Escolha de Barroso para o STF foi golpe de mestre de Dilma

do Brasil 247

Novo ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, irá contribuir para a reparação dos erros da Ação Penal 470 e não poderá ser criticado pelos meios de comunicação, que lhe dão apoio; análise é do jornalista Paulo Nogueira, ex-diretor da Abril e da Globo, e hoje à  frente do Diário do Centro do Mundo; ele aposta que José Dirceu não precisa mais se preocupar com o risco de prisão.

Novo ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, irá contribuir para a reparação dos erros da Ação Penal 470 e não poderá ser criticado pelos meios de comunicação, que lhe dão apoio; análise é do jornalista Paulo Nogueira, ex-diretor da Abril e da Globo, e hoje à  frente do Diário do Centro do Mundo; ele aposta que José Dirceu não precisa mais se preocupar com o risco de prisão.

Com um movimento acertado, a presidente Dilma Rousseff conseguiu resolver um grande problema, que seria a eventual prisão de réus como José Dirceu, sem se indispor com os meios de meios de comunicação.

Jurista de reputação inatacável, Luís Roberto Barroso deve contribuir para a reparação dos erros da primeira fase da Ação Penal 470 !“ e não poderá ser criticado pela grande mídia, que lhe dá apoio. A análise é do jornalista Paulo Nogueira, ex-diretor da Abril e da Globo, que hoje comanda o indispensável Diário do Centro do Mundo. Leia abaixo:

Por que Dilma ficou com Barroso

Ela resolveu o problema do mensalão sem se indispor com a Globo, que gosta do novo ministro

por Paulo Nogueira, do Diário do Centro do Mundo

O que você faz para resolver um problema e não criar outro?

Bem, no caso do STF, você nomeia Luís Roberto Barroso.

Barroso resolve o problema do mensalão. Sua chegada ao Supremo muda o cenário no momento fundamental dos recursos.

Desfaz-se o estado de espírito anti-réus que dominou o STF, e que por um momento pareceu que levaria Zé Dirceu à  cadeia.

(Quem não se lembra do relato de Mônica Bergamo, na Folha, sobre o dia em que Dirceu fez as malas à  espera de que o levassem pela madrugada?)

Joaquim Barbosa, o grande derrotado na nomeação, agora é minoritário.

A segunda etapa do julgamento !“ aquela, sabemos agora !“ quase que começa do zero. Dirceu pode desfazer a mala, se já não desfez.

As sentenças extraordinariamente rigososas comandadas por Barbosa, e alinhadas com a mídia, vão sofrer uma enorme redução.

Teses como a Teoria do Domínio do Fato, pela qual você pune sem provas, voltarão ao ostracismo.

Será difícil, como aconteceu, condenar alguém com base em denúncias de jornais e revistas !“ a maior parte delas sem comprovação.

Barroso trouxe isso a Dilma !“ a certeza de que ela não terá que aturar a expressão de sarcasmo vitorioso de Barbosa, tão bem expressa no funeral de Niemeyer.

Para os repórteres, Dilma disse que a nomeação nada teve a ver com o mensalão, mas chamo aqui Wellington para comentar: quem acredita nisso acredita em tudo.

à‰ um pastelão, é verdade !“ mas o final é melhor que o começo, tamanhas as barbaridades dos juízes no mensalão.

Dilma, com Barroso, resolve também um problema, como foi dito acima

Ela poderia enfrentar muitas críticas da mídia com a indicação. Com Barroso, ela neutralizou o maior foco das críticas: as Organizações Globo. Monopolista como a Globo é, você ganha a aprovação dela e o resto está feito no capítulo das relações com a mídia.

Barroso é amigo da Globo. Foi advogado da Abert, a associação que defende os interesses da Globo. Conforme mostrei num artigo anterior, chegou a escrever um artigo em que defendia a reserva de mercado para a Globo. (Os argumentos eram ridículos: até Mao Tsetung era invocado como um risco. Mas o fato é que ele escreveu o artigo e ele foi publicado no Globo.)

