Governistas culpam educação por crise financeira do PR; petista aponta “problema sério de gestão” tucana

A exemplo da correligionária Yeda Crusius, ex-governadora gaúcha, governo Beto Richa sangra em público; crise financeira chega à s páginas da velha mídia; governistas apontam a educação como "vilã" da quebradeira do estado; Enio Verri discorda: "problema sério de gestão [tucana]"; e agora José, que fazer?

A exemplo da correligionária Yeda Crusius, ex-governadora gaúcha, governo Beto Richa sangra em público; crise financeira chega à s páginas da velha mídia; governistas apontam a educação como “vilã” da quebradeira do estado; Enio Verri discorda: “problema sério de gestão [tucana]”; e agora José, que fazer?

Se o distinto leitor tivesse saído hoje de um coma profundo, digamos, de dois anos, levaria um susto danado se resolvesse ligar a TV Sinal (a televisão que transmite as sessões da Assembleia Legislativa do Paraná). Provavelmente retornaria ao estado inicial de perda de consciência, dada à s discussões naquela Casa, porque no começo desse governo (2011), antes do coma, a conversa era de que o “Novo Paraná” significaria “choque de gestão” e valorização à  educação como nunca antes vistos.

Nesta segunda-feira (27), os paranaenses todos descobriram que o governo do PSDB conseguiu a proeza de quebrar o estado financeiramente. Até os jornalões da velha mídia registraram esse fato que já era de conhecimento da frente política (clique aqui para relembrar). Se gasta mais com funcionalismo — em virtude da excessiva criação de cargos comissionados, que não precisam de concurso — do que antanho.

Pois bem, os deputados da base governista atribuem essa crise financeira — provavelmente oriunda da má gestão tucana — à s universidades; a tropa de choque do governador Beto Richa (PSDB) diz que se houvesse federalização do ensino superior sobraria mais recursos, blá, blá, blá…

Na discussão, sobrou vaia para o presidente da Casa, Valdir Rossoni (PSDB). Estudantes da Unespar (Universidade Estadual do Paraná) acompanhavam a sessão.

Também é bom recordar que o secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, colocou a crise tucana na conta de “aposentadorias, novas contratações, aumento do salário de professores e policiais”.

O diabo é que esse “aumentão” de 6,49% na data-base do funcionalismo ainda não foi bem digerido. Amanhã (28), eles prometem lotar as galerias da Assembleia. A APP-Sindicato foi à s escolas hoje arregimentar apoio entre os professores. Desceu o cacete no governador, mas aliviou para o lado do vice e secretário da Educação, Flávio Arns (PSDB), ao dizer que o moço não tem culpa dos constantes calotes de Richa.

O deputado Enio Verri, presidente estadual do PT, tem uma opinião sobre isso: O que está acontecendo é um problema sério de gestão. O que é uma contradição para um governo que se elegeu em cima do discurso de choque de gestão!.

44 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Esta aí, o cara disse que iria fazer um revolução na educação, e, de fato. Nunca antes a educação foi tão sucateada.

  2. quem esta só se feramdo no parana é quem acreditou nesse governo igual eu que coloquei até um adesivo sou mais beto agora piorou e estado mais nunca .

  3. O governo Beto deve agradecer ao seu amigo e padrinho Jaime Lerner por deixar o Paraná Quebrado e falido e não ficar culpando quem não tem culpa

  4. Será que o Paraná se esqueceu ? Vou lembrar, esse governo concedeu em 2011 um aumento generoso de 63% até 128% para quem tem cargo comissionado. Precisava tudo isso ? Claro que não. Com certeza esse desmando colaborou para a quebra das finanças do Estado. Lamentável isso que está acontecendo com o Paraná. Isso tem nome, Falta de gestão séria.

