“Fruet está perdendo a batalha da comunicação para Richa”, avaliam prefeitos da região metropolitana

Segundo prefeitos da região metropolitana, Fruet vai perdendo batalha da comunicação para Richa; na malandragem, ainda de acordo com os mesmos prefeitos, o tucano está conseguindo dar a volta por cima na questão do subsídio; antes de embarcar para o Velho Continente, o governador deverá anunciar subsídio de R$ 32 milhões à  Rede Integrada de Transporte.

Segundo prefeitos da região metropolitana, Fruet vai perdendo batalha da comunicação para Richa; na malandragem, ainda de acordo com os mesmos prefeitos, o tucano está conseguindo dar a volta por cima na questão do subsídio; antes de embarcar para o Velho Continente, o governador deverá anunciar subsídio de R$ 32 milhões à  Rede Integrada de Transporte.

A observação acima é de um grupo de prefeitos da região metropolitana, que esta semana avaliou para o blog o possível desfecho do imbróglio acerca do subsídio à  tarifa única do ônibus nos 13 municípios que compõem a RIT.

A prefeitura de Ponta Grossa, região dos Campos Gerais, informa que vai reduzir a tarifa de ônibus em R$ 0,10. Cairá de R$ 2,60 para R$ 2,50. à“tima notícia para os usuários do sistema de transporte coletivo.

Outros municípios como Cascavel, Londrina, Foz do Iguaçu, etc., também poderão derrubar os preços das passagens. Essas reduções poderão ser possíveis graças à  isenção do ICMS no óleo diesel, cuja lei foi sancionada esta semana pelo governador Beto Richa (PSDB) ao barulho de bumbos e tambores.

Curitiba ficará de fora dessa onda de redução na tarifa. Somente a capital e a região metropolitana. Por quê? Ora, porque o mesmo Richa que hoje posa de “bonzinho” para o interior foi “malzinho” quando deu início à  quebra da Rede Integrada do Transporte (RIT), ainda vice-prefeito, ao reduzir a tarifa para eleger-se prefeito pela primeira vez em 2004.

Em 2012, com o intuito de reeleger seu pupilo Luciano Ducci (PSB), aprofundou a crise ao conceder um subsídio — e não aumentar a tarifa. Agora o furo no caixa beira os R$ 70 milhões anuais. A tarifa única na região metropolitana de Curitiba depende desse valor para continuar existindo.

Antes de partir em viagem internacional, neste final de semana, o governador deverá anunciar R$ 32 milhões de subsídio (quase metade). Outra metade deverá cair sobre o colo do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), que ensaia liderar o contraponto a Richa.

O diabo é que, nessa guerra política, como dizem os prefeitos da RIT, o governador vai vencendo a batalha da comunicação e revertendo a situação que era desfavorável quando veio à  tona a ideia de cortar o subsídio.

Se antes os eleitores da Grande Curitiba viam o tucano como vilão, agora começam vê-lo como a salvação da lavoura. à‰ mole?

38 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. É realmente o Fruet está mal das pernas, os Curitibanos cometeram um erro político. O FRuet nunca exerceu cargo administrativo deu no que deu.

  2. Pelo amor de Deus esse CELSO ROCHA é muito chato…. não gostar do governador tudo bem, mais este fanatismo pelo PT é de encher o saco e tirar votos do próprio PT….. fuiiiiiiii

    • Ja vai tarde Ricarcú!!Vai com dieuuusssusuus!!! Vai lá!!Para o blog do tucano do DEMO FABIO CAMPANA,PUXASACO DO BETODMAGOGOMENTIROSO RIXA!!!

  3. TUDO UMA CAMBADA DE LAZARENTOOOOOO !!!

  4. BEM LEMBRADO ROBERTO. CADÊ OS 150 MILHÕES……KKKKKKKK
    ELES NÃO PERCEBERAM QUE O VALOR É FICTÍCIO E FOI PARTE DO ACORDO REFERENTE AOS LOTES NA LICITAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO DE CURITIBA.
    OS EMPRESÁRIOS NUNCA DERAM ESTE DINHEIRO. O PIOR, COBRAM NA JUSTIÇA MAIS DE 100 MILHÕES DO MUNICÍPIO, COMO SE HOUVESSE, EFETIVAMENTE, UM PREJUÍZO DAS CONCESSIONÁRIAS DO TRANSPORTE PÚBLICO.