Portanto: você não vai ver Jabor, Merval, Ali Kamel, Míriam Leitão ou quem quer que seja na Globo atacando Barroso agora ou, um pouco depois, em suas intervenções no julgamento do recurso.

A família Marinho gosta dele: então seus vassalos também gostam.

São todos papistas, para usar a expressão com que o ex-diretor do Globo Evandro de Andrade se insinuou a Roberto Marinho quando quis o cargo.

Faço o que o senhor mandar, disse Evandro. à‰ o que todos ali fazem, basicamente.

Barroso só não resolve o problema dos brasileiros de ter um Supremo patético !“ mas nada é perfeito.

26 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Ô se foi um GOLPE… O PT entende como ninguém de GOLPE… De dar o GOLPE.
    Os aposentados, os cidadãos que pagam impostos e não têm hospitais, postos de saúde, escolas e casas de repouso para seus velhos que o digam…
    GOLPE na dignidade.
    Mas tem para drogados em crack, tem.
    Para perdoar a dívida de 900 milhões de dólares de países devedores, tem. Não esquecer que o Lullinha também já perdoou.
    Quem já perdoou a nossa ?
    Com autorização de quem eles perdoaram ?
    Eles têm autoridade para isso ?
    Se está sobrando, que acabem com o Fator Previdenciário, construam mais hospitais e escolas, abram abrigos para idosos, etc…
    GOLPT.

  2. Ninguem em sã conciencia defende ladroes… Agora condenar uns e ñ condenar outros q cometeram os mesmos crimes!!?? AI, É MUITA INJUSTIÇA, Ñ PODE!! A lei q é pra um, tem q ser para todos, independentemente se é rico ou não!!
    o Zé Dirceu cometeu erros???Entao tem q pagar pelos seus erros!!!
    Mas porq só o ZÉ???
    E O CACHOEIRA?? O DERO$$O? O CASIO TANIGUSHI?BIBINHO?PAULO FROT??É CADEIA PARA ESSA CORJA TAMBEM!!! SÓ O ZÉ NÃO!!

  3. E de GOLPE o PT entende muito. kkkkkkkkkkkkkkkk

  4. Na verdade apesar da dita direita dizer aplaudir a condenação do Zé Dirceu, toda essa classe política ficou com a pulga atrás da orelha…Se o Zé Dirceu cumprir um minuto de pena, os corruptos que foram julgados culpados depois desse dia, obrigatoriamente teriam que ir para essa mesma cadeia. Então ninguém se conformaria mais com a impunidade, as vozes se levantariam: “Até o Zé Dirceu foi, porque haveria este de não ir?”

    Mas pelo jeito a hora da história do nosso país começar a mudar, não será agora…

  5. Golpe de mestre??? Presidente da Republica agora da GOLPE ???? Se a nomeação de um Ministro para o STF foi um GOLPE para safar da cadeia alguns Petistas, (que nao acredito) vou gritar SOCORRROOOO !! PS. Tire esse GOLPE neh companheiro

  6. Prezado Ismael Morais, essa teoria de “domínio do fato”, somente seria aplicável em caso de GUERRA ! Hoje vivemos em plena DEMOCRACIA, portanto, os ministros que a aplicaram…Agora vão “dançar”bem quietinhos. E o Batmann, que presidia o STJ e queria ser presidente do Brasil (!), verá a sua INSIGNIFICÂNCIA…!

  7. De Golpe o PT entende!! E a D. Dirma escolheu a dedo um pra defender os marginais do PT. E os que defendem bandidos aqui, espero que nunca sejam assaltados ( literalmente ) por que o que pagamos foi roubado pela gangue do PT. E continuamos a SER.

    • Me conte como é ser assaltado desde Collor e nunca a mídia ter estampado em suas capas sobre o escândalo da reeleição de FHC ou da Privataria Tucana. Ingenuidade de sua parte achar que a corrupção só começou com o PT.