  5. Quer comentar vamos comentar que erros acontecem mais assumi-los e colocar soluções isso sim é administrar agora quer um exemplo? quando a ministra foi falar que isso era boatos da oposição o que o palacio do planalto fes deu um embregue nela e mandou apurar e agora ja estão vendo que esse erro veio da propria caixa, mas o pior é um governo que ao inves de buscar soluções para resolver seus problemas fica colocando a culpa nos outros fica choramingando pelos cantos, mas como eu disse em outro topico quando é para ligar dizendo que abaixou conta de luz ele faz quando é pra mudar nome de programas federais ele faz, todos os bonus são obras do Beto o onus é culpa do governo federal.
    Atitudes como estas não são só tipicas do governo beto mais de todos os comentaristas pro betos aki do blog isso é tipico dessa gente de não olhar o proprio umbigo.com atitudes como esta quem sofre é o povo e não vcs com seus cargos polpudos.

    • SÓ TE PERGUNTO UMA 2 COISAS:

      1 – A CAIXA É UM BANCO “ESTATAL” ADMINISTRADO POR QUEM?

      2 – O SEU GOVERNINHO (ptzada) ESTA DIRECIONANDO UM ALTO CARGO DIRETIVO DA CEF OU DO BB PARA O “PTB” EM TROCA DE APOIO POLÍTICO. ISTO TE AGRADA?

      Aprenda a ver a realidade!

      • Eu não sou PT querido e aprenda a ler seu baba ovo do beto,o que coloquei que quem errou agora esta assumindo o erro esta apurando os fatos e assumindo os erros inclusive quando a ministra quis dizer q o boato era da oposição o governo fez ela se desculpar do assunto. agora seu governinho pq vc sim é dessa turma do boy não admite não procura soluções só chora só coloca a culpa nos outros, mas em compensação na hora de inaugurar obras dos outros ou colocar ligar dizendo que é o bom e que FEZ!! os programas do PT servem ai ele abaixou a conta de luz, ai ele contruiu casas.
        A e vc gosta de mudar de assunto heim bem tipico de vcs mesmo!!!!
        A se eu tiver que aprender a sua realidade e a do seu querido governador prefiro ficar na fantasia mas como a realidade é outra vc fique na sua fantasia que seu governador é o melhor.

      • Ela te ignorou, você não representa nada pra ela…Vai atrás da ninfomaníaca, ela vai te ajudar, você vai conseguir se encontrar…

      • Ho laranja podre?? Como q vc acha q foi aprovado os tarifaços do DETRA/SANEPAR???Ho laranja podre?? quantos parentes, a Dilma tem no governo dela???Ho laranja podre?Quantos parentes o BETO RIXA tem em seu governo???Ho laranja podre? O pepe legal rixa, chefe do DER[depertamento estadual de rodovias], é irmao de quem???pelo amor de DEUS, laranja podre!! Ñ me diga q o pepe legal rixa, é irmao da DILMA??? por favor!!? só o sobrenome RIXA, ja diz tudo, né?Só para clariar a sua mente, o governador do estado o seu nome é BETO RIXA… O BETO RIXA , laranja podre!!!
        E ainda laranja podre, O PEPE LEGAL RIXA, ocupa o cargo de secretario d governo do DER, estrategicamente a serviço dos pedagistas,juntamnte com algun deputados estaduais… NEY LEPREVOSTE, SHTEHFANES JR, ROSSONI, TROIANO, e outros deputados q ñ me lembro no momento. Um grupo estrategico…Barrar qualquer tipo de CPI sobre pedagios,apoiar eventuais aumentos de pedagios, e principalmente eles pretendem prorrogar por mais 25 anos os contratos de pedagios, tao lesivos aos paranaenses. Entao laranja podre, enquanto vc fica de boca aberta, olhando pra lua,aonde o BETO RIXA esta comprando terreno!? OS tucanos do DEMO, PEDAGISTAS, só armando contra os PARANAENSES…

  6. Engraçado!

    NIGUEM COMENTA A FALTA DE GESTÃO, INFORMAÇÃO E VÁRIOS OUTROS PONTOS COM RELAÇÃO A M …….. QUE O GOVERNO FEDERAL EM PARCERIA COM A CAIXA ECONOMICA FIZERAM NA SEMANA PASSADA COM RELAÇÃO AO PAGAMENTO DO BOLSA FAMILIA.