  5. O (des) governador Beto Richa “o Playboy Neoliberal” quando manipula a imprensa local para seus fins eleitoreiros e estes prefeitos que deveriam cuidar dos seus municípios, mas que ficam dando uma de conselheiros em comunicação social, devem saber o seguinte o “povão” não cai mais na armadilha da falsa e manipulada informação de governo algum, esqueceram que temos internet até no celular! E no caso em questão o povo já viu e ouviu quem é “o atraso” e agora está querendo “se adiantar!”

    Esmael e demais nas minhas leituras afins “caiu na minha mão” dia destes um livro sobre comunicação social e sua função na sociedade e em governos, ou seja, consegui “compreender” que o bem e o mal por este ramo depende do uso que as pessoas fazem dos meios de comunicação. Embora os atos de comunicação, com freqüência, tenham consequências involuntárias, são as pessoas (diga-se aqui para todos os efeitos políticos o cidadão eleitor) que escolhem usar ou acatar ás mídias para finalidades positivas ou negativas, de modo correto ou incorreto. A produção da informação e sua repercussão, são feitas pelos receptores e especialmente por aqueles que controlam os instrumentos de comunicação social e determinam suas estruturas, linhas de conduta e conteúdo (incluem funcionários públicos, membros de repartições governamentais, empresários, editores, diretores de noticiários, produtores, escritores, correspondentes e outros).
    Enfim a comunicação social tem o poder de promover a felicidade e a realização humana. No caso aqui noticiado no sentido político beneficia a sociedade, facilitando a participação de cidadãos informados no processo político. Ajuda a formar e sustentar comunidades políticas genuínas. É indispensável à democracia. Oferece informações sobre temas e eventos. Tornando os governantes capazes de conversar rápida e diretamente com o público. É importante instrumento “de confiabilidade”, põem em evidência a incompetência (chegamos onde queríamos) e a corrupção.
    Ou seja, mas também pode ser usada para obstruir a comunidade e prejudicar o bem: alienando, marginalizando ou isolando os indivíduos, atraindo-os para questões cheias de falsos valores destruidores, propagando a hipocrisia, a hostilidade e depois o conflito. Grupos políticos e políticos inescrupulosos como o (des) governador Beto Richa “o Playboy Neoliberal”, utilizam as mídias para a demagogia e o engano, em benefício de políticas injustas mal orientadas no sentido de encobrir consequências de decisões erradas. Desvirtuam os adversários e perturbam e oprimem a verdade. As convenções da democracia são observadas, mas a técnica emprestada da publicidade e das relações públicas são utilizadas em vantagem das políticas exploradoras e mal direcionadas. Isso gera com freqüência e populariza o relativismo (onde nada é absoluto). Abonam junto à opinião pública aquela cultura “Vamos ver”, “Estamos estudando um saída!”, “Já que está que vá!” e “Encontramos uma solução mas não é a melhor!” e finalmente “Fazer o que? O problema não é nosso!”
    Resumindo: Os receptores que somos nós os cidadãos no meio deste “nhem-nhem”, também temos deveres éticos. Devemos nos informar sobre o que ás mídias informam antes e depois do assunto em pauta (conteúdo, modo de operar e estrutura) e fazer opções responsáveis
    É isso!

  6. O povo não esqueceu das intermináveis obras do Beto Richa quando prefeito. Um buraquinho cavava e fechava em meio dia, ele levava 6 meses para fazer. Beto Richa você não engana não, pelo menos não os Curitibanos.

  7. Dor de cotovelo é muito feio. Fruet que trate de administrar Curitiba e pare de ficar chorando, afinal de contas não foi eleito para isso? Vai ficar os quatro anos dizendo que a culpa era de Ducci e de Beto? Esta abrindo mão de 1 bilhão a fundo perdido para início das obras do metrô e depois reclama do repasse de 60 milhões para cobrir rombos da RIT! Há algo de errado em tudo isso. Espero que os curitibanos não comecem a sentir saudades do Ducci.

  8. Como assim o Beto está ganhando a batalha da comunicação? O que se vê é que ele está correndo atrás do prejuízo, isto sim. Quem criou todo o problema foi ele, desde os tempos em que foi prefeito e depois quando criou o subsídio para eleger (e fracassou) o Ducci. Fruet resolveu o problema de Curitiba e deixou a “naba” por conta do Richa, que agora tem de se virar para não ficar ainda pior para ele na região metropolitana.

  9. o gustavo fruet jogou bem, ganhou o primeiro tempo o beto empatou no segundo tempo, mas quem saiu queimado foi o beto. uma coisa é certa o fruet e equipe tem que colocar na água e começar a mostrar serviço quem vive de choradeira são carpindeiras do nordeste.

