale qual prefeitura paga 20 mil. Mas que ealmente pague. Não conheço nenhum colega de faculdade que ganhe isso.

        So faltam medicos em cidades que não oferecem condiçoes de trabalho. Ate cidades que pagam mal tem medicos. Eu mesmo ja sofri calote de uma prefeitura, e isso e algo muito comum para medicos.

        Outra novidade para você. A grande maioria dos medicos brasileiros trabalham para o SUS, mesmo que não seja no PSF, trabalham em outros serviços. A falta de medicos em PSFs, se deve a pessimas condiçoes de trabalho nos postos, que acarretam uma sobrecarga enorme sobre o medico. Ah, tambem faltam medicos em UPAs e hospitais picaretas, onde a frustração por não se poder fazer nada pelo paciente espanta os profissionais.

        As consult duram 5 minutos? Então fique saabendo, que o governo preconiza que sejam realizados 16 atendimentos no turno de 4 horas, alem de se realizar o levantamento epidemiologico da area ( coi que poucos fazem), fazer a produção do dia e preencher uma serie de reelatorios.

        Eu sou um dos primeiros a chegar no meu posto de saude, fico abarrotado de trabalho, ouço insultos e recebo reclamações porque sou sério e não quero drogar a população do meu bairro com psicotropicos. Estudei muito, em uma faculdade de ponta, e não acho que tenho um salario adequado… Em um plantão de 12 horas eu ganho 1000 reais, trabalhando para o mesmo SUS.

        Se voce acha que espera muito por uma consulta de 5 minutos, expriemente ser atendido por um plano de saude, sua espera sera maior. Expriemente ir pagar uma conta no banco, ir em um cartorio, ou ser atendido em qualqu serviço publico.

        Existe uma percepção de que o medico e rico e arrogando que não é real. Se você acha que a saude publica é ruin, e pelo péssimo planejamento e administração do governo, que até tem alguns bons projetos ( e eu me intero e trnto participar de todos que posso) mas a gerencia joga todo o pepino da falta de estrutura nas costas dos médicos, e tambem dos enfermeiros e tecnicos, que nao suportam e partem para outras areas.

        Mas se voce acha que um medico que não consegue nem passar em uma prova simples de revalidação de curso vai resolver o problema… Então tudo bem, procure um deles para se consultar. Se alguem em sua casa tiver uma doença grave, peça a ele o diagnostico e tratamento correto.

        • Bruno, concordo com você em criticar as péssimas condições de trabalho nos serviços de saúde, não só para o médico como para os outros profissionais odontólogos, psicólogos, enfermeiros, etc.
          Mas, vários municípios do Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, onde moro, oferecem R$ 20 mil de salários e não encontra médico que queria morar nas pequenas localidades.
          Em Minas Gerais. Imagine no norte e nordeste do país como está a situação de cobertura do atendimento médico.
          É preciso melhorar a formação dos profissionais médicos nas Universidades e aplicar-lhes testes como o da OAB. E que isso seja feito com os médicos do exterior, de Cuba, Espanha e Portugal, como o Governo anuncia.
          O povo quer qualidade dos serviços médicos que tem cada vez piorado mais.
          Fui Secretário Municipal de Saúde de Chapada do Norte, no Médio Jequitinhonha, e sofri na pele a cada vez maior exigência de privilégios – e não direitos – de médicos. No meio dos contratos queriam dobrar salários, fazendo leilão, com ameaças de não atendimento, precisando de adulação para atender casos graves.
          Não foi um caso isolado. Com vários profissionais. E a rotatividade aumentava sempre.
          Aí, pega-se qualquer um. Os formados em Universidades péssimas. Ficam pouco tempo também . A própria população exige sua saída.
          Felizmente, há bons profissionais que seguram a barra de falta de estrutura dos serviços. Infelizmente, são poucos.

    • Bruno Mota,
      adoro navegar pela internet e, cansei de ler reportagens de pequenas prefeituras espalhadas pelo interior do Brasil que não conseguem profissionais da medicina, mesmo pagando bons salários, imagine aquelas que não tem condições.
      Os médicos cubanos são reconhecidos por toda comunidade internacional pela competência.
      Como postou H.92 com muita sabedoria: A população dos rincões do Brasil, das periferia e favelas agradece.

      • Querida vá estudar política e movimentos revolucionários, antes de aceitar as esmolas dos outros de bom grado…

        • José Brasileiro da Silva,
          esmolas?
          Pelo seu comentário você não conhece patavinas de política, muito menos de movimentos revolucionários. Gostaria que definisse os dois conceitos. Pois quem chapa uma cooperação entre duas nações e Relações Exteriores de esmola é um analfabeto político.