    Esta em todos os jornais a justificativa “pífia” da CEF e do Governo Federal!

    • Cara,não queremos saber disso não,vá contar piadas no palacio iguaçu pro governador que anda muito sizudo.
      Zé Dirceu Erenice e outros é coisa para o mp averiguar e punir se precisar.
      Arauto de area de serviço.

      • Pare com isto!

        Comece vc contar piadas para a sua Presidente!

        A palhaçada de Brasilia é muito pior!

        • FALA SÉRIO, você é muito agressivo, tem que botar essa raiva pra fora. Nesse feriado de quinta-feira (aproveitando que você vai enforcar na sexta também), arrume uma ninfomaníaca pra se divertir, deixe ela te dar um trato, você será uma nova criatura, deixará de agredir tanto às outras pessoas deste mundo..

  7. Outro baba ovo do Beto que não consegue defender seu governo e vem falar de PT se não for o mesmo fala serio, olho vivo.
    explica ai profe o rombo do caixa do estado defende ai o tudo aqui, o caixa unico defende ai o tarifaço do detran, e a contratação de comissionados, defende ai o governador que falou que a culpa de tudo isso são a universidades estaduais defende ai!!! não queira mudar o assunto.

  8. Enio Verri e Esmael.

    Vc vem me falar de Gestão? Leia abaixo e fique esperto ……….

    “……… De Rodrigo Rangel e Hugo Marques, Veja:

    Até junho de 2005, quando chefiava a Casa Civil da Presidência da República, o então ministro José Dirceu centralizava praticamente todas as ações do governo. Poderoso, nada acontecia em Brasília sem antes passar pelo seu gabinete. Flagrado no comando do mensalão, o maior esquema de corrupção política da história, ele deixou o governo, abriu um escritório de advocacia, arregimentou clientes na iniciativa privada e ganhou muito dinheiro vendendo uma mercadoria das mais valorizadas na praça: a influência no poder. A ex-ministra Erenice Guerra chefiou a mesma Casa Civil até setembro de 2010. Pilhada no comando de um esquema familiar que assessorava clandestinamente empresas privadas interessadas em fazer negócios com o governo, ela foi demitida. Assim como Dirceu, montou um escritório de advocacia, reuniu uma carteira de clientes na iniciativa privada e também lucra oferecendo acesso ao poder. A novidade é que os dois ex-ministros agora estão operando juntos. Montaram em Brasília uma joint venture do lobby ““ uma parceria que atende empresas e empresários interessados nos mais variados negócios com o governo………..”

    AGORA, DE QUEM É O PROBLEMA DE GESTÃO?

    • Esqueca que o bloguista so publica fatos favoravel aos petralhas, ele nao sabe de nada, que nem o sapo barbudo.

    • HAHAHAHAAHA, que patético, defende o patrão apontando o dedo pros outros

      • Então vai mas esta RAPHAEL!

        “……… Do Ilimar Franco, O Globo:

        A barbeiragem da Caixa, no pagamento do Bolsa Família, irritou a presidente Dilma. Um ministro, com gabinete no Planalto, diz que a presidente está brava com o presidente da CEF, Jorge Hereda.

        É que o erro da instituição potencializou o boato do fim do programa e a corrida às agências do banco. Mas a oposição também está em cima da gestão Hereda.

        Ocorre que, passados mais de 90 dias do fim do exercício de 2012, a Caixa não enviou à Comissão de Valores Mobiliários nem tornou pública, como prevê a lei, a prestação de contas das aplicações do Fundo de Investimento do FGTS.

        O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) vai notificar a CEF e a CVM para obter informações……….”