  10. Todos os municipios beneficiados pela Redução do ICMS sobre o Diesel, anunciaram a redução da passagem, entre 0,05 a 0,10 Centavos, MENOS CURITIBA, Será que o FRUTA pode explicar porque não reduziu também?????????

    • Porque um tal governador em 2004 abaixou a tarifa tornando isso uma bola de neve hj o deficit de 70 milhoes e isso não cobre nem 1 milhao disso em outros lugares não teve prefeito demagogo pra fazer isso e tambem nenhuma dessas cidades não teve governador bancado subsidio para reeleger seu prefeito e nessas não tem uma rede integrada que nem curitiba e região dai é só repassar para o povo.
      é por isso é só parar de demagogia barata.
      ah e tambem é só tirar o cabresto que vc encherga em volta
      a é verdade esse e mais um puxa do beto ai fica dificil.

      • Vc é um babaca, estamos falando de transporte coletivo de 2013 e não de 9 anos atras seu idiota. Foz, Londrina, Ponta Grossa, baixaram a passagem após a redução do ICMS, e sem subsídios, Antes de vir proferir babaquices, informe-se, leia, e depois venha vomitar ofensas, imbecil

        • Em primeiro lugar respeito seu mau educado antes de proferir opiniões volta pra escola para aprender educação e respeito ao proximo.
          Em segundo lugar segundo as proprias empresas de onibus o sistema esta em colapso desde essa epoca por isso coloco esta situação que postei em meu comentario.
          E talves o mau educado puxa saco do beto não saiba mas nenhuma empresa abaixa preços estando no vermelho precisa ter lucro para dai repassar ao usuario que por mais que seja um transporte publico quem opera são empresa privadas que obtem lucro e para abaixar a tarifa alguem (governo estadual ou municipais) tenque arcar com o rombo.
          Com o subsidio isso poderia se equacionar para abaixar a tarifa de curitiba e região visto que quem controla a rede da região metropolitana é a comec do governo estadual e é por isso que eles não podem fugir de sua responsabilidade.
          Que pena alem de puxa saco do beto vc é muito mau educado aprenda que debate é bom, mas quando começa a ocorrer chingamentos ja vira bate boca e isso não é coisa para pessoas CIVILIZADAS que é o meu caso e que pelo que estou vendo não é o seu.
          E para finalizar para dar opinião temos que ver todo a historia e não o que esta em seu umbigo.

    • FALA SERIO , SEU DEMENTE… BAIXAR 0,5 CENTAVOS para fazer campanha política é fácil, agora comento o reflexo no nosso custo de vida, com os pedágios cobrados em rodovias perigosissimas que matam a nossa gente a cada hora, explorada a 15 anos pela ALEP, cujo beneficio é só manter gente como voce, que não sabe conjugar o verbo trabalhar e suas reflexões. todo o dinheiro gasto pelas transportadora pagando o pedágio esta embutido no custo de vida, e enchendo o bolso de poucos.

      • Demente é você, Foz, Ponta Grossa, Londrina, ja baixaram a tarifa, sem subsidio e apenas com a redução do ICMS do Estado. Informe-se, leia seu estupido e depois venha falar algo aqui, Imbecil.

      • Tai seu idiota, leia, o Teu FRUET, finge abrir a Caixa Preta da URBS, apenas muda nome de setores e mantem todos lá dentro sem mudar ou demitir ninguém, O Fruet é o maior Erro eleitoral de Curitiba. Seu BABA OVO do PT.

        • Maior erre eleitoral se chama Beto Richa não mude o foco BABA OVO DO RICHA
          o Fruet só esta a 4 meses como prefeitoagora vcs falam assim né quando o Beto entrou todos tiveram paciencia
          isso não se chama Hipocresia
          isso é bem o estilos da turminha do beto que vc esta no meio

    • Ele não pode explicar no momento porque está na sua casa e para desenrolar os panos dos seus pés para não fazer barulho demora.

    • Nossa que economia na passagem…Nossa como o patrão do FALA BURRA é bonzinho…
      Você fala mal do PT dar bolsa família (que você chama de bolsa esmola) e isso é o quê? É taxar o povo de mendigo mesmo…

  11. Não é mole não Esmael…. A questão em tela é a competência e gestão do Governo RICHA, que é COMPETENTÍSSIMO !!!!!

  12. Esmael…

    http://www.valor.com.br/brasil/3116064/mantega-anuncia-taxa-de-retorno-de-concessoes-de-rodovias-de-72

    Agora sim o capital privado está contente.

