Em Porto Alegre, Dilma e Lula ressaltam união

do Brasil247

"Se um dia eu tiver divergência com a Dilma, a divergência acaba, porque ela está certa e eu estou errado", discursou o ex-presidente Lula durante seminário em comemoração aos 10 anos de governo, organizado em Porto Alegre; o encontro destacou a política externa do Brasil do último decênio; "Quando vocês estiverem em dúvida, fechem os olhos e imaginem o que seria esse país sem os 10 anos de governo do PT", disse Lula
“Se um dia eu tiver divergência com a Dilma, a divergência acaba, porque ela está certa e eu estou errado”, discursou o ex-presidente Lula durante seminário em comemoração aos 10 anos de governo, organizado em Porto Alegre; o encontro destacou a política externa do Brasil do último decênio; “Quando vocês estiverem em dúvida, fechem os olhos e imaginem o que seria esse país sem os 10 anos de governo do PT”, disse Lula
“Se um dia eu tiver divergência com a Dilma, a divergência acaba, porque ela está certa e eu estou errado”, discursou o ex-presidente Lula durante seminário em comemoração aos 10 anos de governo, organizado em Porto Alegre na noite desta terça-feira. O encontro, que vem sendo organizado pelo em diversas capitais, destacou desta vez a política externa do Brasil do último decênio.

Lula disse que o Brasil conquistou seu lugar no mundo com uma política internacional “que não precisa pedir licença a ninguém”. Ele ressaltou as importantes conquistas de cargos internacionais que os país conseguiu nos últimos anos, como a escolha de candidatos brasileiros para a direção da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia abriu o evento fazendo uma avaliação das políticas implantadas nos governos Lula e Dilma. Após o debate inicial, um ato político reuniu lideranças do PT e de partidos aliados e foi iniciado pelo governador Tarso Genro, que ressaltou os novos desafios gerados pela mobilidade social promovida nos últimos dez anos. Presidente nacional do PT, Rui Falcão ressaltou que a legenda “não é apenas um partido para disputar eleições” e que os desafios devem ser encarados constantemente.

Lula começou sua fala agradecendo a uma carta que recebeu de Bruna, uma estudante que lhe agradecia por ter tido acesso à  universidade por meio do Prouni. O ex-presidente ressaltou que o fato de a Copa do Mundo e as Olimpíadas virem para o Brasil é também uma grande conquista no plano internacional. Lula ressaltou que apesar dos avanços, à s vezes ele tem a impressão de que “determinados setores da sociedade brasileira não entenderam o que está acontecendo no Brasil”.

A presidente Dilma finalizou o evento destacando a importância dos órgãos multilaterais criados nos últimos anos. “à‰ possível uma ordem multilateral diferenciada”, disse a presidente. Dilma ressaltou ainda a importância da àfrica tanto como parceiro comercial quanto em termos de trocas culturais e histórica. Ela lembrou que o continente foi responsável pela maior parte dos votos que elegeu o brasileiro Roberto Azevêdo para a OMC.

A presidente aproveitou para defender os governos do PT. Ela destacou os estádios que já estão prontos para a Copa das Confederações, que será realizada em junho. Faltam apenas as inaugurações dos estádios de Brasília e São Paulo. Dilma também destacou a transparência do governo. “O governo brasileiros é um dos poucos do mundo que abre todas as suas informações na internet”, disse.

Economia

Deixe um comentário