        AGORA NÃO ME VENHA COM ESTE PAPINHO DE MÁ GESTÃO ESTADUAL!

        ESTA É A PIOR REALIDADE DEIXADA PELA BANDIDADA!

    • palhaçada meu caro o que vocês querem é voltar para o poder para entregar o que sobrou do pais e não conseguiram vender como a Petrobras o BB e a Caixa, pra poder gerar desemprego que é o que interessa para o rico pois pode segurar funcionário pagando pouco essa a grande verdade dos demotucanos, nunca se gerou tanto emprego como agora e é isso que interessa para o verdadeiro povo, e é isso que a burguesia não quer, e esse Playboy acabou com as contas da prefeitura e agora vai acabar com o estado.

  9. Belo texto Esmael…Parabéns… Oxalá o grosso da população soubesse disso…

  10. fez isso com Curitiba, e o Fruet está se f… pra arrumar a casa. Isso é estratégia política, emprega todo os cabos eleitorais, depois deixa a bomba para desgastar politicamente seu adversários.

  11. Os problemas financeiros do Estado, se é que existem, estão por conta da péssima e irresponsável gestão financeira, desvalorização dos servidores em detrimento dos milhares de cargos em comissão, isto é, apaniguados políticos e gastos incomensuráveis com propaganda enganosa. Um bom governo fica às vistas do povo, o povo vê voluntáriamente e não precisa ser enganado a peso de ouro.

  12. Tadeu veneri disse que o negocio do parana recebe rmenos recursos federais é a pendencia da privatização do banestado. o parana é um estado inadiprente.quando veneri pronunciou essa flase , o ex presidente da assembleia que é do dem chegou balançar se na cadeira,foi como tomasse uma pancada forte, a privatização do banestado so aumenta a divida do paraná.foi o que veneri disse ,ninguem questionou.foi aprovado um grande projeto do pastor preguiçoso, fiscalisr as lanchonetes e restaurantes ,para que não vendam comida calorica.mas quem mora aqui precisa de mais caloria para suportar o iverno..os vendedores de hot dog ,espetinhos ,pastel ,e ambaurgue ,o que eles pençam disso. esse pastor ninguem tem culpa dele estar acima do peso..como vamos desivolver ,persiguindo o comercio.o povão comerciante deve ter acesso a esses deputados que perseguem empresas familiar ,e dão prioridade as multinacionais.

    • Na epoca o governador Requião brigou e muito para que o parana não pagasse uma enorme divida sobre essa questão banestado e a privatização do itau, era uma conta elevadissima que sim prejudicava o Parana em diversas situações, parece que não estamos mais arcando com essa divida que o tesouro nacional cobrava do estado, isso sim é um papel de governador brigar pelo assuntos que benificiam o estado e não ficar choramingando pelos cantos colocando a culpa em todos menos neles.
      É o que o Beto sempre faz a culpa nunca é dele mas é claro quando é a hora do Bonus vide obras do minha casa minha vida que virou morar bem parana, redução na conta de luz que ele era contra dai ficou ligando na casa das pessoas dizendo que era ele que abaixou, obras do governo federal que ele trocava a placa e inauguração de obras de empresas de pedagio que ele dizia que era obra dele isso ele quer!!!!só o bonus tudo é ele que fez ja o onus e culpa dos outros.
      Chega de Beto Richa ano que vem se o paralelepipedo for candidato contra ele eu voto no paralelepipedo!!!

  13. Aumentou impostos e tarifas, mas nem assim. Nunca o governo do estado do Paraná cobrou percentuais tão alto de impostos dos contribuintes. Mas apesar de todo esse dinheiro que vai, nada volta, o povo não ter retorno. A culpa é do excesso de comissionados, cerca de 4.800 cargos, praticamente o dobro do estado de São Paulo, que tem mais de 4x a população do Paraná.

    • trabalhador! agora você exagerou. pela sua conta sao paulo teria 2400 cargos comissionados para uma população de mais de 10 millhoes de habitantes.