    E alguns achando que a estrelinha é diferente do tucano.

  13. A final o que é mesmo que o Beto Richa vai fazer na Russia ?…… vai buscar a LADA, ou convidar a Mafia Russa, a participar também das privatizações de futuras rodovias, ou investir naquelas que já se encontram sobre o controle da ALEP.

  14. rsrsrsrsrsrsrs

    Esmael, vc é pequeno mesmo né!

    Pare e pense: o que é FATO

    1 – As principais cidades do Estado estão abaixando o valor da passagem;
    2 – Será subsidiado mas 32 mi para a RIT.

    Cade a participação dos seus defensores de Brasilia? Não só no PR mas no restande do país?

    Se liga ……….

    • RSRSRSRSRSRS,VAI BAIXAR 2 REAIS CADA CARTÃO COM 40 UN QUA QUA QUA QUAcada tonto que me aparece.

    • Vai dar pra tomar uma pinga a mais, se for aqueles brraquinho de beira de estrada dá 2 pinga.

  15. Muito bom, este é o nosso governador, o melhor de todos até hoje, o Fruet já esta se curvando e pelo que parece já esta pedindo conselhos pra saber como continua com a cidade de Curitiba maravilhosa, pois a continuidade da sabedoria e trabalho tem que continuar pra que sua gestão não seja desastrosa e não venha a sucatear a capital como o ex. Requião sucateou o Pr, dando muito trabalho para o gov. Béto, mas o desucateamento está vindo dia a dia,

  16. Realmente esta ganhando fazendo manobras politicas visando sua reeleição.
    O mesmo que estava estampando faixas de o pai da tarifa domingueira, o mesmo que bancou uma redução de tarifa em epoca de eleição rompendo politicamente com o prefeito da epoca. o mesmo prefeito da epoca que hj é seu secretario de planejamento, o mesmo que quer privatizar os serviços do estado entregando para iniciativa privada por 25 anos.
    O mesmo governador que agora banca o bonzinho com diminuição de ICMS e que enfiou no buraco todo o sistema para se eleger prefeito aquele que usou a maravilhosa linha verde para se reeleger a mesma que ainda esta inacabada e é totalmente ineficiente.
    O governador que criou este subsidio para tentar eleger seu fantoche ducci e que não deu certo.
    Como se ve esse cara sempre usou e sempre vai usar estas manobras visando seu futuro politico e pensam que ele faz isso pensando no povo???
    é só ver todo o historico pra ver que não o Beto sempre pousou de bonzinho e salvador e na verdade nunca foi quem paga o preço???
    o Povo com aumento de passagem e atual prefeito que leva a fama de aumentar a passagem e quem leva os louros novamente esse governador oportunista.
    realmete ele esta ganhando mas ano que vem ele não ganha tiraremos este desgoverno.

  17. O Fruet vai levar duas invertidas: não vai baixar o preço da tarifa, como as outras cidades, mesmo recebendo o dinheiro e vai perder o dinheiro do metrô. Vai se consolidando como o maior político amador que já passou pelo Centro Cívico…

  18. essa derrota também não é consequência da inércia do Prefeito? Ou do fato de ainda manter Diretor da Era Ducci e, pior, promovê-lo para nova Diretoria? aliás, para que tanto advogado na URBS? a ausência de projetos inovadores, o tempo levado na questão do metrô para não sair do lugar, a nomeação pelo fato de ter trabalhado com novo Diretor em outro órgão estadual e a ausência de técnicos especializados em transporte também não seriam razões dessa derrota?
    Ora, se que a URBS não está precisando de engenheiros?
    O tempo passa rápido e daí a pertinência da pergunta: quando Gustavo abrir os olhos, será tarde???

  19. A notícia não é novidade.
    Basta retornar no tempo e lembrar como o Betinho se elegeu a Prefeito de Curitiba. Não foi com a redução da tarifa de ônibus? Pois é, foi no mesmo governo que as concessões do transporte foram renovadas, ao apagar das luzes. Cada um ficou com a sua quota parte. Com isso dá para saber de que lado os interesses econômicos estão. Portanto Gustavo, continue o seu trabalho. Só não esqueça que manter o status quo ou se manter inerte ou alheio aos problemas envolvendo o transporte coletivo também pode trazer prejuízos.

  20. RICHA comete grave erro estratégico.
    Ele aposta que o desgaste político da questão da passagem não terá repercussão na sua tentativa de reeleger-se ano que vem.
    Vai se enganar redondamente…