    • Para os padrões Brasil R$ 8.000,00 é um mega salário, nem precisa se incomodar se o outro ganha mais.
      Quanto mais médico melhor, mais gente pra atender o povo. A maioria da população médica brasileira é composta por mauricinhos e patricinhas, que não estão dispostos a encarar uns interiorzão, a maioria quer se concentrar em grandes centros, isso é um fato. Tem prefeitura no interior com dificuldade em preencher vaga, mesmo pagando bem. E esses Cubanos são pau pra toda obra, se mandar pra Tocantisn os caras vão, vão pra Amazônia, não tem frescura e nem medo de por a mão na massa.
      Devia ter uma cota nos cursos de Medicina das universidades públicas para alunos vindos de classes de pessoas mais simples, pois estes saberiam entender melhor o povo do que a burguesia. Aí a saúde pública teria mais chances de dar certo.

      • Trabalhador tão roubando seu dinheiro embaixo das suas barbas, mas seu ódio lhe cegou…esqueceu do fato de: quem mantém as péssimas condições do SUS é o próprio Governo Federal, ou seja, a própria Dilma.

        • Ah tá! Você quer dizer que antes da Dilma o SUS funcionava.

        • José Brasileiro, conheço bem as condições de saúde do país, enterrei um pai faz dois anos, vítima desse sistema ineficiente. Conheço bem o afamado trabalho dos médicos cubanos, eles tem a ELAM, com tem 19.550 alunos, do mundo todo, todos bolsistas. Os médicos Cubanos salvaram a vida de muitas pessoas no mundo em 5 décadas. A Nea sabe muito bem o que está dizendo. Então vá estudar política você…
          Os Cubanos são bem vindos sim…

        • O sus é o plano de previdencia que mais atende no mundo.
          Aqui em Londrina temos o HU,,tenho plano de saude,mas ouvi isto de um medico respeitado que se um dia ficar doente,que o levem para o HU.
          hOJE OS MÉDICOS QUE ATENDEM A PLANOS DE SAUDE ,DEMORAM ATÉ MAIS SE VOCE FOSSE EM UM HOSPITAL DO SUS.
          Tenho parentes que levam uma vida tranquila em matéria de saude ,somente com o SUS.
          É só fazer o acompanhamento agendando suas consultas com especialistas,que sempre voce estará fazendo um exame ou outro.
          Os que falam do SUS,é porque querem de uma hora prá outra,curar doenças como pressão alta e gripe,na hora que lhe convem.
          Vão na Europa prá ver se tem plano de saude de graça como aqui.

    • Dr Mota se você for Médico como escreve, Sinceramente!

  17. Ja pagam rios de dinheiro eles não querem ir.

  18. A população dos rincões do Brasil, das periferia e favelas agradece.

  19. Não sou médico nem relação humanas, sou politico que nunca teve mandato, mas conhecedor da vida politica. Este assunto é facil para resolver.Lembro do Dr.Oscar Alves que foi Secretário da Saúde, no último Governo de Ney Braga, que
    PAGAVA UM BOM SALÁRIO E ADMITIA MÉDICO PARA TRABALHAR NAS CIDADES QUE NÃO TINHA MÉDICO. Pronto esta a solução!

  20. Enquanto isso o curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos está em greve, há meses, por falta de condições de ter um ensino de qualidade. E o governo federal vai importar médico. É muita cara de pau fazer caridade aos cubanos com o dinheiro do meu imposto. Por que não investem aqui ????

    • Esse é o Governo do PT, ajuda os de fora… e ferra os Brasileiros. FORA PT

      • Enquanto isso médicos cobram 300 reais a consulta de 10 minutos,e antes dos 50 são grandes fazendeiros.
        Aqui em Londrina falta médicos e sobra advogados,que venham os cubanos que são ótimos.

        • Na verdade ,na hora de sua morte, amém,v.c. deve contar com um médico cubano,mal formado(curso de 4 anos).Argumento pueril,emotivo e sem embasamento,esse seu.90% das consultas no Brasil são realizadas pelo SUS e v.c. sabe quanto custa uma consulta:7 reais.VAI ESTUDAR INOCENTE ÚTIL.,

        • gente é muito simples faltam médicos porque o governo é preguiçoso, e sem criatividade e coragem, além de roubarem a maior parte d o dinheiro da saúde e educação. Faltam médicos porque votamos errado! colocamos incompetentes no governo que só pensam em votos. É tão fácil construir hospitais escolas nestes locais, em convênio com a federias e até mesmo particulares, com UTI e centro cirúrgico (inclusive) , mas preferem roubar, roubar para enriquecerem e continuarem no poder a la Sarney. E depois, é so contratar médicos da América Latrina e incompetentes europeus.

