Governo Richa tenta retomar privatização bilionária no Paraná

Charge de Simon.

Charge de Simon.

O governo neoliberal de Beto Richa (PSDB) voltará a insistir, esta semana, na privatização dos serviços públicos no Paraná. Pelos próximos 25 anos, o tucano pretende repassar tarefas que competem ao Estado para empresas privadas pagando a bagatela de R$ 2,9 bilhões.

Embora o governo do PSDB possa ser encerrado nas urnas já em 2014, Richa pensa em amarrar o contrato até 2040. Só a título de comparação, ao final dessa privatização bilionária, Richa estará com 70 anos.

Nesta terça-feira (7), o secretário do Planejamento, Cássio Taniguchi, guru ideológico do governo Richa, voltará à  Assembleia Legislativa para conduzir audiência pública sobre a Parceira-Público-Privada (PPP) denominada de Tudo Aqui Paraná!.

O desembargador do Tribunal de Justiça, Abraham Lincoln Calixto, chegou a conceder uma liminar permitindo que a oposição tenha acesso à  documentação do Tudo Aqui Paraná!.

Na própria Assembleia, deputados da própria base governista chamam essa PPP de “pé-de-meia” ou, sem papas na língua, de “picaretagem”.

Acerca do projeto

A Parceria-Público-Privada (PPP) prevê a instalação de centros de atendimento em Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. De acordo com o edital de licitação, o governo pagaria R$ 9,9 milhões mensais para a empresa que vencer a concorrência. Segundo o Executivo, cada unidade deve reunir 34 órgãos e 171 serviços, como emissão das carteiras de identidade e de habilitação e solicitação da 2.!ª via de contas de luz e água.

21 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Querem implantar um sistema que o governo vai pagar muito mais do que fazer concurso público para atender o cidadão.
    Trocando em miúdos:CORRUPÇÃO A VISTA.
    Vamos ter que engolir durante vinte e cinco anos uma coisa que não se sabe se vai dar certo, e ainda pagar mais por isso.
    Esse governo está sendo irresponsável com o dinheiro público.
    Para não dizer nos roubando o direito de escolher!
    Fora corruptos do governo estadual!!!!!!!!!!!!!

  2. Eu não vou mais preocupar com que é certo para muita gente. as privatizações no parana dos serviços publico é inevitavel. o povo vão ter surpresas do trinta de dezembro de 2014.como em 2003.não adianta esperniar .na assembleia legislativas ninguem ganha uma do beto. la o rolo e forte o traiano fala para não votar contra o governo ,e a maioria vota com o traiano ,a ………….. é a maior inimiga dos pobres ,juntamente com os outros pastores.so dá governo. o verri cansa de pedir mas e em vão. imagino as igrejas desses pastores!

  3. Ou é coitado quem cai 18% de aprovação em 1 ano? Ou é coitado em qualquer enquente quem aparece em último colocado? Não sei não, acho que teremos muitos comissionados no olho da rua a partir de 01º de janeiro de 2015.

  4. Mas essa PTzada não tem mesmo mais nada pra inventar, o povo não cai mais nesse golpe de privatizar Copel, Sanepar ou qualquer outro órgão do Estado, uma vez que nenhum candidato é louco suficiente para fazer tal coisa tão próximo de uma eleição.

    CHORA PTZADA, A CANDIDATA DE VOCÊS JÁ FOI PRO BRÉJO ANTES MESMO DE SER CANDIDATA. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • Vai procurar um desenho animado ou um video game seu pirralho de merda, em 2014 seu olho vai ser furado de novo.

  5. CARO AMIGO ESMAEL VALE OBSERVAR QUE O ATUAL GOVERNO JÁ ESTÁ COM AS PRIVATIZAÇÕES EM ANDAMENTO, EXEMPLO: NO DEPARTAMENTO DE TRANSITO DO ESTADO, NO 0800, JÁ ESTÁ SENDO APLICADA A PRIVATIZAÇÃO, COM EMPRESA QUE NEM UM ANO DE CNPJ TEM. ENTÃO NO MODELO MICRO PARA AMPLIAÇÃO PARA MODELO MACRO, DIGO PARA O GANHO MENOR VAI PAFRA O MAIOR. RSRSRS.

  6. Ninguém desconfia do porque dessa picaretagem agora… Ano que vem tem eleições, e quem vai financiar a permanência desse estropício no governo??????????????????

  7. O que falar né!?!?! Agora o alvo é a privatização total da empresa paranaense de energia (copel).

    • Verdade Danilo este é o próximo alvo. Ficará caro e não terá qualidade, assim como na área da telefonia. Penso que ñ podemos deixar isso acontecer pois empresa privada só visa lucro e quem perde c/ isso é o povo.

  8. O que está errado é a própria lei, onde já se viu um cara eleito para um mandato de 4 anos celebrar em nome da administração pública um contrato de 25 anos, ou seja, + de 6 x o seu mandato.
    Deveria esse cidadão ter um pingo de vergonha na cara, enxergar todo o mal feito ao estado no último contrato de 25 anos, o do pedágio, e não insistir nessa coisa absurda. Quem não gosta do povo, não deveria ser nunca gestor público. Contratos deste tipo só poderiam ser validados mediante referendo popular.
    Diante de tanto descaso frente à opinião pública, está na hora de pedirmos a abertura do processo de impeachment.