      • Não começou com o PT. Mas a grande e imensa decepção é que o PT se dizia diferente e hoje anda de beijos e abraços com o Maluf, Collor, Sarney, Renan…

    • Gangue é ter no mesmo time Jaime Lerner, FHC, Taniguchi condenado pelo STF e mais alguns tucanos.

      • Exemplo de assalto aos paranaenses é o pedágio, Tudo Aqui Paraná, esse sim é o verdadeiro assalto.

        • Para mim quadrilha é a base do PT porque ser aliado do Sarney, Maluf, Collor, Renan e Jucá…e posar de partido ético só pode ser brincadeira. (Nota: todos eles eram inimigos mortais do PT até bom pouco tempo atrás)

  8. Crime é crime Olho Vivo, Allexia, Fala Sério, assim como é ladroagem dos tucanalhas a emenda da reeleição do FHC, mensalão mineiro de 1998, o telhado de vocês também é de vidro.

    • Claro que é só que o PT esqueceu que é Vidraça, e ainda acha que é pedra. E essa coisa do mensalao do PSDB, não foi provado, e nem chegou ao STF. Vocês do PT não tem como explicar as cagadas que fazem e não assumem os erros, preferindo como resposta atacar que já nao ta no poder a 10 anos. A Ptzada é um bando de Idiotas

  9. Petista corrupto sempre tem essa esperança. Dos 11 componentes do STF, 8 (oito) foram colocados pelo próprio PT. Ou seja a esmagadora maioiria. Crime é crime. Se liguem Petralhas caras de pau.

    • Quanta ignorância! Acha que a Dilma ia deixar alguém do PSDB, PMDB, PDT (qualquer partido que seja) indicar o ministro do STF? Larga de ser alienado, só pensa em criticar e nem vê a besteira que escreve. É o presidente da República que indica o ministro. Realmente quanto mais batem no PT mais ele cresce.

      • Ô anta mor. Eu escrevi isso para mostrar que os ministros indicados pelo PT não vão votar pela absolvição de mensaleiros corruptos só para agradar o presidente de plantão. Os petralhinhas coniventes com a quadrilha podem ir tirando o cavalinho da chuva. Dançaram vermelhinhos.

        • E não é pra votar mesmo, lugar de corrupto é na cadeia, independente de partido. Não só os petistas, mas os tucanos, peemedebistas, pessoas de qualquer partido que defendem corruptos deveriam tomar vergonha.

  10. o lula também deu um golpe de mestre com o joaquim barbosa depois o golpe de mestre virou cavalo de tróia.

  11. EU NÃO ENTENDO PORQUE O CONGRESSO NÃO MUDA ESTA LEI, POIS É O MESMO QUE COLOCAR A RAPOSA PARA CUIDAR DO GALINHEIRO. ISTO SERVE TAMBÉM PARA O PARANÁ…VEJAM A DISPUTA EM QUE SE ENCONTRA A VAGA PARA O TCE.

  12. Pois é: golpe de mestre? Sim, só golpe. E mais bandidos – condenados – fora da cadeia.
    Uma especialidade do escolhido, como no caso do assassino italiano albergado sob as barbas do ex-presidente.
    Quanto à reputação inatacável, vamos esperar o mês de junho – quem sabe julho?

    • Não é você que define quem são os bandidos ou mocinhos.

    • A golpista magistral não imagina que são muito poucos, tais como Levandowski e Toffoli, que se prezam a seguir estes PACTOS promíscuos, chamados de “golpe de mestre” nas nomeações do executivo federal para o “Pretório Excelso” (achei no Google kkkk).

      A Ação Penal 470 já cumpriu seu desiderato, a CONDENAÇÃO dos culpados.

      Imaginar que “Criminosos da Mais Alta Estirpe Mensaleira” irão para a cadeia, isso é pura utopia…