          • O que sugere então, que o povo fique esperando o governo deixar de ser preguiçoso, acertar a casa e formar médicos e locais adequados de tratamente? O páis é grande, faltam médicos principalmente em regiões carentes do país, no norte.
            Segundo estudos, em 2011 o Brasil tinha menos de 2 médicos para cada mil habitantes, somente em 2021 chegará próximo a (2,5). Em 2011, dos quase 372 mil médicos registrados no Brasil, aproximadamente 209 mil estavam concentrados na Região Sudeste, e pouco mais de 15 mil na Região Norte. Leia a matéria na integra http://www.infonet.com.br/claudionunes/ler.asp?id=144066.

    • Quanta ignorância!
      Não acredito que um cidadão seja tão imbecil, a ponto de postar tamanha asneira.
      Deve ser um dos profissionais pagos pelo desgoverno do Paraná.

      • E vc deve ser mais uma inutil a serviço do PT, que não estimula os médicos Brasileiros, sucateia os hospitais pelo país. E ainda quer “importar” Médicos de CUBA, Vá se tratar.

        • O dia que você estiver se torcendo de dor em um posto de saúde, lembre de suas palavras…
          Garanto que nesse dia pedirá a Deus que mande um médico para lhe atender, qualquer um, poderá ser Cubano, comunista e fumar charuto…

          Você representa o que nossa sociedade tem de pior, suas frases cheirma mal..

          • Exatamente Sr. Agora lembre-se que No BRasil, no Paraná e em Curitiba, saúde é tratada como algo “desnecessário”, hospitais e postos de saúde sucateados, médicos sem material, instrumentos, ganhando miseros reais do SUS e Planos de Saúde, então “importar” médicos Cubanos é dizer ao Povo brasileiro que está “tudo bem”, quando pacientes morrem em postos de saude e em macas e no chão de Hospitais. e ainda abrem a fronteira para a vinda de mais de 600.000 haitianos, para atuarem em sub empregos, e encher ainda mais hospitais no Brasil, Médicos a gente tem de sobra, falta incentivo, investimento.

          • FALA BURRA, em um país onde um sujeito burro, ignorante e metido a besta como você é professor do estado, o que poderá ser pior?

        • Diferentemente de você, não sou comissionado, entrei no serviço público pela porta da frente, ou seja, através de concurso público, nos vinte anos que atuo no serviço público não tenho nenhuma falta, nem sequer um atraso. Não sou petista nem pretendo ser, muito menos puxa-saco do desgoverno que “desadministra o Paraná”, não tenho nada contra os médicos brasileiros – ninha filha a pouco tempo atrás fez uma cirurgia complicada de grande porte por um médico abençoado, o qual realizou um excelente trabalho, serei eternamente grato a esse profissional. Entretanto, tenho consciência que faltam profissionais da medicina no Brasil, em vários rincões espalhados por todo país, portanto, a vinda desses 6000 médicos cubanos será uma verdadeira benção para a população que necessita de atendimento. Agora, para os que torcem contra o Brasil, ignorando o sofrimento dos mais necessitados, pensando exclusivamente na teta pública, a qual não tem direito…

          • NEA APOIADA, 100%

          • Os médicos não vão para o interior pq os governos não dão estrutura adequada para isso. Não discuto a formação dos cubanos, portugueses ou qualquer outro, mas os mesmos viram para cá e não ficaram pq não temos condição de trabalho!!

        • Acho que falta conhecimento para o cidadão, os ensino da medicina em Cuba é um dos melhores do mundo.

          Hoje em dia temos uma falta muito grande de médicos querendo trabalhar em postos de saúde nas cidades grandes imagine nas pequenas cidades no interior do Brasil onde ninguém vai esses Cubanos vão aceitar trabalhar e ficaram feliz da vida quando voltar para Cuba com o dinheiro no bolso!

          • Não é não. A grade curricular de Cuba não é aceita em nenhum outro pais ( exceto Venezuela). A medicina la não é boa a anos, mas muitos anos mesmo, tipo uns 30.
            Brasileiros que la estudam entram por indicação politica, e não por merito. E so vao pra la por não passarem em nenhuma faculdade publica brasileira, mas neuma mesmo.

          • Olá Bruno!
            Os erros de português que comete são prova cabal de que fugiu da escola. E querer teorizar sobre medicina, espero que não seja um profissional da área, pois aí daria a dimensão correta nas mãos de quem estão os brasileiros, é para quem estuda e lê.

        • O imbecil,ninguem quer ser medico no Brasil.com esse manah caindo do ceu que são os politicos,hoje se forma cinco advogados prá cada médico.
          O Brasil precisa de 20 mil médicos cara.