    • Menos Trabalhador, os contratos devem ser, tempo X valor investido, não existe milagre. Temos que ver o custo desses serviços para o Governo, hoje, para então, descer o cacete…. (de qualquer forma não gosto desse tipo de PRIVATIZAÇÃO, meio estranho!!!!???? ( MAS JA GOSTO DAS PRIVATIZAÇOES DOS PORTOS QUE A DILMA ESTA FAZENDO)

      • Os portos são gargalos e realmente necessitam desse programa da Dilma para permitir a evolução do país.
        Mas esse aí é todo torto, não querem divulgar os termos com clareza. Tem atividade realmente que precisa de privatização, pois a iniciativa privada é mais dinâmica e consegue fazer bem mais barato.
        Já perguntava isso no governo FHC: se o estado não conseguir fazer o básico, que é uma emissão de um simples documento oficial, para que serve existir esse estado?
        Se o estado existir somente para escravizar o cidadão com impostos e beneficiar poucos com bons empregos, logo não há mais sentido em tê-lo.

        • Vira e mexe voltam a mesma ladainha de sempre, “o FHC isso, o FHC aquilo”…. blá blá blá. Esqueçam do véio FHC, agora é a Dilmonha e suas privatizações, alias, ela e a Gleisi Hoffmann que querem privatizar os portos do Brasil.

          Cadê os defensores das privatizações quando o assunto é com o PT?

          Quando o PT privatiza é porque é bom pro povo, mas se outro governo qualquer pensar em privatizar é logo atacado pelo grupo RedePT13, o grupo de guerrilha virtual da Dilma, do Lula e do Zé Dirceu.

          • Isso mesmo, falou tudo, o PT só faz bem para o povo e o PSDB só faz o mal…

          • Por que o medo com as comparações entre as privatizações? PSDB por acaso desistiu de concorrer às eleições? Tem que avisar os tucanos aí =)

      • E só paspalho que não conhece como são feitas as privatizações tucanas, esse será uma espécie de pedágio II, todos os paranaenses já estão careca de saber que isso é um bom negócio pra tucanada.

      • Você está errada duas vezes, primeiro porque o governo estadual tem estrutura, pessoal e verba para prestar esses serviços com qualidade e eficiência, é só querer e ter competência para gerenciá-los. Quanto aos portos, a Dilma não está está privatizando e sim regularizando áreas de armazenamento e operação logística que já estavam concedidas à iniciativa privada e estavam com os contratos vencendo, para assim eliminar os gargalos dos portos.

      • Cara Silvana não se esqueça da privatização da Telepar que foi um desastre, pois hoje não temos qualidade tornou-se muito caro. E pelo jeito estão querendo fazer o mesmo c/ a Copel e Sanepar.

  9. Mais um brinquedinho caça níquel do PSDB do Paraná contra os paranaenses.

  10. Esmael, Marcelo Santana e demais o (des) governador Beto Richa “o Playboy Neoliberal” no que se refere a sua popularidade segundo muitos está igual “a barriga de cobra”! Lá embaixo sendo arrastada!
    Está impopular com ele mesmo, pois, pelos atos falhos apresentados até agora em entrevistas, deixa transparecer que não sabe governar suas crises existenciais;
    Está impopular dentro da própria família segundo os bastidores e os porões sórdidos, implacáveis e sem misericórdia do submundo da política de baixo nível geralmente que se revela nas campanhas eleitorais com fofocas programadas;
    Está impopular dentro da administração estadual perante o funcionalismo público em geral onde os servidores estaduais em sua maioria teêm ojeriza, asco, repúdio, desprezo enfim raiva do desordenado chefe atual;
    Está impopular perante a opinião pública em geral, ou seja, perante boa parte dos jornalistas éticos e imparciais, perante ás mídias alternativas na internet e por mais que despeje para todo lado montantes fabulosos de verbas de publicidade para “levantar” o seu nome não está adiantando! E esses “vampiros” que integram a tal imprensa inescrupulosa e tendenciosa percebendo o desespero político aumento o número e a força das mordidas;
    Está impopular, vejam só quem diria, dentro do seu próprio grupo político demo-tucano da extrema direita neoliberal, onde muitos confidenciam para todos os cantos no Paraná que ele é um peso morto que força da situação e devido a conveniência e a oportunidade estão tendo que carregar ás duras penas;
    E pior!
    Está impopular perante ás pessoas pobres, humildes e trabalhadoras que fazem parte das periferias sociais, formadoras da maior fatia do eleitorado paranaense que decide qualquer eleição no Paraná!
    Portante qualquer candidato que se apresentar independente do lado e do partido político, estará na sua frente nas pesquisas e quando não lhe tira votos facilmente!
    Resumindo esse (des) governador está numa situação que a “cada dia é uma agonia!” É “mais perdido que barata em galinheiro” e está, segundo a piada política do momento, “comparado a um pombo, ou seja, vive voando e fazendo cagada!”

  11. Ainda querem insistir com esse pedágio II, depois não sabem porque o governo deles a cada nova pesquisa de opinião é ladeira abaixo no indice de aprovação.