  14. PRA QUEM FALA QUE UM SOLDADO COM CURSO SUPERIOR SE TORNA INDISCIPLINADO, O QUE DIRIA DOS DEMAIS EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO EM NOSSO ESTADO.

  15. É claro que a culpa é destas categorias, são as que estão pondo este arremedo de governo às vistas da população. Só através destas categorias, e não de seus órgão sindicais, as pessoas estão sendo informadas que o governo está muito aquém dos comerciais da televisão.

    • Fabio,
      que bom que estas categorias estão fazendo o contraponto da propaganda milionária e enganosa do governo Beto Richa, mostrando que “as pessoas estão sendo informadas que o governo está muito aquém dos comerciais da televisão”.

    • Só o Sr Fabio é que não percebe o que é obvio.

      • Ou os seus níveis de sarcasmo e ironia estão precisando de uma recarga ou o meu nível de compreensão é que está, pois não entendi nada do que escreveram.

  16. Se o nobre des-governador, retornar o numero de comissionados igual a Saudosa Gestão do Requião, sobrará dinheiro suficiente para dar um aumento salarial, para quem realmente trabalha no serviço público, os nossos sacrificados servidores.

  17. O Deputado Enio Verri deveria se informar melhor. Todos conhecem os efeitos do “xóki de jestaum” tucano, isso não é novidade alguma, apenas o óbvio.

  18. QUEM EXPLICA A CONTRATAÇÃO DE 400 COMISSIONADOS, CRIADOS NA SECRETARIA DE REELEIÇÃO CRIADA PARA SER TOCADA PELO NOBRE GUARAPUAVANO CESAR SILVESTRE

  19. Faltam 1 ano, 7 meses e 4 dias para o FIM do mandado do FUTURO EX-GOVERNADOR.

  20. Estado quebrado, alguém acredita que o Playbeto vai contratar os 13 mil professores do último concurso público??? Quem é professor e quer ser efetivado vai ter que esperar sentado, pois do jeito como a coisa vai vão se passar longos anos antes que todos os 13 mil seja chamados.

  21. Todo cidadão consciente sabe que a atual gestão é a pior que o nosso estado já teve em toda a sua História, Beto Richa não apresenta condições mínimas de governar o Paraná. Na atual administração não existe políticas de longo prazo, planejamento, estratégias administrativas, tudo é feito no improviso de forma amadora.
    Cassio Taniguchi político condenado pela justiça (que só não está preso porque seu crime prescreveu) coordena os absurdos: Tudo aqui Paraná e Superconta, isso sem contar o tarifaço do Detran, os sucessivos aumentos da Sanepar e as promessas não cumpridas. Os maiores investimentos desse desgoverno foram realizados na propaganda milionária e enganosa utilizada para promover o desgovernador e a farra do dinheiro público através da contratação de um exército de comissionados (que no governo Richa tiveram aumento real acima de 100%).
    O pior de tudo que a desculpa utilizada pela incompetência que levou o estado a falência é a educação – seria cômico se não fosse trágico!!!!

    • Villa vc disse que não existem politicas a longo prazo no governo betoplay, claro que existe o tudo aqui que vai durar 25 anos kkkkkkkkk

  22. Beto e Yeda = governadores de um mandato só.

  23. Xoque de jestão = aparelhar o estado com cargo pros amigos, ser incompetente, muita propaganda e jogar a culpa no adversário, o povo que se dane!

    Em Minas isso funcionou, até quando não se sabe, vai colar mais uma vez no Paraná?

  24. governador, honrre os bagos que deve ter e ao mínimo retorne os valores dos salários de seus comicionaods ao patamar que eram em 2010, e de embalo reduzo para a mesma quantidade que existiam em 2010, em todas as esferas quer seja da adm direta, legislativo, judiciário, empresas mistas, etc etc etc, tem até comissionado contratado pelo conselho de administração de certa CIA ……